Categorias
Corneta do Cunio

A Corneta do Cunio – Se for alpinismo, me chama que eu vou!

Por Alberto Cunio  

Cardiopatas alviverdes, espero que nenhum
de vocês estejam lendo esta coluna na UTI do Incor ou coisa que o valha. Mas
que muitos devem ter “fibrilado” na terça-feira, isso eu tenho certeza. Agora
eu lhes pergunto: para que esse sofrimento todo?

Já disse em outra oportunidade que jogar a
primeira partida em casa dá uma vantagem estratégica importante, que é a de
pegar o oponente “à meia força”, pensando no jogo da volta e não se expondo
demais. Isso nos dá garantia (quase) certa de não tomar gol em casa e poder ter
um trunfo nas mãos para o jogo nos domínios adversários. Tudo bem, conseguimos
fazer a primeira parte da tarefa, no sufoco, mas fizemos. Não tomamos gols em
casa, deixamos o pepino nas mãos de Nelsinho Batista e seu Barueri genérico. 

Chega dia 12/05, o 3VV bombando de
comentários, gente nervosa, sem dormir, se alcoolizando desde as 7h da manhã,
ouvi e vi de tudo. E passamos 90 minutos + descontos + pênaltis entre cair no
caldeirão do diabo e correr para o abraço. Graças aos céus, estamos nos
abraçando até agora. Mas poderíamos estar fervendo no enxofre. 

A única coisa que precisávamos era de 1
(UM) só golzinho naquele campo de várzea, para podermos apenas bater bola e
deixar o tempo passar. Para deixar a torcida tomar cerveja em paz. Para não
atacar a gastrite de ninguém. Para não deixar ninguém viajar de ambulância. O
genérico do Jardim Belval JAMAIS faria 3 gols na gente. Mas não… SEMPRE
resolvemos optar pelo caminho mais tortuoso. Bem que eu coloquei num dos posts
da semana… “Por acaso treinamos pênaltis? Quem seriam os batedores?”. Que
sexto sentido…

Na fase de grupos, fizemos DOIS gols lá,
fora as oportunidades perdidas. O que aconteceu, então? Que raios de tática foi
adotada, que fez o Palmeiras jogar numa retranca que não me lembro de ter visto
igual? Sinceramente, não entendi nada. Ficamos abandonados à própria sorte, que
desta vez não nos largou e colocou nas mãos do Marcos todo nosso destino. A
equipe? Jogou muito bem. Parabéns a todos. Ninguém tremeu. Goleiro, dispensa
comentários. Zaga firme, meio-de-campo pegador, ataque discreto (até demais),
mas lutador. Corajosos, mesmo na hora dos pênaltis. Mesmo o Mozart que foi
muito criticado porque perdeu. Sempre achei o fim da picada perder pênalti. Mas
vocês imaginam a BUCHA que o cara assumiu? Tomamos o gol porque não se segura
90 minutos na retranca sem ônus. Quem tomou esta decisão tática absurda então?
O dirigente falastrão do Barueri-NE que não foi.

Pois bem, escalamos na Ilha dos Gatinhos de
Pelúcia um murinho, bem baixinho, mas que o Marcos teve que fazer “escadinha”
com suas mãos salvadoras para a gente não cair de boca no chão. O próximo passo
já é um morro íngreme e pedregoso. Se passarmos, vem um Aconcágua. Que obviamente
escolheremos subir pela face sul, mais perigosa, porém de vista mais linda. Aí
chega o Everest… Será que vamos ter gás até lá?

Recebi uma sugestão familiar de deixar
nosso VL de fora das corneteadas. Ele já está virando “hors concours”. Mas
parece que o PROFEXÔ se supera a cada dia… Tudo bem, vamos acatar a sugestão
e tirá-lo da lista… MAS NÃO DESTA SEMANA, OUVIU PROFEXÔ? MAIS UMA DESSAS E
VOCÊ COME A CORNETA COM PIMENTA! E VAMOS REZAR PARA O ODORICO PARAGUAÇU DO
IXPORT SER SEU CHEFE!


31 respostas em “A Corneta do Cunio – Se for alpinismo, me chama que eu vou!”

