Categorias
Resenha dos Jogos

Análise da Arbitragem: Inter 2×0 Palmeiras

Por Danilo Cersosimo
Colaborou Cláudio Baptista Jr

Em uma tarde burocrática o Palmeiras perdeu para o time misto do Internacional.

O árbitro Djalma Beltrami teve como sempre uma atuação confusa e insegura, reflexo perfeito da arbitragem do Rio de Janeiro, como já havíamos comentado em outros posts no início do ano.

Um dos grandes problemas de Beltrami é não saber quando deixar o jogo correr ou assinalar falta, o que acaba irritando os dois times.

***

Como conseqüência desta incapacidade técnica do árbitro, tivemos o primeiro cartão amarelo dado a Pierre, desnecessário em minha opinião. Tal punição culminou em expulsão ao final do jogo (onde ali sim o defensor foi merecedor de cartão amarelo) que o tira da partida frente ao SPFC (ora vejam…).

***

E por falar em SPFC… foi mais uma vez beneficiado por um erro de arbitragem – gol impedido de André Lima aos 43 minutos do 2º tempo, conforme atesta a imagem abaixo extraída do globoesporte.com e enviada pelo colega e colunista do 3VV Cláudio Baptista:

Vale ressaltar que no mesmo lance, Washington recebe lançamento, desvia com a mão para Hugo que chuta para André Lima marcar em impedimento. O árbitro Wilson Pereira Sampaio (DF) de frente para o lance, nada viu. O auxiliar, Marrubson Melo Freitas (DF), que já prejudicou gravemente o Palmeiras num jogo contra o Paraná Clube, também ignorou o lance, apesar da obviedade ululante.

O Atlético-PR também reclama de um pênalty em Marcinho (ex-Palmeiras) logo a 1 minuto de jogo.

A matéria completa com as reclamações do time do Atlético-Pr pode ser acessada no seguinte link:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL1129324-9827,00.html

***

Esses dois pontos tirados do Atlético-PR poderão custar muito cara para o clube – sua diretoria pretende tomar alguma atitude?

***

Lembrando que já na primeira rodada do BR09 o mesmo SPFC foi ajudado pela arbitragem no jogo contra o Fluminense, mas como mesmo assim perdeu os erros passaram batido.

Naquela ocasião anularam um gol legal dos cariocas ainda no primeiro tempo – segundo análise do “tira-teima” da Globo – e não invalidaram um ataque em impedimento de Borges que poderia culminar em empate.

E é de pontinho em pontinho, nessas primeiras rodadas do campeonato, quando ninguém parece estar dando muita atenção, que o SPFC vai armazenando uma gordurinha bastante saudável lá em Dezembro…

***

E o Seneme contra o Grêmio, hein? O pênalty que ele assinalou para o Atlético-MG aos 47 do 2º tempo foi outro “case” de insucesso na arbitragem.

E olha que o Seneme foi um dos melhores árbitros do Campeonato Paulista…

***

Toda vez que o SPFC está em baixa (eles nunca entram em crise porque a imprensa pega muito leve com eles…) aparece um árbitro para dar uma levantada no moral…

Em algumas ocasiões aparece também o Palmeiras, como no Brasileirão do ano passado ou no último Paulista, entrando em campo sonolento e desinteressado…

Caro Professor, vamos ganhar deles domingo?

11 respostas em “Análise da Arbitragem: Inter 2×0 Palmeiras”

Pessoal, essa questão do Flávio Guerra já tinha me ocorrido e por falta de tempo/oportunidade fiquei deixando de lado, mas muito obrigado pelas sugestões e pelas informações, realmente todas muito pertinentes.

Abraço!
Danilo

Eu sei que é sacanagem, mas eu fiz a pergunta já sabendo a resposta: o Flávio Guerra, depois dos 4 a 1, só apitou 2 jogos das meninas. Um em 2008 (0 a 0 contra a Ponte) e um em 2009 (2 a 2 contra o São Caetano). Clássicos? Jogos decisivos? Nenhum…

O negócio com o spfw chegou a tal ponto que quando anunciam um gol deles eu logo fico curioso para ver qual é a sacanagem da vez.

