Categorias
Notícias

O Valor do Investimento

No blog do Sergio Patrick (cá entre nós, palmeirense) foi publicado um interessante post sobre o retorno ao investimento do Palmeiras, comparando 2008 x 2007, considerando bilheteria.


Muito bom… apreciem…


O link do blog é http://ultimosegundo.ig.com.br/esportes/opiniao/blog_do_patrick/


O VALOR DO INVESTIMENTO
Por Sergio Patrick


Já existem maneiras de dimensionar coisas que pareciam impossíveis nos negócios que envolvem o esporte, especialmente o futebol. Sabe-se o valor da visibilidade que o clube proporciona aos patrocinadores com a exposição espontânea fruto da cobertura jornalística (ainda que por vezes com aspecto negativo). Dá até para medir o impacto de uma conquista ou de uma boa campanha para os valores dos diversos negócios que giram em torno de um clube de futebol.


O projeto 2008 da diretoria do Palmeiras está encerrando o quarto mês com o time na decisão do Paulistão e nas oitavas de final da Copa do Brasil. O período teve ainda o retorno do goleiro Marcos e a consolidação de Valdívia como ídolo da torcida. Se ainda não deu para comemorar um título, já dá para festejar um incremento interessante na arrecadação.


Com a ajuda do amigo Ivan Rizzo, apresento a soma dos borderôs (documentos referentes às bilheterias) do Palmeiras como mandante nos estaduais de 2007 e 2008.


Paulista 2007: R$ 2.139.795,00
Paulista 2008: R$ 6.231.760,00


Os valores levam em conta a projeção de que a arrecadação da decisão do próximo domingo contra a Ponte Preta no Palestra Itália seja a mesma da semifinal contra o São Paulo no mesmo local.


São duas partidas a mais do que no ano passado, além de cinco jogos como mandante fora do Palestra, em cidades como Barueri, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. E trata-se apenas da soma dos ingressos, que representam em média menos de 10% da arrecadação de um clube.