Categorias
Drops

DROPS 02/02/09: só sobre 2014

DELEGAÇÃO DA FIFA

Nenhum representante da SE Palmeiras ou da WTorre esteve presente com o Comitê Organizador da FIFA que está inspecionando as cidades.

De acordo com “minhas fontes” esta delegação não estava preocupada com os estádios das cidades mas sim com a infra-estrutura que cada candidata a cidade-sede terá em 2014.

DECISÃO SOBRE OS ESTÁDIOS SERÁ EM 2010

Ainda de acordo com essa “fonte” a escolha dos estádios será feita em meados de 2010. Até lá espera-se que a Arena Palestra já esteja em fase final. E isso deverá pesar na decisão sobre quais estádios estarão capacitados para sediar jogos da Copa.

Por exemplo o Grêmio não desistiu de ter sua arena indicada para sediar jogos em Porto Alegre. Apesar do Beira-Rio ter sido o estádio indicado.

Lembrando que a cidade de São Paulo pleiteia a abertura da Copa, o que de antemão impõe um estádio para 70 mil pessoas.

E o Morumbi continua sendo o único estádio incluído no caderno de encargos da candidatura da cidade de São Paulo. Para tristeza dos contribuintes.

GOVERNO DE SÃO PAULO QUER DOIS ESTÁDIOS

Cresce ainda a tese de que o Governo do Estado e a Prefeitura gostariam de dois estádios em São Paulo sediando jogos da Copa. Isso demonstraria a força econômica de nossa cidade.

Nesse caso a Arena Palestra teria vez. Aparentemente só nesse caso.

Mas ninguém diz de onde virá o dinheiro para transformar o Morumbi num estádio de futebol de verdade.

NO RIO DE JANEIRO, R$ 400 MILHÕES

Vi hoje pela manhã na Globo no Bom dia Brasil o jornalista Tino Marcos falando que o Maracanã ficará apenas na estrutura e terá um novo estádio reconstruído sobre ele.

E custará R$ 400 milhões.

Quem pagará essa conta?

PANTANAL E AMAZONAS? 

O Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul mais o Amazonas estão cotadíssimos para sediar jogos da Copa 2014.

Mas dizem as más (ou boas) línguas que os grandes clubes europeus ficarão pelo sudeste/sul. Não só pelo clima mais ameno mas também pela facilidade logística do transporte e hospedagem dos torcedores.

Então pergunto: se isso for verdade, para que teremos sedes nesses estados?

Vamos aguardar…

Saudações Alviverdes!

15 respostas em “DROPS 02/02/09: só sobre 2014”

Acho que alguns fatos que irão pesar na escolha das cidades sede são os pontos turísticos. Por isso uma sede na Amazônia (Manaus ou Belém) e outra no centro-oeste (Pantanal) podem ser dadas como certas, como já disse o ministro dos esportes. Com certeza teremos uma ou duas cidades no máximo na região nordeste, mais Brasília, o resto com certeza no sul-sudeste. O fato de já ter sido confirmado que teremos 12 cidades sedes ao invés de 10, torna mais improvável a possibilidade de termos dois estádios em São Paulo, e sinceramente, acho que mesmo a nossa Arena Palestra sendo melhor que o morumbixa, dificilmente a abertura não vai acontecer na casa dos bambis. Nem que para isso seja desviado 1 bilhão de reais para tentar arrumar aquele “panetone” (redondo e cheio de frutinhas dentro). Mas o importante é tocar o projeto da Arena para que tenhamos uma casa moderna pro nosso Palmeiras, independente de receber jogo da copa.
Sonho pelo menos com um jogo da Azurra no Palestra. Essa eu não perderia por nada nesse mundo.

Eu tenho a impressão de que a abertura da Copa será em Brasília…

me deixa triste ver dinheiro público ser jogado pelo ralo (ou pra contas no exterior, vai saber né…)

isso ta me cheirando mais como disse alguem acima, “farra do dinheiro público” que um projeto sério pra copa do mundo.

se fosse dinheiro pra construir estradas, metrôs, saneamento, equipar policia, tudo bem. mas dinheiro PÚBLICO PRA REFORMAR ESTÁDIO DE FUTEBOL, AH PELO AMOR DE DEUS! isso deveria ser vetado pelo senado ou pelo supremo, sei la oq. mas deveria ser impedido de acontecer.

Concordo com o Erick, independente de onde seja disputado as partidas da Copa em Sampa, o importante é o Palmeiras ter um estádio ultra moderno para uso próprio.

