Categorias
Drops

DROPS 21/05/09: cutucando o porco com a vara curta

Por Vicente Criscio

O drops de hoje será um tanto diferente.
Não terá notinhas. Vou plagiar o amigo Cunio e dizer que vou cutucar o porco (não a onça) com vara curta.

O QUE ACONTECE?

Nas últimas semanas tenho notado uma impaciência sem tamanho do palmeirense. Parece uma incapacidade de lidar com o fato de que o Palmeiras não é o melhor time do Brasil e com isso não consegue ganhar todos os jogos por goleada.

A derrota para o time do Internacional no último domingo gerou uma reação a meu ver extremamente exagerada.


PRIMEIRO ALGUNS NÚMEROS

Gosto das análises mais objetivas. Vejam esses números. São os comentários e posts que eles se referem:

– Palmeiras (3)0x1(1) Sport, oitavas de final da Libertadores, jogo 2: 250 comentários;
– Palmeiras 1×1 Sport, Libertadores Fase I: 187 comentários;
– Palmeiras 1×2 Santos, semi-final do Paulistão 2009: 183 comentários;
– Palmeiras 0x1 SPFC, Campeonato Paulista 2009, sei lá qual rodada: 154 comentários;
– Palmeiras 2×0 Sport, Libertadores Fase I: 151 comentários;
– Palmeiras 1×0 Colo Colo, jogo do gol de CX-10 aos 42 do 2o tempo: 143 comentários;
– Palmeiras 0x2 Inter, R02 do Brasileiro 2009: 138 comentários;
– Palmeiras 1×0 Sport, oitavas de final da Libertadores, jogo 1: 93 comentários.

Em 4 vitórias do Palmeiras: 637 comentários;
Em 4 derrota/empate do Palmeiras: 662 comentários.

Considere ainda que o Palmeiras perdeu nos 90 minutos para o Sport e venceu nos pênaltis nos 250 comentários.

QUAL MEU PONTO?

Qual meu ponto? Parece que “a desgraça vende”!

Ou será que somos mais motivados na derrota?

Ou será que somos mais comedidos na vitória?

Ou será que o Palmeirense não se dá mais o direito de acreditar?

QUESTÕES

Nos treinamentos e palestras de vendas que de vez em quando eu faço eu tenho um slide que digo: “em processos de vendas complexos vamos da euforia à depressão em um telefonema”.

O palmeirense vai da euforia à depressão em 90 minutos. Às vezes visita os dois estados várias vezes nos 90 minutos.

EXEMPLO

Quando o Palmeiras venceu o Sport por 1×0 e merecia fazer 3 ou 4 no Palestra, alguns palmeirenses diziam: “vamos passar o carro sobre os caras lá”.

Baita otimismo…

Quando fomos jogar no Beira-Rio alguns palestrinos diziam: “precisamos vencer por uns 3 gols de diferença”.

Não eram 11 cones pintados de vermelho do outro lado. E agoram comparam o jogo Flamengo 1×2 Inter, como se fossem coisas comparáveis. Não são!
E alguns ainda exageram: “time de b****”.


CALMA GENTE

Não sei se é a carência de alguns títulos. Já são 11 anos que vencemos a Copa do Brasil e 12 anos que disputamos a final do Brasileiro. São 10 anos sem Libertadores.

Não sei se é a alta expectativa com a Presidência de L. G. Belluzzo.

Não sei se é a visível decadência da grande maioria dos times brasileiros.

Não sei se é por ver um treinador que fala mais do que produz.

Não sei se é por ver alguns jogadores no elenco que não têm condições de vestir a camisa do Palmeiras (mas vestem, e por isso quando são chamados de bosta, indiretamente o palmeirense chama a instituição da mesma coisa sem valor).

EU TENHO NOTADO

Mas o fato é que eu tenho notado aqui no 3VV um extremo mal humor com relação ao time, ao elenco, ao técnico, à diretoria. Um tamanho mau humor e impaciência que confesso não via em 2007, ano em que Caio Junior nao classificou o time para as semi-finais do Paulistão contra um Guara com dois a menos. Lembra disso?

