Categorias
Notícias

Retrospectiva 2008: POST 3, foi embora Valdívia e o excesso de confiança

Continuação da série Retrospectiva 2008: POST 3/5 
Por Vicente Criscio 
 
JULHO começou ainda com a repercussão da aprovação da Arena. E com prazos não cumpridos.

Vamos assumir que os responsáveis pelo projeto não imaginavam que seria tão difícil o caminho. É a única forma de explicar de maneira razoável os prazos divulgados e publicados no post Bem Vindo ao Século XXI . E L. F. Tredinnick, em sua coluna Futebol com Números calculava em R$ 1 bilhão a receita a ser gerada pela arena em 30 anos.

No embalo a LDU sagrou-se campeã da Libertadores (a mesma LDU que irá jogar contra o Palmeiras na fase de grupos).

O Palmeiras apresentou seu novo uniforme e a Adidas trabalhava para manter o contrato com o clube, que iria vencer no final do ano.

Enquanto eram inaugurados os novos vestiários e o banco de reservas em uma colaboração direta do Vice-Presidente Paulo Nobre, o Palmeiras se preparava para enfrentar o Figueirense em casa. Empatou num jogo br…….

Em seguida o Palmeiras perdeu para o SPFC (1×2) e a paciência do palestrino começou a tomar o caminho do brejo. O mês de julho realmente seria um problema: empate com Figueirense, derrota pro SPFC, vitória contra Fluminense, derrota para o Goiás, vitória contra o Santos, empate contra o Grêmio, o Palmeiras não conseguia emplacar uma sequência de vitórias e ficava transitando entre o G4 e G6. E assim terminou o insosso mês de Julho, em 5o no Brasileirão.
 
O 3VV publicou 110 posts e 1.565 comentários.

AGOSTO, mês do cachorro louco e de mais um SIM prá Arena.

Jota Christianini em mais um dos seus causos semanais provou para o palmeirense que nossos “camisa 10” eram os melhores. Mas as coisas começavam a se complicar para nós. Em um processo de recuperação no campeonato com vitórias sobre Ipatinga e Vitória, o Palmeiras parou na R19 no Botafogo. E deixou o palmeirense frustrado e de novo desconfiado. Mas o Emerson Prebianchi, colunista do 3VV, ficou feliz com o nascimento da Manu. Assim como nosso corneteiro-chefe Alberto Cunio, pelo nascimento da Mariana.

Roberto Frizzo, candidado a Presidente pela oposição, continuava sua campanha contra a Arena, agora precisando de aprovação dos sócios.

E em 15 de agosto demos a notícia que não queríamos dar: Foi embora Valdívia. E aí parece que asfaltaram o caminho para o brejo…

O Palmeiras continuou sua montanha russa: ganhou do Coritiba, tomou uma surra do Inter (1×4), ganhou da Portuguesa.

E o 3VV inaugurou uma nova coluna com Claudio Baptista que apresenta uma série sobre as exigências da FIFA para arenas esportivas. E no embalo da Arena, Mauro Beting honrou este blog com um texto exclusivo chamado SIM.

Foi mês de Tsunami Verde e muitas fotos foram publicadas aqui. Inclusive de Jaboticabal, terra do Franceschini…

E em uma manchete que mostrou-se inadequada posteriormente o 3VV publicou no dia 30 de agosto: Estamos em Obra, falando sobre a vitória do SIM na Assembléia dos sócios. Na verdade a votação foi histórica mas as obras parece que começam de verdade em janeiro de 2009.

Ainda eu tempo do Palmeiras vencer o Atlético PR em Curitiba e deixar o palmeirense esperançoso sobre setembro.

Agosto foi o mês com mais posts publicados no ano: 124. E 1.678 comentários. O post sobre a tentativa de liminar para obstruir a votação da Arena, por parte da oposição, bateu o recorde de comentários: 226.

SETEMBRO, mês da esperança.

Começamos setembro no céu! Na vice-liderança, na caça ao Grêmio e ao mesmo tempo com o projeto Arena aprovado. Nada podia dar errado. Luigi Fronterotta também tinha muito o que comemorar: nasceu Chiara!, no final de agosto mas virou causo em setembro.

Mas nem tudo era flores. Tomamos uma surra do Sport dentro de casa (0x3) expondo nossas fragilidades na defesa. Em seguida vencemos o Cruzeiro no Mineirão, em uma excelente atuação do time, o que nos encheu novamente de esperança. Haja coração!