Cara, essa copa vai ser uma orgia de dinheiro e de gente enriquecendo da noite para o dia. FATO. Já até estou aceitando isso, porque já tenho algumas rugas e nem tenho 30 anos… OUTRA COISA: Esqueçam a Copa do mundo. Teremos uma Arena moderna, construída LEGALMENTE e ponto final. Porque no meio desse monte de ladrão, só me resta a consciência tranquila…

Caro amigo. Sou de Campo Grande – MS, eu vou te dizer porque existirão estas sedes no Pantanal e Amazonia, simplesmente pois quanto mais sedes, mais dinheiro irá girar nas mãos de alguns. Quanto ao problema das distâncias, Campo Grande fica muito mais próximo de SP do que qualquer capital do nordeste. Abraço

Vicente,,

O que nao da pra entender e q esta sendo levemente DIRECIONADA essa visita… os inspetores nem viram o otimo projeto da Arena Gremio…

Se for ficar nessa. os Bambis conseguem o metro (que pra mim sera pouco usado nakela regiao) e CONSEGUEM TBM o tal estacionamento…

Passou ate no Jornal Nacional a arena que eles vao usar de estacionamento… na cara dura…

TOMARA QUE A ABERTURA SEJA EM BRASILIA OU EM MINAS…
abracos

Acabei de achar o primeiro ‘Inspection Report’ da Fifa (30 de outubro de 2007). Traz em linhas gerais as cidades e os estádios.
Não achei informação sobre número mínimo de lugares para jogo de abertura. Mas em compensação, lá consta o seguinte:

Sao Paulo
Population: 11 million
Stadium: Morumbi
Prospective stadium capacity: 66,952
Situation: Built in 1960, will be completely refurbished

Belo Horizonte
Population: 2.45 million
Stadium: Mineirao
Prospective stadium capacity: 74,300
Situation: Built in 1965, will be completely refurbished (to be finished in 2010)

Brasilia
Population: 2.4 million
Stadium: Mane Garrincha
Prospective stadium capacity: 76,232
Situation Built in 1974, will be completely refurbished (to be finished in 2010)

Se de fato tiver que ter pelo menos 70 mil lugares, ‘elas’ dançam.

De onde vem a informação de que para abertura são necessários pelo menos 70mil lugares?

Os leonores vão precisar de muito lobby mesmo para esconder os mais de 8.000 pontos cegos daquele elefante. Já assisti jogo da amarela inferior e, mesmo de pé em cima da cadeira, não dá para ver NADA!

O que vão fazer com estes lugares? Passar uma fita amarela “Não sente-se, ponto cego”?

Não consigo pensar em uma abertura fora de São Paulo, exatamente pelo peso econômico e a importância da cidade. Mas a FIFA está num beco sem saída, ou fecha os olhos pro elefante, ou vai pra outro lugar..

A abertura deve ficar aki em sampa por causa do peso economico da cidade… abertura aki e fechamento no rio… nao acho impossivel, mas improvavel q aki tenhamos 2 estadios, a cidade merece, e tm capacidade, mas nao creio q FIFA veja isso cm bons olhos… Estranhei mto o nao comparecimento de ninguem do verdao nessa semana e ateh comentei isso num forum de torcedores, o verdao tinha sim q estar presente e fazer Lobby, pois nos temos um projeto aprovado, nao eh apenas um sonho, uma conversa…. um possivel projeto. O Morumbixa soh consegue ser reformado com $$$ publico e eu sou contra isso… o gov nao deve gastar com estadio soh com infraestrutura.
Em relacao ao Norte/Nordeste eh bom ter copa la, pode nao ser com os times do centro futebolistico, mas vai levar desenvolvimento pra regiao

Não sei não Vicente, acho estranho não colocarem em pauta da visita dos representantes uma visitação ao Palestra Itália para conhecer o projeto da Arena. Só de vislumbrarem a diferença de localização… isso poderia fazer a diferença.
Mas acho que isso também vai dar muito o que falar e muita coisa vai acontecer também. Uma coisa certa que você disse é que, se para a abertura da copa for necessário um estádio com capacidade de, pelo menos, 70.000 pessoas… aí a Arena Palestra está fora. Mas ainda temos a oportunidade de receber uma delegação de um país, de preferência a Itália, cuja história estão as nossas raízes. Vamos ver…
Abraço

Não tenho dúvida que a copa de 2014 no Brasil será mais uma fachada para farra com dinheiro público, infelizmente! Igual ao pan do rio.

O São Paulo não tem local para construir o tão famoso estacionamento, dizem que terão q despropriar varias casas, coisa que eu acho inviavel ate a copa, tanto pelo lado financeiro como de tempo mesmo.

Por isso eu acredito que o Estado de São PAulo não fara a abertura da copa e ai as chances do Palmeiras cresce mto!!

Abraço!

Mesmo o foco sendo na infra-estrutura das cidades e não os estádios, ainda considero um erro não terem enviado um representante para apresentar a Arena Palestra para o Comitê da Fifa. Era o mínimo que deveriam ter feio. Ter duas sedes em São Paulo é politicamente impossível. Portanto a única chance da Arena Palestra na Copa é apostar no fracasso do Morumbi, ou seja, ainda temos boas chances desde que o governo não ajude elas.

Os comentários estão desativados.