Ou quando fomos eliminados pelo Ipatinga. Ah, o bandeira nos roubou. Roubou, mas nós tomamos um segundo gol do Ipatinga aos 46 do 2o tempo na primeira partida. Aliás, nós perdemos do esquadrão do Ipatinga na primeira partida.

Ou quando ficamos se ar na praia do Brasileirão, eliminados da Libertadores de 2008 por Emerson Leão e o grande Atlético MG, que acaba de contratar Evandro como reforço.

Por favor, não venham dizer que estou nivelando a comparação por baixo. Não estou. Só quem me conhece sabe como sou exigente com relação ao Palmeiras. Tem que ser um dos maiores clubes do mundo. Ponto!!! Maior na América Latina. Ponto!! Tem que ir para a Libertadores todo ano, disputar título em todo campeonato que disputar e ter um elenco financiado às suas custas. E sem treinador estrela, mas alguém muito competente que faça parte de uma estrutura e que trabalhe e respeite o clube que trabalha.

Mas meu amigo Palmeirense, irmão de fé, podemos ter diferenças de opiniões, até porque futebol não é ciência exata e o futebol que você assiste na telinha não é diferente do que eu assisto. Mas acho que alguns de vocês estão exagerando demais nas críticas.

E como bem disse Carmine Paciello em sua coluna Lega Calcio desta semana:  A crítica é um arte a exercitar,  mas polemizar de graça é um mau serviço que se rende ao Palmeiras!”

Você concorda comigo??



EM TEMPO

O Boca está perdendo dentro de casa. Faltam 25 minutos mais acréscimos. Se não se classificar, podem mandar me prender, algemar, amarrar a camisa de força, mas o Palmeiras já é finalista da Libertadores.

E como será que está a torcida do Boca na Bonbonera?

Saudações Alviverdes!

104 respostas em “DROPS 21/05/09: cutucando o porco com a vara curta”

Obrigado pelo espaço Vicente,
Mas vou ter que divergir um pouco de vc.
Por item:
– Elegemos a única empresa que nunca (eu disse NUNCA) operou um Estádio ou eventos de grande público. Esquecendo a BWA, existiam outras opções melhores e mais rentáveis ao Palmeiras, incluindo gente do ramo de Estadio de Futebol e Arena de Eventos.
– Projeto sócio-torcedor, este projeto já foi desenvolvido há algum tempo…. atraso pra acontecer, perde o impacto.
– O Cyrillo havia falado sobre a renovação com o operador do Site, que incluiria Loja Virtual, TV e outros. Receitas que não vimos até agora.
Vc tem alguma explicação para essa congelada… me parece que perdemos bastante com isso, estamos em Maio, e falei com o Cyrillo em Fevereiro.
– Licenciamento de Produtos já estava em reformulação desde o final do ano passado, inclusive com renovação de linha. Não é dessa administração.
– Projeto Arena, é da administração anterior e sabidamente, com problemas politicos. Alguns nem devem ser discutidos aqui.
– Linha editorial única, apresentada pelo Cyrillo ainda em Agosto do ano passado, englobando exatamente o que vc fala…… apenas que seria contratado um Editor-Chefe, para comandar tudo incluindo a Ass de Imprensa (que é terceirizada).
– Loja Virtual, já comentado acima
– Instalação do camarote Premium, é projeto anterior e definido por pessoa de fora, junto com o Cyrillo.
– Exposição da marca, isso vem andando já tem algum tempo, notadamente a partir do ano passado, graças à abertura no Marketing.

Aliás, se puder esclarecer um ponto, o Cyrillo é o Diretor De Planejamento titular e vc é o adjunto dele… e ele não participa das decisões. Não é esquisito?

Desculpe rebater os pontos….. mas, quis esclarecer o pq da minha afirmação de que nada de novo havia sido feito. Ou são projetos anteriores ou projetos requentados.
Tem muito mais coisa em andamento, eu sei. Mas tem coisa que não deveria ter andado tbm.

