Categorias
Drops

DROPS 14/05/09: retrospecto do Nacional; e mais algumas

Por Vicente Criscio
Colaborou Osnes Feitosa 

 
O ADVERSÁRIO 
 
O Nacional do Uruguai fez uma enquete no seu site e o Palmeiras apareceu como o time preferido para o confronto das quartas de final. Em tese nosso time “é o mais fraco.
 
O leitor/comentarista e agora colaborador do 3VV Osnes Feitosa fez um levantamento dos dois times nesta Libertadores:


O ADVERSÁRIO NA PRIMEIRA FASE

O Nacional do Uruguai se classificou em primeiro no grupo 3 com 14 pontos ganhos. Foram quatro vitórias e dois empates. Junto com o Grêmio terminou a primeira fase invicto.

Em seu grupo jogaram San Martin (2o colocado), River Plate (3o) e Nacional do Paraguai. Veja seu retrospecto:


NACIONAL

Total

Em casa

Fora de casa

Jogos

6

3

3

Vitórias

4

3

1

Empates

2

0

2

Derrotas

0

0

0

Gols Pró

12

8

4

Gols Contra

3

2

1

Saldo de gols

9

6

3


Detalhe importante: a mudança de comportamento da equipe na competição.

Primeiros 3 jogos:
Vitórias: 3
Empates: 0
Derrotas: 0
Gols Pró: 8
Gols Contra: 1
Saldo: 7

Últimos 3 jogos:
Vitórias: 1
Empates: 2
Derrotas: 0
Gols Pró: 4
Gols Contra: 2
Saldo: 2

ENTENDENDO O ADVERSÁRIO

A
equipe do Nacional começou muito bem a competição mas caiu de produção
na segunda metade dos jogos. Mas ainda permanece invicta. Fez 67% dos seus gols na primeira metade do campeonato.

Entrou
num grupo relativamente fácil. Apesar de contar com o River Plate, “los hermanos” argentinos  anda muito mal das pernas esse ano e não conseguiu a classificação.

Como teoricamente não conhecemos os times desse grupo, podemos traçar um comparativo com o Grêmio, que pegou o San Martin, segundo colocado na chave do Nacional.

Fase de Grupos
Nacional 2 x 1 San Martin
San Martin 1 x 1 Nacional

Oitavas de final
San Martin 1 x 3 Grêmio
Gremio 2 x 0 San Martin

Os números do Nacional podem impressionar à primeira vista. Mas esse
comparativo com o Grêmio pode nos dar a ideia de como podemos passar
pelo Nacional sem a necessidade de passar sufoco como no jogo em Recife.
 

VAMOS COMBINAR:

Se eles querem comemorar, que comemorem. Mas aparentemente não têm time para pegar o Palmeiras. Então estão rindo de quê?

Nos próximos dias vamos mostrar mais números do adversário.

E NÓS?

Dificilmente teremos os esperados reforços para as quartas de final. Não há jogadores disponíveis no mercado em condições de chegarem e jogarem. Além disso, aqueles que eventualmente podem vir, sairão muito caro. É a lei da oferta e demanda.

Mas eu não critico agora o fato de não trazermos jogadores. Minha crítica é outra: se o time tivesse sido montado para uma Libertadores, aí sim teríamos um time pronto.

Então o problema está lá atrás!

SEM QUERER JOGAR ÁGUA FRIA NA FERVURA!

O Palmeirense está feliz. E tem que estar mesmo. Para nós é muito importante a Libertadores.

Mas não se pode tapar o sol com a peneira: esse time “aconteceu” na competição. Não foi montado para ela.

Por quê? porque não usamos a base do ano passado (ok, ela foi desmontada, mas por quê foi desmontada?), porque montamos um time leve (e por isso tem problemas jogando partidas onde o vigor físico é mais importante) e porque algumas apostas deram errado.

O time pode ser campeão? Pode! E há vários méritos que começam no próprio time (especialmente no gol, mas passam por D. Souza, C. Xavier, Pierre e outros) e terminam na Diretoria (extremamente competente para absorver as críticas e para planejar o extra-campo). E palmas também a Vanderlei Luxemburgo, que em certo momento adotou a postura pragmática que a Libertadores merece, deixou de lado Capixaba e Evandro, e jogou como tem que jogar. “Ganhe em casa, empate (ou perca) fora, mas volte classificado.”

