Categorias
Direto da Fonte

A carta do Palestrinos e a expectativa do palmeirense

Ontem eu voltava de Porto Alegre no vôo das 18 horas, com destino a Cumbica. Ao meu lado passa um casal mais ou menos nos seus 30 e poucos anos. O rapaz vestia a camisa do Palmeiras oficial, com o número 9 nas costas.
 
Chego em São Paulo e leio o site Palestrinos, do amigo Ezequiel. Lá ele publicou uma carta aberta aos dirigentes da SE Palmeiras. O endereço é http://palestrinos.sites.uol.com.br/Informativo_Palestrino_3.htm .
 
Nela o Palestrinos cobra uma postura mais firme dos atuais dirigentes em relação às coisas do futebol do Palmeiras, seja no campo das arbitragens, seja com a imprensa, seja dentro das quatro linhas.
 
Mais do que a crítica – por sinal respeitosa e construtiva – a carta aberta dos Palestrinos expõe um certo ressentimento da torcida com relação ao 2o semestre. De fato não nos conformamos com a perda do Brasileirão, principalmente da forma que foi, com um time apático e sem padrão de jogo, muito diferente daquele Palmeiras campeão Paulista.
 
Mais: a carta expões as preocupações com relação ao futuro. Que diga-se de passagem não é só do Palestrinos: é da maioria dos torcedores palmeirenses.

Quando lemos que a Diretoria agora está pensando no planejamento do elenco uma preocupação a mais bate na nossa cabeça: não está um pouco tarde para se fazer isso?

O palmeirense é apaixonado – como o amigo anônimo com a camisa alviverde. De certa forma a auto-estima do palmeirense foi parcialmente recuperada nesse ano de 2008. Mas ser apaixonado não significa ser tolo.

Há exatamente um ano vibrávamos com o anúncio da parceria com a Traffic, com a vinda de Luxemburgo, com os anúncios da Arena e da Fiat. Passado um ano, um campeonato Paulista e muita confusão no segundo semestre, nossos sonhos começam a cair na real. E esse final de ano estamos ainda na dúvida como será o time para 2009…

Os responsáveis pelo futebol do Palmeiras estão trabalhando. Eu sei disso. Mas a crueldade da cobrança do futebol – assim como em muitas coisas da vida – não premia apenas o esforço (e nem o nome do técnico). Premia o resultado.

Portanto para 2009 o palmeirense espera uma grande campanha na Libertadores, pelo menos disputando uma final, e a disputa até a última rodada o título Brasileiro. Com um time que nos encha de orgulho.

Só isso!

Mas para que isso aconteça é preciso vermos ações concretas, seja na vinda dos jogadores e consórcio com a parceira; da mesma forma precisamos reconhecer que a estrutura do departamento de futebol não funcionou esse semestre e ainda ficou arranhada com as confusões envolvendo o técnico Vanderlei Luxemburgo, seja nas suas declarações infelizes, seja no seu comportamento blasé diante de derrotas inexplicáveis.

Ainda mais: nossa relação com os poderes constituídos – comissão de arbitragem, tribunais de justiça, e mesmo a imprensa, o 4o poder – é fraquíssima. E nesse caso temos que reconhecer que nosso vizinho de muro é mais competente e isso tem feito a diferença na reta final do campeonato – remember Engenhão e outros.

E assim vem a conclusão desse pequeno ensaio: o Palmeiras, através da sua Diretoria, precisa apresentar um plano convincente para 2009, com um elenco bem formado e uma comissão técnica – claro, com Vandelei Luxemburgo no comando – que trabalhe de verdade e esteja focada nos objetivos principais da nossa instituição. E que tire a cabeça de dentro do buraco e enfrente com fogo nos olhos aqueles que querem destruir a imagem da Sociedade. Sim, estou falando de jornalistas amargurados e de tribunais tendenciosos.

Caso contrário, nossa auto-estima vai fazer um retorno ali na esquina e vamos perder 2 anos de trabalho e muita paixão…

Saudações… quem não leu, leia o texto do Palestrinos.

14 respostas em “A carta do Palestrinos e a expectativa do palmeirense”

100% de acordo com o conteúdo da carta e com o comentário do Rinaldo Russo.

Abs,

Marcio D’Andréa

Falou um monte de coisa e esqueceu de dizer que soma-se a tudo isso o comportamento ridículo e antipalmeirense da torcida MV.

Vicente, por favor, de noticias sobre o que passa hoje na Academia…estamos apreensivos por novidades (boas)…alguma contrataçao?! e esse ”desmanche”?!
Saudações!

