Categorias
Drops

DROPS 21/05/09: cutucando o porco com a vara curta

Por Vicente Criscio

O drops de hoje será um tanto diferente.
Não terá notinhas. Vou plagiar o amigo Cunio e dizer que vou cutucar o porco (não a onça) com vara curta.

O QUE ACONTECE?

Nas últimas semanas tenho notado uma impaciência sem tamanho do palmeirense. Parece uma incapacidade de lidar com o fato de que o Palmeiras não é o melhor time do Brasil e com isso não consegue ganhar todos os jogos por goleada.

A derrota para o time do Internacional no último domingo gerou uma reação a meu ver extremamente exagerada.


PRIMEIRO ALGUNS NÚMEROS

Gosto das análises mais objetivas. Vejam esses números. São os comentários e posts que eles se referem:

– Palmeiras (3)0x1(1) Sport, oitavas de final da Libertadores, jogo 2: 250 comentários;
– Palmeiras 1×1 Sport, Libertadores Fase I: 187 comentários;
– Palmeiras 1×2 Santos, semi-final do Paulistão 2009: 183 comentários;
– Palmeiras 0x1 SPFC, Campeonato Paulista 2009, sei lá qual rodada: 154 comentários;
– Palmeiras 2×0 Sport, Libertadores Fase I: 151 comentários;
– Palmeiras 1×0 Colo Colo, jogo do gol de CX-10 aos 42 do 2o tempo: 143 comentários;
– Palmeiras 0x2 Inter, R02 do Brasileiro 2009: 138 comentários;
– Palmeiras 1×0 Sport, oitavas de final da Libertadores, jogo 1: 93 comentários.

Em 4 vitórias do Palmeiras: 637 comentários;
Em 4 derrota/empate do Palmeiras: 662 comentários.

Considere ainda que o Palmeiras perdeu nos 90 minutos para o Sport e venceu nos pênaltis nos 250 comentários.

QUAL MEU PONTO?

Qual meu ponto? Parece que “a desgraça vende”!

Ou será que somos mais motivados na derrota?

Ou será que somos mais comedidos na vitória?

Ou será que o Palmeirense não se dá mais o direito de acreditar?

QUESTÕES

Nos treinamentos e palestras de vendas que de vez em quando eu faço eu tenho um slide que digo: “em processos de vendas complexos vamos da euforia à depressão em um telefonema”.

O palmeirense vai da euforia à depressão em 90 minutos. Às vezes visita os dois estados várias vezes nos 90 minutos.

EXEMPLO

Quando o Palmeiras venceu o Sport por 1×0 e merecia fazer 3 ou 4 no Palestra, alguns palmeirenses diziam: “vamos passar o carro sobre os caras lá”.

Baita otimismo…

Quando fomos jogar no Beira-Rio alguns palestrinos diziam: “precisamos vencer por uns 3 gols de diferença”.

Não eram 11 cones pintados de vermelho do outro lado. E agoram comparam o jogo Flamengo 1×2 Inter, como se fossem coisas comparáveis. Não são!
E alguns ainda exageram: “time de b****”.


CALMA GENTE

Não sei se é a carência de alguns títulos. Já são 11 anos que vencemos a Copa do Brasil e 12 anos que disputamos a final do Brasileiro. São 10 anos sem Libertadores.

Não sei se é a alta expectativa com a Presidência de L. G. Belluzzo.

Não sei se é a visível decadência da grande maioria dos times brasileiros.

Não sei se é por ver um treinador que fala mais do que produz.

Não sei se é por ver alguns jogadores no elenco que não têm condições de vestir a camisa do Palmeiras (mas vestem, e por isso quando são chamados de bosta, indiretamente o palmeirense chama a instituição da mesma coisa sem valor).

EU TENHO NOTADO

Mas o fato é que eu tenho notado aqui no 3VV um extremo mal humor com relação ao time, ao elenco, ao técnico, à diretoria. Um tamanho mau humor e impaciência que confesso não via em 2007, ano em que Caio Junior nao classificou o time para as semi-finais do Paulistão contra um Guara com dois a menos. Lembra disso?

Ou quando fomos eliminados pelo Ipatinga. Ah, o bandeira nos roubou. Roubou, mas nós tomamos um segundo gol do Ipatinga aos 46 do 2o tempo na primeira partida. Aliás, nós perdemos do esquadrão do Ipatinga na primeira partida.

Ou quando ficamos se ar na praia do Brasileirão, eliminados da Libertadores de 2008 por Emerson Leão e o grande Atlético MG, que acaba de contratar Evandro como reforço.

Por favor, não venham dizer que estou nivelando a comparação por baixo. Não estou. Só quem me conhece sabe como sou exigente com relação ao Palmeiras. Tem que ser um dos maiores clubes do mundo. Ponto!!! Maior na América Latina. Ponto!! Tem que ir para a Libertadores todo ano, disputar título em todo campeonato que disputar e ter um elenco financiado às suas custas. E sem treinador estrela, mas alguém muito competente que faça parte de uma estrutura e que trabalhe e respeite o clube que trabalha.

