Categorias
Meninos Eu Vi

Um Presidente que “piange”

Por Jota Christianini

Tivemos presidentes que só cuidavam de construir; outros só do futebol. Ainda tivemos aqueles que tinham objetivos políticos fora do clube.
Tivemos presidentes campeões e também aqueles que a torcida chamava de pé-frio. Tivemos aqueles que deixavam-se levar pelas matreirices dos adversários, como se ético fosse aquele que fecha os olhos para as responsabilidades do cargo que ocupa.

Tivemos os que na hora que o time estava disputando, e perdendo, partidas da maior importância eram chefes de familia dedicados, indo ao supermercado para que churrasco do dia seguinte fosse completo.

Tivemos os patrimonialistas e os meramente torcedores, os frequentadores e os mais distantes, mas nada se compara com o atual.

Enfim temos um presidente, disparadamente, o mais equipado intelectualmente dos presidentes de todos os clubes, que tem o discernimento de na mesma pessoa, dividir o torcedor do dirigente; e brilhar nas duas.

Lembro algumas passagens do professor Belluzzo.

Começa pelo episódio que o professor, ao lado do hoje conselheiro Luis Fronterotta, incentiva a todos não deixarem a saleta em que ouviam o final da vitoria do Palmeiras sobre o Cruzeiro e com isso retardar o início de um casamento; nada de mais importante se o noivo não fosse o o próprio Fronterotta.

Mino Carta, diretor da revista Carta Capital define a agenda de Belluzzo; é a tabela do campeonato, não marca compromisso com ninguém sem consultá-la.

Festa alternativa dos 90 anos do Palestra-Palmeiras; Pizzaria do Angelo na Moóca. Cantamos o hino repetidas vezes, torcedores, ex-jogadores, enfim uma festa; o filho do dono da pizzaria trás a fita cassete com os 45 minutos finais do jogo do mundial de clubes de 51, Palmeiras e “la Juve”.

Beliuzzo senta-se na mesa ao lado e ouve.

Pizza vai, vinho vem, e o professor continua lá escutando o jogo; de repente fica constrito, nervoso, esfrega as mãos.

A narração do jogo esta no final, Oduvaldo Cozzi , locutor carioca, informa que já temos 45 minutos de jogo no segundo tempo, e o Professor Beluzzo não se contém, mesmo que o jogo tenha acontecido 53 anos antes.

— Acaba logo, juiz ! olha o tempo, acaba isso!

Cozzi berra que somos campeões mundiais e Beluzzo punhos cerrados, emocionado, comemora.

Passa o tempo, Beluzzo presidente ao contar que os jogadores chegando na Ilha do Retiro cantaram o hino e jogaram a vida, na vitoria diante do Sport, emociona-se e chora.

O homem que recusou um dos maiores cargos da economia nacional para dedicar-se ao seu, ao nosso, Palmeiras, chora ao contar que viu a palestrinidade renascendo naqueles profissionais, tidos no mundo do futebol atual, como sem apego à camisa.

Enfim Luiz Gonzaga Belluzzo é um presidente palmeirense que tem a coragem de rir e chorar.

Presidente! Piangi, che noi piangeremo e sorrideremo con te!

Reveja o vídeo aqui:

25 respostas em “Um Presidente que “piange””

Grande Jota , sensacional , é de um grande orgulho saber que tem pessoas como o Beluuzzo na direção do palmeiras hoje , depois de muito tempo , anos de ‘trevas e treistezas” Hoje enfim temos Luiz Gonzaga Belluzzo.

Caramba, que texto lindo e emocionante!… O Belluzzo é incrível, quanto mais sei sobre ele mais fico encantada… E mesmo que o time não tenha conseguido uma tão almejada vitória ontem, nunca vou esquecer aquele jogo, aquela vitória, e esse momento que não vi, mas Belluzzo viu por nós…
Toda vez que vejo esse video me emociono, lembro que estava passando pela sala, meu pai com cara de choro, ele nunca chora… Perguntei o que ocorria e ele só me apontou a tv, o Belluzzo falando, o Belluzzo chorando, e então ele disse: isso sim é presidente à altura do nosso time.

Grande Jota, parabéns por mais esse texto escrito de maneira tão singular! Sensacional!!!

E a coletividade palestrina-palmeirense pode estar certa de uma coisa: o Presidente Belluzzo será um verdadeiro divisor de águas na história do Verdão!!!

Abraços do Toninho Garcia!

Obrigado, Jota. Já ouvi a narração do gol, mas ouvir o jogo inteiro será fantástico!

Zanetti, nasci no “baixo da Moóca”. Comi muita pizza no Angelo da rua Sapucaia. Essa que o Jota se refere é da rua do Oratório.

Mas a minha preferida ainda é a São Pedro, que por sinal daria causo, porque diz a lenda que os donos da São Pedro e do Angelo eram irmãos.

A 2a preferida é o Camelo, Higienópolis, onde o Wellington ( meu garçom preferido) é palmeirense verde! O maitre é o Marco, torcedor do time do Jd. Leonor. Mas o importante é ter saúde.

Abs, ainda vamos mangiare questa pizza.

