Categorias
Futebol com Números

Quanto vale o Campeonato Paulista?

por Luís Fernando Tredinnick

Quanto vale o Campeonato Paulista?

Muito! Vale muito mesmo! Uma enormidade!

O Palmeiras volta ao seu lugar de direito: o lugar dos campeões!!!

De acordo com a sugestão do Gustavo Tarifa Coelho, resolvemos levantar o quanto esse campeonato representou de RECEITAS para o Palmeiras:


  • R$ 4,4 milhões de receita adicional de bilheteria (versus 2007, o interessante é que a bilheteria total foi quase o TRIPLO versus 2007…imaginem quando a arena ficar pronta!)

  • R$ 2 milhões de premiação da FPF

  • R$ 1,5 milhões de premiação da FIAT

Total: 7,9 milhões

Só para lembrarmos: o contrato ANUAL com a Pirelli era algo em torno de R$ 8 milhões! Isso quer dizer que conseguimos em quase quatro meses uma receita adicional quase do mesmo tamanho do que o principal contrato do Palmeiras no ano passado! Um passo gigantesco, sem dúvida!

Ainda existem itens que não conseguimos levantar, como a venda adicional de camisas e outros produtos. A venda do DVD do título deve render para o Palmeiras até uns R$ 200 mil. Aliás, finalmente temos algo do gênero no Verdão. Estou louco para comprar esse DVD e poder mostrar para o meu filho o discurso do Marcos no vestiário! Aqui nós criticamos quando temos que criticar, então nada mais justo do que parabenizar a diretoria por mais essa iniciativa!

Adicionalmente, esse campeonato valorizou a MARCA PALMEIRAS! No jargão de marketing poderíamos dizer que reposicionamos a marca! Quer dizer, passamos de uma marca de “esforçados” ou de “quase lá” para uma marca de “vencedores”!


A Suvinil que fechou o seu contrato de patrocínio um pouco depois do campeonato começar deve estar MUITO FELIZ! A exposição da marca foi muito maior do que a esperada! A FIAT certamente está feliz de pagar a premiação adicional.

Para o Palmeiras, a situação também é muito boa! Como os patrocinadores estão satisfeitos, quer dizer que outras empresas passam a se interessar pelo Palmeiras o que nos permitirá negociar outras ações de marketing e, em um futuro, negociar contratos mais vantajosos para o clube.

Em resumo: a diretoria do Palmeiras conseguiu INVESTIR no futebol e já conseguiu o RETORNO do investimento. Quanta diferença em relação à política do “bom e barato”, não? Agora, deve ficar claro que nem sempre os clubes conseguem ter o retorno sobre esse investimento. No nosso caso contamos com competência, esforço e com a torcida. Eu quase ia dizer que também contamos com um pouco de sorte, mas como eu não consegui me lembrar de nenhum momento de SORTE, acho que o que aconteceu foi que não tivemos azar, ou tivemos azar apenas naqueles 3 a 0 contra o Guará.

O retorno desse investimento será ainda maior com uma bela campanha no Brasileirão e a classificação para a Libertadores! Como vamos brigar pelo título, o retorno deverá ser FABULOSO ainda esse ano. E ano que iremos colher ainda mais frutos do trabalho iniciado em 2008. Tóquio talvez?

Saudações AlviVerdes