Categorias
Futebol com Números

Fontes de receitas: camisetas?

Por Luís Fernando Tredinnick*

Pois é pessoal, ainda em ritmo de férias, este é o primeiro post do ano! Espero que todos tenham tido um Feliz Natal e uma passagem de ano de muita comemoração!

Espero que este ano seja só alegria para os Palmeirenses, que o Belluzzo seja eleito e ajude MUITO no processo de modernização e fortalecimento do clube.

A LINHA OBERDAN CATANI

Durante as minhas compras de Natal me deparei com uma linha de camisetas do Palmeiras chamada Oberdan Catani, o primeiro da longa linhagem de excepcionais goleiros do clube. Para aqueles que não conhecem, observem a imagem de duas delas abaixo! Ah, existem outros modelos também.

Particularmente achei essas duas lindas e não me lembro de ter visto algo parecido dos outros clubes. Realmente uma iniciativa muito boa! Como a marca “Palestra Itália” foi finalmente registrada pelo Palmeiras, isso quer dizer que a venda dessas camisetas devem reverter em receitas para o Palmeiras. Ah, eu já encomendei a minha e recomendo que os Pameirenses façam o mesmo!

Mas, sempre cabe uma cornetada, não? Finalmente temos algo diferenciado, mas alguém aí ficou sabendo? Alguém viu alguma propaganda? Alguém viu algum destaque no site oficial do clube? Pois é, ainda precisamos melhorar na parte de propaganda.

A SÉRIE ÍDOLOS ETERNOS

Xeretando pela internet, achei um site de produtos do Palmeiras que vende duas camisetas que eu realmente gostei muito! Olhem na imagem abaixo o Marcão e o Evair!



 
Putz, achei uma iniciativa excelente! Em termos de ídolos e personalidades marcantes estamos muito bem servidos e achei que estávamos muito a frente dos nossos concorrentes. Imaginei que alguém tava finalmente explorando direito o nosso maior patrimônio…. mas também achei que alguma coisa tava estranha.

No site aparece escrito: “Produto EXCLUSIVO e LICENCIADO pelo ex-jogador, com seus devidos diretos de uso da imagem repassados corretamente”. Hum, parece que estava tudo nos conforme.

Aí eu finalmente reparei que o símbolo do Palmeiras não aparece em LUGAR NENHUM! Ou seja, é um produto do jogador e não do clube! Os uniformes são iguais aos do Palmeiras, mas não aparece o símbolo do clube!

Ainda que isso me pareça perfeitamente legal (Emerson, algum comentário a fazer sobre isso?), fico frustrado com esse tipo de coisa. Demonstra mais uma vez que iniciativas interessantes existem e os clubes em geral, e o nosso em particular, não aproveitam.

Fica aqui o recado: pessoal, existem muitas oportunidades! Só tá faltando tirarmos proveito!

E você, leitor, vai comprar alguma dessas camisetas? Alguma outra sugestão?

Saudações AlviVerdes


*Luís Fernado Tredinnick escreve todas as sextas-feiras no 3VV, explicando para quem entende, e para quem não entende, os números do futebol.

10 respostas em “Fontes de receitas: camisetas?”

As camisas são lindas! Porém, quem as deve fazer é o clube. Nada contra a iniciativa de quem as criou (oq devemos parabéns). O Palmeiras perde muito dinheiro relacionado a esses produtos. A demanda existe, e não é baixa. Posso comprovar pelos resultados parciais da pesquisa que to guiando. Há muitos pedidos de camisas comemorativas, com ídolos recentes e do passado e com frases bacanas. E pelo oq o JOTA disse fica complicado, me deixando uma dúvida: já que só a ADIDAS pode fazer qlq tipo de camisa do Palmeiras, ela em conjunto com o clube não pode licenciar algumas peças a outras empresas?
Vi num dia desses oq nos espera: http://www.footballshirtculture.com/200901052008/football-fashion/adidas-latin-america-tee-collection.html …… A do Palmeiras não deixa de ser bonita, mas a do Fluminense é muito mais elaborada.
Luis, vou aproveitar o espaço para lhe convidar, também, para acompanhar as parciais da pesquisa – o Vicente tbm está acompanhando -, se aceitar, me mande um email rikrdobrito@gmail.com para lhe passar o convite… Abs

sinto desaponta-los – volume 2.
essas camisetas do Marcos e do Evair não podem tero distintivo do Palmeiras, nem que o clube quisesse. O distintivo so pode ser usado pela Adidas, ninguem faz camisetas do verdão sem ser Adidas.
…………………………….JOTA

sinto desaponta-los.
o Palmeiras não lançou nenhuma linha de produtos com o tema Palestra Italia, nem recebe nda dessas camisetas da linha Oberdan.
iniciativa do filho do Oberdan para a qual o Palmeiras “fehcou os olhos ‘e permitiu.
so isso!
creio que so vende em frente ao clube na loja do Aguirre.
nr/ camisetas muito bonitas.

Raphael, essa é uma boa pergunta e o tema será explorado mais para frente.
Inclusive já pedi ajuda ao nosso advogado, o Emerson!
Em breve devemos ter mais detalhes!

Luís Fernando

Nao conheço como funciona esse tipo de contrato, mas os clubes de futebol não pagam os direitos de imagem aos jogadores como parte do salário? a maioria deles abrem empresas para receber como pessoa jurídica. Se isso for correto, então o Palmeiras pode fazer uso da imagem deles e licenciar os produtos oficialmente.

Eu acho muito legal essa iniciativa. Porem os tamanhos dessas camisetas não atente a pessoas que como 2,06m de altura e num ta nem um pouco a fim de usar uma camiseta que passa uma aparencia de baby look.

E isso acontece tambem com as camisas do palmeiras. Eu as compro mas num posso usar.

Eu tenho 3 dessas camisetas, as duas que você colocou no site e mais uma verde, muito parecida com a branca da foto.
Todo mundo que viu curtiu, inclusive amigos meus que torcem para outros times, porém realmente falta divulgação.

Luiz Fernando, muito oportuno mesmo o post, seguinto o começo da mensagem do Danilo.
Eu particularmente acho muito fraco os modelos disponibilizados de camisas e camisetas do Palmeiras. Eu acho que poderíamos ter vários modelos de camisa polo, camisetas normais com o tecido do tipo “Dry Fit” e, principalmente, camisetas regatas e tipo “machão”.
Vejam eu como exemplo, faço academia e além da academia, costumeiramente uso camisetas tipo machão. E adoraria ter essas do Palmeiras, principalmente para usar em meus treinos na academia diariamente, para fazer a minha parte como torcedor e disseminar a marca e o nome Palmeiras. Em minhas férias, usaria também nas prais quando faço minhas viagens de verão. Mas não existe esse tipo de camiseta e se existe, nunca ví em nenhuma loja. Uma vez encontrei uma camiseta regata em algodão, que esquenta muito nos dias mais quentes.
Poderíamos ainda ter outros produtos, como uma variedade imensa de adesivos, meias esportivas, flâmulas… são tantas coisas e eu me pergunto por quê o departamente de marketing não investe pesado nesse assunto.
Saudações Alviverdes

Luis Fernando, muito oportuno o post!

Eu ganhei aquela camiseta Verde do Palestra Itália que você reproduz no post e adorei! Porém, fiquei muito surpreso com o presente, pois eu nao fazia idéia dessa linha de produtos!

É uma pena que o clube ainda não tenha uma gestão definida para licencisamento de produtos bem como sua divulgação…

Esperamos que com Belluzzo isso mude!!

Abraço e Feliz 2009!
Danilo Cersosimo

Os comentários estão desativados.