Abraço

Sergio, em qual sentido? Vou comentar alguns projetos que estão em andamento ou foram concluídos:
– Concorrência para fornecimento de serviços de operação de ingressos. Vitória da Outplan com a saída da (muito criticada pela torcida) BWA. O serviços ainda não está 100% implantado (as novas catracas e o cartão Mifare estão prometidos para julho) mas já há aumento do número de postos de vendas e a fila caiu bastante;

– Licitação para reformulação do site. O site está em desenvolvimento (veja o link http://www.palmeiras.com.br);

– Programa sócio torcedor: ante-projeto pronto aguardando aprovação da Diretoria;

– Licenciamento de produtos: ainda este ano será lançado uma linha de vonecos do Palmeiras, começando pelo Marcos;

– Projeto Arena: apesar de muita gente falando besteira o projeto está em andamento; atrasado? muito, mas não é por culpa dos atuais envolvidos e sim por vários fatores exaustivamente comentados neste blog;

– Centralização da comunicação: a revista do palmeiras, o web site, e a assessoria de imprensa hoje são tocadas por uma área, Diretoria de Comunicação. Até o início desse ano essas atividades eram tocadas de forma independente e sem sinergia;

– Loja virtual: virá com o novo site;

– Exposição do Palmeiras em outros veículos, de editorias diferentes da esportiva (em algum comentário vi uma crítica sobre a marca Palmeiras e esse é um projeto ligado a esse tema);

– Instalação de um camarote premium no Palestra;

Existem outros temas em andamento. Alguns são tratados de forma confidencial porque dependem de negociações onde alguma(s) das partes não querem publicidade prévia.

Abraços,

Um pouco de cornetada… O Palmeiras mudou, mas o Palmeiras continua o mesmo… O Palemiras se mostra melhor, mas o Palmeiras está pior.
Já se passaram 4 meses e estamos absolutamente no mesmo ponto em que estávamos nos últimos 2 anos, ou pior…
Se puderem, citem um avanço feito neste ano.

Abraço

O problema é que ano passado fomos campeões do paulistão de forma brilhante ao meu ver com atuações magníficas de Valdívia e ainda tivemos a volta de Marcos, isso após alguns anos sem títulos e times sem expressão.
Isso causou uma euforia enorme, voltamos a elite do futebol com um time de ponta e com o técnico mais vencedor da história do clube.

Porém, no final do Brasileirão do ano passado vimos jogadores chinelinhos que por sinal saíram, no decorrer do campeonato aconteceram contratações bizarras, Valdívia foi embora, e quase ficamos fora da libertadores por filha da putice de alguns jogadores que fizeram corpo mole. Fora que nosso time não parecia ter nenhuma jogada ensaiada, era so um amontoado de caras chutando a bola bem ao estilo fim de semana, culpa do “manager” que já não fazia juz ao salário.

E isso acontecendo justamente naquela época era a pior coisa a acontecer. E agora? O time foi embora, fudeu! Vamos voltar a ficar trocentos anos sem título e com Jéci, Errandro, etc no elenco ficamos apavorados com essa possibilidade.

Aí tivemos que reformular o elenco, o que não estava nos planos.
No início da temporada NINGUÉM acreditava no elenco. Nos classificamos em 1º no paulista, tínhamos tudo para ser campeões de novo, mas dessa vez não deu, e volta aquela sensação de angústia da falta de títulos. Porra! Esse time tá foda, deveríamos ganhar tudo, o título estava nas nossas mãos o campeonato inteiro agora que é pra valer acontece isso!
E vale ressaltar que nosso técnico continua fazendo escalações mirabolantes, a equipe não apresenta um padrão de jogo, nosso matador não vive boa fase e ainda existem sondagens do exterior. Tudo o que vivemos no ano passado, volta de novo em nossas cabeças.

Mas aí volta tudo ao normal diante da classificação na libertadores e aquelas partidas monstruosas contra o Ixpóhti, LDU e o Colo-Colo.
É pra ser assim sempre!
E justo quando retomamos a euforia, vem um balde de água fria, perdemos pro mistão do Inter, considerado o favorito ao título brasileiro. Como assim? Nós é que temos que ser considerados favoritos! Nós temos o melhor time! Afinal, que tipo de torcedores somos se não acreditamos nisso…
Mas essa derrota serviu como um alerta, parece que nada mudou desde aquela semi-final do paulistão e passamos de fase na libertadores a base do “vamulá que dá timeee”.

