Categorias
Arenas

Série Arenas Esportivas – sala de conferência e zona mista


Da Série Arenas Esportivas 
Recomendações e Exigências Técnicas FIFA
  
Por Claudio Baptista Jr.*


Pessoal,

Hoje falaremos do item 8.4 e 8.5 sobre salas de conferência de imprensa, zona mista e postos de entrevistas rápidas.

Segue em negrito o posicionamento dos temas desta publicação perante o conteúdo total:

1 Decisões preliminares.
2 – Segurança.
3
Orientação e estacionamentos.
4
Áreas de jogo.
5
Autoridades e jogadores.
6 – Espectadores.
7
Hospitalidade.

8 – Mídias.
8.1 Tribuna de imprensa e postos de trabalho dos comentaristas.
8.2
Estúdios de televisão.
8.3 – Centro de mídia dentro do estádio.
8.4 – Sala de conferência de imprensa.
8.5 – Zona mista e postos de entrevistas rápidas.

8.6 – Instalações para fotógrafos.
8.7 – Dispositivos para a Copa do Mundo da FIFA.
8.8 – Instalações para a televisão.
8.9 – Escritórios de credenciamento.

9 Iluminação e alimentação elétrica.
10
Telecomunicações e espaços complementares.

8.4 – Sala de conferência de imprensa.

A sala de conferência de imprensa deve medir ao menos 100m². Deve ser equipada com uma centena de cadeiras, possuir um sistema de sonorização adaptado e poderá ser utilizada em momentos que não ocorram partidas.

De um lado da sala, de preferência do lado da porta de entrada após os vestiários, um “cenário” deve ser instalado para treinadores, jogadores, representantes de mídia e interpretes (se for o caso). É conveniente também colocar um cenário de fundo que seja facilmente modificado.

Do outro lado da sala, em face ao cenário de entrevistas, deve ser instalada uma plataforma para receber as câmaras com tripés para ao menos dez equipes de televisão. Uma caixa de conexão para computadores centralizada deve ser instalada a fim de evitar que um grande número destes fiquem em frente aos jogadores. Um sistema de sonorização de ponta com gestão centralizada do som para a televisão e rádio também deve estar disponível.

A sala de conferência de imprensa deve ser facilmente acessível após os vestiários e desenvolvida como um pequeno teatro com cada fileira um pouco mais alta do que a da frente. Para partidas de mais importância, é conveniente prever três cabines para os interpretes.

8.5 – Zona mista e postos de entrevistas rápidas.

Zona mista.

Todo estádio novo deve conter uma zona mista que compreende um vasto espaço situado entre os vestiários dos jogadores e a saída na frente da qual os veículos esperam as equipes que sairão do estádio. A finalidade da zona mista é de permitir aos representantes das mídias de falar com os jogadores e de entrevistá-los no momento da sua passagem. É essencial que as mídias e os jogadores tenham acesso a zona mista por vias diferentes.

A zona mista deve ser grande o suficiente para aproximadamente 250 representantes de mídia com suas câmeras e técnicos e deve ser isolada do público. Deve se encontrar em um local abrigado permanentemente ou poder ser coberto na ocasião de realização de partidas mais importantes. Para estas, a zona mista deverá ser separada do espaço reservado às mídias.

A superfície necessária variará em função da importância da partida, mas deve ser de ao menos 200m². Para trabalhar em boas condições, um jornalista deverá ter a disposição 2,5m². A zona mista poderá ser utilizada em outras atividades nos dias em que não ocorram partidas.

Postos de entrevistas rápidas.

No mais alto nível do futebol, as difusoras são mais e mais exigentes e necessitam de instalações cada vez mais modernas. Uma dessas exigências diz respeito a postos de entrevistas rápidas utilizadas ao vivo diretamente após uma partida ou entrevistas com treinadores em início ou na pausa do meio tempo. Estes postos devem ser situados entre os vestiários e o gramado. O ideal seria um espaço, talvez dois, dentro do túnel que leva ao gramado.

Semana que vem continuamos com a 8ª parte.

Até lá.

Claudio Baptista Jr.

—-

*Claudio Baptista escreve todas as 5as feiras; o post acima foi baseado
em documento da FIFA que fala sobre recomendações e exigências
técnicas para arenas esportivas e adaptado para a realidade do nosso
mercado; reprodução permitida mediante  explícita divulgação do autor
do post, do site da FIFA e do blog Terceira Via Verdão e seu link.

4 respostas em “Série Arenas Esportivas – sala de conferência e zona mista”

belo post..

alguma novidade sobre a arena palestra italia??

abracs

Esta Série Arenas Esportivas faz com que a gente sonhe com a nossa, isto é, quando leio cada post me sinto dentro da nossa arena.
Na Revista Construção e Mercado tem uma entrevista com o Presidente da WTorre, onde entre outros assuntos, ele fala sobre a nossa arena, legislação que emperrou a aprovação, mas tambem esta crente que a liberação para o Palmeiras deve sair em 60 dias.
site:http://revista.construcaomercado.com.br/negocios-incorporacao-construcao/93/artigo130190-1.asp

Os comentários estão desativados.