Categorias
Corneta do Cunio

A Corneta do Cunio – Ainda vislumbrando o nariz

Por Alberto Cunio

Tsunami alviverde, antes que muita gente arranque a corneta de mim e dê com ela na minha cabeça, devo reiterar uma coisa: o objetivo maior desta coluna, que é o de representar a irriquieta e exigente massa palmeirense, teve na semana passada um exemplo de como amamos este clube. As discussões aqui desenvolvidas foram realmente muito interessantes e mostraram efetivamente que “cornetear”, na acepção de nossa torcida, nada tem a ver com “turma do amendoim”, reclamar por reclamar, ou simplesmente azucrinar a vida alheia. Tem a ver sim com discutir em prol do êxito de nosso clube.

Passada uma semana em que 100% dos objetivos foram alcançados, não importando os meios, temos a famosa situação da “faca e o queijo nas mãos”. Pois bem, quem tem medo de leão, que vá ao zoológico e não se meta a besta de fazer safari. E nós mostramos que não somos de visitar zoológico. Quando fomos incisivos nas críticas ao nosso comandante VL, o fizemos porque temos a certeza de sua competência e de que ele sabe sair de saias justas como a de quarta-feira contra o Gatinho de Madame na Ilha das Cobras. Basta que ele coloque em prática suas habilidades. Ninguém certamente mudou de opinião e passará das pedras aos confetes. Ouvi após o jogo algumas estatísticas que vão de encontro ao resultado e ao que debatemos ao longo dos últimos dias: fizemos o dobro de faltas (16 a 31), Ciro foi o mais caçado em campo (6 faltas sofridas) e nossa eficiência em finalizações foi de 80%. Pronto. Isto é Libertadores da América. Defesa chegando junto, marcação dura no melhor jogador adversário, competência na hora de concluir. Eis o resultado: festa no chiqueiro.

Fazendo um aparte, louvemos também o grande dirigente que tomou a presidência de nosso clube e se fez valer de suas prerrogativas para mostrar quando um líder deve interceder em favor do grupo. Levou um punhado de palavras para os vestiários e recebeu de volta uma vitória da raça, do crédito e da coragem.

Pois é, diante da desconfiança geral, ainda consigo ver o nariz acima da linha d’água. Respiramos e bem na Libertadores. Não tem ninguém morto aqui. Externo, porém, minha preocupação com dois jogadores que bem poderiam ter colocado uma mesa de bilhar no campo em Recife e disputado uma melhor de 5 ao longo dos 90 minutos. Ia dar na mesma. Refiro-me aos alfanuméricos K-9 e CX-10, que sinceramente, não sei em que frequência estão tocando a música. Graças ao “dentes-de-aço” DS que gosta só de músculo e coxão duro, não precisamos na ocasião de mais ninguém para abocanhar a rapadura.

Amanhã começamos uma nova etapa da escalada rumo ao bi regional, aquele torneiozinho que o pessoal do outro lado do muro insiste em dizer que não vale nada (mas se matam para ganhar). Saiamos do safari e vamos para a pesca submarina. Está com cara de barba e cabelo de sábado a sábado. E com o DS nas alturas de novo, vamos malhar o Judas Caiçara!

Darei um refresco esta semana em nossa comunidade para largar uma CORNETEADA BRABA nas duas orelhas do Sr. Guilherme Beltrão, vice de futebol do Barueri do Nordeste (este apelido roubado de nossos fantásticos colaboradores do 3VV). Quis levar a coisa para o pessoal e esqueceu-se de botar seu time para jogar bola. E vai apanhar de novo.

17 respostas em “A Corneta do Cunio – Ainda vislumbrando o nariz”

Alberto, não vou comentar a respeito do fato de seu saudoso pai ter sido goleiro da Azzurra por óbvio respeito a vc e à memória dele e também porque é uma coisa muito pessoal sua, não tenho nem o direito de me pronunciar. Só digo que, pra mim, o fato em si não tem nada a ver com o que coloquei aqui, não comprova nada. O Pelé, por exemplo, foi o maior jogador de todos os tempos mas não entende absolutamente nada de futebol, só abre a boca pra falar besteiras, a gente sabe bem como é. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Posto isso, a verdade me parece ser a seguinte: vc carregou demais na crítica ao Marcão (ou se expressou mal), talvez tenha até percebido o exagero, e agora está amenizando o discurso. “Final de carreira” é algo completamente diferente de “ex-jogador em atividade”, concorda? Mas beleza, meu objetivo não é criar polêmica, apenas tentei corrigir uma injustiça que vc cometeu com um jogador que (ao contrário do que foi sugerido na coluna) fez um brasileirão-08 excelente, vem fazendo boas partidas e ainda é muito importante pra esse time. Talvez eu também tenha carregado demais no meu comentário. Mas ratifico a idéia que expus: o Marcão ainda tem muita lenha pra queimar, está longe de ser um ex-jogador em atividade. Abraço.