Essa alternância entre momentos muito bons e muito ruins, faz com que os ruins parecam muito piores pois a somente um ano ou pouco mais voltamos a ser um time respeitado após anos sem título. Temos medo que a cada derrota, sequência de jogos ruins e algumas maluquices do luxa, aquela era sem titulos voltará, e por isso somos tão exigentes com o time, mais do que qualquer torcida no Brasil atualmente.

Kaleb..pelo amor de deus…chamar o Keirrison de tapa buraco é brincadeira…….
é incrível mais parece que nenhum jogador serve para o palmeiras!!!!!!!!!!!!!! se vc oferecer o keirrison pra qualquer clube do brasil ngm pensa duas vezes……..jogador no palmeiras não pode jogar mal que é um merda…que incoerencia…..se vc pegar os 4 meses do keirrison e o 1 ano e 5 meses do Diego, proporcionalmente o Keirrison teve um approveitamento muito melhor!!

quando eu disse que esse tipo de cornetagem é que vem fodendo o palmeiras nos ultimos tempos eu fico mascarando ruindade de jogador……

Kaleb…já vi vários comentários seus..discordo de uns mais concordo com um numero maior….mas desta vez não deu.

daqui a uns anos keirrison vai ser um grande jogador do futebol mundial.

So a titulo de curiosidade, vi em um site que o Palmeiras eh o terceiro time do brasil q mais mandou jogadores pra fora. Ficando atras do Cruzeiro (mandou 100 jogadores pra fora) e do Atletico-PR (Mandou 91).
Isso, contando apenas os ultimos 7 anos.
O Palmeiras mandou 81, sendo:

2003: 18
2004: 05
2005: 16
2006: 12
2007: 13
2008: 16
2009: 01

Caramba, ler 95 posts numa tacada só é demais. Vicente, esse 3VV está bombando mesmo.

Faço aqui apenas uma defesa (não em causa própria), mas CORNETAS não são sopradas para detonar o Palmeiras nas derrotas, nem procurar pêlo em ovo nas vitórias. Elas soam para MANTER O CLUBE EM ALERTA, para não relaxarmos NUNCA. Todos aqui e fora daqui amam o Palmeiras e torceram como doidos mesmo na Série B, e se fosse para a série C. Críticas e elogios devem ser equilibrados, para não subirmos no salto quando ganhamos, nem jogarmos o time às traças quando perdemos. PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ! Esse é o nosso lema, ontem, hoje e sempre.

Vicente, concordo com muito do que você disse no post.
Esse grupo que está em Atibaia é o time que vai pro pau na libertadores e ponto final, e vou apoiar até o fim. Ninguém vai jogar mais porque é xingado, e muito menos pedir para sair. Portanto, tá na hora de ser otimista e apoiar todos os jogadores, sem exceções.

Caro, Raul as sugestões que você me cobra estão expressas nos exemplos que dei das ações de marketing feitas por Inter de Porto Alegre e bambis. Só cego não vê! Os bambis tem lojas em shoppings de sp (a exemplo dos gambás) que atendem com muita classe e categoria a sua torcida e simpatizantes. Até réplica da taça Toyota os caras colocam nas lojas! O Inter tem um programa de sócio torcedor que é modelo de sucesso no sul, garantindo renda constante ao clube, maior arrecadação e fidelização de torcedores. Veja o case que saiu na própria Mídia palestrina sobre o Inter que vende 400 bonecos de seus pernas-de-pau! Acho muita preguiça falar que faltam sugestões! O Departamento de marketing tem que ser uma área ágil, antenada com tudo que possa divulgar a nossa marca mas sinto que isso não acontece. Como disse, tudo é lento no mundo do palmeiras e enquanto dormimos em berço explêndido nossos inimigos crescem em ações de marketing e de torcida. Até os gambás que sempre foram piores que nós estão dando um baile com o rosemberg lançando filme e lojas, além de outras ações. Confio muito no Beluzzo e acho que ele pode dar uma agilizada nessa área tão essencial para uma marca valiosa como o palmeiras.

