Categorias
Italiano

LEGA CALCIO: 17^ Giornata: Inter campeã de inverno

Por Carmine Pacielo*
Crédito para as imagens: Corriere della Sera

>> O título, puramente simbólico de “Campeao de inverno” foi dado à Inter que terminou 2008 com 42 pontos; se o time mantiver esse desempenho terá 91 pontos finais: seria uma conquista fantástica! 8^ vitória consecutiva mas jogo estranho; o Siena não merecia perder como o próprio Mourinho afirmou. Um super Maicon selou o match com 2 gols, o 2° em posiçao de off-side nao marcada. Mas a Inter deve melhorar muito se pretende ir longe tambem na Champions League pois o Manchester United será um terrível adversário.

>> O Torino conseguiu vencer contra um Napoli órfao dos jogadores mais importantes: Lavezzi e Hamsick. Praticamente insuperável em Napoles, a média jogando fora dos “azzurri” é péssima e isso pode desclassificar o Napoli dos bairros elegantes do campeonato. Por isso é muito provável que o Diretor Marino vai proceder algumas mudanças no elenco, como o goleiro Navarro que volta para a Argentina emprestado ao River Plate que em troca pode devolver o lateral Matias Abelairas. O meia uruguaiao Bogliacino que é pretendido pelo Cagliari e Bologna, o volante Della Bona praticamente ignorado por Reja também deve sair enquanto se fala de Elder (também cogitado do Torino). Do meio de campo do Nacional Montevideo Facundo Piriz, 18 anos; e falam ainda de Salvio, jovem atacante do Lanus pretendido tambem pela Lazio que está perto de Elano em saída do Manchester City.

Em proieçao futura (para o próximo campionato) o Napoli optou Neven Subotic, um jovem zagueiro que joga no Borussia Dortmund. Alto, forte, tem nacionalidade americana mas é de origem eslava. É um jogador promissor que gosta muito dos times ingleses também.

>> A Roma foi derrotada (3×2) pelo Catania do “nosso” Zenga! O pior foi que Totti se machucou novamente e deverá ficar afastado dos gramados por pelo menos 50 dias. O ano de 2008 foi infeliz para o capitão giallo-rosso, que já é dúvida para o desafio com o Arsenal. Isso seria uma desgraça pois sem Totti a Roma (que com o campeonato jà comprometido quer chegar à final da Champions League) é um time bem inferior ao Arsenal.

>> Na Juventus se fala do russo Zivkhov em janeiro mas acho que a notícia não tem fondamento; é mais provável a chegada do meia Aquilani no final do campeonato. A vitória sobre o Atalanta (3×1) mantém a distância de 6 pontos da Inter. Diretoria, time, técnico, todos têm grande confiança em 2009 e acham que o “scudetto” pode ser recuperado e que tambem pode-se ganhar o título europeu. Então nesta guerra entre Itália e Inglaterra, a Juve encara o Chelsea que, minha impressao, parece estar em uma fase de flexao e com algumas dificuldades de relacionamento entre os próprios jogadores e com Scolari (Drogba, Ballack). Sem dúvida a Juve vai chegar às quartas de final!

>> Sob o olhar extasiado de Beckham, ainda outra operação de marketing do Milan (que levou o inglês do Los Angeles Galaxy e vai usufruir do serviço dele somente por 10 jogos), a dupla de brazucas Kakà–Pato demoliu (5×1) uma fraça Udinese, time que nos últimos 8 jogos foi derrotada 6 vezes e empatou nas outras 2. Tudo muito fácil, demasiado! A Udinese concedeu ao Milan de fazer o que queria, não impondo uma mínima resistência. É claro que se o Milan pode jogar com ritmos baixos a sua maior qualidade vai prevalecer.

>> Depois de Thiago Silva o Milan parece interessada no lateral Dossena que atualmente está no Liverpool. Dito de Elano, outro brasileiro que pode chegar a Lazio è Thiago Heleno do Cruzeiro enquanto o Palermo depois de Nilmar mostrou interesse a Keirrison.

>> O campeonato italiano volta em janeiro. Por enquanto do coração desejo transmitir a todos vocês os meus votos de um Santo Natal e de um harmônico e “verde” 2009.

Ciao,