Hora da retrospectiva.
Como todo final de ano, ao som da voz de Sergio Chapelin, a gente ouve e assiste a retrospectiva do ano. Na maioria das vezes acaba sendo entediante. Esperamos fazer algo mais ligeiro e menos chato.
Separamos cinco assuntos.
- Arena;
- Traffic;
- Time e o “profexô”;
- Marketing;
- Política;
Vamos falar sobre eles de hoje até o dia 31, mas em ordem cronológica.
Vamos relembrar e avaliar o ano sob a dimensão temporal e as expectativas do palmeirense.
JANEIRO, CONFUSÃO SOBRE A FIAT E INÍCIO DO PAULISTA
O palmeirense terminou 2007 cheio de expectativas. Os anúncios seguidos da parceria com a Traffic, o projeto da Arena e o fechamento com a Fiat davam a certeza ao torcedor alviverde que a temporada de 2008 seria muito diferente das anteriores.
Mas janeiro chamou a atenção por quatro temas:
– Luxemburgo voltava ao Verdão e iniciava a pré-temporada em Atibaia;
– A Traffic fazia sua primeira grande contratação: Diego Souza;
– A imprensa descia o porrete no contrato com a Fiat;
– A preocupação com a política.
Principais manchetes que o 3VV publicou e que explicam bem janeiro de 2007:
> Luxemburgo dava a primeira entrevista coletiva ;
> A imprensa batia no Palmeiras por conta da Fiat e o 3VV esclarecia ao torcedor ;
> Em 11 de janeiro a primeira grande contratação da Traffic: Diego Souza no Verdão;
> Em 14 de janeiro mais uma contratação: Lenny. Mas perdíamos Caio;
> O Paulistão começava e a Suvinil fechava um contrato de patrocínio na manga do Palmeiras. E gerava a maior confusão com a torcida que não gostou do jeito que ficou a camisa.
A animação do palmeirense era grande para o Paulista. O Palmeiras começou bem o Campeonato mas logo depois deu algumas vaciladas. O mês terminou com o Palmeiras perdendo pro Ituano no Paulistão, JK chamando a Diretoria de mentirosa e o 3VV com 68 posts e 835 comentários.
FEVEREIRO, PAULISTÃO INSTÁVEL E INÍCIO DA COPA DO BRASIL
Fevereiro começou quente! Enquanto eu estava em merecidas férias por aí, o professor Belluzzo respia ao amigo JK aqui no 3VV sobre o contrato da Fiat. Esse tema rendeu…
O Palmeiras jogava com o Noroeste com a Suvinil na marga reestilizada.
O Palmeiras não se acertava e tomou uma surra do Guaratinguetá (0x3).
A história do Palmeiras passava em vídeo na TAM – com o Jota Christianini tendo participação ativa. Denilson chegava e nós estávamos em décimo no Brasileiro. Eu me sentia um extra-terrestre: o que havia de errado com nosso time?
Na metade de fevereiro Denilson chegava e Kléber era anunciado. O Palmeiras iniciava sua corrida (frustrada) pela Copa do Brasil e a bola da vez da imprensa agora era a Traffic, e não mais a Fiat.
Mas o mais engraçado de fevereiro foi o mico da Jovem Pan. A rádio fez confusão sobre um texto assinado por uma pessoa chamada Luiz Gonzaga e confundiu com o Professor Belluzzo.
O Palmeiras passa por cima do Juventus (4×0) e anima a verde Ribeirão Preto. A Arena Palestra começava a gerar ruído. Em visita de uma comitiva palmeirense ao Presidente da CBF Ricardo Teixeira, foi apresentado o projeto da Arena.
A Nike fechou patrocínio com a Seleção da França. Mas isso não tinha nada a ver com o Palmeiras…
O Palmeiras tinha seus altos e baixos no Paulista (empatou com o Rio Preto em casa) e a arbitragem ja fazia das suas. E ainda deu tempo de estrear na Copa do Brasil contra o CENE.
No 3VV iniciamos as colunas Futebol com Números com Luis Fernando Tredinnic, De Olho no Apito, com Danilo Cersosimo e Futebol Legal, com Emerson Prebianchi.
O 3VV fazia um ano de vida e chegava a quatro colunas semanais. No mês foram 73 posts e
804 comentários.
