Categorias
Resenha dos Jogos

Pós Jogo Palmeiras 1×1 Sport: frustração e o cinismo do anti-herói

Por Vicente Criscio

O Palmeiras empatou com o Sport em 1×1 no Palestra Itália nesta quarta-feira.

Frustração. Não existe melhor palavra para o resultado desta quarta-feira e para a cara de cada torcedor que saía do estádio. 

E assim este demorado post é dúbio, contraditório. De um lado, há um palmeirense extremamente frustrado com a incapacidade desse elenco, dessa comissão técnica, desse treinador e dessa diretoria de futebol em fazerem esse time jogar uma Libertadores da América.

Por outro lado, a classificação ainda é possível. E há sempre um palmeirense que ainda acredita.

Por isso o post tem dois lados: um – em homenagem ao positivismo do palestrino crente, o post enxerga as coisas do lado positivo, construtivo, com um futuro favorável às nossas aspirações. Estilo o personagem Harvey Dent, de Batman.

Outro tem a alma sombria, amarga, pessimista, cética do personagem Duas Caras.

Você leitor escolhe com qual se identifica. E temos um terceiro, que na verdade tem mais a ver com minhas crenças nesta noite.

I. AINDA TEMOS CHANCE

Com 4 pontos ganhos e faltando duas rodadas o Palmeiras ainda depende de si mesmo. Pode fazer mais 6 pontos e chegar a 10. Nesse caso, na pior das hipóteses, tiraria a vaga do Colo Colo, no saldo de gols. Para isso terá que ganhar, e bem, da LDU na próxima terça-feira e depois vencer o Colo Colo em Santiago. Na combinação dos resultados precisará ter melhor saldo de gols (do que o Colo Colo ou do que o Sport, dependendo do próximo jogo entre as duas equipes).

Quanto ao jogo de hoje, o adversário entrou com a clara intenção de sair com um empate. Teve um ataque na partida inteira, aos 45 minutos do 1o tempo e fez o gol no único vacilo da zaga.

Demos azar. E tivemos ainda um gol mal anulado, quando o jogo ainda era 1×0.

Pena, ainda dá!!

II. ASSIM NÃO VAMOS LONGE

Um ponto ganho em seis pontos disputados dentro de casa. Esse desempenho por si fala tudo. Libertadores – já dizia Felipão (aquilo sim é que era técnico) – se joga assim: vitória em casa a qualquer custo. E tenta-se amarrar um empate fora. Se vencer, é prêmio.

Além disso jogamos um 2o tempo contra um time velho na idade e na forma de jogar. E tivemos duas chances reais de gol. Uma com Diego Souza batendo uma falta muito bem defendida pelo goleiro Magrão (que está lá prá isso, diga-se de passagem).

Outra, a bola do jogo, aos 43 minutos do 2o tempo, Diego Souza desperdiçou, em cabeçada livre dentro da área.

Ou seja, duas chances em 45 minutos com a torcida empurrando e contra 10 jogadores do outro lado, onde um deles era Paulo Baier, um peso morto em campo.

Time que não sabe vencer em casa não passa da 1a fase. E se passar, tem que se reinventar para ter uma sobrevida na competição. Quer apostar? Jogue a moeda pro ar: cara, passa prá segunda fase. Coroa, não passa.


III. CINISMO DO ANTI-HERÓI

Podem me chamar de cínico! Não me importo. Uma semana atrás eu era pura excitação. E hoje sou pura frustração. Então meu cinismo se explica.

Também porque tenho um certo apreço pelos anti heróis. Principalmente aqueles que encaram a soberba dos “bons moços”, dos heróis, dos ídolos, dos fanfarrões, com muito cinismo.

Então meu cinismo eu dirijo àqueles que se encaixam nesse perfil. Aí vai:

Tomara que eu esteja errado, mas esse Palmeiras que eu assisti hoje, que é o mesmo de quarta-feira passada, que é o mesmo de um mês atrás quando perdeu em casa pro Colo Colo e antes prá LDU, não passará dessa fase. Pode esquecer.

E se passar, não chega por exemplo nas semi finais.

Por quê? Porque a data da mudança era hoje. Não era quarta-feira passada. Era hoje, porque a vitória consolidaria a aparente mudança de postura conseguida com a vitória heróica em Recife.

E não conseguiu.

Ok palmeirense otimista, desculpe se jogo água gelada nessa fervura. Até porque a primeira pergunta do meu filho quando entrei em casa hoje foi: “ainda dá né pai?”.

