Desvendando o Barcelona – 5

Por Luís Fernando Tredinnick Divulgação autorizada mediante explícita citação do autor e do blog Terceira Via Verdão

Devemos sempre cuidar da nossa história, para que possamos aprender com a experiência e para que os VALORES guiem nossos passos em direção ao futuro.

Mais uma vez o Barça nos oferece valiosas lições!

O MUSEU DO BARÇA – CUIDANDO DO PASSADO

Por incrível que pareça, o museu do Barça o museu mais visitado da Catalunia! Em 2007 1,4 milhoes de pessoas visitaram o museu. A contabilidade do Barça diz que o museu representou um faturamento de 19,1 milhões de Euros (imagino que esse valor considere também o preço pago pela tour no estádio).

Observem a tabela abaixo com os preços do museu:

 
Mais uma vez vemos que o sócio tem vantagens! Além disso, percebe-se que existe um incentivo à compra de dois pacotes: a vista ao museu mais o tour pelo estádio!

O que talvez muita gente não saiba é que no final da visita do museu, o visitante tem que OBRIGATORIAMENTE entrar na MEGA LOJA do Barça que tem absolutamente tudo com a marca do time. Aí fica difícil para qualquer visitante não comprar alguma coisa. Eu comprei a minha camisa do centenário do Barça e personalizei.

O museu, apesar de fazer um apanhado bastante extenso da história do Barça, não apresenta nenhum avanço tecnológico. Não existem grandes efeitos especiais, não existem seções com intensa interatividade com o público, não existe nada que não possa ser reproduzido por aqui.

Uma das coisas legais que eu vi é que você pode ir para uma sala especial para tirar um foto com o troféu da Champions League! Pelo preço mínimo de 15 euros você pode literalmente por a mão na taça e tirar uma foto para mostrar para seus amigos e familiares. Quanto vocês pagariam para tirar uma foto com a taça Libertadores?

CUIDANDO DO FUTURO

O Camp Nou está fazendo 50 anos e irá passar por uma grande reforma.

Irá ampliar o número de assentos disponíveis em cerca de 10 mil, irá inaugurar uma série de lojas e restaurantes no complexo e irá modificar o exterior, como vocês podem ver pelas fotos abaixo. Particularmente não gostei muito do novo exterior, mas aparentemente eles gostaram.

Mais uma vez o Barça mostra que é preciso inovar sempre. Mesmo com um excelente estádio, eles encontram maneiras de melhorar o que já existe.

 
ENQUANTO ISSO, NO BRASIL…..

Se em termos de reforma de estádio os Palmeirenses estão felizes (quer dizer, tirando essa última confusão do contrato), o mesmo não se pode dizer do cuidado com o passado. Já disse para vocês aqui: a sala de troféus do Palmeiras é vergonhosa! Nossos troféus, que como todos sabem, são muitos, estão literalmente empilhados em uma sala, sujos e sem o mínimo de identificação!

Não existe nenhum impedimento para que tenhamos um museu gigantesco contanto a nossa gloriosa história! O Barça já mostrou que não é preciso de nada de excepcional para fazer o museu, basta apenas ter história, o que temos à vontade; um pouco de recursos (será que conseguimos com a Lei de Incentivo Fiscal?) e um mínimo de organização e vontade. Espero que a nova Diretoria melhore essa última parte.

Algum de vocês não gostaria de ir ao museu logo depois do almoço e um pouquinho antes do jogo de domingo?

Semana que vem falaremos do controle de custos e resultados do Barça.

Saudações AlviVerdes

*Luís Fernando Tredinnick escreve todas as sextas-feiras no 3VV, explicando a quem conhece e também a quem não conhece os números no futebol

Posts antigos, Por Onde Anda, e Links Patrocinados