Mano !!
Ele não tinha como soltar mais o Palmeiras ele armou o time igualzinho o jogo de Ida la na 1ª fase o problema é que DS não apareceu, CX não apareceu, K9 nem se fala !!! isso é dificil de prever, eu diria ate impossivel !!

acho que a retranca no primeiro tempo foi certa, o importante era deixar o sport desesperado, mas no segundo tempo não concordei, achei que ele tinha que ter soltado mais o palmeiras, e deixar o keirrison com um companheiro!

mas acho que o jogo so foi tao apertado pq os times se conheciam muito, contra o nacional vai ser diferente, principalmente em casa!

mas vamos que vamos!

Acho que o Luxa errou, mas não na escalação. Ele teve culpa se o Keirrison e o Diego pegaram bolas no mano-a-mano no 1o. tempo e não conseguiram nem chegar ao gol? Ele errou nas substituições. Ortigoza no Keirrison, beleza. Mas tirar o Diego Souza para colocar o Williams que anda sem confiança, foi mal. E tirar o moleque, ainda que cansado, para colocar o Mozart, que está totalmente fora de jogo, quase nos custou a classificação.

Stocco,

Meu maior receio é enfrentarmos o Nacional, que tem um atacante muito bom, sem se precaver. Fizemos isso contra o Colo-Colo no Palestra e caímos do cavalo. Espero que o Dr. Cibalena tenha aprendido a lição e coloque o Pierre para caçar o cara.

Cunio,

Muito bem!!!
Não se pode defender o profexô apenas pelo fato de termos vencido nos pênaltis…
Foi bom pra caramba, mas sabemos que poderia ter sido bem mais tranquilo…
O ataque do Sport que acabou o jogo era medonho (Fumagalli e Wilson…só se salva o tal do Ciro), não dá pra jogar tão recuado contra um time tão fraco!!!

O Maicosuel é da Trafficc,e o moleque do time da marginal que tem 17 anos e foi vendido para o Manchester por 6 milhões de Euros,50% do moleque é da Trafficc.

Yzquierdo, concordo com vc quanto ao Mozart. Acho que ele, mesmo depois de uma atuação pífia no jogo, até foi corajoso de bater o primeiro pênalti. Além do mais, ele era o cobrador do time na Rússia. Foi com fé e se deu mal.

Seleguim, concordo que o Boca tá meia-boca esse ano. Acho que o Cruzeiro e o Estudiantes são as verdadeiras barreiras ao nosso bicampeonato. Eu queria ter esse espírito “zen” que você tem. No jogo contra o Colo-Colo fiz igualzinho…

Quanto a contratações, concordo com a opinião de todos. Se o Palmeiras não se livrar de Traffics da vida, nunca será independente e autônomo em gerir seu futebol. Agora à noite ouvi que o Maicosuel foi negociado com algum clube alemão (????). Meu, o cara acabou de sair daqui! De quem eram os direitos federativos dele? Alguém sabe? Quanto ao Pierre, se ele sair pelas mãos da Traffic, sou favorável a atitudes fora dos padrões. Não acho ele um craque, mas na atual conjuntura, perdê-lo será uma desgraça. E se ganhamos a Libertadores? Jogar o mundial sem um Pierre será gastar passagem aérea à toa.

Andre,

sobre este fato que vc cita de que alguns valores que são revelados no Verdão e estão em outros clubes, para mim se deve ao fato que no Palmeiras temos uma torcida muito exigente que acaba por “queimar” estes atletas, que no início da carreira ainda tem muitos altos e baixos, até se firmarem e acabam sendo dispensados antes de rederem bons frutos para nosso time, vc ñ acha??

Quanto a esta boa idéia que vc teve de intecâmbio com o exterior me parace que nesta gestão do prof. Beluzzo existe um Dep.Relações Internacionais( ñ sei bem se é este nome) o diretor titular é o Marcelo Solarino, que é justamente para isto, criar condições para intercâmbios com clubes do exterior, trocas de informações e de jogadores. vamos esperar que dê certo!!

Abraço!!

