Categorias
Arenas

Presente de Natal 1: ARENA

Parábola do garoto palmeirense em frente ao Papai Noel no Natal de 2007:
Papai Noel, este ano… eu não quero mais presente!
Oh oh oh… está bem garotinho, o Corinthians caiu, você já ganhou o seu.
Mas espere: palmeirense? volta garoto, tem mais alguns aqui prá você!


Presente número 1: Arena Palestra

São 2:00 horas da manhã e não tenho como explicar. O evento de comunicação oficial do lançamento da Arena foi simplesmente fantástico. Não sei o que me deixou mais sem palavras:

1. A entrada maravilhosa do Espaço São Paulo (que ironia o nome), com um tapete verde (veja a imagem acima);

2. As imagens em dois telões com jogadas de César, Ademir, Evair, Zinho, Marcos, …

3. O texto do vídeo institucional da WTorre que pouca gente prestou atenção: “com essa parceria inovadora o Palmeiras e a WTorre se colocam à disposição dos clubes brasileiros para ajudá-los no desenvolvimento de suas arenas”; impagável!

4. Os discursos do Governador, do Belluzzo e do próprio Walter Torre; este começou seu texto assim: “Nós somos os únicos com um projeto pronto, com alvará da Prefeitura pronto e com a melhor localização de São Paulo; e faltou dizer: com caixa disponível para o investimento;

5. Saber que a WTorre quer bancar o projeto sozinha; ou seja, o investidor está lá;

6. Ver ídolos antigos do Palmeiras com quem tive um enorme prazer de conversar: Cesar Sampaio e Veloso (com esses dois eu falei; ao mesmo tempo que conversava reprisava o seu gol na semi-final do Brasilero em cima do São Paulo em que “só não entrou com bola e tudo porque teve humildade”; Sampaio me prometeu uma entrevista nos moldes do 3VV; vou cobrar hein Sampaio!); ainda estavam lá Cleber, Leivinha, Cesar…

7. Ver a cara atordoada de jornalistas incrédulos;

8. Sentir o Palmeiras renascer!

Alguns drops do que foi a noite:



– O Palmeirense estava muito feliz; criou-se um clima que há muito eu não via;

– A Amsterdam Arena Advisory (AAA), parceira do Palmeiras e da WTorre e que está construindo o estádio Olímpico de Pequim, irá revisitar o projeto atual;

– Dia 3 de janeiro a WTorre irá colocar o projeto na rua para atividades como contratação das empresas para refinar plano de negócios, organização do empreendimento, revisão do projeto atual, …;

– No máximo no segundo semestre começam as obras;

– As obras devem ser concluídas no início de 2010. Mas eles avisaram que têm pressa e gostariam de colocar o estádio funcionando ainda em 2009;

– Como eu disse a WTorre tem intenções de bancar o projeto sozinha.

QUAL O MODELO?*

Em linhas gerais será formada uma SPE (Sociedade Para fins Específicos) entre SE Palmeiras, WTorre e AAA. A SPE terá direitos sobre a “superfície” a ser criada (ou seja a Arena), prazo (máximo de 30 anos), e forma de remuneração aos investidores (o Palmeiras inclusive, já que ele entra com a marca, o terreno e a capacidade de atrair público em seus jogos).

A SPE é um instrumento comum quando duas ou mais empresas formam uma sociedade sobre um investimento específico e com prazo determinado de encerramento. Ela dá garantias aos investidores que não vão tomar um tombo do parceiro. E também dá garantias a todos os parceiros sobre os seus direitos. Após o final do prazo, todo o ativo passa a remunerar exclusivamente ao seu proprietário, ou seja a SE Palmeiras.

O trabalho começa agora, para avaliação do valor do empreendimento. A partir dessa “valoração” especifica-se o modelo de remuneração de cada parceiro, através dessa SPE. A valoração permitirá também à WTorre atrair novos parceiros no negócio, se assim ela tiver interesse.

Toda a remuneração a ser gerada pelo empreendimento passa pela SPE. E ela remunera cada acionista conforme as regras que serão estabelecidas agora.

Na prática é o seguinte: o investidor entra com R$ 250 milhões e o risco do negócio não “performar”. O Palmeiras entra com a marca, sua capacidade de atrair sua torcida, e o ativo.

Sem a Arena o Palmeiras manteria a mesma receita de bilheteria atual (só fazer as contas: ~30 jogos por ano, com público médio de 15 mil pessoas a ticket médio de R$ 15,00), e o mesmo estádio que conhecemos. Com a parceria, a receita certamente será maior – brevemente colocarei alguns números aqui – terá uma arena confortável para sua torcida, terá um palco fantástico para comemorar seu centenário em 2014, e é alternativa mais que concreta para sediar jogos da Copa do Mundo daqui a 7 anos.

O que acham?

FAÇA O DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO DA ARENA*

No hot site sobre a Arena há uma apresentação com imagens do projeto. Luciano Pasqualini fez comentários sobre essa apresentação dando referências nas áreas externas e internas do empreendimento.


Clique aqui e baixe o arquivo.

MONDOPALMEIRAS no evento

O MondoPalmeiras estava lá – Raul Bianchi, que parecia o Mano Menezes, além do Flavio Canuto e Fabian Chacur. Fizeram uma cobertura completa com entrevistas de vários “atores” desse empreendimento.

Tamto pela cobertura (mais completa que a minha, que fiquei fazendo meu social, como sempre) como pela amizade fica aqui minha indicação. Clique em http://www.mondopalmeiras.net/blog/ .


Noite fantástica para o palmeirense. Agora vamos trabalhar…

E aviso do Papai Noel ao garotinho palmeirense: ainda tem o presente número 2. Segura mais um dia aí que ele aparece…

Saudações Alviverdes!

*Incluído posteriormente à criação do POST