Pessoal, apenas um adendo aos comentários sobre K-9 e CX-10: concordo que o primeiro passa por uma fase meio apagada, coisa normal com atacantes. Concordo também que o segundo está sofrendo um pouco com as funções táticas que lhe são designadas. Porém, creio que ambos podem e devem render mais para equipe no campo individual. E sei que o farão. Quanto a você, grande Barbagallo, jamais abrirei mão de nossos embates aqui no 3VV! Acho que o tempo às vezes me priva de “quebrar mais o pau” por aqui, mas até que estou nos “top 10” de comentários. Já para meu amigo Laganaro Filho, devo dizer uma coisa: a questão não é de fazer nenhum mea culpa aqui e te explico o porquê. Minha carreira futebolística profissional “bateu na trave”, mas tive o privilégio de ouvir por décadas os conselhos de meu saudoso pai, que além de ter sido profissional na Itália e até defendido a Azzurra sub-21, coincidentemente foi goleiro. E como ele dizia, entendia um pouco da vida embaixo dos 3 paus. Quando sugeri que o Marcão é um ex-goleiro em atividade, digo que ele já poderia ter se aposentado se a ordem natural das coisas tivesse sido respeitada no Palmeiras. Explico: como disse na ocasião, Diego Cavalieri, que se não é do mesmo nível altíssimo do campeão mundial, pelo menos poderia ser seu sucessor. Mas já se foi. Bruno e Deola mostraram que ainda não podem ostentar a camisa 1 alviverde, pelo menos agora. Logo, não podemos AINDA prescindir de um veterano goleiro como o Marcos, que mesmo já em final de carreira e nitidamente sem estar no mesmo nível físico e técnico dos anos de glória, ainda é de longe melhor que qualquer um dos reservas. Apenas isso. E faço uma comparação, mesmo que polêmica, com o goleiro de hóquei do outro lado do muro. Todos sabem que ele é bom, mas falhas como as que ele tem cometido, mostram que sua aposentadoria já poderia ter chegado. Agora, quem abre mão dele veterano para colocar o “Tosco” de titular. Ninguém, né? Nishimura, é isso aí… Cornetear. Mas aqui nós temos licença da gramática normativa para CORNETAR mesmo! Abraços a todos!

Cunio vc tem muita razão quando fala do K9 e CX10 os caras estão devendo futebol. Tomare que no proximo jogo contra os lambaris eles encontre o seu melhor pois precisamos muito deles nesta reta final. Abraços

Sempre comento aqui no 3vv, mas essa é a primeira vez que vou “cornetear” a sua coluna, a coluna foi muito boa, acho que pegou um pouco pesado com o CX, apesar dele errar varios passes, mas faltou dizer que o Fabinho Capixaba não se intimidou com as vaias pq ele ja esta acostumado, por isso até ele jogou bem……..
hehehehehehehe
Abraços
Cassiano rj

Salve salve, Alberto!

Não tenho muito o que acrescentar dessa vez pois concordo com tudo que ja foi dito, vale realmente ser enfatico e tentar entender o que se passa principalmente com o CX-10, que ha tem um bom tempo que nao desenvolve um bom futebol e , impecavel com a bola parada, é verdade.. mas errando passes de 2 metros.

Tenho uma ligeira preocupação pra esse jogo de amanha contra os lambaris, ficou visivel o cansaço dos jogadores no final do jogo contra o Sport, até o Pierre dando cãimbras, com certeza eles não vão estar 100% pra amanhã, nem estou cobrando que estejam pelo que correram em Recife é muito natural que estejam assim.

Essa semana realmente as cornetas tão soprando baixinho, mas nao esqueçamos que amanhã, muito provavelmente entrará em campo Evandro, Marquinhos, Jumar, para que possamos assoprar com um pouco mais de força os nossos trompetes!

Abraços

Fantástico Alberto! Sintetizou tudo sobre a “arte” de cornetar em prol de algo melhor! Quanto ao K-9, de pleno acordo, não é só a questão do jejum de gols (o gol em recife não conta), o cara aparece várias vezes com a mão na cintura, cadê a marcação na saída em cima do zagueiro, quando a bola é recuada pro goleiro, tem que ir pra cima pô! Veja o exemplo do Ortigoza, sempre marcando, tomou um cartão amarelo pra matar um contra ataque do Sport, a melhor hora pra se redimir é agora K-9! Vamos lá! Quanto ao CX-10, acho que ele está sendo sacrificado, cumpre função tática importante pro time, mas também tá devendo. De resto tem que manter a garra e este espírito, este mês só tem carne de pescoço, a começar pelos lambaris, que na vila são sempre muito difíceis de serem batidos, vamos lá amigos confiança sim, soberba não! Forza Palestra!!!

Ta na hora de jogarmos no 4-4-2 dando uma chance pro Deyvid Sacconi fazer uma sombrina pro CX-10. O CX não esta aparecendo mto nos ultimos 7 jogos.