Poisé! Não tenho mais palavras, obrigado Vicente, por traçar estas maltratadas linhas no sentimento que sinto e sentirei com meu Palmeiras!

Pois é pessoal, realmente não tem jeito, temos que apoiar e incentivar o nosso time, afinal estamos nas duas maiores competições da América do Sul.
Não adianta chorar pitangas, o time é esse, queiram ou não, o tecnico é um dos top e esses próximos 60 dias é muito importante pra nós.
VAMOS APOIAR!!! FORÇA VERDÃO!!!

Realmente eu me divirto com tudo isso aqui.
O post é sobre nosso excesso de impaciência.

Os primeiros comentários foram mais tranquilos…
Já os últimos… pura corneta. Hahaha.

Parece que não tem jeito!

Anotem aí, dia 15 de julho à noite estaremos todos chorando de felicidade!

Muito bom em Vicente…. é bem isso mesmo nossa torcida vi ou extremamente feliz ou no fundo do poço…… temos que ter pés no chão….. o time é razoável e graças a todas as combinações possíveis torna-se um dos favoritos para a grande final da libertadores, ora de apoiar e acreditar.
AVANTE PALESTRA.

È Renato !!
Concordo com tudo que vc falou,
o link é esse aqui:
http://www.trivela.com/Conteudo.aspx?secao=44&id=20461
vale apena ver é bem legal !
Pois é !!
Que ação de Marketing temos para torcida ?
de Levar o Classico Palmeiras x Curintxa pra Miami ???
Isso é patético !!!
Se levar pro Maracá eu acho bem legal, pq não jogamos no Morumbi ! e se for levar pra Presidente Prudente leva pro Maraca que é a mesma coisa, e com um numero muito maior de Pagantes !!

Agora pra torcida não existe nada !!
Socio-torcedor é patético !!
Promoçoes, é muito fraco !
o Rogério Dezembro está dormindo em cima da mesa ou jogando CS !!!

falo !!

Como é fácil apenas criticar caro Luiz Sergio!!
Me traga algumas sugestões amigo!!

Gostaria de ouvir respostas ao invés de perguntas. Será??Será??Será??

O que mais me revolta como profissional da área é o marketing do palmeiras. Porra, ele simplesmente não existe! Quando olho pro inter, pros bambis e comparo com o nosso marketing da vontade de chorar! Pensei que isso iria mudar com a extirpação do câncer mustafá, mas vejo que desde 2006 nada mudou. Não temos um projeto para a marca palmeiras, não temos lojas próprias para a torcida, não temos projeto de sócio-torcedor, não temos um canal de tv ou rádio do palmeiras para barrar a imprencinha (só a Mídia palestrina, que não é do palmeiras), enfim me parece que uma coisa não muda nunca no palmeiras: a demora para se implantar qualquer projeto. Tudo é lento no palmeiras, tudo está sempre “sendo estudado” e nunca implantado. Mesmo com relação ao time por que será que a torcida é “tão impaciente”? Será que é porque temos a comissão técnica mais cara do brasil? Será que é porque temos um parceiro que tem capacidade de trazer grandes jogadores mas só traz jogadores de times e futebol pequenos que ninguem quer para tentar valorizá-los no palmeiras? Será que é porque temos que aguentar o papo de crise e falta de dinheiro mas vemos os adversários contratando dalessandro, nilmar, kléber, sorin com a mesma crise? Será que é pelo técnico que não treina o time, perde para times inferiores como o sport e substima a inteligência do torcedor palmeirense ao desviar o foco para arbitragem, mérito do adversário, etc… Será que é pela falta de reposição de jogadores à altura, afinal perdemos valdívia e henrique e recebemos evandro, diego souza, jeci, gladstone, mauricio ramos e danilo? Será que é por termos um diretor de futebol fraco e indeciso exatamente como era quando zagueiro dos malditos anos 80?
Não sei, acho que realmente é “exagerada” a nossa impaciência.