Raul, outra coisa as vezes temos revelações e que não são aproveitadas só alguns exemplos Marquinhos do Fluminense,Ilsinho quase não jogou,Elias dos Gambás,etc.
Por que o Palmeiras não tem intercambio com times Europeus,sábado passado estava assistindo Everton e Totheram dois times tradicionais da Inglaterra e de bom dinheiro,um jogo sofrível tecnicamente,esses jogadores que vão aparecendo Lovinho,Mauricio,Felipe por que não esse intercambio com passe estipulado ou não.
Parece que o Inter de Porto Alegre faz isso as revelações acima da média são cercados com contratos mais longos para o clube vender bem,mas se não me engano eles vendem jogadores médios que talvez nem continuassem a carreira por 1 milhão,etc.

Concordo com voce sim, temos Pierre,Jumar,Souza e Wendell para que trazer Mozart e acho que voce concorda comigo um clube que traz um jogador mediano como esse,29 anos e com esse salário é muito na minha visão.

Pois é André, mas neste ano revelamos o Souza que é volante e outra, contratar só por contratar na minha visão é errado.

Para a Libertadores deste ano fica muito difícil de se contratar agora, já que os melhores estão lá fora e a janela só abre em julho depois da Libertadores.Fica sossegado que para a janela vai vir gente boa, jogadores que darão conta e não apostas, já que destes já temos vários!!

Quanto a postura de Flamengo e Cruzeiro, não dá para comparar, já que a Libertadores agora é mata mata e o Br09 é pontos corridos tem muitos jogos pela frente sem contar que as bambis ganharam os últimos tres campeonatos jogando atrás no erro do adversário, vc concorda???

Cunio, quem merece uma boa cornetada e esse Departamento de base do Palmeiras mais um ano se passando e não tem uma revalação nesse time,estou vendo agora o VT do jogo Cruzeiro e Flamengo e o Kléber está no Cruzeiro porque tinha uma bela moeda forte lá o Guilherme.
Outro ponto sobre a postura do time em Recife,demasiadamente defensiva,nesse jogo o Cruzeiro e Flamengo o time da casa quando teve um jogador a menos explorou muito bem o contra golpe e o Flamengo mesmo jogando fora foi sempre ofensivo e as vezes chegava com 7 atletas no ataque,muito bom esse jogo.Como já disse em outros comentários acho que o Palmeiras precisa de mais um jogador no meio estilo Ramirez,Kleberson,Ibson,Souza,jogadores de boa técnica,velocidade,bom chute de fora da área,ou seja jogadores versáteis,com isso o Diego pode jogar mais a frente,um desses com o Clayton Xavier no meio ía ajudar muito.
Estou muito contente com nossa classificação e empenho dos atletas,mas muito preocupado com a até agora passividade da diretoria em trazer bons reforços para o Brasileiro.
Se for verdade o que foi dito por aí que esse Mozart ganha 150 mil por mês e um clube do porte do Palmeiras não revela um volante de marcação para não ter que fazer isso, o Vicente tem razão estamos a pelo menos 4 anos atrás da Administração Colorada.

Cunio, porque barueri Cover favor não ofender o Barueri que foi lá e empatou em 1×1 com a coisa como as outras torcidas de lá o chamam.
Realmente a postura podia ser um pouco mais a frente,Luxa voce correu para abraçar o Marcão porque ele te salvou nessa 7 milagres em uma noite!

Alguém do 3VV tem a lista dos 34 penaltis defendidos por Marcão???

Eu li isso no livro do mauro betting (que citava 31, mas não contava os 3 de terça) e fui atrás pesquisar….
Mandei até um e-mail ao maurão mas ainda num tive resposta…

Na minha pesquisa encontrei 22…

Se aguém puder me ajudar nessa…fico muito grato

Valeuuuu

Vou embarcar nessa história de cornetar com uma pergunta:
O PALMEIRAS AINDA TEM OS DIREITOS ECONÔMICOS DE ALGUM JOGADOR DO ELENCO? O FELIPE DA BASE É NOSSO? O PIERRE É NOSSO?
QUEM DECIDE QUANDO NOSSOS JOGADORES SERÃO VENDIDOS?

