Categorias
Notícias

Disclosure; ou então, esclarecendo algumas coisas

Em nota do Jornal da Tarde de hoje o jornalista Juliano Costa publica o seguinte:

Sangue novo

Belluzzo destacou três de
seus homens de confiança para cargos estratégicos da diretoria. Em
comum, o fato de terem menos de 40 anos. Fábio Raiola é o novo diretor
financeiro. E Marcelo Fonseca e Vicente Criscio serão diretores
adjuntos de planejamento.

O Juliano cometeu um enorme engano nessa nota: eu infelizmente tenho mais de 40 anos de idade.

DISCLOSURE

Uma interpretação ou significado que podemos atribuir à palavra Disclosure é “dar conhecimento a quem possa interessar sobre os riscos, benefícios, desconfortos e implicações de procedimentos e/ou relacionamentos [ de negócios ou afins ], com o objetivo de que as pessoas tomem decisões devidamente esclarecidas”.

No jornalismo pode ser interpretado como a prática de “abrir todas as informações” de um eventual editor/colunista/jornalista quando este tem ou teve um relacionamento com o tema de suas reportagens.

Este post trata-se mais ou menos disso.

O 3VV nasceu com um determinado objetivo. E a criatura foi se transformando em algo maior do que o criador concebeu. Em dois anos de vida – ou seja, ainda na primeira infância – temos a satisfação de dizer que são mais de 400 mil páginas visitadas mensais, e na média 5 mil visitantes únicos diários.

Ah sim, e ganhamos uma premiação de melhor blog esportivo no Brasil. Ok, pode ser um pouco de exagero isso, mas a gente sabe das forças e também das fraquezas da máquina que estamos dirigindo. Então não vou bancar o falso modesto nem o arrogante alienado.

Então o que estamos atingindo neste tempo para nós é bastante.

E me permitam a falta de modéstia apenas neste parágrafo. Nós estamos conseguindo atingir esta amplitude sempre com uma crença que este que vos fala tenta seguir em tudo na vida: busque sempre a extrema qualidade naquilo que você faz que o que você procura virá até você.

Se não atingimos ainda essa “extrema qualidade” estamos sempre obcecados por atingí-la.

E para nós, extrema qualidade não é apenas visual ou gráfica. É conteúdo consistente e responsável e a capacidade de análise e crítica.

E graças ao esforço dos jotas, danilos, claudios, prebianchis, tredinicks, carmines e de tantos outros palestrinos que nos ajudam com comentários, sugestões de textos e informações estamos caminhando bem.

Entretanto agora teremos que tomar um pouco mais de cuidado do que o habitual.

Confirmando-se a notícia do Juliano – a diretoria do Professor Belluzzo, Presidente da SE Palmeiras ainda não foi oficialmente nomeada – este blog aumentará sua responsabilidade.

Aumentará porque não poderá perder aquilo que adquiriu com muitas noites mal dormidas e com uma enorme paciência de esposas e filhos: o conteúdo consistente e responsável e a capacidade de análise e crítica.

E cabe lembrar ainda outro ponto: sobre a confidencialidade de informações. Quem acompanha o 3VV a mais tempo sabe que a maioria das informações aqui nunca foram dadas em primeira mão. Nuca demos um “furo” (exceto pela imagem da Arena, que foi passada para nós e autorizada a sua publicação).

Ou seja, mesmo que nós tivéssemos acesso a certas informações importantes nós não publicávamos em função da necessidade de confidencialidade que elas mereciam.

Vou citar alguns exemplos: parceria com a Visa; projeto Arena com a WTorre; Fiat, Suvinil, Samsung.

A confidencialidade de algumas informações é parte integrante de alguns processos de negócios, até para que eles tenham sucesso nos seus objetivos. E o 3VV sempre soube respeitar essa confidencialidade, mesmo custando audiência ou qualquer outro indicador semelhante.

E esta prática continuará aqui no 3VV. Não teremos “furo”. Não teremos notícia sobre valores de contratos, salários, contratações ou coisas assim. Apenas aquilo que é público e notório e que não coloque em risco ou exponha de forma leviana qualquer processo de negócio da SE Palmeiras. Aliás como sempre foi!

Da mesma forma o 3VV sempre se pautou por criticar de forma construtiva a gestão da SEP. Elogiando ou não, as críticas eram sempre construtivas.

No futebol, assim como na religião e na política, a divergência de visões pode ser enorme e dependendo dos pontos de vistas, todos podem estar certos.

E as críticas do 3VV – bem como da ampla maioria dos comentaristas – sempre foi respeitosa, construtiva, propositiva. E isso nos fez mais respeitados em vários círculos, mesmos naqueles onde não fomos muito simpáticos nas considerações.

Isso é independência.

Isso também será mantido.

Portanto, em se confirmando oficialmente a nota publicada do Juliano, o 3VV não
mudará em nada daquilo que ele vem fazendo nos últimos 24 meses. Talvez
a única mudança seja um pouco menos de dedicação minha a este blog – já que
mais uma atividade será incorporada ao meu dia a dia – mas seguramente
outras pessoas assumirão certas colunas ou atribuições de forma tão ou mais competente
do que a atual.

De certa forma estávamos nos preparando para isso.

E peço de coração que este blog não seja confundido pela sua audiência como uma
continuidade da atual gestão, ou algo como uma “imprensa oficial”. Nem
na alegria nem na tristeza, nem na saúde nem na doença.

O 3VV tem um objetivo muito diferente disso.

Quem quiser ler a matéria completa do Juliano Costa basta ir no link http://www.jt.com.br/editorias/2009/02/28/esp-1.94.3.20090228.6.1.xml . E Juliano, obrigado pelo “menos de 40 anos”.

Saudações Alviverdes!
Em 2009, vamos juntos.

Os comentários estão desativados.