Vicente. Fiz hoje o cadastro, apesar de ser leitor assíduo há tempos, somente para poder postar sobre algo que li e achei muito interessante, e que merece ser lido na íntegra: uma entrevista com o Fernando Carvalho, presidente do Inter-RS. Nela, o que mais me chama a atenção é sobre uma ação de marketing voltada, em suma, para trazer o torcedor para o estádio, com confiança e ego lá em cima, coisa que na época não havia por lá, como parece acontecer agora por aqui. Acho que vale a pena difundir a idéia, que por lá chamaram de “agora é guerra”. Fernando Carvalho – “(…)Até que na Libertadores da América de 2006, eu me lembro que além de ter o sócio contribuindo e presente nos jogos, era importante ter o sócio auxiliando o time, incentivando os jogadores, e já passamos por várias decisões em casa com derrota, e isso acabava criando uma grande animosidade, então nós contratamos uma agência (agência E21), pra resolver esse problema. Contei essa história, que estou contando aqui para os seus leitores, “olha, nós chegamos na hora da decisão e ninguém acredita que a gente vai ganhar, chega na hora da decisão, no primeiro lateral mal batido já começam as vaias, então, pô, o jogador tem que ter tranquilidade, precisamos resolver isso, e eu quero que vocês façam uma campanha para que isso seja resolvido”. E aí nós fizemos uma campanha, que se denominou “agora é guerra”, e com essa campanha, a torcida começou a vir para o jogo, incentivar o time, associar mais pessoas, e foi uma coisa que foi puxando a outra. Nós acabamos tendo na final da Libertadores 55 mil pessoas, até o final torcendo, incentivando, acreditando. Teve um jogo que foi marcante. Contra o Pumas, a gente estava perdendo por 2 a 0 em casa, uma decisão pra passar de fase, e a torcida acreditou até o final, viramos o jogo no último minuto, ganhamos por 3 a 2. Em cima dessa campanha, eu me lembro que eu mandava torpedo para os associados que tinham celular cadastrado na casa. O Fernandão fazia apelo pelas emissoras, o Clemer, Vitório Piffero. Nós nos mobilizamos de tal maneira que foi construído um inconsciente coletivo positivo.”
Acho que nosso ambiente é parecido, mas pode ser mudado.

Outra coisa é o fato de ter perdido o titulo do brasileiro da forma que perdeu faltando algumas rodadas pro final !
Ficamos com o brio ferido pela forma que foi…

Agora nesse ano eles falaram que ia ser diferente, ja fez um planejamento mirando paulista, libertadores e Brasileiro, e o que acontence quando começamos a cair pelas tabelas (a lembrança do ano passado)
A traffic que de bom so troce o DS7 e o Henrique, o resto é tudo tapa buraco, é um mal necessário !!
[
Pq falta de dinheiro não é: Palavra dos diretores da Traffic, então é o que ? será que não tem um Lateral direito no mundo melhor que o capixaba ?
isso que nos irrita, pra tarzer esses merdas não precisariamos de Traffic e sim pra montar um time que ganhe tudo !!!

abraço !!

Vicente Parabens pelo o Post !!

A tempos venho falando isso e inclusive o Belluzzo fala dessa “Palestrinidade” em sua carta a revista Carta Capital que eu te passei, ele fala que o Palmeirense é a torcida mais exigente do mundo, e isso se dá pela sua história de grandes jogadores que possuímos no passado, tb acho isso !!

Mas o que tem que mudar em nossa conduta é a forma de torcer no estádio (fora dele pode cornetar a vontade) o fabinho capixaba é ruim ? é !
Mas se ele ta em campo temos que apoiar ate o final da partida, se ele nao jogou nada mete a boca mesmo !!!

O Boca perdeu em plena Bombonera, ótimo para o Palmeiras, mas antes existe um Nacional que na teoria é inferior, mas nesses últimos confrontos temos encontrado times inferiores como o do Sport, Colo-Colo….foi complicado,quem viu se arrepia ate agora.
Vamos dar um passo por vez, muita calma, uma coisa de cada vez, que venha o Nacional, depois o proximo, e assim vai.
abraços

Os comentários estão desativados.