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Desvendando o Barcelona – 4

Por Luís Fernando Tredinnick
Divulgação autorizada mediante explícita citação do autor e do blog Terceira Via Verdão

Pois é pessoal, a oitava vitória seguida ninguém esquece…. pelo visto este ano será repleto de títulos!

Mas vamos ao Barcelona.

Dentro dos mais de 80 milhões de Euros de receita do estádio, 25,2 milhões são oriundos de receita de ingressos. Na gestão dos ingressos e do público no estádio, o Barça dá realmente um show.

O PÚBLICO NOS DIAS DE JOGOS

Observem ao lado o público médio do Barcelona, nas diferentes competições. Isso significa que o clube consegue um porcentual de ocupação de mais de 68% na liga e de 77% na Champions League, para um estádio com 98.772 lugares disponíveis. Lembrem que no campeonato brasileiro do ano passado, apenas Náutico e o Atlético-PR conseguiram 74% de ocupação. O Flamengo que joga em um estádio grande conseguiu apenas 47%.

Algumas iniciativas fazem muito a diferença no aumento do público:
1) O MARKETING PARA OS JOGOS

 
O departamento de marketing também trabalha para aumentar a importância de se ir ao estádio e lançou uma campanha chamada “Lembranças para Sempre” onde se vê um momento memorável ocorrido no estádio, como o gol do Romário de “cola de vaca” (tem o vídeo no youtbe: http://www.youtube.com/watch?v=BGud9vKGapA, mas eu não sei como traduzir a jogada, alguém ajuda?), ou o gol do Rivaldo de bicicleta contra o Valência. O objetivo é fazer com que o torcedor possa dizer: “Eu estava no Camp Nou, e você?”.

2) O ASSENTO LIVRE

Uma iniciativa simples e eficaz: os donos dos ingressos para a temporada podem disponibilizar os seus assentos para os jogos em que eles não vão comparecer. Neste caso, o clube vende novamente esse assento, sendo que o dono do ingresso para a temporada fica com 50% da receita (menos os impostos e custos) e o clube com os outros 50%.

Essa é a típica iniciativa em que todos ganham: o torcedor pode ir ao jogo, o dono do ingresso para a temporada tem um reembolso para um jogo que ele não vai, o clube consegue aumentar a arrecadação e o espetáculo fica mais bonito com um público maior durante os jogos.

Só para se ter uma idéia, o número de assentos disponibilizados e que foram EFETIVAMENTE vendidos, correspondeu a uma aumento de 9.150 expectadores em MÉDIA por partida (praticamente a média de público do Santos em 2008 no campeonato brasileiro)! Isso só demonstra a força dos ingressos para a temporada e também o como boa parte dos donos desses ingressos acaba não indo aos jogos por motivos diversos.

A ADMINISTRAÇÃO DOS PREÇOS DOS INGRESSOS

Observem na imagem abaixo os diferentes preços dos ingressos do Barça de acordo com o tipo de jogo e a localização no estádio.


Observem que existem cinco (deixe-me repetir: CINCO) categorias diferentes de jogos! O jogo pode ser A+, A, B, C e D. Ou seja, conforme a importância do jogo, ele vai se encaixar em uma das cinco categorias. Um jogo contra o Almeira é um jogo D, contra o Valencia é um jogo B e o super-clássico contra o Real Madrid é um jogo A+. Evidentemente o preço do jogo contra o Real Madrid é maior do que os demais jogos.

Então é fácil observar que os preços das cadeiras podem variar entre 3 e 4 vezes entre um jogo A+ e um jogo D. E um ingresso pode custar entre 14 e 170 Euros, preços para todos os gostos e bolsos.

Aqui no Brasil não temos nada minimamente parecido, sendo que temos um preço padrão para toda a temporada, e, geralmente aumentos de preços abusivos nos jogos decisivos e algumas promoções eventuais quando o time está em dificuldades.

Mostrar de antemão como é o preço do ingresso nas diferentes partidas é uma questão de IMENSO respeito ao torcedor/consumidor.

AS VANTAGENS DOS SÓCIOS

Os sócios do Barça têm basicamente duas vantagens em relação aos ingressos: descontos e compra antecipada.

Na tabela acima pode-se perceber que os sócios tem descontos em geral de 20% nos ingressos.

Além disso, eles podem comprar os ingressos antes do que os demais. Eles podem comprar os ingressos DESDE O INÍCIO DA TEMPORADA para todas as partidas! Os demais podem comprar os ingressos “APENAS” UM MÊS ANTES DO JOGO (pela internet).

Imaginar que é possível comprar o ingresso um mês antes do jogo ainda é muito fora da realidade no Brasil. Imaginar que, como sócio, é possível comprar o ingresso quase com UM ANO DE ANTECEDÊNCIA é um sonho absolutamente impossível para nós brasileiros!

ENQUANTO ISSO, NO BRASIL….

Dá-me vergonha comparar as práticas realizadas no Brasil com as do Barcelona.

