Categorias
Drops

DROPS 18/06/09: desculpem o atraso; e reflexões!

POR VICENTE CRISCIO

ANTES DE MAIS NADA, O QUE NÓS PREGAMOS AQUI:

Seja
quente ou seja frio, não seja  morno que
eu te vomito.

Carta de Laudicéia da Bíblia.

PRIMEIRO LUGAR

Não há palmeirense verdadeiro que nesta noite tenha sido indiferente à desclassificação.
Mas a reação foi mais dramática do que eu imaginava.

O que podemos apreender disso tudo?

BREVE RETROSPECTIVA

No final de 2007 a SE Palmeiras anunciou Vanderlei Luxemburgo substituindo Caio Jr. A grande maioria dos palmeirenses aprovou.

Luxemburgo liderou a equipe que voltaria a dar um título para o palmeirense. Paulistinha ou Paulistão o Palmeiras foi campeão e tirou um peso enorme das costas do torcedor e do clube.

E todo mundo gostou.

MAS DEPOIS…

O Brasileiro-2008 não era uma obrigação. O time ainda estava na ressaca do Paulista. Mas a eliminação precoce da Copa do Brasil aliada à desclassificação um tanto deprimente da sulamericana – com o treinador comentando o jogo na Globo enquanto o auxiliar técnico comandava o time na Argentina – deixaram os palmeirenses mais que desconfiados: irados!

E com razão.

FIM DE CAMPEONATO MELANCÓLICO

O Palmeiras não só perdeu o título Brasileiro de 2008 – depois de assumir a ponta tirando alguns pontos de vantagem do Grêmio – mas perdeu o rumo: viu o rival de muro ser campeão, e passou para a seletiva da Libertadores com uma derrota melancólica contra o Botafogo no Palestra e contando com a ajuda de Caio Jr.

Ironia das ironias…

TIME NOVO

O time foi completamente desmantelado. A Diretoria de Futebol justifica que muitas apostas de jogadores não vingaram (tanto que são reservas em seus atuais clubes: A. Mineiro, E. Granja, Leandro, …).

Um novo time foi formado. Alguns atletas foram abordados mas não vieram.

O fato é: 10 anos depois da 1a Libertadores, com uma comissão técnica renomada, com uma parceira que trouxe as principais revelações do Brasileirão 2008, a Libertadores 2009 era a prioridade na cabeça do Palmeirense.

Talvez não fosse na cabeça da comissão técnica que informava que este time estava em formação.

E o palmeirense perguntou: mas de novo?


CONTRA-MÃO DAS EXPECTATIVAS

Mas a expectativa para 2009 era ruim. Keirrison vem ou não? Jogar com Potosí? será que vamos passar?

O Palmeiras começou o ano de forma alucinante e assim foi a expectativa palmeirense. Saímos do modo de DESCONFIANÇA para o modo EUFORIA sem escalas.

Quem bateria esse time?


CAIA NA REAL

O Palmeirense caiu na real depois de duas derrotas nas duas primeiras partidas. E a Libertadores pro palmeirense já estava perdida.

Fomos da EUFORIA à DEPRESSÃO em 180 minutos e menos de 3 meses de temporada.

PORÉM, AHHHH PORÉM….

Bastaram: uma vitória mágica em Recife; um primeiro tempo quase perfeito em Santiago do Chile com direito a gol aos 42 do 2o tempo de C. Xavier; e Marcos nos salvando nos pênaltis em Recife;

E o palmeirense voltou ao modo EUFORIA.

Só o futebol proporciona essas coisas!

17 DE JUNHO

Antes, 28 de maio, a luz amarela acendeu: empatamos com o limitadíssimo time do Nacional em pleno Palestra Itália.

Mas para quem ganhou daquele Sport de Nelsinho no inferno do Retiro e para quem mandou os chilenos catarem cobre dentro de Santiago, vencer o Nacional no pasto do Centenário era fácil.

E dava! Não fosse um juiz fraco e os velhos problemas de incapacidade de matar o jogo. Problemas que, diga-se de passagem, estiveram presentes praticamente o ano todo.

E voltamos à depressão profunda.

Convenhamos, são muitas idas e vindas para uma torcida em tão pouco tempo.

