Categorias
Notícias

Conselho mais forte para a aliança Belluzzo/Della Monica

O resultado da eleição para o Conselho Deliberativo no período 2009-2012 mostrou que o apoio dos sócios para os aliados do ex-Presidente Mustafá Contursi definitivamente se erodiu. Com vantagem nítida para os grupos do antigo Muda Palmeiras – chapas União Verde e Branca – e Palestra – grupo apoiado por Della Monica.

Das 76 cadeiras que estavam em disputa tivemos:

34 conselheiros eleitos pela chapa Palestra;
25 conselheiros eleitos pela chapa UVB;
17 conselheiros eleitos pela chapa Verde (aliados de Mustafá Contursi).

Somando-se UVM e Palestra temos 59 conselheiros que em tese estão alinhados com a gestão do atual Presidente Luiz Gonzaga Belluzzo.

Seguramente quem mais perdeu foi essa última chapa. O mandato que terminou agora tinha 28 conselheiros da chapa Verde. Com a eleição de 17 representantes para o período 2009-2012, na prática o ex-Presidente que levou o time à 2a Divisão do Brasileiro – o legado desse senhor não pode ser esquecido jamais – significa 11 votos a menos nas discussões dos projetos mais polêmicos.

DECLÍNIO DE MUSTAFÁ

O processo político em qualquer ambiente democrático é assim: lento e gradual. Se considerarmos desde janeiro de 2005, quando Mustafá Contursi saiu da Presidência e elegeu seu vice-presidente Affonso Della Monica sobre o então candidato do Muda Palmeiras Seraphin Del Grande.

Dois anos depois em fevereiro de 2007 – quando o 3VV estava nascendo – Mustafá sofreu sua primeira derrota no Conselho, fazendo 27 representantes contra a oposição, que fazia 49 (leia o segundo post do 3VV da data de 10 de fevereiro de 2007).

Claro que o tempo – já não cabem mais jurássicos em clubes de futebol do porte da SEP – ajuda nesse declínio. Mas outro fator considero extremamente relevante: a presença cada vez maior e mais politizada de novos sócios, que conseguem se mobilizar e trabalhar para a eleição de novas cabeças dentro do clube.

Só para se ter uma idéia, estima-se – números do PTD – estiveram presentes no Palestra Itália cerca de 4.300 sócios. Em fevereiro de 2007 foram 3.077. Um incremento de 40% em dois anos.

E isso é prá lá de positivo.

O GRUPO FANFULLA E OS ETERNOS PALESTRINOS

O grupo Fanfulla – que começou com uma lista de sócios que queriam falar sobre política no Palmeiras – conseguiu eleger os quatro conselheiros que concorreram: Jota Christianini (colunista do 3VV), Luis Fronterotta, Alexandre Zanotta e Sylvio Mukai.

Outro fator positivo de todo esse processo é a presença cada vez maior dos sócios dos títulos Sociedade dos Eternos Palestrinos (remidos). Em muitos casos esses sócios eram antigos sócios de títulos comuns no Palmeiras e puderam votar no sábado. Mas os novos sócios desta categoria, que terão direito a voto daqui a 1-2 anos, também terão um peso importante nas próximas eleições. E isso ajuda no processo de rejuvenescimento e aumento da qualificação dos debates e das análises dentro do Conselho.

Vale lembrar que a campanha que a mídia palestrina vem fazendo nos últimos tempos, engajando os sócios atuais e convidando aqueles torcedores que podem pagar a mensalidade do clube também é um esforço que trará resultados no médio prazo. Talvez já nas próximas eleições do Conselho, em fevereiro de 2009.

Particularmente, acredito que a mobilização de sócios e o resultado das eleições de ontem trazem um componente político tão positivo quanto a eleição do Professor Belluzzo.

Definitivamente a Sociedade Esportiva Palmeiras está limpando a sua casa.

Saudações Alviverdes!

11 respostas em “Conselho mais forte para a aliança Belluzzo/Della Monica”

Vicente, há em algum lugar a relação completa dos candidatos e a quantidade de votos recebida? obrigado!

Carlos preciso de mais informação. Até agora o que sei é que a contagem é 12 para a situação e 3 para a oposição. Além disso temos Mustafá Contursi, Carlos Facchina e Affonso Della Monica como ex-Presidentes no Cof, mas sem direito a voto. Prometo postar algo assim que tiver toda a lista do COF.

Vicente, muito interessante o resultado das eleições. Mas, vim comentar outro assunto: o caderno de esportes da Folha de(o) São Paulo desse domingo. Li as matérias referentes ao clássico e achei impressionante, mas não surpreendente, o ‘pró-bambi’ daquele jornal. Tem de tudo, desde afirmações como SPFW e Corinthians maiores torcidas do estado (até onde sei, sempre teve empate técnico entre Palmeiras e SPFW), até uma coluna lamentável do PVC dizendo que a maior rivalidade do estado está entre os rivais do clássico de hoje. Para isso, PVC ainda deu voz ao anão de jardim que sustentou sua teoria dizendo que isso aconteceu, pois, desde os anos 80 o Palmeiras submergiu, mesmo que seja do conhecimento de todos que de lá pra cá ganhamos, entre outros títulos, dois Brasileiros e uma Libertadores. Se tiver a oportunidade, leia e veja uma aula de anti-jornalismo.

Abraços!

Parabéns ao Jota, Fronterotta, Zanotta e Mukai! O processo de mudança começou pra valer, primeiro com Belluzzo e agora com mais pessoas capazes de realmente representar os palestrinos. Espero que lutem cada vez mais em prol da SEP, nos levando novamente para o topo, de onde jamais deveríamos ter saído! Forte abraço!

Que bom! A limpeza é lenta e gradual, mas já começamos as colher os frutos, e a tendência é que este panorama político melhore mais ainda num futuro próximo!

Obrigado pelo seu apoio indicional nas mudanças do Palmeiras! sempre de forma balizada e sensata sobre o que acontece com o nosso palestra! mais uma vez vicente, obrigado por fazer com que muitos desses votos fossem direcionados ao bem comum do nosso palmeiras! diariamente vendo aqui, mas dificilmente escrevo, pois gosto mais de ver as opniões, mas tenha certeza que o nosso palmeiras mudará a passos gigantescos!

PS: precisamos de mais jogadores pra esse time! se liga cipullo!!!

É isso ai minha gente, devagar e sempre. Mas precisamos lembrar que um mustafá sozinho não faz inferno, ele tem muita gente que o apoia, e toda essa galera precisa sair.

Vicente quando voce dara o resultado da eleiçao para os membros efeitvos e suplentes do COF?O que eu sei e que Seraphim Del Grande e Antonio A. Pompeu de Toledo foram eleitos.Abraços!!!!

Os “culpados” disso, é você, Conrado, Kleine, Djalma , Cipullo e Beluzzo. Precisamos dar um jeito de mandar o Mustaphá para os gambás. Outra coisa Vicente, diga para o Cipullo que precisamos sim de reforços. Abraços palestrinos.

Os comentários estão desativados.