Mas não vamos criticar o fato de não termos reforços para essa fase: esse é o sintoma! A causa é a falta de planejamento de um time para a Libertadores.

A NOSSA SORTE É QUÊ?

Alguns jogadores se superaram. Outros apareceram (vide o caso do jovem Souza) e outros ressucitaram (caso de Wendel, que já era descartado pelo treinador).

E principalmente: o time criou uma identidade com a torcida que há muito não se via. E “só” por isso merece esses 15 milhões de corações pulsando por eles. E principalmente por isso passará pelo Nacional e chegará às semi-finais.

Aí meus caros, aí pode ser Palmeiras de hoje ou Palmeiras de Felipão, semi-final de Libertadores qualquer coisa pode acontecer. Inclusive irmos para a final e sermos campeões.

Simples assim!

De qualquer forma já vou consultar quantas milhas são necessárias para Dubai.

MAIS ESSA

Beltrão continua falando. Falou de novo no Blog do Cosme Rímoli.

O amigo Wilson me sugeriu colocar a entrevista. Li e não gostei. Ele continua com a mesma empáfia, só que agora mais engraçada.

E atira muito contra Luxemburgo. Mas fala que respeita o Palmeiras e blá blá blá…


E SÓ MAIS UMA, VÁ!

O blog do Juca Kfouri mostrou uma interessante análise das emoções vividas no período de 12 de abril a 12 de maio. Vai de jogos de 4×4 entre Chelsea e Liverpol e Liverpol e Arsenal, passa por gol do Corinthians sobre Ceni aos 45 minutos e se encerra em C. Xavier chutando aos 42 em Santiago e São Marcos.

O único erro do post: a torcida não gritou pro Cleiton “passa passa passa”. No íntimo a torcida empurrou a bola com os olhos, no momento do chute.

E NÃO É QUE A PIRATA É LEGAL?

Mudando de assunto: na foto abaixo, enviada pelo leitor e comentarista Douglas Alexandre Gonçalves, vemos uma camiseta pirata do Palmeiras.

E não é que o (pirata não!) produto genérico ficou legal?

Vejam lá embaixo!

Crédito: Richard Souza/GLOBOESPORTE.com
Torcedores: Nilson (esquerda) e Éwerton

50 respostas em “DROPS 14/05/09: retrospecto do Nacional; e mais algumas”

Com relação ao nacional, piada! os caras acham que o palmiras é facil, talvez pelo sufoco da primeira fase, mas ai eu pergunto? sera que é melhor cair em um grupo dificil que te faz crescer na competição, ou em um grupo facil e nao pegar ninguem ainda nas quartas, deixem falar!

E a camisa pirata é legal mesmo!!

Ola Vicente!
Oque achei interessante nisso tudo foi a criatividade do “pirateiro”, não me surpreenderia vermos em breve essas camisas no Palestra, deixando bem claro que não concordo com esse tipo de mercado. Mas acho que a Adidas sim poderia pegar essa idéia para uma nova 3ª camisa, a verde limão é belíssima mas porque não renovar? Acho também que a Adidas podia ir atrás desse “designer” rs, ela está perdendo um talento.
Obrigado pela citação no post. O 3VV está cada dia melhor. Parabéns!

Abraço a todos

Ora, me parece óbvio que o Palmeiras se apresentou agora como o pior brasileiro. O único que classificou em segundo, o único a passar com dificuldades pelas oitavas e jogando muito mal no segundo jogo. Eles estão certos de achar que somos mais fracos. Nós temos obrigação de mostrarmos o contrário. Simples.

