Categorias
Campeonatos

Classificação R38: FIM DO BRASILEIRÃO 2008

Créditos: imagem, Fabio Menotti; indicadores Footstats; análises www.3vv.com.br

Foram 380 jogos. 1.035 gols, sendo 658 para os mandantes e 377 para os visitantes. Os mandantes venceram 55% dos jogos enquanto os visitantes apenas 20%.

O campeão teve aproveitamento de 66% dos pontos disputados. Mas a briga mais séria aconteceu na parte de baixo da tabela. Tanto que o Atlético PR, que disputava para não cair, acabou se classificando para a Sul-Americana – por conta de Sport, classificado para a Libertadores, e Inter, que sendo campeão tem vaga assegurada em 2009.

O rebaixamento foi uma história à parte. Todo ano, desde 2002, cai pelo menos um grande. Desta vez foi o Vasco da Gama. Sinal que o tempo pune os maus gestores, mesmo que nesse caso Roberto Dinamite pegou o legado de Eurico Miranda e não é o principal culpado pela queda dos cariocas.

Portuguesa e Ipatinga subiram e desceram. E o outro foi o Figueirense.

Na parte de cima da tabela o Verdão nos decepcionou. Quando assumiu a liderança pensávamos que de lá não sairia. Mas o Palmeiras teve um péssimo desempenho na reta de chegada, ganhando apenas 40% dos pontos disputados e caindo da liderança para a 4a colocação.

Essa posição obrigará o Palmeiras a disputar a seletiva da Libertadores, geralmente uma partida não muito complicada. Dessa vez será contra o terceiro classificado da Bolívia. Vencendo o Palmeiras irá jogar o Grupo 5, que terá um time boliviano, um equatoriano, e o ganhador do confronto entre um time peruano (ou seu substituo) e um time argentino.

Mas ainda temos muito a falar do Brasileirão. Por exemplo podemos ver abaixo que o Palmeiras teve bom desempenho em passes certos e cruzamentos certos. Mas ficamos devendo em desarmes e finalizações.

Então abriremos uma série de posts sobre os números do torneio e os indicadores que fizeram a diferença. Por enquanto fiquem com a classificação final e os principais indicadores Footstats do campeonato.

Saudações Alviverdes… vamos em frente.

5 respostas em “Classificação R38: FIM DO BRASILEIRÃO 2008”

Caramba, acho que li errado no site da Conmebol.

João e Gabriel, obrigado pela correção,

Fernando realmente esse aqui não permite apagar os comentários. Só eu posso apagar. Mas se quiser tirar algo pode mandar email para blog3vv@gmail.com ou então na página de contato do 3VV.

Quanto ao link da imagem vou ver o que pode ser feito.

Abraços,

Vicente, você se enganou, se passar na seletiva o palmeiras pega a LDU (último campeão da libertadores), Sport (Campeão da Copa do Brasil) e um time chileno. Um grupo dificil que poderia ser evitado com uma simples vitória contra o time zumbi do botafogo (como bem disse marcos kleine do PTD).

parabens pelo novo site vicente..

sugestao… pra mehorar a visualização da tabela poderiamos clicar e abrir maior… que acha?

abracao

Vicente,
Na verdade o Palmeiras entrará no Grupo 5 junto com LDU, Sport e o 2o representante do Chile (campeão do clausura, final entre Colo Colo e Palestino).
Vejo um grupo um pouco mais difícil mas com algumas vantagens:
– Não jogamos contra argentinos;
– Não pegamos mexicanos;
– Pegamos um time do Brasil que temos condições de ganhar os dois jogos;

Sei lá, pode ser uma boa…
Abraço
Gabriel

Os comentários estão desativados.