Categorias
Notícias

Retrospectiva 2008: POST 4, choque de realidade e volta à prancheta

Continuação da série Retrospectiva 2008: POST 4/5 
Por Vicente Criscio 
 
OUTUBRO, CHOQUE DE REALIDADE E POLÍTICA

Outubro começou com política. Explicações sobre a votação no Conselho e posteriormente na Assembléia Geral sobre a reforma estatutária, que incluía dentre outras coisas a prorrogação do mandato do Presidente Della Monica.

Jogando pro gasto o Palmeiras venceu o Sport Ancash por 1×0 e avançou para a fase seguinte da Sul-Americana.

Uma imagem da suposta camiseta do Palmeiras com a marca Ferrari foi exibida na internet e reproduzida aqui. Pisada na bola de todos nós… Marcou usou a camisa especial em comemoração aos seus 400 jogos. A edição especial, com 400 camisas apenas à venda e custando R$ 250,00 foi vendida em duas horas.  O Palmeiras venceu o Atlético MG . Faltavam 10 jogos para terminar o campeonato e pelas nossas contas mais 22 pontos. Daí prá frente foi puro desastre…

Os procuradores do STJD recorreram de decisão que absolveu Diego Souza e Lenny e anunciaram que levariam os dois novamente ao tribunal.

No meio de tantas contas e projeções para sermos campeões, Gilberto Giangiulio, colaborador do blog, publicou um post sobre qual a estratégia para sermos campeões: mete os peitos, “arrebenta” todo mundo, pega a taça e volta prá casa. Não seguimos o plano!

Num jogo horroroso o Palmeiras empatou com o Figueirense e deixou o Grêmio passar à frente novamente. E pior: ficou dois pontos à frente do São Paulo, com quem ia jogar no fim de semana.

A Adidas anunciava a renovação de contrato com o Palmeiras por mais três anos, e uma quantia quase três vezes maior por ano. Enquanto isso a torcida roía as unhas para o jogo contra o São Paulo, num Palestra Itália que não tinha mais ingressos à venda. Sálvio Spínola foi sorteado e o Presidente do São Paulo fez sua pressão. No final tivemos que nos contentar com o 2×2 do jogo, numa atuação desastrosa do árbitro (claro, contra o Palmeiras) e de Léo Lima.

Ainda duranta a semana uma massagem no nosso ego quando a CNN publicou que Palmeiras x Corinthians era um dos 10 maiores clássicos do futebol mundial.

O Palmeiras teve uma derrota inesperada para o Argentinos Juniors jogando no Palestra Itália – em outro jogo ruim e também com erros de arbitragem contra nós. Ainda acreditávamos mas a partida com o Fluminense foi um banho de água fria em nossas pretensões. Era o começo do fim! Ou como dizemos por aí: o choque de realidade…

Ainda deu tempo para vermos o conselho deliberativo dizer NÃO à proposta de mudança estatutária e crescer o risco de um racha na situação.

Se setembro era o mês do cachorro louco, outubro é que nos deixou com muita raiva!

O 3VV publicou neste mês 104 posts e 1.447 comentários.

NOVEMBRO, ADEUS AO TÍTULO

O Palmeiras começou novembro alegrando o torcedor e trazendo alguma esperança no título, quando venceu o Santos na Vila Belmiro por 2×1.

Mas um fato lamentável marcou o palmeirense: no jogo Palmeiras e Argentinos Junior pela Sul-Americana, o Palmeiras enviou apenas 14 jogadores. E o técnico Vanderlei Luxemburgo ficou em São Paulo e comentou o jogo na TV Globo. Foi muito criticado por isso! O Palmeiras perdeu para o Argentinos e era o segundo campeonato no ano que nos despedíamos antes das semi-finais.

Diego Souza foi suspenso pelo STJD e não jogaria contra o Grêmio. Perdemos por 0x1 e Marcos protagonizou uma das cenas mais inusitadas do futebol quando faltando 15 minutos para acabar o jogo o goleiro se lançou no ataque do Palmeiras tentando fazer um gol. Marcos se desculpou mas quem não tinha desculpas era Vanderlei Luxemburgo. Mas também não era para acontecer o que aconteceu no aeroporto de Congonhas, onde numa confusão com a Organizada, Luxemburgo sofreu uma queda e quebrou o cotovelo.

O Palmeiras perdeu pro Flamengo por 2×5, numa atuação lamentável mais uma vez do árbitro Leonardo Gaciba e do time. Dávamos Adeus ao título.

O 3VV publicou neste mês 89 posts e 1.465 comentários.

DEZEMBRO, VOLTANDO PRÁ PANCHETA

Dezembro começou com o jornal Lance! publicando uma matéria no mínimo contraditória para o humor do palmeirense naquele momento: este ano o Palmeiras faz a melhor campanha do século.

