Categorias
Italiano

Lega Calcio: 24^ Giornata

Por Carmine Paciello

* Ganhando o derby n° 270 a Inter incrementou a vantagem sobre o Milan, um abismo de 11 pontos que praticamente tirou o arqui-rival da briga pelo “scudetto”, titulo que a Inter pode faturar pela 4^ vez consecutiva.

* De facto Mourinho reconheceu que: ”Agora o destino està nas nossas maos” e ainda: “Faltam 14 rodadas para o término do torneio e 33 pontos, ou seja 11 vitórias, nao é pouco apesar que, considerando a vantagem sobre a Juventus (+9 pontos) e o Milan, acho que podem bastar também 24/25 pontos”.

* A meu ver foi um clássico muito belo, pirotécnico, com o Milan que, sem Kaká, tentava impor a rapidez de Pato escorado por Seedorf e Ronaldinho mas que sofriam com a força da Inter. Ainda mais o Milan, com uma defesa titubeante efetivamente ficava sujeito à superioridade física de Adriano e Ibrahimovic.

Bela também, antes do jogo, a homenagem da torcida da Inter ao rival Paolo Maldini na ocasião do seu último derby disputado (e no jogo ele mostrou que é mesmo o momento de parar) depois de uma carreira longa de mais de 20 anos.

* A tática de Mourinho é clara: com essa zaga é preciso jogar com muita determinaçao, agredindo o meio-campo adversario (funçao fundamental de Cambiasso que comandou o pressing sobre os rivais e Stankovic que gravitava na zona de Pirlo e o limitou nas manbvras) e servindo o ataque de preferência com o jogo aéreo. Apostando sobre a dupla Adriano – Ibra se deu bem e apesar da vantagem obtida em modo questionável ao término do 1° tempo, a Inter já havia feito 2 gols com Stankovic que ainda havia perdido a oportunidade de fazer mais um.

* No 2° tempo, logo a Inter poderia ter feito outro mas antes Adriano e depois Ibrahimovic não aproveitaram as chances recebidas e isso permitiu a esplendida reaçao do Milan que diminuiu a desvantagem com Pato, por sinal, junto com o goleiro Abbiati, o melhor dos rubro-negros, e quase empatou no final com Inzaghi mas Julio Cesar fez um milagre segurando o resultado e entregando aos posteros esse clássico e aproximando o título de campeão de Itália à Internazionale.

* As notas dos 5 brasileiros empregados no derby são boas. Para mim até o ectoplasma jogou bem, comparando com os rendimentos precedentes.

Ronaldinho: iniciou como atacante para depois recuar e tentando iluminar o jogo, apesar disso è ainda longe daquele jogador apreciado no Barça, de qualquer modo = 6.5.

Pato: arrebentou. Luta e empenha costantemente a zaga interista, sem dúvida o melhor under 20 do mundo = 8.

Julio Cesar: outro destaque do jogo, fez 5 defesas decisivas segurando o resultado = 8.

Maicon: Iron-man não deveria jogar devido a póstumos de um infortúnio; o seu cross telecomandado para Adriano permitiu à Inter quebrar o equilibrio = 7.

Adriano: muito tônico, jogou bem apesar que no início do 2° tempo desperdiçou um gol incrível. Precisa fazer uma sequência de boas atuações = 7.

* Em breve falta de dizer que a Juventus empatou (1 x 1) contro a Sampdoria; o time jogou com a pressão de ganhar o jogo para continuar na vice-liderança mas decepcionou bastante. Pazzini, recém chegado da Fiorentina, abriu o placar ao 10° minuto e se fechou apostando na arte de Cassano. Só no 2° tempo a Juve conseguiu empatar com uma cabeçada de Amauri. Assim como a Roma que conseguiu a 7^derrota fora de casa ao perder (3 x 0) em Bergamo contro a Atalanta, que, vale lembrar havia precedentemente derrotato tambem a Inter. Agora a Roma estaciona em 6° lugar com 40 pontos, não exactamente como estava no programa de Spalletti.

Enfim, no outro jogo importante, se registrou o empate (3 x 3) entre Genoa e Fiorentina que de virada, após estar 3 gols em desvantagem, empatou ao 93° da etapa final.

ciao, Carmine.