E minha resposta foi: “dá, tem que ganhar as duas ou dependendo dos resultados, uma vitória e um empate”.

Mas dá prá confiar em uma vitória retumbante sobre a LDU? E se conseguir? Dá prá esperar um desempenho digno de um candidato ao título, uma espécie de Barcelona da América do Sul, jogando em Santiago contra um Colo Colo motivado?

E se passar? Vai pegar quem? O Cruzeiro embaladíssimo no Mineirão? O Boca, que está atropelando os adversários diretos? Meu Deuz, como passar por esses times se não conseguimos vencer em casa um time que tem Paulo Baier jogando com a 10 e outros que nem é bom citar.

Espero estar errado. Vou torcer muito para estar errado.

Estarei terça que vem no Palestra e seguramente sairei com a voz rouca, como saí hoje. Mas esta noite eu já começo a me preocupar com a seguinte pergunta: temos time para ganharmos o Brasileiro?

Saudações Alviverdes!

187 respostas em “Pós Jogo Palmeiras 1×1 Sport: frustração e o cinismo do anti-herói”

Queiram ou não, a batata do Luxa ja esta assando faz algum tempo.

Depois disso, tivemos o sr.Luxa na copa dos campeões 2002 sendo eliminados pelo Payssandu.Logo após essa eliminação o sr.Luxa desmontou o time todo do Palmeiras.
O luxa perdeu pro ASA de Arapiraca.

Não estou dizendo que quero o Murtosa de volta(só com o Felipão junto).Mas tem muita gente que o critica e esquece que ele foi campeão com o Palmeiras e em um campeonato que nos levou a libertadores.
Também não digo para contratarmos o Celso Roth(embora eu ache que com o tempo ele ainda será um grande treinador),mas temos que ser justos,o cara não foi campeão da libertadores com verdão porque fomos roubados.
O Luxemburgo teve direito aos maiores esquadrões do Palmeiras.Na era Parmalat,teve times fantásticos,mas não ganhou a libertadores.E isso porque ele tinha times que hoje em dia seriam praticamente a base da seleção brasileira.
Acho que o tempo dele no Palmeiras já foi.E foi lá em 96.
Só um outro detalhe.Alguém comentou aqui que o Abel só ganhou o Mundial com um time montado pelo Muricy.
O Abel Braga ganhou a libertadores 2006 com o Inter em cima do SP do Muricy.E depois ganhou o mundial em cima do Barcelona e a a recopa sulamericana em 2007.Títulos esses aliás,que ele ganhou com Fabiano Eller rebaixado com o Palmeiras em 2002 e com o Indio que está lá até hoje.E é ídolo do time.O mesmo Indio que quando saiu do Palmeiras,teve um diretor da era musgamba que disse que ele espumava pela boca.E que tava com o Diabo no corpo.Olha o nível da nossa diretoria na época.
Disseram também que o Autuori só tinha ganho um brasileiro pelo Botafogo.Ele é bi-campeão da libertadores em 97 pelo Cruzeiro e 2005 pelos bambis e neste ano foi campeão do mundo também contra o Liverpool.
Só pra fazer justiça.
E eu nem sou muito fã deles.Mas são treinadores de cumprir contrato,pra trabalhos a longo prazo.E que adoram trabalhar com a base dos times em que estão.Fora que não estão toda hora metidos em polêmicas.Não ficam dando pitacos no time dos outros.E os seus resultados falam por si só.
Tem alguém que falou que não gosta do Mano Menezes,eu respeito.Mas acho que ele foi para o time errado.Acho que no Palmeiras ele tem tudo para ser campeão de tudo.Perfil,cabeça,é inteligente,trabalha com a base,sabe montar ótimas defesas.Os gambás estão invictos a muitos jogos.E olha que o time dele é sofrível.Não tem metade do que a Traffic investe no Palmeiras.
E o Muricy então?O que ele dá de lucro ao time que trabalha é brincadeira.Um jogador que ele revela paga todo o investimento na base durantes uns 5 anos.Temos vários exemplos de jogadores revelados por ele,ou que ele fez jogar muita bola.
Quanto mais revelarmos garotos bons,menos dependentes seremos da Traffic.E mais lucro teremos na venda.
No momento todos estes são inviáveis?Alguns sim,outros não.
Mas, vou parar de falar dos técnicos dos outros,afinal temos o “ESTRATEGISTA” o Sr.Reitor Luxa.Que vai nos dar um lucro enorme ganhando outro campeonato paulista.Ótimo,vou comemorar,ganhar dos principais rivais é sempre bom,mas seria melhor em torneios mais importantes.
Fora o “Lucro Enorme” que vai nos dar quando vendermos as “jóias” que ele vem revelando em nossas categorias de base.