O Palmeiras jogando pro gasto saiu com um empate de Vitória e dependia apenas de uma vitória contra o Botafogo na última rodada para garantir a Libertadores. Perdeu por 0x1 em pleno Palestra Itália cheio de palestrinos esperando uma honrosa vitória, mas acabou se classificando para a Libertadores com a ajuda de Caio Jr. (o Flamengo perdeu para o Atlético PR). A má notícia é que entrou em 4o lugar e precisará passar pela seletiva, contra o time boliviano Real Potosí.

O Brasileiro assim terminava e com ele mais uma lambança envolvendo o campeão: o escândalo dos ingressos do show da Madonna para o árbitro Wagner Tardelli, que foi afastado da final. Como esse é o país da pizza pronta, ficou o dito pelo não dito.

Prá completar, a Assembléia dos sócios também vetou a reforma estatutária e a eleição para Presidente está confirmada para 26 de janeiro. A boa notícia é que são fortes os rumores que o Professor Luiz Gonzaga Belluzzo irá se candidatar à Presidência.

Nos bastidores é forte a notícia da saída da Fiat para a entrada da
Samsung. Os coreanos entrariam com um pacote Mas até a data de hoje essa notícia não foi confirmada.

No que se refere às quatro linhas, o time se desmanchou. Saíram jogadores que atuavam no time titular –  Alex Mineiro, Denilson, Léo Lima, Elder Granja e Leandro – e Kléber ainda não está confirmado (e pelas últimas notícias a chance de ficar é baixa). A essa altura quase que um time novo precisa ser contratado.

O tão falado planejamento do elenco para 2009 não apareceu. A parceira Traffic cumpre o prometido – trazer jovens revelações – mas não ajuda em jogadores que se mostram importantes para o time (caso de Kléber).

Ou seja, às vésperas de 2009, a menos de um mês para o jogo contra o Real Potosí pela Libertadores, estamos sem saber qual será o time titular que entrará em campo. Seguramente precisamos rever nossos conceitos e parcerias. Precisamos retornar à prancheta!

Do lado do 3VV mudamos de casa. Aqui as seções são mais segmentadas e apesar de parecerem mais confusas inicialmente, depois que o leitor se acostuma elas se tornam mais amigáveis. O número de comentários diminuiu – só cadastrados podem comentar – mas estamos buscando maior possibilidade de interatividade com os amigos palmeirenses.

Até agora foram mais de 100 posts. Não tenho ainda o número de comentários mas atingimos quase 300 mil páginas visitadas. Um recorde, graças a vocês.

No último dia do ano vamos concluir a retrospectiva apresentando nossa avaliação sobre esse 2008 de tantas alegrias e frustrações.

Saudações Alviverdes!

Crédito para o desenho: www.mondo-exotica.net/…/arquivos/2004_08.html

8 respostas em “Retrospectiva 2008: POST 4, choque de realidade e volta à prancheta”

Ricardo, ouvi falar do programa e vou tentar ver à noite. Francis, a eleição ocorrerá 26 de janeiro de 2009.

Abraços,

Ricardo…. Acredito que você tenha razão e que o Belluzzo possa ser essa pessoa. Eu o conheci pessoalmente a alguns anos e realmente é um homem capicitado e honesto. Entretanto, não podemos esperar até lá. As eleições só ocorrem no final do ano e, a esta altura, a libertadores já pode ter ficado no passado

vicente.acabei de ver o arena sportv com a presença do hawilla ,o assunto era parcerias e investimentos no futebol ,e ficou bem claro que para um clube ter sucesso tem que ter gestaõ e pessoas proficionais na administração .tenho certeza que com o beluzzo o palmeiras vai trilhar esse caminho.vale apena assistir o programa que reprisa a noite no sportv 2.

abraços.

Francis, concordo que o fim de ano está pavoroso.
Eu não entendo o porque do Leandro não servir mais para o Palmeiras, acredito que ele ficou impressionado com uma suposta proposta do SPFW e parou de jogar pra ir pra la, se lascou. O time está deficiente, faltam várias peças, mas vou esperar até dia 5, quem sabe vem algumas surpresas (boas, espero).

Ah, além disso, estou preocupado com o setor ofensivo do time… até agora temos apenas Lenny e Marquinhos… nenhum dos 2 é um nove-nove (como diria Conrado)…. Vejo o Corinthians contratando, o São Paulo contratando… e o nosso Verdão nada. Fica a pergunta: Será que Washington, Souza, Leandro Amaral, Alecsandro, Fernandão, Wellington Paulista… não servem para o nosso elenco? Lembrem-se que tinhamos Preá, T. Cunha, etc…

Vicente… já comentei ontem e falo novamente, o projeto não seguiu em frente. Não sei o que deu errado, mas alguns dos jogadores que saíram deveriam ter ficado (E. Granja, Leandro, A. Mineiro e Kleber) com esses 4 jogadores juntamente aos reforços já contratados e algumas dispensas realizadas, teríamos um ótimo elenco pra começar a libertadores.

voltamos a estaca zero em relação ao futebol ,o discurso era se o time pegar uma vaga na libertadores teremos um elenco forte em 2009. ao que tudo indica 2009 vai ser de lascar para nos palestrinos.

abraços!

Os comentários estão desativados.