Mas meu amigo Palmeirense, irmão de fé, podemos ter diferenças de opiniões, até porque futebol não é ciência exata e o futebol que você assiste na telinha não é diferente do que eu assisto. Mas acho que alguns de vocês estão exagerando demais nas críticas.

E como bem disse Carmine Paciello em sua coluna Lega Calcio desta semana:  A crítica é um arte a exercitar,  mas polemizar de graça é um mau serviço que se rende ao Palmeiras!”

Você concorda comigo??



EM TEMPO

O Boca está perdendo dentro de casa. Faltam 25 minutos mais acréscimos. Se não se classificar, podem mandar me prender, algemar, amarrar a camisa de força, mas o Palmeiras já é finalista da Libertadores.

E como será que está a torcida do Boca na Bonbonera?

Saudações Alviverdes!

104 respostas em “DROPS 21/05/09: cutucando o porco com a vara curta”

Obrigado pelo espaço Vicente,
Mas vou ter que divergir um pouco de vc.
Por item:
– Elegemos a única empresa que nunca (eu disse NUNCA) operou um Estádio ou eventos de grande público. Esquecendo a BWA, existiam outras opções melhores e mais rentáveis ao Palmeiras, incluindo gente do ramo de Estadio de Futebol e Arena de Eventos.
– Projeto sócio-torcedor, este projeto já foi desenvolvido há algum tempo…. atraso pra acontecer, perde o impacto.
– O Cyrillo havia falado sobre a renovação com o operador do Site, que incluiria Loja Virtual, TV e outros. Receitas que não vimos até agora.
Vc tem alguma explicação para essa congelada… me parece que perdemos bastante com isso, estamos em Maio, e falei com o Cyrillo em Fevereiro.
– Licenciamento de Produtos já estava em reformulação desde o final do ano passado, inclusive com renovação de linha. Não é dessa administração.
– Projeto Arena, é da administração anterior e sabidamente, com problemas politicos. Alguns nem devem ser discutidos aqui.
– Linha editorial única, apresentada pelo Cyrillo ainda em Agosto do ano passado, englobando exatamente o que vc fala…… apenas que seria contratado um Editor-Chefe, para comandar tudo incluindo a Ass de Imprensa (que é terceirizada).
– Loja Virtual, já comentado acima
– Instalação do camarote Premium, é projeto anterior e definido por pessoa de fora, junto com o Cyrillo.
– Exposição da marca, isso vem andando já tem algum tempo, notadamente a partir do ano passado, graças à abertura no Marketing.

Aliás, se puder esclarecer um ponto, o Cyrillo é o Diretor De Planejamento titular e vc é o adjunto dele… e ele não participa das decisões. Não é esquisito?

Desculpe rebater os pontos….. mas, quis esclarecer o pq da minha afirmação de que nada de novo havia sido feito. Ou são projetos anteriores ou projetos requentados.
Tem muito mais coisa em andamento, eu sei. Mas tem coisa que não deveria ter andado tbm.

Abraço

Sergio, em qual sentido? Vou comentar alguns projetos que estão em andamento ou foram concluídos:
– Concorrência para fornecimento de serviços de operação de ingressos. Vitória da Outplan com a saída da (muito criticada pela torcida) BWA. O serviços ainda não está 100% implantado (as novas catracas e o cartão Mifare estão prometidos para julho) mas já há aumento do número de postos de vendas e a fila caiu bastante;

– Licitação para reformulação do site. O site está em desenvolvimento (veja o link http://www.palmeiras.com.br);

– Programa sócio torcedor: ante-projeto pronto aguardando aprovação da Diretoria;

– Licenciamento de produtos: ainda este ano será lançado uma linha de vonecos do Palmeiras, começando pelo Marcos;

– Projeto Arena: apesar de muita gente falando besteira o projeto está em andamento; atrasado? muito, mas não é por culpa dos atuais envolvidos e sim por vários fatores exaustivamente comentados neste blog;

– Centralização da comunicação: a revista do palmeiras, o web site, e a assessoria de imprensa hoje são tocadas por uma área, Diretoria de Comunicação. Até o início desse ano essas atividades eram tocadas de forma independente e sem sinergia;

– Loja virtual: virá com o novo site;

– Exposição do Palmeiras em outros veículos, de editorias diferentes da esportiva (em algum comentário vi uma crítica sobre a marca Palmeiras e esse é um projeto ligado a esse tema);

– Instalação de um camarote premium no Palestra;

Existem outros temas em andamento. Alguns são tratados de forma confidencial porque dependem de negociações onde alguma(s) das partes não querem publicidade prévia.

Abraços,

Um pouco de cornetada… O Palmeiras mudou, mas o Palmeiras continua o mesmo… O Palemiras se mostra melhor, mas o Palmeiras está pior.
Já se passaram 4 meses e estamos absolutamente no mesmo ponto em que estávamos nos últimos 2 anos, ou pior…
Se puderem, citem um avanço feito neste ano.

Abraço

Os comentários estão desativados.