O patrocínio das camisas de fut3b0l

Por Luís Fernando Tredinnick Divulgação autorizada mediante
explícita citação do autor e do blog Terceira Via Verdão

No post da semana passada eu havia comentado que as receitas do fut3b0l europeu eram ESTRUTURALMENTE MAIORES do que as do fut3b0l brasileiro. Consegui em um site europeu o valor pago pelo patrocínio das camisas dos principais times!

OS NÚMEROS

Observem na tabela abaixo o valor pago para cada um. Para comparação, coloquei o valor do nosso patrocínio, considerando R$ 15 milhões a uma taxa de conversão para o Euro de R$ 3,2 (imagino que seja a taxa média para os próximos anos).


Impressionante, não?

Não consegui verificar se alguns valores realmente se aplicam. O contrato do Real Madrid, por exemplo, me pareceu muito baixo para os padrões europeus, assim como o do Ajax me pareceu muito alto.

O que realmente impacta é imaginar que só o patrocínio das camisas deve geral para o Arsenal mais de 65% da receita TOTAL do Palmeiras. Não dá para competir, não?

AS CURIOSIDADES

Todos os contratos desses times têm duração MÍNIMA de 3 anos! Essa é a parte que realmente podemos considerar moderna: os patrocinadores buscam parcerias de médio/longo prazo para a divulgação de sua marca. Só para vocês terem uma idéia, o contrato do Bayern de Munique tem duração de 7 anos! E ele acaba agora em 2009. O Ajax também tem uma parceria de 7 anos, mas esta só acaba em 2015 (como a parceria foi fechada em 2007, talvez isso explique o valor do contrato).

Acho que esse é o grande destaque do Palmeiras no mundo do fut3b0l, a busca de parcerias duradouras. Também acho que, aos poucos, estamos conseguindo mostrar para os patrocinadores que uma parceria duradoura tem um valor mais alto que as parcerias de curto prazo, ou melhor dizendo, parcerias de ocasião.

Outra curiosidade é que nenhum dos grandes clubes é p4tr0c1n4d0 pela mesma empresa. Alguém aí tem alguma teoria sobre os motivos?

E A 54M4UN6?

Os mais atentos se lembram que o Chelsea é p4tr0c1n4d0 pela 54m5un6, mas os valores pagos ao clube inglês é simplesmente três vezes maior do que o nosso. Alguém aí acha que podemos esperar valores muito diferentes?

ENTÃO?

Então, como nós sempre dizemos por aqui, temos que ser criativos para gerar novas fontes de receita, porque não há como competir no que diz respeito ao patrocínio nas camisas.

Saudações AlviVerdes

*Luís Fernando Tredinnick escreve todas as sextas-feiras no 3VV, explicando a quem conhece e também a quem não conhece, os números no futebol

Posts antigos, Por Onde Anda, e Links Patrocinados