No começo dessa parceria com a Traffic eu elogiei bastante, pois confio muito no Belluzzo.
No entanto, se não for pela Traffic o Palmeiras perde jogador para qualquer time! Vários times conseguem contratações de bons jogadores sem a Traffic, vide: Inter (covardia comparar?), Gremio, Cruzeiro.
Esses times com certeza não tem receitas de patrocínio maiores que as nossas, ou mesmo rendas de bilheteria tão superiores.
Como eles conseguem contratar jogadores para eles e nós só temos os jogadores que a Traffic nos manda, ou vendemos a ela os nossos que deram certo (caso do Pierre) com os quais poderíamos lucrar?
O aumento das nossas receitas esse ano não serviu para nada? Libertadores já dá um grande alívio no bolso, patrocínio é o 3º maior do país etc. Para onde foram esses recursos? para o Mozart?

É com muito desconforto que faço essas críticas, mas não posso ficar só olhando nosso clube virar uma mera vitrine onde a Traffic determina quando os jogadores irão sair (PVC disse 2 vezes que um dos jogadores que a Traffic planeja vender nessa janela é o Pierre!).

Cunio eu concordo com vc acho que o Luxa foi perfeito na armação da defesa mas pecou e muito no ataque um time não pode jogar como jogou e quando o goleiro é o melhor do jogo não tem como não falar que o time deu muita mancada. A defesa foi boa em partes não achei que ela foi tão boa assim não, pelo alto o Danilo foi perfeito e não errou nada já, do lado em que o Mauricio Ramos estava o Ciro deitava e rolava. Este Mauricio é ruim demais e já Marcão gosto um pouco mais pela raça, mas mesmo assim estava muito estabanado vivia dando chutão pra cima isto não pode ocorrer mas no jogo passado com certeza a cornetada tinha que ser pro Luxa mesmo.

E um adendo. O mais importante é que, de todos os times que estarão nas quartas-de-final, faltando definir Boca ou Defensor, ninguém enfrentou adversários com o mínimo de competência técnica, com exceção do Palmeiras. E do Cruzeiro, que pegou o Estudiantes e, apesar de classificado em primeiro, tomou de quatro em La Plata. O nosso grupo era, efetivamente, o Grupo da Morte, como o grupo de Fluminense e LDU no ano passado.

Saudações palestrinas.

As metáforas do Cunio são impagáveis.

Eu concordo que o jogo foi nervoso, mas em momento algum eu fiquei preocupado…é clichê, mas o “eu já sabia” se aplica totalmente à minha condição pós-jogo…meu pai tava se descabelando pq eu tava ouvindo o jogo no rádio (no começo do segundo tempo eu desisti do Sportv), onde o delay é menor do q na tv a cabo…ou seja, antes de ver eu já tinha ouvido, inclusive os penaltis, e isso fez meu pai literalmente sair da sala…e eu tranquilo, dizendo q ia dar Palmeiras, só esperando São Marcos aparecer…

Sexto sentido não falha…o meu, pelo menos, dificilmente falha: seremos campeões, subindo pela face Sul, levando muita gente pro hospital…menos eu…

Aliás, vendo o jogo do Boca ontem, estou até mais tranquilo na nossa classificação para as finais…o time deles não é tudo isso, mas é aquele time chato, onde a bola sai espirrada dos pés dos atacantes e entra no gol, ou sobra pra alguém na cara…já repararam que esses golzinhos nunca acontecem a favor do Palmeiras? De a bola sobrar pra alguém debaixo da trave depois de bate-rebate, gol contra etc…

Bom, tô aguardando o jogo das quartas, em posição de lotus, total monge budista, tomando o meu chá verde: seremos campeões…

Abraços a todos.

Complementando o que o Raul disse, penso que todos nós, ao vermos a escalação do time, não achamos que ela estava errada, não. Eu pelo menos não achei. Contingências do jogo, erros de passe e outros fatores às vezes impedem que uma boa ideia funcione. No primeiro jogo em Recife tínhamos o Edmilson como terceiro zagueiro, no lugar do Marcão (que por sinal tem ido muito bem). A grande diferença foi a escalação do Souza no lugar do Willians, o que tornou o time mais defensivo, mas parecia uma boa alternativa. E, ainda naquele jogo, depois do primeiro gol, já no segundo tempo, o Keirrison foi substituído pelo Sandro Silva, o que tornava a escalação, em termos táticos, extremamente próxima da que jogou terça-feira.

