Categorias
Entrevistas

O volante Souza

Por Vicente Criscio

     

Elierce Barbosa de Souza, 21 anos, nasceu em Posse, Goiás, em 8 de março de 1988.
Mas pode chamar de Souza. 

Filho do “seo” Diomauro (vascaíno e palmeirense, de acordo com o jogador) e da Dona Marli, está há um ano no Palmeiras. Souza fez sua estreia no jogo Palmeiras 3×2 Ponte Preta desse ano.  Falei 5 minutos com o jogador. Foi uma entrevista rápida, parte dela acompanhado de outros jornalistas.

A primeira impressão é de estar conversando com um pós adolescente. Aparelho (verde) nos dentes, olhar meio desconfiado, Souza é um garoto muito simples. E como a maioria dos garotos que saem do interiorzão do Brasil para os grandes centros, teve uma infância difícil, ajudando o pai na lavoura. Depois foi tentar a vida como jogador, passou dificuldades na mão de empresários mas chegou ao Palmeiras através da indicação de um treinador de categorias de base que trabalhava em Brasília.

E apesar do histórico e da pouca idade, respondeu as perguntas de forma direta, sem rodeios, sem procurar palavras difíceis. Não se deslumbra com a notoriedade relâmpago – hoje era o mais procurado para as entrevistas – e manteve sempre o jeito simples de encarar as coisas da vida, assim como encarou o Colo Colo.

Acompanhe aqui os principais trechos da entrevista:

Quando começou a jogar

Souza: Jogava em Posse, no interior de Goiás. Não tinha time profissional. Eu jogava em times amadores. Isso aos 17 anos de idade. Depois fui prá Brasília. E lá joguei em vários clubes em categorias de base.

Da infância pobre
S: era uma época difícil. Cheguei a jogar para um empresário que prometia casa, comida. Cheguei lá e não tinha dinheiro prá nada. Às vezes passava o dia só com um café.

Preferência para jogar

S: Joguei como meia, mas como eu sabia marcar bem o treinador na época me afastou para ficar de volante. Mas prefiro atuar como segundo volante.

Como veio para o Verdão
S: Fui indicado pelo Weber de Brasília. Aí vim para cá, fiz um teste e o pessoal gostou.
Fiz um contrato de 4 anos (até maio de 2012).
Quem é o empresário?
S: Gilmar Rinaldi.

Como foi o primeiro contato com o Vanderlei?
S: Primeiro contato foi um treino dos juniores contra os profissionais.
Foi elogiado pelo técnico?
S: Não falou nada… depois os jogadores comentaram que ele gostou.
Mas teve uma história dos jogadores te indicarem?
S: Falaram na preleção, do jogo do Colo Colo. O “seo” Vanderlei falou que o grupo confiava em mim, que eles tinham me indicado para entrar no elenco. Falaram prá ele: “aproveita o garoto que é bom!”.  E o “seo” Vanderlei deu uma força, disse que o grupo e ele confivam em mim.
E aí?
S: Aí tive que entrar em campo e jogar (rsrsrs)…

Sobre jogar contra o Colo Colo
Deu um frio na barriga entrar em campo contra o Colo Colo?
S: Difícil quem não tem um frio na barriga. Mas eu joguei tranquilo. A gente tinha treinado. Eu já esperava que podia entrar.
Mas ficou sabendo prá valer na preleção.
S: Foi, foi na preleção.
E quando o time ficou com um a menos e sem o Pierre. Você teve que correr mais?
S: Todo mundo teve que correr mais, o time todo. Mesmo quando o Marcão foi expulso o time não caiu, a gente não se abateu.
Vocês ainda acreditavam na vitória?
S: A gente entrou confiante. A gente sabia que não podia tomar gol e que o Keirrison, o Cleiton Xavier iam fazer. A gente sabia que poderia conseguir a vitória.

Quem preocupa mais para o jogo com o Sport
S: Ciro, é perigoso, é mais rápido. Mas na minha função tenho que pegar mais o P. Baier.

O que projeta para a carreira
S: Tenho contrato até 2012. Quero muito jogar um campeonato brasileiro, quero ser titular. Então primeiro tenho que conseguir o objetivo de ser titular. Prá isso tenho sempre que estar preparado.

É isso aí. Se o garoto encarar os Ciros e os Riquelmes da mesma forma que encarou Barríos e um bando de jornalistas e figurantes (o figurante era eu), podemos ficar mais tranquilos no meio-campo.

Boa sorte ao garoto… e muito juízo porque a jornada é tortuosa e longa.

Saudações Alviverdes!

Crédito para as fotos: www.terceiraviaverdao.com.br

41 respostas em “O volante Souza”

nunca ví um clube ganhar essa briga contra o jogador,o cara agil de má fé…mas contrato de gaveta não vale nada!