Vicente,

1- Acho que já comentei, porémo feed RSS do novo site não tem os artigos completos. Com eles somente pela metade, fica difícil ler no trabalho! hehehe

2- Que tal uma enquete, perguntando o que mais fez falta ao Palmeiras em 2008, ou melhor, o que devemos arrumar pra 2009?

Abraços

Caros amigos,
vamos parar de dar audiência para uma figura quixotesca e lamentável como sr. Kfouri.
Ele claramente é recalcado e deve estar passando por algum problema psiquiátrico, tal o grau de perseguição ao sr. Luxemburgo, à Traffic e ao próprio Palmeiras. Ou talvez seja mesmo a idade. Enfim … não vale a pena.
A resposta oficial já lhe foi dada. Resta a ele, agora, um belo e eloquente desprezo.
Abbracci a tutti.

Rafael…. como isso é possível? Eu sei que existe…. mas como podemos fazer?

Para 2009 o Palmeiras precisa: 1- que o Técnico treine a equipe constantemente. 2- que a Diretoria tenha a malícia suficiente para não ser passada para trás em todos esses casos que aconteceram em 2008. 3- que o elenco montado tenha o mínimo de compromisso com o Palmeiras. 4- que a torcida compareça para torcer no Palestra e parar de tirar satisfações nos aeroportos 5- que todos Palmeirenses que ficam indignados e que tenham condições entrem na campanha do Conrado Parmerista e se tornem sócios do Palmeiras para podermos mudar o que está errado.

Caros, é hora de um google Bomb contra o Juquinha

O sistema do blog não me permite deixar o código aqui, mas a idéia é linkar a palavra trouxa ao blog do JK.

Sacaram? Qdo a palavra trouxa for procurada teremos JK

Vicente & Cia….
Não resisti. Fui dar uma olhada na enquete do jornalista JK e vejo que ela já teve um fim. Ele escreveu um post sobre isso. Infelizmente ele não quer descer do TRONO. Diz que foi só “brincadeirinha”. Que PILANTRA!!!! Olha o que ele escreve:

“Não faltam trouxas… (título do post).

Dos 2000 que responderam à sondagem, 51% não acham que seja trouxa quem paga R$ 500 mil por mês para um técnico de futebol no Brasil.

Talvez seja por isso que, ainda em 1983, o imortal Aloysio Biondi, o papa do jornalismo econômico brasileiro, tenha escrito um famoso artigo cujo título foi, exatamente, “O país dos trouxas”.

E tem, também, os trouxas oficiais, que se levam tão a sério que são incapazes de perceber até uma simples brincadeira num bate-papo informal com internautas.

Esses são impagáveis.

E hilários.”

Vicente, essa carta reflete o sentimento de cada palmeirense! São perguntas que todos nós gostaríamos de resposta.
Sinceramente, nesse segundo semestre por muitas vezes, senti como um orfão diante das muitas coisas que aconteciam contra a SEP e não aparecia ninguém da nossa diretoria pra falar ou para até mesmo bater de frente.
A política na SEP fala mais alto do que o futebol, infelizmente. O pior é saber quando isso irá acabar e se vai acabar.
Só uma pergunta Vicente.
Essa carta foi entregue ou enviada pra algum dirigente da SEP?
Bom, agora só nos resta esperar e ver o que acontece nesse resto de ano.

Dia 8 de março…… o mando é do PALMEIRAS. Será que jogaremos no PALESTRA? Já estará interditado?

Me esqueci de comentar outras coisas……..
Dia 8 de Março tem o Clássico contra o time do Ronaldo. Estou torcendo que ele faça um gol e vençamos de 4 a 1 (do mesmo jeito que o Adriano no primeiro turno do Paulistão). O mundo inteiro noticiará. “Gol de Ronaldo em vão na derrota para o maior rival” O Marquinhos e o Keirrison (caso venha logo no começo do ano) JOGARÃO MUITO MAIS QUE O RONALDO.
Sobre o JK…. ele se julga um dos últimos jornalistas sérios, com base na ética…… não passa de um pilantra, picareta, vigarista e outras coisas mais….

Vicente….. Minha cabeça está em “pé de guerra”. De um lado o “Pessimista” com o futuro de algumas importantes peças do nosso time. De outro o “Otimista” com a informação que fomos o PRIMEIRO time a declarar suas contratações. Vide Marquinhos, Keirrison, Cleiton Xavier… já está confirmados a muito tempo.
Acredito que a diretoria está trabalhando em silêncio. Aliás, você tentou tirar algumas informações no encontro que teve com integrantes da diretoria dias atrás lá na Academia e não teve muito êxito.
Agora eu estou mais do lado “Otimista”. Mas isso não quer dizer que permanecerei por muito tempo deste lado. Tudo pode mudar até o final do ano, começo do Paulista, Libertadores……

Os comentários estão desativados.