Acho muito bom continuar sendo zebra, pois foi assim quando perdemos pro Colo-Colo fomos na ilha do Retiro e lá no chile, e quando pensavam que estavamos eliminados surgimos, que eles pensem que vai ser facil pra eles assim é otimo se os caras estão invictos chegou a hora deles perderem a invencibilidade

Não vejo nada de mais nisso, os uruguaios estão errado em pensar na frente,em que o Marcos foi o Santo da Pátria,que Bambis,Cruzeiro e Gremio e Spolti já tinham a mesma base do ano passado,eu também já estou pensando e torcendo pro Boca e Bambis dançar.
Ontem no Arena Sportv um internauta perguntou pro Souza do Gremio,voce prefere pegar os Bambis ou o Cruzeiro,ele sem ficar em cima do muro falou Cruzeiro,gosto de cara que fala o que pensa e disse que não será fácil contra ninguem,mais pensa assim.

Eu já comentei sobre esse assunto do nacional lá no mondo e no PTD , parece que a poucos dias atrás eu vi uma histórias dessas , mais um certo time era de recife que eu até já esqueci o nome , por ser muito pequeno ai nen tem midia sabe como é né , mais agora esse nacional vem com essa onde , deixa eles , o palmeiras tem e que repetir o que fez contra um certo time ai , entrar com faca nos dentes e sangue nos olhos para ambos os confronte , fazer o resultado já no Palestra e depois ir para o uruguai mais tranquilo e eles terem que correr atrás do resultado , mais vamos ser humildes o time nosso não é nenhuma seleção mais também não é nenhum saco de pancadas , e depois da reviravolta na libertadores acho que os adversários deveriam ficar quietos em vez de sair falando merd@ , mais tudo bem quer falar deixa eles falarem , usa isso como incentivo ao nosso time , é o pierre já mandou o recado o time ta mais forte depois de tudo que aconteceu , eu confio muito nesse grupo e vamos atropelar um de cada vez e depois ver esses caras chorarem por ter aberto a boca antes , ” boca fechada não entra mosca”…

Já a generica ae é muito bonita sim , mais acho que uma dessas a adidas não faz tão cedo. hehehe.

aahhhh

NACIONAL —>>> passamos fácil se jogarmos como grande em casa.
TEM QUE IR PRA CIMA SEU LUXA, temos e podemos fazer 3 no nacional em casa!!!!
aih ficamos tranquilos

chegou a hora de uma grande atuação
marquinhos e willians tem que mostrar por que estão com a camisa do palmeiras e não com a do vitória

sinceramente quero ver o time mais em cima do adversário, como no jogo contra o potosi!!
tem que arrebentar logo de inicio e mostrar quem é que manda

mas mesmo se for 1 a 0 aqui eu sei que passamos, acredito que jogar contra o nacional la seja mais fácil do que jogar na Ilha.

ótimo post vicente!

não vi ninguem dar esta opinião até agora, mas acho que o elenco pode ser reforçado com uma opção caseira: DEYVID SACCONI!!!!
poderiamos tirar alguem totalmente improdutivo como o evandro e colocar o Sacconi!!!
ou até mesmo o Lenny, jogador que gosto muito, teve um otimo começo de ano mais parou.

Mas o Saconni tem que entrar no time…

por outro lado também existe a forte possibilidade de não contarmos com Diego Souza para o resto da competição (o julgamento do atleta acontece nesta segunda se não me engano)
Devido a dificuldade de encontrar reforços, acho que a alternativa será mesmo o Sacconi, caso o GRANDE DIEGO saia.

acho que o Sacconi é mais um cara pra acontecer…

e ainda existe outra alternativa. Estão falando nas alamedas do palestra que o garoto-centro-avante Felipe, da base, pode subir para os profissionais, pois isto estaria sendo estudado por comissão técnica e diretoria. Na matéria que ouvi o garoto foi chamado de artilheiro.

Alguem já viu jogar???

acho que eh por aí…se não vier reforço eu apoio o Sacconi!
e vamos torcer pro Diego Souza ficar.

aahh….a camisa do matheus ficou boa mas acho que tem muita listra, as mangas poderiam ser limpas e as listras mais discretas

acho mesmo que uma reedição da listrada “parmalat” seria matadora.

avante palestra

Vicente, adorei esta camisa, me desculpem, mas se achar nos camelos aqui de sampa compro na hora! Ficou linda!

Os comentários estão desativados.