Categorias
Notícias

Por que o interesse por audiência?

Usada para medir o interesse do público com programas de rádio e tv, o IBOPE é uma empresa que atua em mais de 11 países e tem mais de 60 anos de história (veja na Wikipedia sobre a Empresa).

Sua importância no futebol é mais recente, principalmente quando as redes de TV passaram a transmitir na tv aberta os jogos dos campeonatos. Naturalmente aquele time que der mais audiência dá mais retorno financeiro. Logo ele deve ser priorizado na grade de programação.

Isso vale do Raul Gil à Fórmula 1. Do pânico ao Gugu Liberato. Do Palmeiras ao Corinthians…

Mais recentemente ainda, com o crescimento dos patrocínios esportivos, o futebol passou a necessitar de ferramentas de medição de retorno. Daí apareceu a Informídia (http://www.informídia.com.br/) empresa voltada para isso.

Alguns de vocês sabem que tenho acesso a esse relatório que o Palmeiras (assim como outros grandes clubes brasileiros) contrata.

E nesse relatório o Palmeiras aparece com menor audiência na médi JAN-FEV em relação aos outros clubes paulistas medidos (COR, SPO, SAN). TODOS eles!

Como o contrato da Informídia é com o Palmeiras e esse contrato veda a publicação dos dados, não vou abrir aqui detalhes.

Mas um dos pontos que o Toni Lauletta (da Informídia) explicou é que em fevereiro o Palmeiras jogou com o CENE e deu índice de 5 pontos no IBOPE (jogo na BAND) e no mesmo dia estava jogando o São Paulo na Libertadores.

De qualquer forma insisto que pode haver algo a mudar não na metodologia da Informídia mas na amostragem do IBOPE. Mas isso é assunto para outro post, na semana que vem.

Por enquanto veja como ficou nossa enquete “Você assisitiu ao Jogo Palmeiras 0x2 Coritiba?” .

95% dos palmeirenses afirmam que assistiram ao jogo. 43% assistiu na Globo e 32% assistiu na Band (média de 1,3 aparelhos ligados na Globo vs. 1 aparelho ligado na Band). Na média do IBOPE essa relação é de 3,6 aparelhos ligados na Globo para 1 aparelho ligado na Band.

As enquetes não são comparáveis. Não estou nem mesmo insinuando isso. A enquete do 3VV não tem a mesma validade estatística porque está pegando um grupo tremendamente enviesado (torcedor mais fanático, com um certo viés para programação esportiva).

Mas eu acho estranho. Vamos explorar mais isso nos próximos posts.

Saudações e obrigado por participar da enquete… logo logo tem mais resultado!