Categorias
Notícias

Classificação R15: volta ao 6o

Análises 3VV; todos os direitos reservados; reprodução autorizada somente com expressa publicação do link www.3vv.com.br


era previsto! Um empate não seria um resultado tão ruim em Porto
Alegre. Em compensação haveria o risco de sermos ultrapassados pelo
SPFC. Foi o que aconteceu.

O palmeirense torcia por resultados
ruins do Cruzeiro (pelo menos um empate contra o Fluminense) e do time
do Jd. Leonor. Não adiantou a foto da minha mãe com o bigode pintado. A
Portuguesa até ameaçou mas depois não segurou.

Então estamos em 6o lugar. Mas veja na tabela o óbvio ululante: não estamos mais acima por causa do mal desempenho fora de casa.

Todos
os times à frente do Palmeiras na tabela tiveram desempenho melhor
(todos com um jogo a menos que o Palmeiras): Vitória e Cruzeiro, com 2
pontos a mais; São Paulo, com 3 pontos a mais; Grêmio, com 5 pontos a
mais; e Flamengo, com 6 pontos a mais.

Por
outro lado – também sabíamos disso – somos o time com melhor desempenho
em casa, ao lado do Internacional. 19 pontos em 7 jogos.

E COMPARANDO COM 2007?

Esse campeonato por enquanto é mais competitivo que o de 2007? Parece que sim!

Até a 15a rodada do Brasileirão de 2007 a soma de todo os pontos dos 6 primeiros colocados era 150. Em 2008 os 6 primeiros colocados somam juntos 161 pontos. Ou seja, participar do grupo de elite este ano demanda mais pontos acumulados.

Isso se reflete no aproveitamento. Na 15a rodada de 2007 o Botafogo liderava com 62% de aproveitamento dos pontos disputados, e o 6o colocado, o Internacional, tinha ganho 48% dos pontos disputados.

Esse ano, o Grêmio lidera com 64%. E o Palmeiras, 6o colocado, tem 56% de aproveitamento.

A quantidade de vitórias também é um bom indicador. Em 2007, em 15 rodadas as VITÓRIAS tinham acontecido 112 vezes entre os 20 clubes. Em 2008 aconteceram em menor quantidade: 108 (4 vitórias a menos).

Entretanto os seis primeiros colocados em 2007 tinham realizado atá a 15a rodada 44 vitórias. Em 2008 os seis primeiros realizaram 46 vitórias (2 a mais).

Os times do topo precisam vencer!

E A ANÁLISE CRUZADA?

E prá encerrar essa terça-feira gorda, a análise dos jogos cruzados tem uma novidade. Calculei a média de pontos dos times que foram visitados e que visitaram.

A princípio parece complicado mas não é não. Funciona assim: se o Palmeiras tem um desempenho ruim como visitante, será que ele jogou contra times mais fortes?

A resposta é mais ou menos! Exceto por Grêmio (com 29 pontos) e São Paulo (com 26) o Palmeiras disputou jogos contra mandantes que apresentam pontuação na 15a rodada pouco expressiva. Então calculando os pontos médios dos times que o Palmeiras visitou, cheguei ao indicador 20,8.
Nesse indicador os times que pegaram visitantes com melhor pontuação (e portanto, teoricamente mais complicados) foram Botafogo (21,8), São Paulo (21,7) e Santos (21,5).

Por outro lado, o Grêmio visitou adversários que na média têm 19 pontos. O Flamengo também; e o Vitória pegou mandantes com média de 18,9 pontos. Ou seja, pegaram mandantes teoricamente mais fracos (com média de pontos inferior aos demais clubes).

E?

Toda essa numerologia serve apenas para nos consolar (em parte) mas não diz nada se o time continuar não vencendo fora de casa. Portanto a SE Palmeitar tem que fazer a lição de casa nesta quarta-feira no Palestra; e depois em Ipatinga, já passa da hora de reverter o quadro de desempenho como visitante. Vejam abaixo (clique no quadro para ver melhor).

Mas
números e análises ficam legais no papel. Nessa hora eu relembro uma
passagem (já contei aqui outra vez) quando Asterix (o Gaulês)
apresentou a Obelix (que tinha caído no pote de poção mágica quando
pequeno) uma intrincada estratégia para invadir um palácio romano.

Obelix não entendeu p… nenhuma. Asterix rasgou o plano e esfregou as mãos e disse: “esquece, vamos meter os peitos e dar pancada”.

Essa é a estratégia perfeita! Vamos meter os peitos e começar a ganhar na casa dos outros porque já passa da hora.

Saudações Alviverdes, aguardando antes a vitória contra o Flamengo…