Categorias
Notícias

Série Planejo, Logo Existo: a operação de ingressos com segurança e elegância


Por Vicente Criscio

O torcedor do Palmeiras que for ao Palestra Itália na próxima 4a feira verá uma novidade nos ingressos para o jogo.

A Outplan, empresa que controla a Futebol Card e que recentemente ganhou a concorrência para fazer a gestão dos ingressos e do acesso ao Palestra Itália. A Outplan colocará um tipo de ingresso que terá uma imagem do artista Túlio Fagim na frente do ingresso.

A ideia, trabalhada pela Diretoria de Marketing do Palmeiras em conjunto com a empresa, é não só fazer o ingresso para todo o estádio ser mais seguro e à prova de clonagem, mas também transformar o ingresso da partida em algo “cult”, algo desejável e portanto passível de ser um objeto de colecionador.

PRIMEIRA QUESTÃO: SEGURANÇA

Um dos pré requisitos exigidos pelo Conselho de Orientação e Fiscalização para a aprovação da proposta vencedora da concorrência de ingressos, era a questão da segurança. O COF sugeriu fortemente que a empresa vencedora tivesse um sistema que, além de possui a tecnologia mais atual em termos de segurança nos “tickets físicos” (evitando assim clonagem) ele ficasse preso na catraca, para se garantir a contagem física.

Talvez essa última demanda tivesse um pouco de exagero, uma vez que o setor Visa, só prá citar um exemplo muito próximo ao Palmeiras, não retem nenhum ingresso físico e se mostra como um sistema absolutamente eficiente do ponto de vista de segurança.

De qualquer maneira a Outplan tinha que modificar seu sistema para reter o ticket emitido em suas catracas. Além disso o ticket tinha que mudar a sua confecção, não podendo ser mais uma espécie  de papelão não rasgável – caso do jogo do Botafogo – para uma espécie de plástico mais resistente.

Para este jogo contra o Sport é este o ingresso que será vendido para todo o estádio (exceto o setor Visa, que tem uma operação baseada no cartão de crédito). O bilhete físico entrará na catraca e ficará retido, emitindo apenas um “canhoto” como recibo do cliente (veja as imagens abaixo com os ingressos contra o Botafogo e contra o Sport, frente e verso).

O USO DA IMAGEM DO INGRESSO FÍSICO

A Diretoria de Marketing identificou aí uma oportunidade. Primeiro para deixar o ingresso mais “estiloso”. Contatou o artista Túlio Fagim – http://www.tuliofagim.com.br/ – e pediu um desenho como piloto.

Para este jogo ainda será usado um esquema provisório. A Outplan está ajustando o processo às demandas da SE Palmeiras e portanto irá reter o ingresso. Por outro lado a empresa promete disponibilizar seu pessoal de apoio para distribuir estes ingressos na saída do jogo, para quem pretende guardar o tíquete e, quem sabe, se a ideia vingar, iniciar a coleção dos “cards”.

Vale lembrar que o uso do ingresso para imprimir propaganda não é novidade. Mas o que é uma novidade aqui – pelo menos dentro do futebol brasileiro, salvo uma ou outra exceção – é o uso desse espaço para cultuar o jogo, para criar uma nova propriedade que não pretende explorar o valor comercial por si, mas gerar uma espécie de objeto de desejo a mais no ingresso físico. Pretende-se ainda usar a imagem de jogadores do elenco, combinada com gravuras de Túlio Fagim, para estampar os ingressos da atual temporada.

Tudo isso ainda em fase de piloto, testando o modelo, verificando se há aderência com as aspirações do torcedor, ao mesmo tempo que se ajusta um importante processo dentro da “cadeia de valor” do futebol. Aqui vale a máxima: o processo tem que ser seguro e com conveniência para o torcedor. Mas se for elegante, por que não?

Recentemente recebi um email de um leitor do 3VV, Marcelo H. de Paula Alves, de Ribeirão Preto, enviou um email comentando que seu filho colecionava ingressos de jogos do Palmeiras. Marcelo, seguramente esse ingresso você vai querer guardar também.