E o palmeirense já se preparava para o Derbi.
MARÇO, MÊS DE DERBI E GARANTIR A SEMI-FINAL
As águas de março nem haviam chegado em Palmeiras e Corinthians se preparavam para o Derbi. O 3VV falou um pouco sobre clássicos e clássicos.
Valdívia foi o homem do jogo na vitória de 1×0 do Palmeiras. E fez o gesto que o marcaria no ano, esfregando os olhos como se estivesse chorando.
O lançamento do pacote de ingressos no Setor Visa foi uma novidade que a área de marketing do clube trouxe. Com a conveniência do Visa o Palmeiras poderia comprar os direitos de usar uma cadeira para todo o ano.
E o jornalista Armando Nogueira, infelizmente um dos últimos que fala do futebol com o coração e a cabeça – e não com o fígado – escreve uma carta a Valdívia.
O time subia na tabela do Paulistão e o Palmeiras jogava com o Bragantino. Ganhou por 5×2 em um jogo onde Marcos foi expulso.
O mês teria ainda o deprimente fato onde o jornalista José Trajano chama o goleiro Marcos de podre. E Luis Fernando Tredinnick profetizava: Henrique Seleção?
Na metade do mês mais um clássico: Palmeiras e São Paulo jogaram em Ribeirão Preto. E o Palmeiras goleou por 4×1. Um dos muitos momentos de alegria do primeiro semestre.
Definitivamente o palmeirense resgatava a sua auto-estima e via um time forte e de respeito em campo. E o Palmeiras assumia a segunda posição do Paulistão.
Se no campo as coisas iam muito bem, fora dele parecia melhor. O projeto da Arena caminhava. Depois do anúncio de dezembro o palmeirense entendeu um pouco como seria o projeto em uma entrevista de João Carlos Mansur, um dos coordenadores do projeto dentro do Verdão.
O mês ainda teve outra entrevista, com Antonio Carlos Pracidelli, ex-treinador de goleiros do Palmeiras e responsável pela revelação de Veloso, Marcos, Diego Cavalieri e outros tantos. Imperdível.
Em 26 de março, com uma vontade de campeão, o Palmeiras venceu a Portuguesa por 1×0 e praticamente se classificava para as semi-finais do Paulistão. Preá fez o gol.
O Palmeiras no fim de semana seguinte ganhou do São Caetano e se classificou para as semi-finais do Paulistão, deixando a torcida feliz e confiante no título.
Nesse tempo o Grêmio aprovava o pré-projeto de sua Arena no Conselho.
Março assim terminava. Palmeiras indo para as semi-finais do Paulistão, atrás de um título que o torcedor queria há muito tempo. E o 3VV terminava o mês com 98 posts e 970 comentários, o maior número do trimestre.
Amanhã continuaremos nossa retrospectiva com os meses de abril a junho.
Saudações Alviverdes!
6 respostas em “Retrospectiva 2008: POST 1, resgatando a auto-estima”
infelismente eu tava acreditando nessa arena !
ja vi que e tudo uma enrolacao nunca vai ser construida isso nao passa de um sonho , sonho pra essas pessoas que mente que se levasse o projeto a serio seria feito e uma pena cadia vejo uma noticia adiando esse projeto , e lamentavel ,.
Apenas um detalhe sobre a Arena: Cyrillo Jr. veio dizer que postergarão as mexidas no estádio para depois do Paulista e da Libertadores, a fim de que tentemos o bi em nosso campo. Já começaram a enrolação. Depois eu quero ver essa Arena não sair nem em 2014 e ficarmos com uma cara de tacho.
Oops tem razao . Vou corrigir. Obrigado
Criscio, o 3×0 no Corinthians foi em 2007.
Na verdade o jogo contra o curintia foi 1 a 0, não 3 a 0.
Vicente, eu sei que nao tem a ver com a retrospectiva, quer dizer, até tem…
Mas se vc ainda não viu, por favor, veja a CARA DE PAU desse time de MERDA e dessa imprensa tendenciosa ao falar sobre o elefante branco:
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/12/27/ult59u182091.jhtm
Quero ver o que vão falar quando a FIFA vier fazer a vistoria e vetar essa merda