Sds.

As pessoas que comentam no 3VV são inteligentes.Vão entender o que quero dizer.
É só pra colocar as coisas nos seus lugares.

Como treinador,o Murtosa só disputou um campeonato inteiro pelo Palmeiras. E foi o campeão da copa dos campeões.Aquele torneio que era disputado no meio do ano 2000,pelos campeões estaduais ou regionais.Título esse,aliás,em cima do mesmo Sport.Depois ele foi atrás do Felipão.Este título nos levou de volta a libertadores em 2001.Libertadores essa que não ganhamos porque fomos assaltados na Argentina por um juiz(Ubaldo Aquino) na semifinal contra o Boca.Nessa excelente campanha da libertadores de 2001 nosso treinador era o Celso Roth. Roth que de lá pra cá só evoluiu.Pelo menos pra mim.Conseguiu brigar até a última rodada pelo título brasileiro/08 com um time ridículo do Grêmio.Depois disso, tivemos o sr.Luxa na copa dos campeões 2002 sendo eliminados pelo Payssandu.Logo após essa eliminação o sr.Luxa desmontou o time todo do Palmeiras,mandou o Magrão de volta pro São Caetano,enfim,fez o time que ele quiz(Também quem ia interferir?O musgambá não entende nada de futebol mesmo!)
Ou seja,ele fez todo o “pojeto” para o brasileiro de 2002.Depois de todo esse desmanche,ele deu um bico nos fundilhos do Palmeiras na primeira rodada e foi embora para o Cruzeiro.
Resultado,o time montado por ele entrou em parafuso,aliado a uma diretoria incompetente,e um monte de trocas de treinadores,o time foi rebaixado pra segunda divisão.A maior vergonha da história da Sociedade Esportiva Palmeiras.
Culpa do Luxa?Também.Acho até que principalmente.Mas muito também da geração Musgambá que permitiu que ele tivesse liberdade pra ser o “manager”.
Espero e confio que a diretoria atual do Palmeiras saiba controlar as sandices dele.Ele já montou e desmontou dois times.Tenho certeza que não vamos cair de novo.Mas ele com liberdade total já mostrou que é perigoso e pouco confiável.Amanhã,aparece outro “Cruzeiro” e ele vai embora de novo.

As pessoas que comentam no 3VV são inteligentes.Vão entender o que quero dizer.
É só pra colocar as coisas nos seus lugares.

Como treinador,o Murtosa disputou um campeonato inteiro pelo Palmeiras só.E foi o campeão da copa dos campeões.Aquele torneio que era disputado no meio do ano 2000,pelos campeões estaduais ou regionais.Título esse,aliás,em cima do mesmo Sport.Depois ele foi atrás do Felipão.Este título nos levou de volta a libertadores em 2001.Libertadores essa que não ganhamos graças a um assalto a mão-armada de um certo Ubaldo Aquino contra o Boca na Argentina.Nessa excelente campanha da libertadores de 2001 nosso treinador era o Celso Roth.Q

Infelizmente, estou sem tempo de ler todos os comentários…Li alguns e vou tecer os meus, de maneira objetiva:

– Não havia a menor necessidade de o K9 cometer aquela falta. O time esteve bem postado na defesa durante todo o primeiro tempo, a única chance que o Sport tinha seria uma bola parada. E ela veio em uma jogada despretensiosa perto da linha do meio de campo. Aff…

– Falando das faltas: nesse tipo de jogo, onde o adversário vem para frear o jogo, não se pode ser tão incisivo na marcação. Ainda mais quando o time adversário não é um benchmark de técnica e habilidade. Basta cercar e dar o bote na hora certa.

– Se é para darmos oportunidade de eles fazerem cera, que o façamos chutando a gol, e não cometendo faltas bobas, inclusive de ataque.

– Aliás, time que não chuta a gol não ganha jogo. O Palmeiras chutou muito pouco para quem precisava ganhar. É pura estatística, quem chuta mais, erra mais, mas também marca mais. Esse não era o jogo para esperarmos as chances claras de gol, pois elas dificilmente apareceriam.

Eu ia tecer um outro comentário sobre o perfil dos jogadores brasileiros, mas acho que soaria muito ofensivo, então eu prefiro não fazê-lo. Vicente, se você quiser saber eu te conto por e-mail depois (não é nada sério, mas não quero ser mal interpretado).