JUSTIÇA SEJA FEITA

Bem lembrou o Cunio, desta vez sem corneta: o que aconteceu nesta quarta-feira é resultado de um processo. Durante os 90 minutos os jogadores – e mesmo o técnico – fizeram a sua parte. Correram, se dedicaram, colocaram a perna nas divididas.

Tentaram superar suas limitações. Até mesmo Obina, que perdeu dois gols, mas poucos lembram que ele estava lá, tentando.

Até mesmo Marcos, que se faz o gol no final do jogo não seria mais canonizado: seria endeusado.

Mas o esforço foi em vão e o time perdeu. Isso é o que entrará para a história.

E O QUE A TORCIDA QUER?

Torcida do maior ticket médio do ano; das 66 mil camisas em um dia; do apoio incondicional nas arquibancadas; e também que xinga nas numeradas cobertas.

Essa torcida tem algo em comum: ela não é morna! Ela é quente como o sangue dos oriundi que fundaram o Palestra Itália.

Essa torcida não gosta de olhar para os olhos brilhando dos filhos depois de mais uma derrota. Já encheu o saco!

Tenho dois, graças a Deus já consolidados e mais velhos, mas que igualmente sofrem com o Verdão, mais do que eu, que já estou calejado e com o fígado blindado por sei lá o quê.

Então a torcida não quer apenas um Paulista a cada 9 anos. A torcida que um Brasileiro disputado até a última rodada. Quer ir a uma final de Libertadores e ouvir o bordão “o Palmeiras é Brasil nessa Libertadores”. Porque se chegar, uma hora vai ganhar.

O problema é não chegar…

Com meus mais de 40 anos de palestrinidade e lendo os milhares de comentários que leio todo mês aqui no 3VV tenho certeza que ganhar ou perder será apenas um detalhe. Tem que chegar e disputar prá ganhar.

Porque se assim for, algumas vamos ganhar e outras vamos perder.

Mas não é isso que estamos vendo…

E AGORA?

Agora cabe recolher os cacos: se os gestores do futebol agirem com a
emoção trocarão de técnico e elenco a cada duas partidas. E isso seguramente seria errado e não
estaria gerando valor para o clube no longo prazo.

Por outro lado, se agirem de forma autista achando que tudo está bem,
estarão errando na mesma  proporção. Até porque o tempo é implacável. Este fim de semana teremos a R07 e quase 20% do Campeonato Brasileiro terá ido para o ralo.

Não é uma ciência exata. Mas se o profissionalismo no negócio futebol chegou, modelos e planejamentos têm que ser revistos, principalmente se os “acionistas” ou principais interessados nesta cadeia de valor não estão satisfeitos ou não enxergam um futuro próximo promissor.

Você está satisfeito? Está otimista com um futuro próximo?

Com a palavra quem decide!

Saudações Alviverdes!

97 respostas em “DROPS 18/06/09: desculpem o atraso; e reflexões!”

Danilo infelizmente nossa categoria de base tem muito moleque ruim se vestir a camisa treme, mas temos que ter sim um elenco bom vendo o seu comparativo todo ano a gente monta e desmonta o time é por isto que nesta decada só temos dois titulos 1 paulistão e outro da serie B, que o da serie B eu nem conto. Marcio pode ter certeza que esta diretoria esta fazendo isto ainda vamos comemorar muito titulo, assim eu quero acreditar

Vicente,
Com certeza somos uma torcida muito exigente. Eu nao aguento ver mais o meu sobrinho chorando pelo Palmeiras. Isto me da forca para continuar na luta.
Respostas: Nao e Nao.
Futuro talvez a medio prazo se comecarmos a reestruturar o futebol agora.
– Remuneracao por meta
– Profissionalizacao dos cargos de comando;
– Comisssao Tecnica permamente;
– Consultor Tecnico;
– CT da categorias de base (nao me conformo que o projeto da Lei do Incentivo ao Esporte nao sai do papel. Esta assunto foi iniciado em Janeiro de 2008 e ate agora nada.)
– CT Regionais.

Vou parar por aqui porque ainda ha muito o que fazer.

Abs,

Marcio.

Danilo, estes dois abaixo tem contratos terminando em dezembro de 2009.
São Paulo>> Borges
Corinthians>> Ronaldo
Amigo se fosse fácil manter jogadores por muito tempo este blog não seria de Palmeirenses… esta torcida, ao qual faço parte, pega no pé de tudo e de todos e portanto fica difícil continuar aqui, vide o Keirrison que já está sendo chamado de pipoqueiro pela organizada e por muitos comentaristas aqui do 3VV.