Mas o mês marcou para o 3VV pela abertura da série PLANEJO, LOGO EXISTO. E começou com uma entrevista marcante com o Professor Luiz Gonzaga Belluzzo, Diretor de Planejamento.

Mas o mês se destacou também por outros dois fatos fora de campo: um deles era o lançamento da linha Originals da Adidas. Naquele momento o Palmeiras tinha feito uma concorrência com empresas de material esportivo por conta do encerramento do contrato com a empresa alemã para o final do ano. Mas a Adidas fazia força para continuar estampando sua marca no clube.

O outro fato foi a consolidação da idéia da prorrogação do mandato do Presidente Affonso Della Monica, típica idéia errada, na hora errada e colocada de forma errada.

O Palmeiras avançava na Sul-Americana passando pelo Vasco da Gama. Mas pagamos um certo mico no marketing (por culpa da Fiat, diga-se de passagem). A montadora topou a idéia de fazer o jogo Palmeiras e Goiás estampando a marca Ferrari na camisa do Palmeiras. Na hora de validar na Itália, o projeto não passou. A justificativa foi possíveis conflitos com a Puma. Conforme tinha alertado o 3VV inicialmente…

E o Palmeiras terminou setembro com um empate contra o Náutico e com a liderança, empatado em pontos com o Grêmio mas na frente pelo número de vitórias. Este blog, erradamente, chamou o Grêmio de cavalo paraguaio.

Excesso de confiança. Mais prá frente mostrou que estávamos totalmente errados… E que ainda íamos sentir muitas saudades do Mago.

Números do 3VV do mês: 90 posts e 1.538 comentários.

Amanhã apresentaremos a retrospectiva de outubro a dezembro. E na quarta-feira o balanço do ano.

Saudações Alviverdes!

5 respostas em “Retrospectiva 2008: POST 3, foi embora Valdívia e o excesso de confiança”

Realmente foi a volta da esperança ao coração verde… infelizmente ela só voltou por um tempo…

Outro exemplo com relação a planejamento é em relação ao timeco rosa… os caras souberam pegar um time ridículo (q teve que ganhar o brasileirão graças a arbitragem e ao STJD) e conseguiram incorporrar jogadores experientes para as posições que julgaram carentes. Washington, Junior Cesar e até Arouca poderiam ser muito importantes para a próxima temporada… mas o Palmeiras os perdeu. Além disso, tentamos fazer com o Coritiba o que o SPFW fez com o Fluminense e nos demos mal pois, ao contrário dos bambis cariocas, o Coxa mantém contratos respeitáveis com seus jogadores, casos de Keirison e Carlinhos. Estou preocupado com as laterais e com o ataque. Nào vejo boas perspectivas. Nomes como Jancarlos, Vitor, Leo (Benfica), Gilberto, Alecssandro, Kleber Pereira… podem ser boas opções…. vamos aguardar… também não gosto de especular, mas estou preocupado.

Jogadores do Palmeiras que não serão utilizados:
Wendel
Francis
Valmir
William
Enilton
Washington
Prea
Maicossuel
Leonardo S
Tiago Gomes
Max
Makelele
Gladstone

Se me esqueci de algum, por favor, me ajudem

Elenco 2009 (confirmados até agora)
Goleiros: Marcos, Bruno e Deola
Lat. Direito: F. Capixaba
Zagueiros: Gustavo, David, Mauricio 1, Mauricio 2, Danilo, Jeci
Lat. Esquerdo: Jeferson
Volantes: Pierre, Sandro Silva, Jumar
Meias: D. Souza, C. Xavier, Evandro, D. Sacconi
Atacantes: Lenny, Marquinhos

Vicente, tenho algumas preocupações com relação ao planejamento… muito foi falado com relação ao planejamento da diretoria com relação ao projeto do futebol, entretanto… tudo isso parece ter sido esquecido ao final do brasileirão.
Tudo bem que este final de campeonato foi uma decepção para nós (pra mim a maior dos últimos anos, principalmente pelo título de vc sabe quem), mas não podíamos ter abandonado a idéia que era montar uma base em 2008. Até agora não consegui entender a “dispensa” do E. Granja e do Leandro (deveríamos ter dispensado os reservas). Esses jogadores foram importantes nesse ano, como vc bem citou em diversos posts, e estão a altura do Palmeiras tanto no aspecto técnico como no aspecto experiência (coisa que não vejo nos que ficaram). O A. Mineiro também deveria ter ficado, mas entendo que ele tenha ido além do limite no aspecto financeiro…. outro que me preocupa é o Kleber, mas esse ainda espero os capítulos finais.

Abraços

Os comentários estão desativados.