Abraços. Estamos chegando.

Assunto contratações:
sejamos realistas, que é diferente de pessimistas, sem contratações temos condições de encarar adversários mais difíceis? Conseguiremos desbancar um Boca Jrs, Cruzeiro, Grêmio ou mesmo as meninas do Jd Leonor? Até agora contamos com muita sorte, além é claro de CX-10 e São Marcos, é pouco para quem quer conquistar a América.

Odorico Paraguaçu foi ótima Cunio, hahahaha…

Mas, realmente não tem como escapar de uma cornetada né profexô!

E acho sim que o Mozart merece uma cornetada! Imaginem, se não tivessemos São Marcos, além do luxa quem seria o principal responsável pela desclassificação? O cara entra faz uma falta boba, leva o amarelo, depois por causa do amarelo deixa o luciano henrique passar na boa, abdicou do combate com medo de levar o vermelho, sai o gol dos caras, nos pênaltis desperdiça a primeira cobrança e, imaginando que não tivessemos são marcos, o sport converte a 1º, dificilmente reverteríamos. No 1º jogo contra o Sport aqui no Palestra, já tinha ficado com uma má impressão dele, espero que com o tempo ele se recupere.

Abraço a todos!

Alvaro Teodoro, concordo com vc que as situações eram diferentes e por isso o Luxa jogou com o regulamneto debaixo dos braços, mas existe uma diferença muito grande entre defender e marcar muito e só defender e não atacar nunca,vc concorda???

Sou um dos poucos aqui no 3VV que defende o Luxa o tempo todo, penso ser ele o melhor técnico do Brasil e já travei “discussões” homéricas neste blog, mas até por ser um técnico que SEMPRE põe seus times jogando para frente, penso que desta vez ele errou feio, afinal jogamos contra um time pequeno, com uma defesa que costuma falhar e se fizessemos um golzinho, passaríamos o resto do jogo tocando a bola.

Agora é claro que comentar depois do jogo, como estamos fazendo é muito mais fácil e quem tem que bolar o esquema de jogo tem que pensar em todas as variáveis possíveis que um jogo de futebol pode apresentar, mas o Luxa é muito bem pago para fazer isto, mas como eu disse, é muito mais fácil falar ou escrever aqui depois do jogo!!!

Pedro, a crítica ao VL não é deliberada. Temos que ressaltar como disse o Mucida que o trabalho defensivo que ele desenvolveu foi excelente. Tomamos pouquíssimos gols nas últimas partidas e já podemos até considerar nossa defesa confiável. O que não podemos admitir é jogar na covardia, retrancados como um time pequeno e colocar em risco nossa classificação por tal postura. Veja o exemplo do jogo de Santiago: a despeito do Colo-Colo ter jogado muito mal, nossa atuação foi perfeita. Firmes na defesa e perigosíssimos no ataque. Por quê? Porque precisávamos ganhar! Logo, melhor jogar sem vantagem? Não penso assim. Penso que devemos é apenas adaptar a postura. Jogar com inteligência quando se tem uma vantagem na mão, por menor que ela seja. Abraço!

Bola na trave e gols desperdiçados no primeiro jogo, só nós jogamos, o ixpó se prestou a fazer o mesmo papel que nós fizemos em Recife, e eles foram exaltados por conseguir perder de só 1×0 do Palmeiras… ai o Palmeiras faz igual, classifica, e mesmo assim é ruim… se o Luxa se manda pra cima e perde de 3×0 na ilha, seria um idiota, como segurou o jogo e foi pros penaltis, é um idiota também… difícil…
e mais, lembram do jogo na fase de grupos? toda a desvantagem era nossa, o sangue estava nos olhos de praticamente todos os jogadores, principalmente do DS7, nesse outro jogo na ilha, jogamos com o regulamento embaixo do braço e com a vantagem na mão, são situações diferentes.

Caro Alberto, desta vez concordo totalmente com você, a postura do Palmeiras em Recife foi covarde e ficamos com falta de ar o jogo todo, sufoco total!!!

Penso que um time do tamanho do Palmeiras nunca pode abrir mão de atacar, mesmo só precisando de um empate,mas fazer o que??? O técnico é ele e só podemos torcer e depois desabafar aqui no 3VV.