O K9 ta parecendo o Romario em fim de carreira, só dentro da area, soh q o Romario quando acertava a direção do gol era pra balançar as redes.

Coincidencias, só aparecer a suspeita d proposta do Barça, só o procurador dizer que não concorda com o projeto do Luxa de valorizar o jogador até a Copa e o Keirrison perdeu o brilho.

Ja o resto da Sociedade Esportiva foi mto bem na 4a. Jogadores, comissão tecnica, dirigentes e torcida. Sera que o fogo se espalha ou é só faisca?

Vamos aguardar e torcer.

Esse tal de Guilherme Beltrão é um babaca… ele ta querendo desviar o foco e vem dizer que foi o Palmeiras que criou clima de guerra… que o professor Belluzzo transformou Recife na faixa de Gaza !!! quanta besteira! Acho que esse video deveria ser apresentado a diretoria do Palmeiras .http://esporteinterativo.uol.com.br/Video.aspx?idVideo=5975

Boa Cunio, mas vamos lá o CX 10 penou com o campo e marcação mas foi bem, e o K9 ta em fase ruim acontece só isso.
Luxa pilhado e focado agora é ganhar de volta e assumir o segundo lugar na quarta, e cabe final do Paulista tb.
Luiz

“Cornetear” é o termo correto? Putz! Até hoje eu “cornetava” mas pelo jeito nem isso eu faço direito!

Concordo com o Barbagallo em quase tudo. Só no que diz respeito ao CX10 que não. Apesar do pofexô botar ele pra jogar de volante (posição em que ele rende menos), não pode errar tanto passe como na quarta. Espero que tenha sido apenas um dia ruim.

Amigo Alberto… agora que virou colunista 3VV deixou de trocar mensagens comigo, né?…rss…
Hoje estou aqui para concordar com quase tudo que você escreveu e defender a minha classe: os cornetas palestrinos.
Primeiro, queria dizer que só não concordo com as críticas ao CX10. Acho que ele realmente jogou como foi pedido a ele, jogando defensivamente, como mais um volante, para dar toda a liberdade para o nosso “Dentes-de-aço Souza”.
Já nosso K9 parece estar numa crise de hemorroidas… não consegue se movimentar com rapidez…
Bom, feitas as reclamações de praxe, quero defender quem pressionou o time e a comissão técnica durante este tempo e agora é esculhambado pela ala mais light da torcida.
Concordo com o que vocÊ disse, Alberto. Toda a pressão e reclamação feita por nós era pelo fato de sabermos o quanto time e comissão técnica tem condições de apresentar uma qualidade muito maior do que mostrou nestes últimos jogos.
Se foi um “migué” para enganar o Sport, ótimo!
Mas acho que também aconteceu uma acomodação durante este tempo… e por isso, nós, corneteiros palestrinos, pusemos pressão na equipe.
Não me venham com esse papo de que agora querem ver a gente reclamar… SEMPRE RECLAMAREMOS!!!
Porque somos assim… e assim seremos.
Mas NUNCA deixaremos de amar nosso Palestra!!!!
Abraços a todos e ótima Páscoa.

E a minha cornetada vai pra vc, Alberto, nas suas duas orelhas, por ter insinuado que o Marcão seria um ex-goleiro em atividade. Repito o que escrevi no posto da época: vc demonstrou que não entende absolutamente nada da função de goleiro. Se tiver dignidade, fará um mea culpa como anexo a este seu texto.

Diretorzinho de time pequeno.. Vamos esperar o quê? Quando vão jogar com time grande querem a atenção toda para si. Ainda mais jogando contra time grande, pelo maior campeonato do continente num jogo transmitido prá rede pública nacional no horário nobre.
Só faltou pegar o microfone do cara que fica enchendo o saco antes do jogo começar e falar mais asneiras..

Pelo semblante dos jogadores e desolação dos torcedores, não acredito que o Sport se recupere do baque moral até quarta-feira, inclusive pelo cenário sombrio que já pode vislumbrar na Libertadores. E também porque não pode relaxar para não se embananar no campeonato local, que já considerava como favas contadas.
E como são burros aqueles dirigentes. O forte deles sempre foi a torcida, mas aumentaram tanto o valor dos ingressos que a lotação pouco passou da metade da capacidade do estádio.
No Palestra vão saber a força de uma torcida vibrante e confiante. Além da cornetada, espero que o tal Guilherme receba uma sonora e ritmada vaia da nossa torcida. Sem violência.
Avante Palmeiras.

Bela coluna!
O Guilherme Beltrão é um grande de um palhaço. Quis jogar os holofotes para si e apenas provou ser uma criatura grotesca, ridícula. E o timinho de m*rda dele vai tomar outro sacode na terça, para deixar de ser idiota. Dá-lhe, Verdão!

Os comentários estão desativados.