Agora temos que torcer para o Sport vencer o Colo-Colo…é melhor do que um empate, pois assim podemos nos classificar com um empate fora na última rodada, dependendo do saldo de gols. Vamos torcer, a vaca tá com 3 patas no brejo já…mas ainda dá…

Abraços palestrinos a todos.

Concordo plenamente. Eu até acredito que iremos passar pra próxima fase – LDU fora da altitude é brincadeira e desde quando chileno sabe jogar bola? (Valdivia, ô saudade) -, mas pegar qualquer time +/- esse time não passa. Espero estar enganado. Agora, enquanto evandro (não dividiu uma bola), capixaba, marquinhos, sandro silva, etc. vestirem essa camisa gloriosa, terei medo.

Abraço palestrino

Para quem acha que sem Luxa não dá, quem é o técnico do Inter-RS? E do Cruzeiro? Bianchi? Felipão? Rinus Michels? Com uma diretoria incompetente e que não gosta de futebol (Mustafá e Gianinni), realmente um técnico meia boca não vai prá frente; é necessário um bam-bam-bam. Com uma diretoria que gosta de futebol, mas é incompetente (Della Monica e Palaia), idem. Mas com uma diretoria forte como a atual (Belluzzo, Cipullo), acho que o técnico é mais uma peça da engrenagem. Um técnico razoável e sério, bem sustentado por uma diretoria de peso, é mais que suficiente.

Acho que o Palmeiras dança no Paulistão mas por incrivel que pareça se classifica na Libertadores…

Olha Valter quero muito que aconteça isto mas não acredito que vamos se classificar pra segunda fase não e se classificar como fica? Os cara não conseguem ganhar em casa que é fundamental imagine fora. Espero que o verdão ganhe do Santos. Pq se não ganhar a casa cai de vez

Marcelo entendo perfeitamente a sua revolta eu quero ganhar a Libertadores acho que o clube não se preparou pra isto, tiraram o fogo no começo da competição dizendo o que era objetivo o Brasileiro que ha 15 anos não ganhamos até concordei mas eu queria o Bi-campeonato da libertadores. Assim como vc tambem não estou contente, mas como esta complicado nossa situação que venha o Paulista.

Rogerio, é isso mesmo.
Quem sabe mais pro final do mês, não estamos aqui falando do título Paulista e tambem da classificação para a Libertadores dia 29/04 contra o ColoxColo.
Tudo é possivel, basta o Luxa e o time querer.
Abs.

Rogerio, respeito suas idéias e sua boa vontade com nosso técnico, mas, na minha maneira de ver, ganhar APENAS um Campeonato Paulista é muito pouco… no fundo, tanto faz ganhar ou não um campeonato que não classifica para nada, ou quase não tem reconhecimento internacional.
Um campeonato que, se ganharmos 1 em cada 3 ou 4 já estará de bom tamanho…
Diferentemente de um Brasileiro, uma Copa do Brasil, uma Libertadores, uma Copa Sulamericana e um Campeonato Mundial.
Entende o que eu quero dizer?
Se já ganhamos o Paulista, passemos para um Brasileiro… ou uma Libertadores.
Se em dois anos não ganhamos nenhum título importante, aí o Paulista passa a ter significado (como o do ano passado… muitos anos sem ganhar nada, aí vale).
Não acho que um clube como o Palmeiras precise de slogans do tipo “yes, we can”… o qual concordei com alguns outros amigos que disseram que esse tipo de “incentivo” é coisa de boliviano para ganhar de brasileiro, coisa muito diferente do nosso Palmeiras vencer o Sport, ou o Colo Colo… ou a LDU.
Talvez eu seja da “Torcida do Amendoim”… sempre querendo mais…
Mas não gostaria de ser da “Torcida do Sorvete de Creme”, que acaba se contentando com campeonatos menos importantes.
O perigo disso é nos acostumarmos apenas com esses títulos e nos tornarmos um “time sem passaporte”. Imagina de quem estou falando?
Mais uma vez, Rogerio, não estou aqui criticando sua postura, mas apenas colocando a minha maneira de pensar nesses 45 anos que amo o Palmeiras.
Abraços

Olha acho que a mancada maior ai foi do Edmilson que falhou no lance do gol do Sport

Adeus Libertadores! E, sábado, adeus Paulistão! Esse time do Palmeiras, a cada dia, está pior. Um time sem consistência, no qual o displicente e lento Diego Souza desponta como “craque”. Tamos frito!