Vicente

Parabéns ao Jota e Parabéns ao nosso Palmeiras por ter um Presidente assim, isso nos enche de orgulho de sermos palmeirenses.
Entendo que uma reeleição seria ótimo para consolidar tudo o que esta sendo iniciado agora no intuito de fortalecer ao nosso clube, Belluzzo merece!!! e nos agradecemos.
Abs.

dois pitacos;
Mucida;
existe apenas a fita de audio, estamos tentando obte-la e com certeza ser disponibilizada, embora o gol do Rodrigues voce encontra em varios sites, por exemplo no palestrinos.com.br.
Zanetti; a festa foi no outro Angelo, o da rua Oratorio; alias onde todos são palmeirenses também. No mais voce acertou, eu e oVicente somos da Mooca. e teremos o maior prazer em conhecer voce e falar do Palmeiras………. JOTA

Da mesma forma que o Belluzzo respondeu ao chamado da SEP e aceitou se candidatar a presidência, espero que daqui a um ano e meio ele mude de idéia e fique mais dois anos para fazer modificações ainda mais profundas.

Além disso, espero que ele consiga implementar uma reforma no estatuto que inclua instrumentos que nunca mais permitam que o Palmeiras vire refém de um bando que só pensa em seus próprios interesses.

Sobre o Mundial de 51, existe essa fita? Não há como digitalizá-la e disponibilizá-la para a Nação Palestrina?

Este sinceramente é o Presidente que eu estava esperando o cara começa com o pé direito temos que destacar que o projeto começou lá atras com o Monica e hoje esta em boas mãos com o Presidente que queriamos e esperamos. Parabéns Palmeiras por ter um Presidente como este.

Nao sei se o Belluzzo aceitaria uma reeleição, mas, competente do jeito que é, preparará um sucessor e toda a trama política para nao vermos o bom trabalho cair em mãos erradas.

Jota & Cia….

Queria (e tenho certeza que vocês também) estar no ônibus para cantar e se emocionar também! Fico só na imaginação!

Jota,

Sem dúvida este caso tem que ir para o seu livro!!!

Devo admitir que eu também me emocionei muito com este causo. Que aliás não é um caso, é o resumo do melhor que existe em todos nós Palmeirenses.

Se o nosso passado é glorioso, o nosso presente, personalizado na figura do professos Belluzzo, também o é! E certamente também será o nosso futuro!

Saudações AlviVerdes

EMOCIONANTE!! Tá louco meu!! Sorte temos nós de ter um presidente como o Prof. Belluzzo.

Você já disse tudo Jota, não tenho o que acrescentar!!

OBRIGADO PROF. BELLUZZO!!!

Que Deus de força e saúde para o Prof. Belluzzo nessa empreitada,porque os egos desse povo floresce.

Que Deus de força e saúde para o Prof. Belluzzo nessa empreitada,porque os egos desse povo floresce.

Que Deus de força e saúde para o Prof. Belluzzo nessa empreitada,porque os egos desse povo floresce.

Homens como Belluzzo não deveriam ser exceção no mundo. Tristes, esses nossos tempos…

Belíssimo Jota. Mais uma vez PARABENS!!!
Quanto ao Belluzzo, apenas uma palavra, OBRIGADO, OBRIGADO, OBRIGADO!!!!
Abraço a Todos!!!!

É pensar que aturamos o tal de Musgambá por 12 anos. Viva o Beluzzo

Que lindo causo, Jota! Falar do Belluzzo é certeza de emoção e palestrinidade, sem dúvida!

Eu sempre repito uma frase em todo e-mail ou comentário que faço a respeito dessa grande pessoa: BELLUZZO É O CARA!!!

Nunca vi um presidente tão comprometido e que ama verdadeiramente seu time do coração! Sinto muito orgulho em dizer que ele é o presidente do Verdão! E digo pra todos, encho a boca com muito gosto para falar isso!

Nos poucos meses em que está no cargo, nota-se a diferença em todos os sentidos! Estamos caminhando para o nosso lugar de origem, o TOPO, de onde jamais deveríamos ter saído! E sinto-me muito confiante e segura por tê-lo como mestre dessa mudança!

Obrigada, Belluzzo!

Obrigada, Jota, por mais esse belíssimo texto!

Avanti, Palestra!

Fiquei emocionado ao ver nosso Presidente neste vídeo! Qual Palestrino não se emocionaria ao ver o time entoando nosso hino? Não há registro desse episódio? Gostaria muito de assistir! Abraço nipônico

ops.. retificando a gafe…. onde tá Vicente, leia-se JOTA… Grande Jota!!!

Pizzaria do Angelo, a melhor pizza do mundo… Não só o dono é palestrino, como a maioria dos garçons tb são.. Nada como comer alguns pedaços de pizza no balcão…

Vicente, vc tb é da ZL, né?? Onde vc mora??
Eu moro na Rua Potá, 1 quarteirão do Shopp Anália Franco…

Um dia quero poder te conhecer pessoalmente, será uma honra!!

Vai PALESTRA!!!

Pois é Jota, e pensar que passou pela mesma cadeira um cidadão que disse que não gostava de futebol e sequer dava as caras para falar em nome do clube. Como o mundo dá voltas. Ainda bem que às vezes dá voltas e conserta.

Os comentários estão desativados.