Categorias
Pré Jogo

Pré Jogo Palmeiras x Coritiba: começa o Brasileirão 2009

Por Vicente Criscio
 
Começa o campeonato nacional mais disputado neste continente. São pelo menos 12 clubes considerados “grandes” que têm a obrigação – perante suas torcidas – de colocarem times competitivos e disputarem o título.

Do nosso lado um sentimento um tanto diferente do ano de 2008: há um ano estávamos saindo da ressaca do título Paulista e concentrando forças para deslanchar nas primeiras rodadas enquanto outros disputavam a Libertadores.

Esse ano estamos do lado de cá da mesa. O Palmeiras disputa a Libertadores e tem intenções de ir longe. Para isso deverá sacrificar as primeiras rodadas, utilizando um time mesclando reservas com titulares.

FAVORITOS, EXISTEM?

Se podemos arriscar, eu diria que temos 4 favoritos:

Palmeiras, obviamnte. Tem elenco que começa a entrosar e um técnico que sabe trabalhar torneios longos e disputados no sistema de pontos corridos.

Keirrison é nossa arma. Diego Souza também. E Pierre… CX-10, Willians. E São Marcos.

Além disso temos os atores coadjuvantes: Danilo, que começa a se firmar; Armero.

E o Palmeiras começa anunciando Henrique, lateral direito do Ituano.

E terá ainda mais reforços. Seguramente um zagueiro, um atacante e mais um lateral para o Brasileiro (confirmando a vinda desse Henrique ainda precisaremos de mais um). Ficará com elenco forte!

E quem mais?

  • Cruzeiro, com um time forte, mantendo técnico e a base de 2008, reforçado de Kléber; considere que é um time homogêneo, forte, e que sabe disputar um campeonato de pontos corridos; prá mim começa como favorito;
  • Internacional, vem com elenco muito técnico e com um técnico inteligente. Deve incomodar;
  • São Paulo. Seu trunfo chama-se Muricy Ramalho e a base constituída há alguns anos. Mas está no alto da curva, ou seja, daqui é só prá baixo. E Washington parece que trouxe mais problemas ao elenco do que solução.

Num nível inferior tecnicamente mas que podem surpreender:

  • Os cariocas Flamengo (por causa de Cuca), Botafogo (por causa de Ney Franco, de quem sou fã) e Fluminense (muito nome – Parreira, Fred, Thiago Neves – e pouca produtividade);
  • O Corinthians, com o papo de Ronaldo, mas que sabemos perderá pontos fáceis no caminho;
  • O Grêmio, se Paulo Autuori aprendeu a fazer milagres;

E só.

Talvez o Santos incomode, mas não deve brigar nem pela Libertadores. E o Atlético MG de Celso Roth terá que lutar para disputar a Sul Americana.

Podemos esperar um bom desempenho do Verdão? Acho que sim, mas precisará dos reforços…

DESEMPENHO ESPERADO

Oito candidatos ao título? Quatro mais bem preparados?

Então quantos pontos precisaremos para sermos campeões? E para chegarmos à Libertadores 2010 (claro, em caso de não vencermos a 2009)?

E quem vai fugir do rebaixamento, quanto precisa fazer de pontos?

Vejam o % de aproveitamento dos times campeões, classificados para a Libertadores, e que escaparam do rebaixamento nos últimos anos:


 

Campeão

4º colocado

16º colocado

2008

66%

57%

39%

2007

67,5%

54%

39%

2006

68%

56%

39%

2005

64%

56%

42%

2004

64%

57%

n/d

2003

72%

54%

n/d

Ou seja, exceto pelo time mágico do Cruzeiro de 2003 (que tinha Alex e Luxemburgo), o campeão tem um desempenho de 64% a 68%. É isso que esperamos desse Verdão 2009.

E O JOGO DESTE SÁBADO?

O Palmeiras deverá vir com time mesclando titulares e reservas. E pegará um perigoso Coritiba, do competentíssimo Renê Simões, que assumiu o time nas duas últimas partidas do campeonato paranaense.

Farei um prognóstico arriscado: o Coritiba vai disputar a vaga da Libertadores.

E por isso acredito que será um adversário perigoso nesta tarde/noite de sábado.

Falando nele, o Coritiba deve vir com o time completo para o Palestra Itália. Exceto pelo meia Marlos, revelação de 20 anos de idade, que tem proposta do Grêmio e não deve jogar esta partida (este ano o Campeonato Brasileiro teve uma mudança de regra; o jogador que fizer uma partida por um clube não poderá disputar o Brasileirão por outro).