Eu acho inaceitável a forma imbecil com que jogamos pela janela a vitória contra o Sport. Já falei e repito: Se o Luxa soubesse jogar libertadores, deveria ter mandado o palmeiras ficar tocando a bola para desentocar o sport quando fizemos 1 a 0. Aí o que aconteceria? O Sport teria que sair de dentro do gol deles para tentar pegar a bola da gente e os espaços para ampliarmos o placar apareceriam naturalmente. Mas nós resolvemos atacar na base do bumba-meu boi, dando os rebotes pro sport toda hora, deu no que deu: o empate que tanto eles queriam! O segredo é ter um técnico que saiba jogar libertadores e isso nós não temos. Temos o rei dos brasileirões e paulistas, mas coadjuvante de libertadores.

Cara vamos pra cima dos lambaris verdão na final do Paulista contra os bambis eu acredito

Pessoal temos que ter um time melhor,no paulista Mogi Mirim,Marilia,etc fazemos 2,3 gols em 10 minutos,agora o buraco é mais embaixo,
Libertadores os times são melhores,na semi do paulista também.

Pessoal temos que ter um time melhor,no paulista Mogi Mirim,Marilia,etc fazemos 2,3 gols em 10 minutos,agora o buraco é mais embaixo,
Libertadores os times são melhores,na semi do paulista também.

Valter Rodrigues concordo com vc com o Luxa ta ruim? imagina quando estavamos com o Caio Jr, Picerni, Candinho, Marcelo Villar e outros o cara ganha bem, ganha mas a diretoria que paga e se hoje o cara ganha muito é porque fez por merecer, tem errado tem sim, mas não vejo um tecnico a altura dele pra dirigir o verdão. Nos ultimos 15 anos só dois tecnicos foram campeões no verdão Luxa e Felipão, mas como o Felipão não vem que fique o Luxa.

Marcelo eu não concordo que o Paulistão é um baita prêmio de consolação não, eu prefiro mil vezes ganhar este Paulistão do que não ganhar nada e lembrando em 1993 foi o Paulistão que nos tirou da fila assim como em 2008 saimos da fila pelo mesmo Paulistão é um campeonato tradicional e quem não quer? Eu prefiro o Sorvete de creme do que nada.

Se o empate resultou em toda essa discussão, imagina se tivessemos perdido.
Apesar dos pesares, sou favoravel a manutenção do Luxa ate o término do contrato e se ganhar o Brasileirão talvez até renovar.
Acredito que podemos ganhar muitos títulos com o Luxa.

Boa tarde, amigos…
Depois de todo o estresse durante a noite de ontem a manhã de hoje, voltei e li os comentários…
Gostou da idéia pro Evandro, Cunio?… rss
Agora, falando sério, muitos amigos estão na bronca porque uma parte de nós – eu me incluo nesses – está na bronca com o time e com a comissão técnica.
Me desculpem, ma é difícil de imaginar que depois desses últimos jogos o Palmeiras volte a jogar tudo o que não vem jogando… tirando o jogo no Recife, onde valeu mais o coração do que a técnica.
Li em um comentário a excelente pergunta: porque o Sacconi não é da Traffic? Se fosse, aposto que teríamos um outro meia para ajudar quando a coisa ficasse complicada.
Muita gente diz que seria bom o Sport vencer o Colo Colo…. eu quero exatamente o contrário! Afinal, o Sport termina esta fase jogando contra a LDU em Quito, na altitude… E assim podemos depender de um empate contra o mesmo Colo Colo em Santiago.
Ou será que estão achando que os chilenos vão jogar tão mal como nós jogamos aqui contra eles?
É claro que não deixarei de acreditar até o fim, mas que ficou muito difícil, isso ficou.
Já o Paulistão é um baita de um prêmio de consolação…
Enquanto os brasileiros avançam na Libertadores e os grandes clubes brasileiros vão seguindo na Copa do Brasil, nós vamos ficar correndo prá ganhar o sorvete de creme… aquele puta coisa sem graça.
E para o Brasileirão 2009??????
Quem pode vir?
Quem pode sair?
Quem DEVE sair?
Precisamos de:
01 lateral direito;
01 bom zagueiro;
01 volante que passe bem a bola;
01 meia “com segurança”;
01 atacante “trombador”;
01 técnico atualizado e que goste de treinar…
Será que é muita coisa?
Ou então ficaremos só com o Paulistão… se ficarmos…

Perfeito Vicente. Concordo em gênero número e grau. Meus 3 lados falam a mesma coisa. Abraço ae

Os comentários estão desativados.