Acho que agora contra os uruguaios a nossa chance é abrir uma boa vantagem aqui, no mínimo 2X0, e depois sim especular um empatezinho lá, mas com uma postura mais ofensiva.Na minha visão o Souza tem que ser titular ao lado do Pierre, com CX e DS nas meias e K9 e Ortigoza na frente, como bem disse o Alvaro jogador forte e bom para ser o companheiro do K9.

Abraços !!

Se a equipe tivesse um pouquinho mais de competência e sorte, teria enfiado 3×0 no jogo de ida, mas tenho certeza que mesmo assim o 3VV acharia uma maneira de cornetar o Luxemburgo. Afinal, até um cabeça de bagre feito o Wendell ganha status de injustiçado para que se possa espezinhar o treinador.

Falou tudo, Cunio!

Antes de criticar o Luxemburgo, como tenho feito há tempos, vou deixar alguns elogios.

Desde o primeiro jogo em Recife, me parece que o Luxa calçou as sandálias da humildade em termos táticos. Eu não me lembro de outra equipe do Luxa tão aguerrida e bom postada na defesa como aquele Palmeiras do primeiro jogo em Recife e do jogo em Santiago. Acho que isso foi uma evolução espetacular! Eu achava que nada faria aquela cabeça dura mudar de idéia, mas aquelas duas primeiras derrotas e a enxurrada de críticas que seguiram fizeram o trabalho. Parabéns para ele – parece que finalmente ele entendeu que Libertadores se joga assim.

Méritos para ele também ao anular o Paulo Baier, o Macnelly Torres e o Lucas Barrios. No primeiro jogo contra a LDU ele deixou o Manso deitar e rolar e aprendeu a lição.

Finalmente, ele também evoluiu ao parar de dar murro em ponta de faca e dar um tempo com Jumar, Evandro e Capixaba, coisa que talvez não tivesse feito no passado.

Isso dito, nesse último jogo acho que ele errou na medida da retranca! Ótimo que ele tenha reconhecido que tínhamos que jogar fechadinhos, mas ele exagerou e abdicou completamente de um contra-ataque forte.

Sejamos honestos, fomos muito covardes em Recife! Não me lembro de Felipão ou Muricy, por exemplo, dois técnicos por vezes considerados retranqueiros, terem entrado com um único homem na frente, ainda mais tendo vencido o primeiro jogo por apenas um gol.

Odeio usar os bambis dos últimos anos como exemplo de qualquer coisa, mas mesmo quando entram retrancados, eles nunca abdicam de contra-atacar. Quando recuperam a posse de bola saem com velocidade e em bloco e nunca deixam um único jogador isolado na frente.

O fato do nosso time ser muito melhor que o Sport faz a situação ainda mais absurda.

Parabéns aos jogadores que executaram muito bem a proposta do Luxemburgo. O problema é que a proposta é que estava errada!

Assim, peço encarecidamente: Luxa, assim como você reconheceu que também é preciso defender na Libertadores, que é preciso anular os principais jogadores do adversário, que Capixaba não podia continuar, não há demérito algum em reconhecer que exageramos na retranca nesse jogo. Por favor não repita mais esse erro, ainda mais decidindo fora de casa, onde cada golzinho vale mais!

Uma última observação: por sua característica de jogo, o K9 é particularmente prejudicado por jogar sozinho na frente. Na minha visão, o Ortigoza seria melhor nessa função pois é mais forte e trombador. Isso não é uma cornetada no K9 – muito pelo contrário. Apenas acho que ele não é o jogador pra ficar isolado, marcado por dois ou três. Precisamos de mais gente pra atrair a marcação e abrir os espaços para que ele renda melhor e coloque as bolas pra dentro.

Fala Cunio!
Vai ver o Luxemburgo tem participação no Hospital São Luiz (não tinha uns boatos assim!??!)… porque mais um jogo desses eu não aguento!
HahHAhAhAH

Saudações Alviverdes.

Se nossa diretoria não trazer reforços para a Libertadores, vamos morrer do coração. Mexa-se Beluzo e Cipullo.

Os comentários estão desativados.