Série 4r3n45 Esportivas – Mídia


Da Série 4r3n45 Esportivas 
Recomendações e Exigências Técnicas FIFA
  
Por Claudio Baptista Jr.*

Agora entramos na 8ª parte do documento da FIFA que fala sobre Mídias.

Nesta parte veremos em detalhes o 35p4ç0 disponibilizado, qualidade e tipo das instalações voltadas para a mídia.

Uma atenção toda especial deve ser voltada para este fim visto que a mídia é a responsável pela transmissão das imagens e emoção das partidas para o mundo todo.

Porém, ao contrário do que responsáveis de clube pleiteante à abertura da Copa do Mundo declaram por aí, essas instalações não são um bicho de sete cabeças.

Seguindo a risca o que diz o documento, estando atendo às novas tecnologias de uso da mídia e pensando na flexibilidade futura, garantirá que a mídia seja bem instalada e que suas funcionalidades necessárias estejam presentes.

Ao ler esta parte do documento, vocês notarão muito bem que aquele clube ao fanfarrear que seu estádio será reformulado, ou melhor, ganhará um “banho de loja”, para ser o centro de mídia da Copa do Mundo não passa de uma maneira a ocupar espaços ociosos em um estádio obsoleto bem como uma maneira de fazer uso de um número enorme de pontos cegos existentes e sem solução.

Agora vamos ver o que diz a FIFA sobre as Mídias.

Mantenho o que fazemos em cada publicação, segue em negrito o posicionamento dos temas desta publicação perante o conteúdo total:

1 – Decisões preliminares.
2 – Segurança.
3 – Orientação e estacionamentos.
4 – Áreas de jogo.
5 – Autoridades e jogadores.
6 – Espectadores.
7 – Hospitalidade.

8 – Mídias.

8.1 – Tribuna de 1mpr3n54 e postos de trabalho dos comentaristas.
8.2 – Estúdios de televisão.
8.3 – Centro de mídia dentro do estádio.
8.4 – Sala de conferência de 1mpr3n54 .
8.5 – Zona mista e postos de entrevistas rápidas.
8.6 – Instalações para fotógrafos.
8.7 – Dispositivos para a Copa do Mundo da FIFA.
8.8 – Instalações para a televisão.
8.9 – Escritórios de credenciamento.

9 – Iluminação e alimentação elétrica.
10 – Telecomunicações e espaços complementares.

A FIFA inicia este capítulo dizendo que os estádios devem ser concebidos para permitir uma cobertura midiática de alta qualidade disponível aos milhões de torcedores espalhados pelo mundo graças a instalações de ponta.

“Quebraremos” este item 8.1 falando hoje sobre a tribuna de 1mpr3n54 e terminando o mesmo na próxima semana com os postos de trabalho dos comentaristas.

8.1 – Tribuna de 1mpr3n54 e postos de trabalho dos comentaristas.

A tribuna de 1mpr3n54:

Deve ocupar uma posição central na tribuna principal onde se encontram também os vestiários dos jogadores e as instalações para a mídia. Deve estar situada na altura da linha do meio de campo, em local que ofereça uma vista completa do gramado e sem interferência da parte dos espectadores. O ideal é não ultrapassar uma linha de 16 metros a frente dos gols. Todos os postos de trabalho da tribuna de imprensa devem ser abrigados. Os representantes das mídias devem possuir lugares que ofereçam uma excelente vista de toda a área de jogo.

Um pequeno parêntese. Vocês repararam que no projeto do Morumbi boa parte da mídia está prevista para ser instalada no anel inferior do estádio, ou seja, em um dos piores lugares de visão para o campo de jogo?

Talvez a justificativa do SPFC seja que aqueles lugares serão destinados à parte da 1mpr3n54 que não será a responsável pelas transmissões ao vivo e que isso seria uma vantagem, pois ainda se poderia ter visão do gramado.

Lembram-se do que falei acima sobre o uso de lugares ociosos e de pontos cegos?

Voltando ao documento.

O acesso aos outros espaços reservados às mídias deve ser fácil, inclusos o centro de mídia, a zona mista e a sala de conferência de 1mpr3n54 . As cadeiras reservadas em permanente para a 1mpr3n54 serão equipadas de mesas de trabalho suficientemente grandes para permitir a utilização de um computador portátil. Cada posto será dotado de uma tomada elétrica, uma conexão telefônica e de Internet.

Nos estádios que receberão partidas de futebol de grande importância e outros eventos de grande envergadura, a tribuna de 1mpr3n54 será concebida de maneira que sua capacidade possa ser aumentada nestas ocasiões. Caso a demanda for grande, as cadeiras dos espectadores deverão ser modificadas e adaptadas para a 1mpr3n54 e televisão. Pode acontecer que seja necessária a instalação de uma fileira de mesas sobre uma fileira de cadeiras, assim, uma fileira de cadeiras entre duas será inutilizada como lugares.

Os representantes de mídia devem estar sentados na proximidade da área principal de trabalho reservada a eles. As partidas que gerem um grande interesse midiático necessitarão de instalações telefônicas e tomadas elétricas múltiplas de conexão rápida de Internet.

Não é indispensável que todas as cadeiras suplementares sejam equipadas com mesas. A título indicativo, ao menos a metade devem assim ser equipada.

Os monitores de vídeo constituem uma ajuda indispensável, portanto é conveniente instalar ao menos um para cada quatro cadeiras. Um monitor para cada quatro cadeiras é uma proporção suficiente e deve conter alimentação elétrica suficiente para seu bom funcionamento.

A instalação de linhas numéricas ISDN (linhas três em um para fax, telefone e Internet) devem ser previstas nos planejamentos de construção de novos estádios. Os responsáveis devem se informar sobre a evolução da tecnologia da comunicação antes de instalar o sistema de cabeamento em um estádio.

Vejam abaixo exemplo de localização das tribunas de honra e de 1mpr3n54 .

área de jogo ; imprensa ; VIP ; espectadores

tradução da figura, de cima para baixo:
espectadores ou expansão da tribuna de
1mpr3n54 ;
tribuna de 1mpr3n54 ;
tribuna de honra ;
espectadores ou expansão da tribuna de honra.

Pessoal, na próxima semana continuamos com o item 8.1 do documento.

Abraço,
Claudio Baptista Jr.

Posts antigos, Por Onde Anda, e Links Patrocinados