Categorias
Notícias

Começa a Copa São Paulo de Futebol Junior

Crédito para a Foto: Fabio Menotti

Começa a 40a Copa São Paulo de Futebol Junior.

A Copa São Paulo, para quem não sabe, surgiu em 1969 como um evento esportivo para a comemoração do aniversário da cidade de São Paulo – dia 25 de janeiro. Foi uma iniciativa do Prefeito Faria Lima.

De acordo com o site da FPF, o primeiro time convidado e que aceitou participar da Copinha foi o Nacional. Logo depois o Palmeiras foi o segundo time a aderir. E depois de muita insistência, Juventus e Corinthians aderiram. O Nacional – que eliminou o Palmeiras na primeira partida da história da competição – foi para a final contra o Corinthians mas perdeu o título. Os jogos foram disputados na Vila Manchester, zona leste de São Paulo.

Alguns astros eram revelados nesse torneio, sempre muito disputado. Paulo Roberto Falcão ídolo no Internacional de Porto Alegre, Seleção Brasileira e na Roma, apareceu na Copinha. Do lado do Palmeiras podemos destacar Vagner Love (que ganhou o apelido Love na época do certame, pois fugia da concentração para “amar” por aí).

Mas o torneio perdeu um pouco do encanto quando começou a inchar. Aqui com meus botões eu atribuo esse inchaço à influência dos empresários e “donos” de clubes que querem expor seus jovens jogadores na vitrine do futebol brasileiro e quem sabe, mundial. Assim como competição de gado nelore, entende?

Mas voltando ao tema, a Copa esse ano terá 88 clubes. Oitenta e oito!!

Serão 22 chaves esparramadas pelas cidades de São Paulo. Essa é outra idiossincrasia da Copinha: nasceu como homenagem ao aniversárioa da cidade de São Paulo mas o Palmeiras vai jogar em Araraquara, o Santos vai jogar em Rio Preto, o Corinthians vai jogar em São Carlos e o São Paulo vai jogar em Rio Claro. Sem comentário…

Das 22 chaves classificam-se o campeão de cada chave mais os 10 melhores por índice ténico. Depois começa o mata-mata até se chegar ao campeão.

O PALMEIRAS NA COPA

O Palmeiras nunca foi campeão. Mesmo quando as categorias de base passaram a ser encaradas dentro dos clubes de futebol como a “fábrica” de matéria-prima para o time principal, o Palmeiras não teve times competitivos – exceto no ano de 2003, quando foi vice-campeão e revelou a base de jogadores que iria disputar a Série B daquele ano.

Vale destacar, no entanto, que o Palmeiras conquistou a Supercopa São Paulo de Juniores, em 1995, ao vencer o São Paulo na decisão, por 1×0, no estádio do Pacaembu. A competição foi organizada pela
Federação Paulista de Futebol, entre os principais campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e teve o Palmeiras como convidado especial.

EM 2009…

Na 40a edição o Palmeiras jogará o Grupo O, em Araraquara. Seus adversários serão: Castanhal, do Pará, Cuiabá, de Mato Grosso, e Ferroviária, da cidade sede. O ténico Betinho (na foto à direita com o coordenador técnico Jorginho) terá um elenco mais experiente que no ano de 2008, quando o Palmeiras foi eliminado na primeira fase.

12 dos 30 atletas que fazem parte do grupo já participaram da Copa São Paulo com a camisa palmeirense na edição de 2008. São eles:
> os goleiros Fábio e Carlos;
> os laterais-direito David e Gabriel Teruel;
> o lateral-esquerdo Gabriel Silva;
> os zagueiros Murilo Gomes e Rafael Mariucci;
> os volantes Gualberto e Bruno Silva;
> o meia Rodrigo;
> os atacantes Anderson e Diogo.

Fiquem de olho nesse lateral David, que poderá fazer parte do elenco profissional ainda esse ano. Outro atleta que pode ser um dos destaques do time na competição é o atacante Nikão, recém-convocado para a seleção brasileira sub-16.Vai ser minha primeira Copa São Paulo pelo Palmeiras e espero que eu consiga ajudar o clube a fazer uma grande campanha. Sabemos das dificuldades que uma competição dessa apresenta pela quantidade de clubes, mas estamos preparados.”

O Palmeiras estréia neste sábado, às 16 horas, jogando contra o Cuiabá.

Boa sorte aos garotos.

Saudações Alviverdes!
Feliz ’09, vamos juntos.

2 respostas em “Começa a Copa São Paulo de Futebol Junior”

Não assisti o jogo mas, pelo placar, parece que começamos bem na Copinha, e o ano. No profissional, pelos reforços já confirmados e informações do Estadão, parece também que as coisas estão encaminhadas para a formação de um time bem superior ao de 2008. È isso aí…

Vicente e amigos,

Todo ano durante a Copa São Paulo, tenho esperança de que algum grande jogador possa ser revelaldo e assumir uma posição de destaque na equipe principal do Palmeiras. Exceto em 2003, quando fomos vice-campeões, mais uma vez prejudicados pela arbitragem, houve um gol do Wagner Love injustamente anulado quando o jogo estava 2×1 para nós. Aliás ele junto com o Diego Cavalieri e Edmilson foram as últimas revelações de fato das categorias de base. Diego Souza foi bom para a série B.

O que esperar este ano? Não sei vamos ver. Volto a insistir que há muito o que ser feito nas categorias de base do Palmeiras. Cade os recursos da lei ao incentivo ao esporte?

Como todo bom palestrino vamos esperar por mais um “miracolo de San Genaro”

Abs e como disse o Vicente, boa sorte garotos!

Marcio D’Andréa

Os comentários estão desativados.