Saudações Alviverdes!

12 respostas em “Série Planejo, Logo Existo: a operação de ingressos com segurança e elegância”

Estive sábado no jogo contra o Santos e no final do jogo não vi ninguem distribuindo os ingressos de volta, a bem da verdade tambem não corri atrás porque nem estava com cabeça para pensar nisso.

Agora o que eu não entendi é porque fazer um ingresso tão bonito se ele fica retido e o torcedor fica só com um canhoto (na verdade um pedacinho de plástico) ? não seria mais lógico fazer o contrário ? o canhoto ficaria retido e o ingresso em si ficaria com o torcedor.

ACABEI DE TROCAR O INGRESSO

Infelizmente, no CANHOTO, não consta o jogo, apenas o valor do ingresso, a data e o seguro Itaú….espero que realmente devolvam o ingresso no fim do jogo….

a idéia é ÓTIMA, porque o canhoto é pequeno, ocupa menos espaço pra guardar, e tem mais cara de Palmeiras, pois é todo personalizado….mas tem que constar o jogo po, se não não tem muito sentido guardar o ingresso…

Gostei da idéia de “estilizar” os ingressos.
Espero que mais tarde, a catraca não retenha eles.
Pois, pra quem coleciona (como eu e tantos outros) precisa ter as informações dos jogos.
Até no Setor VISA é possível guardar o recibo.

Vontade de fazer, percebemos que tem! E isso é bom. Esperamos que ajustes sejam feitos até chegar no ideal.

Abs

MAS NO CANHOTO TEM AS INFORMAÇÕES DO JOGO??? ADVESÁRIO, DATA E HORÁRIO? PQ SE NAO FODE, EM COLECIONO INGRESSOS, MAS SEM A INFORMÇÃO DO JOGO, PERDE O SENTIDO…

Aqui no Paraná o CAP, desde que construiram a Baixada, faz tickets assim Vicente. Mas os desenhos não mudavam rotineiramente.. As vezes era o desenho do mosaico que a torcida fez, as vezes a foto do estádio..

No do Coxa sempre fizeram com a ficha de algum jogador. Com a foto dele e suas características.

Seria legal se a diretoria, através do Jota, dispobilinizasse alguns ingressos com fotos e histórias curtas sobre os ídolos do clube. Algo que não deixa a torcida esquecer o ídolo, e uma forma do Jota contar alguns trechos de seus magnificos causos via ingresso.

Mais uma ótima idéia do pessoal de Marketing e Planejamento, esse é o nosso Palmeiras.

Que legal esta do ingresso, bem trabalhada esta ideia. Parabéns a todos do depto de Marketing e Planejamento

interressante… tem q vingar essa ideia… se o cartao for de boa qualidade da pra guardar por anos…

pq os antigos se fosse jogo com chuva.. ele virava farelo..

abracos

Excelente idéia…
Eu ainda guardo o canhoto de jogos de 1993 pra frente e estão em estado precário. Se vingar o lance do cartão com certeza será mais um atrativo!!

Putz, eu sou um que sempre tenta guardar, mas às vezes acabo perdendo… Ingressos de shows eu tenho todos os que já fui… de jogo tenho alguns… 2 da BWA, um deles tem o logo da IngressoFácil e outro parece ser uma gravura da estação da Luz. Um é de Palmeiras x Náutico, do Brasileirão do ano passado e o outro de Palmeiras x Marília, do Paulistão de 2007. Mas tem um que é especial… da segundona… quando tiveram essa idéia de foto dos jogadores nos ingressos, e compramos um que veio com o perfil e a foto do Marcos! Está bem guardado até hoje!

Muito legal a idéia, tomara que vingue! Mas ainda gostaria de ver os ingressos saindo da era tarja magnética e indo para algo mais moderno e seguro. Talvez no cartão que prometeram coloquem um chip criptografado como já é comum nos cartões de banco.

Os comentários estão desativados.