Mais uma vez o Barcelona nos diz como medidas absolutamente simples podem fazer muita diferença. Não temos nada parecido com o marketing para os jogos como o Barça faz. Quantos momentos inesquecíveis vocês podem lembrar no Palestra? Alguém esqueceu a semi-final da Copa do Brasil contra o Flamengo em 1999?

A administração dos preços dos ingressos é outra grande lição. Realmente faz mais sentido cobrar mais para um jogo contra o Flamengo do que contra o Figueirense. Será que é tão difícil fazer uma tabela de preços e divulga-la no início da temporada?

E pensando bem, disponibilizar a venda de ingressos pela internet um mês antes do jogo também não é nada de mais.

Eu já estou meio cansado de dizer que não existe nada que impeça o Palmeiras de fazer exatamente como o Barça faz. Mas isso não deixa de ser uma vantagem, pois com um mínimo de organização podemos dar um salto GIGANTESCO de qualidade e, provavelmente, de receitas.

Particularmente, espero que tenhamos tudo isso feito até a inauguração da Arena! Seria sonhar de mais?

Saudações AlviVerdes

*Luís Fernando Tredinnick escreve todas as sextas-feiras no 3VV, explicando a quem
conhece e também a quem não conhece os números no futebol

10 respostas em “Desvendando o Barcelona – 4”

Luís Fernando & Cia…. Obrigado pela resposta.. E outra coisa: Não terminou nem a 3ª semana de mandato do Belluzzo…..Cremos que as mudanças acontecerão pois o Palmeiras sempre foi e sempre será PIONEIRO.

Novelini, vou fazer um post sobre a Timemania assim que acabar a série sobre o Barça, o que deve levar ainda mais duas semanas (o da semana que vem é sobre o museu).

Marcos, os sócios do Inter têm alguns benefícios, o maior deles é a PREFERÊNCIA na compra dos ingressos. Além disso, existem uma série de lojas que oferecem descontos aos sócios (essas lojas geralmente também oferecem descontos aos sócios do Grêmio).

Paulo, o Vicente é muito ligado à atual diretoria. Pode acreditar que eles ficam sabendo do que escrevemos por aqui. Espero que quando a Arena ficar pronta as coisas já estejam bem melhores.

Saudações AlviVerdes

Luís Fernando

Muito bom o post! Parabéns Fernando!

O sistem de revenda das cadeiras pode ser facilmente aproveitado na nossa futura Arena, porque teremos por volta de 10 mil cativas e os compradores delas poderão se interessar muito por esse sistema!

Fiquei abismado com a grande média de publico para a Copa do Rey, normalmente na Inglaterra e outros paises europeus eles não conseguem manter uma média tão alta nas copas de seus paise.

abs

# Não é possível antecipar confrontos que não sejam em campeonatos. Nas copas (mata-matas), a compra se dará com pouca antecedência – a menos que as fases sejam espaçadas entre si, o que acontece nas copas europeias.

+ O PVC alega que o Internacional faz mais de 15 milhões de reais com seu programa de sócio-torcedor. São 77 mil sócios que pagam 20 reais por mês. Minha pergunta: quais são os benefícios do sócio ao pagar 20 reais por mês?

Luís,
Quando ao reembolso feito pelo Barcelona aos donos de cadeiras para a temporada, acho que o mais justo seria um reembolso rateado entre TODOS que disponibilizam suas cadeiras.
Senão, o fator sorte fica muito caracterizado pois ao que parece o torcedor só será reembolsado caso o ingresso para a SUA cadeira for vendido.
Grande abraço,
Claudio.
obs: esse tipo de segmentação certamente será feita para nossa Arena.

Fernando, sensacional esta matéria dorbe o Barça, realmente estão muito a nossa frente. Na verdade, eles fazem o obvio e acredito de verdade que seja super possível copiar muitas das práticas. Pergunta: o 3VV deve ter contato com o pessoal de Marketing e com a diretoria do Palmeiras, talvez eles leiam seus posts, de q forma vcs poderiam encaminhar aos diretores para fazer um copy/paste. Um abraço e parabéns.

Fernando…. outra coisa: a Loteria TIMEMANIA está completando 1 ano…. Já dá para fazer um Balanço!!!… Parece que estão querendo mudar devido a falta de participantes….. É um interessante tema para abordar.

Estamos acreditando que com o Belluzzo essas ações simples possam acontecer quando a arena for inaugurada. E parabéns pelo post, apesar de muitas vezes não comentar, não perco nenhum. Até o próximo!

Fernando, Excelente materia…. realmente o Barça nao faz nad ado outro mundo… e bem simples de implantar… um pouco de organizacao e ´trabalho serio( ESPERO MUITO que com o Belluzzo seja assim)..
— eu acho q com o nosso novo presidente podemos esperar mudanças como essas…

——- achei fantastico o aumento de 9.150 em media para os assentos revendidos.. o clube ganha praticamente 2 vezes.. fantastico…

abracao

Fernando….Gostei deste POST….. Muito interessante…. Ingressos para todos os “gostos” e diferenças entre jogos que passam de 5x (vide ingresso de $14 e $73). Por que não adotar tais medidas?

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