Queria saber como fico a situação do zagueiro David ?
Nao deu em nada mesmo ?
O juridico do palmeiras é fraco pra cacete né, 50 mil advogados no clube pra nada !!!

sds

Souza, des do momento que eu vi ele jogando no treino, do jeito que ele batia na bola, ja sabia que era um cara com um futuro !!

Parabens pela simplisidade e continue assim, se nao vc vira um K9, abraço !!

Vicente, te mandei uma mensagem pelo “contato” ali de cima. Quando tiver tempo, dá uma lida por favor.

Abraço

Esse Souza é novo e ainda tem muita lenha para queimar no Verdão. E como o contrato dele vai té 2012, podemos ter um novo Pierre surgindo por aí.

Força ao Souza e que ele traga ao lado do Pierre, o meio de campo mais marcador da Libertadores.

O que me deixa mais irritado, é o fato do verdão não conseguir revelar jogadores ……Graças a Deus o Souza me parece muito bom jogador terá um futuro brilhante no verdão, se o empresário dele deixar…..mas não é possível o verdão não revelar um jogador melhor que o Capixaba, e tal…até quando vamos depender de contratações pra suprir nosso elenco???

saudações….

Esse é o futuro Pierre… por ver esse garoto jogar, que contestei tanto a contratação do Mouzart, isso antes do jogo do Colo Colo, sabia que em nosso elenco tinha jogadores com capacidade e “futebol” para manter substituir o Sandro.

Vicente & Cia…

O mais interessante é que o GRUPO aprova o garoto. Confiança é TUDO.

Nesta Libertadores o Palmeiras precisará muito dele.

Ainda estou preocupado com a lateral direita. O Capixaba já recebeu todas as chances do mundo e não decola. Acredito que devamos contratar 2 laterais (um titular e outro pra ser reserva). Também acho que o Wendell tem que ser aproveitado no meio, pois é a função original dele.

Vicente…
Sei que ainda é cedo, mas realmente gostei muito da atuação do Souza. Pareceu sério e raçudo. Me parece também que o rapaz tem um ótimo passe. Tem tudo pra, aos poucos, cavar um lugar….

Boa Sorte, Garoto! Esse tem pinta de PALMEIRAS! Pensa no clube e fez contrato de 4 anos. Isso é bom, pois tira a Europa da cabeça, pelo menos no momento. Força e Raça, Souza!

Boa Sorte, Garoto! Esse tem pinta de PALMEIRAS! Pensa no clube e fez contrato de 4 anos. Isso é bom, pois tira a Europa da cabeça, pelo menos no momento. Força e Raça, Souza!

Em um evento dos Eternos Palestrinos realizado na Academia de futebol no mês de fevereiro, tive a oportunidade de conhecer o Souza, menino humilde, mas de bobo não tem nem a cara!!
Vai nos dar muitas alegriase vejo que o luxa confia muito nele, pois o colocou no jogo mais importante da 1ª fase!1

Boa sorte Garoto!!

Quando o vi jogar pela primeira vez fiquei preocupado que a Dona Vilma do futebol crescesse os olhos nele, agora que sei que o empresário é o ex-bambi gilmar rinaldi… abre o olho diretoria do verdão!

não sei se é verdade,mas estão dizendo que o Mozart vai ganhar 150 mil por mês,com uma boa estrutura de categorias de base apareceriam vários Souzas e não precisaríamos desses tapas buracos.

entrou mto bem no jogo…tb espero como mtos que tenhamos a oportunidade de ver mais do futebol dele…

FORZA PALESTRA

Espero que a diretoria faça um bom contrato com ele, para não acontecer o que aconteceu com David, Ilsinho, etc… por mais grato ao clube de origem, o jovem necessita ser valorizado, senão é impossível mante-los no clube.. O caso do Souza já começou errado, como pode o garoto que é bom de bola não ter oportunidade em um time que tem Sandro Silva, Jumar, Capixaba, etc .. ? Depois o cara vai embora e passa por mau carater, mercenário… ora, o menino precisa viver, precisa ganhar seu sustento.. olha lá hein Palmeiras…

Conhecemos muitas histórias assim no futebol, espero que a dele seja mais uma de sucesso, pois pela simplicidade, humildade e pelo que passou, ele merece.
Espero que jogue na terça e que tenha um desempenho igual ou superior do último jogo
abs e ótima matéria

éhé…. como pode…. INfelizmente… essa é a realidade de muitos muleques por aí… porém… por outro lado, deixo meu recado: Souza…. continue assim brow, que você tem tudo logo logo pra crescer e muito no cenário Palestrino.