ANO PASSADO

Palmeiras e Coritiba jogaram a abertura dos turnos do campeonato de 2008. Na estreia um sonolento Palmeiras perdeu de 2×0 em Curitiba. No returno o Palmeiras ganhou por 1×0.

ARBITRAGEM

Trio de arbitragem baiano:

ARILSON BISPO DA ANUNCIACAO/BA
ALESSANDRO ALVARO ROCHA DE MATOS/BA (FIFA)

ADSON MARCIO LOPES LEAL/BA

Ano passado o árbitro Arilson Bispo da Anunciação fez apenas três partidas do Brasileirão 08. Por uma dessas coisas da CBF, fez três jogos mas apitou apenas para quatro times diferentes. Coincidência, uma delas foi do Palmeiras:

Botafogo 4 0 Ipatinga
Atlético-PR 0 3 Botafogo
Palmeiras 2 0 Ipatinga

Esperamos não ter problemas.

ENTÃO VAI AQUECENDO AÍ!

Seria bom começar com vitória. É isso que esperamos. Com titulares em campo ou não.
Mas para ir aquecendo, responda a pesquisa acima: quem vai ser o principal adversário do Palmeiras na disputa do título Brasileiro?

Ah, e terá a disputa dos atacantes. Adriano, o do churrasco na laje, estará no Flamengo (pelo menos algumas partidas); o Gorducho no time da Marginal sem Número. Washington brigando com Dagoberto. Fred, que deixou o jogo na ponte-aérea Paris-Rio. Kléber… que pena! E Kleber Pereira, se bobear de camisa verde.

Claro, e o K9.

Apesar do trombone do amigo Cunio eu sou mais Keirrison.

Saudações Alviverdes! Aqui no 3VV queremos dar um show de cobertura do Brasileirão hein? então fiquem conosco…

PS: Não esqueçam: arrumem seus times no Cartola FC.
São quase 200 palestrinos na briga por um fim de semana
em Ilha Bela, no Ilha Flat.
www.ilhaflat.com

10 respostas em “Pré Jogo Palmeiras x Coritiba: começa o Brasileirão 2009”

Henrique, meu Deus vai começar o bom e barato novamente?????

Parreira disse que pelo menos 6 caras da seleção querem voltar ao Brasil! Não disse os nomes!.
.
E por falar em zagueiro, Vicente, Alex Silva quer voltar! Vem jogando como volante (coringa) no Hamburgo e, não gostou nada disso!
.
Grande oportunidade para a Traffic esquentar os jovens jogadores,aos moldes do Sonda que contratou o D’alessandro para dar brilho aos seus investimentos no Inter! Resultado: US$ 20 milhões pelo Nilmar! (Isso é que é gerenciamento!)
.
2 x 0, hoje!
Saudações Alviverdes!

Vicente, autoriza meu time na liga 3vv do cartola… meu usuário lá é katlw!

E vai, Palestra!! 2 x 0 hj!

Sobre os favoritos, acho que em relção ao ano passado mudou muita coisa, garotada com sangue na boca, contratos longos e vontade de conquistar, mas falta um craque pra essa equipe né ? no meio, Alex seria a peça que falta para esse time deslanchar, quem sabe ate Roberto Carlos (que cai aqui é muito melhor que o Armero)
Mas da pra ser campeão sim, Inter acho que é o mais perigoso !! e Cruzeiro em segundo, SPFW não precisa se preocupar, agora é so ladeira abaixo !!!!

vamos palestra !!!

E esse henrique ai ? é bom alguem ja viu jogar ? mais um do Ituano né TRAFFIC, pelo amor de Deus, nada contra o minino que pode ser bom, mas nao existi outros mercados, aaaa tem o Iraty !!! putz grila, isso que me deixa nervoso com o Luxa e seus jogadores? pq se acha que ele não gosta do Wendel, que ta fazendo a sua função muito bem, pq não é dele, que tirando o Marcos o resto é tudo dele ou indicação dele

Vicente, só corringindo, a CBF voltou atras na decisão e vai poder sim jogar até 6 partidas do Brasileiro desse ano, so que prometeram no ano que vem não deixar passar, e sim restringir os jogadores na mudança !!
Na minha opinião patética por sinal, que acho que nesse interim pode acontecer muita coisa em negociações, não sei qual foi o proposito da CBF ao fazer isso mas não intendi !!

Os comentários estão desativados.