Categorias
Futebol com Números

Os clubes que realmente faturam com o futebol – 2

Por Luís Fernando Tredinnick*

Na semana passada vimos o gigantismo das receitas dos clubes europeus. Por uma dessas incríveis coincidências, a globo.com publicou no mesmo dia um estudo da Casual Auditores sobre os clubes de maior faturamento no Brasil.

QUANTO FATURAM OS MAIORES CLUBES DO BRASIL?

Como eu já estava levantando os valores, foi fácil juntar com o estudo feito pelos auditores. Por algum motivo que eu ainda não descobri, os valores que eu vi nos balanços é um pouco diferente do estudo dos auditores. De qualquer modo, coloquei no gráfico abaixo o faturamento que eu levantei. Para chegar aos valores em Euros, eu simplesmente dividi a receita por 3, ok?

QUANTO MESMO FATURAM OS CLUBES EUROPEUS?

Segue o gráfico para que todos nós nos lembremos:

ENTÃO?

Então, quer dizer que o Real Madrid sozinho fatura quase 80% de tudo que faturam os 20 maiores clubes do Brasil. Ou dizer que o Bayern Munich e a Juventus faturam junto mais do que os 20 maiores clubes brasileiros. Ou que precisamos dos 11 clubes de maior faturamento para chegar no que fatura o Real Madrid.

É o típico caso em que a solução seria cortar os pulsos…

É bastante simples: no modelo atual, não há como competir. Precisamos mudar as regras do jogo e diversificar as receitas. Ainda há muito o que se fazer, e os clubes brasileiros em geral não estão prontos para isso. O Palmeiras, ainda que tenha melhorado muito, ainda está atrasado em relação ao Inter, por exemplo.

Mas, para o Palmeiras a grande notícia é que fomos o segundo clube em faturamento em 2008, mas enquanto não formos os primeiros e faturarmos uns R$ 100 milhões a mais do que o segundo colocado eu realmente não vou ficar satisfeito!

Saudações AlviVerdes

*Luís Fernando Tredinnick escreve todas as sextas-feiras no 3VV, explicando a quem
conhece e também a quem não conhece os números no futebol.
Divulgação autorizada mediante explícita citação do autor e do blog Terceira Via Verdão

9 respostas em “Os clubes que realmente faturam com o futebol – 2”

Luís,
Como já disse, não sou especialista como você nesse assunto. Mas esses números brasileiros apenas comprovam o que já sabemos: o nosso futebol é de um país pobre, sem infraestrutura nenhuma (nem saneamento básico temos, imaginem coisas para o futebol), com um povo miserável e, PASMEM, com uma confederação liderada por este Pirata da perna-de-pau chamado Ricardo Teixeira, que NÃO DÁ UM CENTAVO para os clubes da Série C organizarem o campeonato. Ou seja, o Brasil tem apenas 40 equipes que ganham alguma coisa, enquanto o resto está à míngua. Logo, não há programa de sócio torcedor que salve a gente. Podemos até dobrar a receita, mas continuaremos a anos-luz dos clubes europeus. Triste realidade.

Zambon, fica tranquilo, afinal eu vou ser o corneta das receitas….

E particularmente eu também acho que o profexô tá devendo muito nestes quase 18 meses dele à frente do Palmeiras.

Mas, como todo Palmeirense, eu acho que este ano a Libertadores é nossa! Mas que vai ser sofrido, vai ser!!!

Saulo, tem muita coisa para fazer, e o programa de sócio-torcedor, nos moldes do Barça, seria apenas o primeiro passo.

Saudações AlviVerdes

Se o ego do Luxa gerasse uma receita proporcional pro Palmeiras, já estaríamos uns 100 milhões a frente do segundo colocado…

Desculpa, Luís Fernando, mas não podia perder a chance de cutucar o pofexô.

E olha que o Belluzo entrou esse ano. Vai que é tua Bellugão!

E mesmo estando atrasados em relação ao Internacional, vamos faturar mais do que eles esse ano.

E, quem sabe um dia, estaremos disputando com os clubes europeus e sendo exemplo prá todos os times do planeta.

Luis não seja tão exigente,os anjinhos verdes vão te chamar de corneta das receitas.

Parabéns Luiz Fernando, muito interessante o post.
Estou contigo, vamos lutar pra ser primeiro em faturamento e com uma diferença de mais de 100 milhões para segundo colocado.
O nosso Palmeiras tem que ser o maior clube da America do Sul.

Conclusão: nem sempre faturar mais fará o time ganhar títulos não é mesmo? O que ganhou o Real Madrid nas últimas temporadas? Lógico que o clube tem que ser rentável e sadio financeiramente, mas, a torcida quer saber mesmo é de encher a galeria de troféus!

Nossa é muita diferença este valores, acho que quando estiver com a Arena pronta sera o clube que mais vai faturar no Brasil

Muito interessante os números.
Será que com o programa de Sócio Torcedor e com a modernização da Arena, o Palmeiras consegue ao menos dobrar estes números?
PARABÈNS
Luis Fernando

Os comentários estão desativados.