Nós palmeirenses achamos ídolos em qualquer canto. Elegemos o Keirrison como o nosso grande ídolo no começo do Campeonato Paulista. No final, já o estavam vaiando. Agora é a vez do Souza. Quem é Souza? Vai ter que ganhar muita coisa para provar que merece o título de ídolo. Basta tomar uma entubada do Sport na terça-feira para a torcida tentar crucificá-lo. Já vi muitas destas histórias. Devagar com andor…

Será um novo Taddei??
Sei lá, analisar o jogador apenas por essa partida não dá, mas que mostrou potencial, isso sim mostrou.

Abraços!

Se esse muleque realmente não sair e se o seu futebol for tão bom quanto ele apresentou diante do colo-colo tem tudo pra virar um grande idolo aqui no palmeiras.

Vicente em 5 minutos entrevistou melhor do q uns jornalista em 1 hora…

sorte ao garoto souza.. parece q ele tem a cabeca no lugar… e bom de bola e tem frieza…

abracos

O guri parece muito pé no chão, além de mostrar q sabe jogar, esses geralmente chegam aos objetivos, agora tem que ter paciência com ele.
Fico contente porque o Luxa esta dando atenção as categorias de base, isso é muito bom.

Valeu Vicente!

Esse Menino desde que atuou contra a Ponte jamostrou um potencial muito grande, e depois da partida contra o Colo-Colo, mostrou que pode ser sim titular do Verdão mesmo sendo jovem! É esse tipo de pensamento e dedicação que queremos em jogadores do Palestra!

Abs,

Parabéns Criscio e mais parabéns ainda ao Souza, meninão que mostra que com humildade, muito trabalho e oportunidade se chega longe. Jogou como gente grande contra o Colo-Colo, num jogo que era uma “fria” e mandou muitíssimo bem, mostrando que é cara de brio e sangue frio. Vamos lá Souza! Que seja mais um ídolo nosso!

É… o menino parece ter personalidade para “suportar” jogar no Palmeiras.
O que me preocupa é o empresário dele… Gilmar Rinaldi… acho ele um empresário não muito confiável. Fiquemos de olho nele!!!
E força e boa sorte, Souza!!!

Sorte ao Souza.
Se jogar sempre com seriedade e trabalhar durante a semana não tem erro.
abraços

Realmente, é impressionante a tranquilidade que ele teve lá no Chile. Já quando estreou contra a Ponte Preta eu gostei do futebol dele. Vamos com calma, mas se o garoto continuar com esta “pegada”, terá um futuro muito bonito no clube. Abraços,

Felipe Virolli
http://www.futebolismo.com.br

O mais importante é ter a cabeça no lugar.
Mostrou personalidade. Alguns chegam com mais nome e sentem a carga de envergar a camisa.
Um jogador que vale a pena ser observado.

Ô “seo” Madureira, o moleque é bom, poe ele pra jogar!

Pô aí, adorei a entrevista com o Souza. Muito legal mesmo.

Quando eles estão começando a entrevista é mais verdadeira. Não tem manager de coisa nenhuma (nem de entrevista), as respostas são mais aproveitáveis. Muito bom.

ótimo trabalho “seo” Vicente!

esse moleque tem tudo para ser um grande jogador, Humildade, personalidade e o mais importante, não amarela quando se precisa dele!

Forza Souza

Temos que aproveitar mais jogadores assim, da base!
Podem até não ser grande jogadores de técnica e tudo o mais, mas pelo menos não fazem corpo-mole!
Ouviu “seo” Luxemburgo?! Vamo colocar os Wendels e Souzas aí, ao invés dos jogadores do Iraty!

Bela entrevista…
Já havia lhe questionado há alguns posts atrás sobre esse moleque…
Mostrou personalidade nas poucas vezes em que o profexô lhe deu oportunidade…
Pra mim é muito melhor que o Jumar e Sandro Silva juntos…uma pena o Luxa somente ter escalado o cara agora…

Continue com essa humildade e vontade que ganhará rapidamente a confiança da nossa torcida!!!

Saudações Palestrinas!!!!

Legal a entrevista, Vicente! Tirou bastante informação relevante em 5 minutos.

Força, Souza! Boa sorte.

Sucesso e toda a sorte pra ele!

Que brilhe muito no Palmeiras!

Booa Vicente.

Tenta colocar entrevistas constantes de jogadores aqui.

Não é nenhuma surpresa o que esses jogadores passam quando crianças e adolescentes. Tomare que ele cresça no clube e melhore cada vez mais. Contra o Colo-Colo ele jogou muito bem!

Boa sorte pra ele e pra nós.

Abs,

Os comentários estão desativados.