Categorias
Notícias

Més que un club i: merchandising

Estou em Barcelona. Dei azar! Pelos meus cálculos iniciais nesta quarta-feira (estou escrevendo esse post já no finalzinho da 3a feira) eu estaria visitando o Camp Nou enquanto o time de Ronaldinho e Messi disputariam a final em Moscou.

Eles não foram para Moscou e eu não senti o clima de ver o Barça – ainda que distante – disputando uma final. É a vida! Pelo menos Gaudi, Miró e os tapas estão valendo a pena…

O time do Barcelona se confunde com a cidade. Ou vice-versa. Não importa, aqui se respira o Barça. Camisa do Barcelona no corpo de marmanjo ou em loja (camisa oficial, não é pirata) se vê aos montes. Tem alguns malucos (juro que vi 2 em 2 dias que estou aqui) que se vestem com uniforme inteiro – camisa, calção e meião.

E se vê uma FCBotiga atrás da outra.

Explica-se: FCBotiga é a loja oficial do FC Barcelona. Sem exagero, acho que vi uma 3 ou 4. Todas padronizadas, como a da foto lá em cima.

E o número de produtos licenciados é uma enormidade. Desde os bonequinhos dos jogadores ao lado – Et’o, Puyol, … , ao preço de 10 euros cada – até isqueiro Zippo (pela modesta quantia de 60 euros).

Se vende de tudo. No final publiquei a foto que tirei de uma das vitrines para se ter uma idéia do que se tem prá vender. Abotoaduras, canecas, relógios, … roupa infantil, apelo antigo do Palmeirense à fornecedora de material esportivo, se vê até em super-mercado. Essa nem tirei foto porque é covardia.


E vende! E como vende!! Mesmo sem ter tido um ano bom – o rival Real foi campeão e o Barça só chegou em 3o. – a paixão do seu torcedor extrapola. E todos ajudam:

 

i. o simbolismo que o Barcelona representa;

ii. o elenco que é uma constelação – mas Deco está saindo, Et’o é sondado pelos italianos e Ronaldinho já não é mais unanimidade;

iii. e uma mídia que valoriza o esforço e investimento (ao contrário de parte da imprensa paulista, que cospe no prato que come).

E é bonito! Hoje, enquanto eu comprava minha miniatura de Puyol – não é a cara do Valdívia? – eu via um pai ajudando o filho a escolher entre a camisa 1 e a camisa 3. E dá-lhe movimento…

 

Amanhã vou conhecer o Camp Nou. Você aí Palmeirense, se liga no 3VV no feriadão porque eu vou contar sobre a visita.

Saudações Alviverdes!