Refrescando a memória:
Flávio Rodrigues Guerra foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Paulista de 2008. Ganhou um prêmio de 20000 reais, se não me engano.
No Paulista de 2009 foi o árbitro de Corínthians 1 x 1 Portuguesa, o jogo que acabou por causa da chuva e depois de uma hora continuou. E no começo do mês passado o Pedro Santilli, técnico do Comercial de Ribeirão Preto, deu um soco na cara dele, num jogo em que o Comercial perdeu para a Catanduvense. Ele anda por aí.

Danilo, dura a sua vida de ter que relatar gols em impedimento do SPFC. Você não está de s… cheio, não? O que mais me irrita é que sempre os árbitros erram a favor dos mesmos. Erros acontecem, mas majoritariamente para nossos coleguinhas do outro lado do muro. Que coisa, hein?

Dodô: o artilheiro dos gols bonitos. André Lima: o artilheiro dos gols impedidos, Kkkkkkkkk…

E bem lembrado Zambon, cadê o Flávio Guerra? Cersosimo, taí uma sugestão de post, relacionar os jogos que este arbitro apitou depois do jogo contra elas citado pelo Zambom, este juiz tomou chá de sumiço, conveniente não acham?

Arbitragem do Brasileirão eu resumo como:

RUIM E INFELIZ.

O restante… quem acompanha meus comentários já sabe.

ALIÁS, FALANDO NELAS, ALGUÉM SABE POR QUE AQUELE JUIZ (FLÁVIO RODRIGUES GUERRA) QUE MARCOU 3 PÊNALTIS (TODOS EXISTENTES) CONTRA ELAS, NO PAULISTA DO ANO PASSADO (4 A 1 PRA NÓS, FORA O BAILE), NÃO APITOU MAIS NENHUM CLÁSSICO DELAS? POR QUE SERÁ???

Cadê o pofexô, que não começa a gritaria na imprensa sobre a mãozinha às meninas nas duas primeiras rodadas? Não gosto desse expediente, mas, se não botarmos pressão sobre os árbitros e auxiliares para que “dividam” os erros entre todos os times, lá na frente a situação poderá ficar difícil.
E Concordo com a análise do Danilo sobre o Beltrami: árbitro extremamente confuso que, se não interferiu no resultado do domingo, prejudicou-nos ao tirar o Pierre do jogo contra as meninas.

claro que nao duvida e sempre afavor dos bambis…

pq se errar contra elas.. as mocinhas fritam os arbitros e bandeirinhas….

o palmeiras tbm precisa presionar a arbitragem, comissao de arbitragem, CBF… pq se nao vira palhacada denovo…

Essa é uma grande verdade: de pontinho em pontinho roubado, o SPFW vai acumulando gordura para a fase final do campeonato.
Espero sinceramente que o profexô não invente novamente e entre com um time todo esquisito.
É só jogar o feijão com arroz que nós batemos nesse time nojento.
Que, por sinal, perdeu o goleiro reserva também… sentiu dores… ou foi mais um “migué” para fugir da raia?
Os árbitros estão bem piores neste brasileirão, heim? Não está escapando ninguém… aquele Vuaden – ou algo assim – também parece ter entrado no esquema… e tirando SPFW e o time do gorducho, todos os outros vão cansar de serem prejudicados.
Mas eu queria propor uma coisa…
Vamos conversar com o Presidente Belluzzo e acertar uma coisa: jogo contra o Inter, lá no sul, nem precisa mais jogar… dá logo 3 pontos prá eles e pronto. Nunca vi um time ser sempre inferior a um adversário como o Palmeiras quando joga na casa dos colorados!
Pelo menos, a gente não precisa passar nervoso…
(só não concordo com essa conversa de time misto do Inter… tirando os dois zagueiros e o Magrão, que estavam machucados, todo o resto do time esteve em campo).
Abraços

Os comentários estão desativados.