Categorias
Notícias

Planejamento no futebol? Qual?

Vanderlei Luxemburgo ano passado dizia que aquele ano era comparável a 1992, ano que a Parmalat entrou na SE Palmeiras. Por isso pedia tempo e paciência, afirmando que em 2009 as coisas seriam diferentes.

Nem tanto, nem tanto. Analisando friamente o elenco do Palmeiras de 2009 temos a ingrata constatação que se houve planejamento do elenco, ele foi mal feito.

Basta pegar o time que jogou a semi-final de 2009 no Paulista e comparar com o time que disputou
a semi-final de 2008 contra o SPFC. Apenas três jogadores estão no time
titular (Marcos, Pierre e Diego Souza). E Lenny está na reserva, como
estava ano passado. E Wendel – dependesse da vontade do professor – nem
estaria no banco.

Então pegue o time do São Paulo FC. Comparando os jogadores que enfrentaram o Palmeiras naquele memorável 2×0 pro Verdão de 2008 e os que entraram em campo na primeira partida das semi-finais, contra o Corinthians, encontramos seis titulares. Rogério Ceni, André Dias, Miranda, Hernanes, Jorge Wagner e Borges. Além disso temos Hugo e Joílson.

SEIS titulares. A eles agregaram Washington e outros coadjuvantes. Além de Jean, vindo das categorias de base.

Enquanto isso agregamos Evandro, Capixaba, …

Se você tiver análises que confirmem ou contrapõem essa tese, por favor, comente aqui. A crítica construtiva é muito bem vinda.

Saudações Alviverdes!

7 respostas em “Planejamento no futebol? Qual?”

Vi uma reportagem com o Luxa hoje, falando que pretende ficar em 2010 no Palmeiras pra dar continuidade ao planejamento.
Meu Deus, se não ganharmos hoje do Colo Colo, nos resta apenas o BR09.
Que planejamento ele esta falando? é complicado, pelo que ja vimos a ns/ direção pretende mante-lo até final do contrato, mesmo porque, não tem no mercado outro tecnico disponivel neste nivel, exceção ao Felipão.
Torço pra ganharmos hoje no Chile e seguirmos na Libertadores, acho que a diretoria ja esta trabalhando na reposição daqueles q naum renovarão contrato metade do ano para fazermos um bom campeonato brasileiro neste ano.
Temos que apoiar, não tem outro jeito.

Acho que um importante, e até agora sem resposta, ponto aqui é: o quanto o Palmeiras, seu presidente e dirigentes, medem, cobram e orientam o trabalho de VL e sua comissão técnica?

Alguma chance de termos esta resposta?

Abraço,
FC

O Luxa está enganando a todos nós, inclusive ao Beluzzo. Já que não vem Felipão, manda esse tranqueuira para os gamb´ás e contratem o Mano Menezes, pelo menos com ele o time tem vergonha na cara.

Ele teve o ano todo de 2008 para planejar 2009.Inclusive olhando melhor as categorias de base do Palmeiras.O problema é que ele não sabe trabalhar com elas.Ou a Traffic prefere que ele não trabalhe com ela e ele obedece?E,”não sei por que”,não gosta dos jogadores que vieram da base do Palmeiras.(O Marcos só tá aí,pq se ele tirasse o Marcos a torcida coloca ele pra fora a tapa)O Pierre,dizem que ele diz pra todo mundo que preferia o Jumar.Cabe a ele ensinar ao Pierre a jogar mais ofensivamente,a bater de longe,de fora da área,assim como o seu Muricy faz com todos os atletas do Bambis.Vide Jean,Hernanes,Richarlyson.Todo mundo neles chuta e chuta bem de fora.Até zagueiro.Imagino a base do elenco passado,bem treinada,com alguns reforços deste ano,o Palmeiras teria um time fantástico.

Se ficarmos com ele,ano que vem ele vai dizer a mesma coisa,que o elenco está sendo preparado para um trabalho a longo prazo.
Tá na cara ele quer dar no pé e ganhar uma grana.

Pra ele é confortável trocar o time todo,por mais que digam que existissem alguns come dorme no elenco passado,mas pra mim,muito disso é culpa do treinador que não tem controle do grupo.
O Palmeiras é o campeão mundial de cartões amarelos bestas.Que controle de grupo é este que os caras vivem fazendo bobagem e desfalcando o time.

O futebol hoje é profissional demais,é preciso controle total do grupo.Físico,mental e técnico.
Um detalhe pequeno que escape(como desfalques bestas por cartões por exemplo) e o grupo e o projeto vai para o espaço.

Acho que o Palmeiras precisa de um trabalho PROFISSIONAL de verdade.Os exemplos europeus todo mundo conhece.A diretoria então nem se fala.Tá na hora de implantar estes modelos profissionais no Palmeiras.

Sds.

Vc está absolutamente certo.
E o que é pior, os trÊs que ficaram só estão ai hoje por sorte nossa, ou azar deles.
O marcos, todos sabemo, vai se aposentar no palmeiras.
O Diego custou caro… e só sai daqui se a Traffic conseguir uma fpabula por ele.
O Pierre teve proposta e foi um dos poucos que seguramos, à custa dos que sairam.

….

E os destaques daquela campanha???

Alex Mineiro saiu porque não quiseram segurar.
Kleber porque demoramos a PLANEJAR sua contratação.
Henrique e Valdivia forma vendas mal sucedidas (lucramos pouco por jogadores que eram parte da espinha dorsal do time)
Gustavo, Elder, Wendel… foram alijados do time por luxa.

Cara… em todo tipo de trabalho se é cobrado por resultados

Como o luxa consegue ficar impune??????

Nessa comparação o pulo do gato é a categoria de base.

Se já não tinhamos lá grande tradição em formar jogadores, agora, com a parceria, é ilusão revelar..

O Palmeiras tem falhas na formação do elenco.. é evidente que gosto do time leve e veloz.., mas, qdo jogamos no sufoco, p. virar jogo, existe uma desorganização tática tremenda.. por culpa do Luxa? evidente que sim.., mas não temos no elenco jogadores capazes de mudar o jeito de jogar…

Nesse sentido, um garoto centro avante da base, estilo trombador (muito mais facil de formar) seria útil no elenco… no fim do jogo, qdo as coisas não vão bem, a torcida fica impaciente e quer a bola lançada p. area, qualquer bola trocada o time é vaiado.. então, o que fazemos mandamos a bola p. area e quem tá lá? Lenny..

Veja no elenco.. temos um cara que sabe lançar: Clayton Xavier.. e um cara que sabe cabecear.. Diego… nem os zagueiros sabem cabecear… é muito pouco p. um time grande…

Resumindo, nem vejo como problema principal os que sairam do time, mas a reposição não deve ser feita somente por nome de jogador, mas pelo estilo de jogo… assim, não dá pra jogar com dois zagueiras de identica caracteristica (danilo e mauricio) ambos lentos e fracos na bola alçada… precisamos de um com mais recuperação..
não dá p. ter no elenco só primeiro volante.. a figura do segundo volante que sabe marcar e sair jogando é mais revelada no mundo..e não temos nenhum.. o Clayton faz as vezes, mas é um desperdicio…

Se promovessemos da categoria de base, tres garotos.. um zagueiro leve, um segundo volante e um avante trombador… independente do nome, da bola que jogam.. poderiamos ter opções que não temos hoje

Os comentários estão desativados.