Como fazer um trabalho de longo prazo, se hoje todos são imediatistas, ninguém quer esperar nada, perdeu a Libertadores 09 com um time jovem, sem experiência nesta competição e a maioria já quer a cabeça do K9, o Diego já não é tudo isso, o Cleiton amarela, etc… bons são os outros Tyson, Ronalducho, Washigton, etc…

È bem difícil fazer futebol assim colega, mas vamos em frente!!!

Abraço!!

Eu acho que o mundo do futebol é muito competitivo, que mesmo chegar perto de títulos é difícil para todos hoje. Nosso planejamento, com muitos jovens valores, aponta para sucesso, mas não imediatamente. O time tem que amadurecer, e isso está sendo acelerado a cada derrotra. Nossos jogadores têm talento e, fazendo um execício de imaginação para enxergar esse time de hoje no Brasileirão 2008, concluo que não haveria corpo-mole e, portanto, perdas de pontos fáceis como foi contra Grêmio, Vitória, Botafogo e outros. Assim, tenho tudo para continuar crendo que o ápice desse planejamente pode realmente acontecer com a conquista do BR2009, e com uma entrada muito forte na Libertadores 2010.

é isto ai Mayara é dificil dizer alguma coisa neste momento mas temos que pensar assim um projeto a longo prazo foi assim que aconteceu com o Internacional e que seja assim no Palmeiras.

A GENTE NUNCA DEVIA TER DEIXADO O KLEBER IR EMBORA..ELE MOSTRA AMOR PELO VERDÃO!!! NUNCA MAIS TEREMOS ELE COM A NOSSA CAMISA!! ELE ESTÀ JOGANDO DEMAIS!!! JÀ FEZ 20 GOLS ESSE ANO! È BRINCADEIRA! ESSE ERA O CARA PRA TERMOS NO NOSSO TIME

pensando bem….atentei para uma coisa gora..o palmeiras é o unico time q não tem um atacante de nível sob contrato de vários anos com o time e que não seja de empresários ou de TRAFFICS vejam só >>

Flamengo >> Adriano
Fluminense >> Fred, Leandro Amaral
Santos>> Kleber Pereira
Cruzeiro>> Kleber
Inter>> Nilmar
São Paulo>> Borges
Grêmio>> Maxi Lopes
Corinthians>> Ronaldo
Goiás>> Felipe, Iarlei

Pra mim fazer contratos com jogadores assim é ter projeto….não ter jogadores com prazo de validade pra vencer como o Keirrison, e que se ainda for vendido o time ganha uma ninharia perto do que é pago

O borges não foi contratado pra ser vendido foi contratado pra jogar e dar titulos…resultado: artilheiro do time todo o ano

hoje o palmeiras tem:
ortigoza…..tah pra ser devolvido…..
lenny…. é da traffic, é novo pode ficar bastante tempo mas não vem apresentando nível
obina…até dezembro
willians…até dezembro…
keirrison…no máximo mais um ano e olha lá
…..
que saco todo o ano o palmeiras troca tudo..assim nunca vai ganhar nada

os bambis ainda tem o jorge wagner sob contrato longo…hugo..e agora o marlos que saiu sem contrato do coritiba…. se vender a multa é deles….

pensem bem

2005 tivemos o ano com o washington, gioino warley, marcinho, ricardinho, osmar e cláudio

2006 tivemos ano com edmundo, marcinho washington, enilton, ricardinho,cláudio e neto baiano

2007 tivemos ano com caio, osmar, florentin, alemão, luís henrique, max, luis maluco, willian, rodrigão, cristiano e edmundo

2008 kleber, alex mineiro, lenny, denilson, tiago cunha, jorge preá e willian

2009 keirrison, obina, ortigoza, willians, marquinhos e lenny.

porque não pegar um jogador e bota sobre contrato de 3 anos e pronto?

e podem ver…desde vagner love NINGUEM DA BASE TEM VEZ!! NINGUEM

por isso temos 57 jogadores encostados por aih….
isso sem falar de meias zagueiros laterais volantes….

os únicos que tem um tempo de casa nesse time é o pierre e o marcos……
tah na hora de pegar jogador e fazer contrato longo…isso gera a base…e não ficar trocando o tempo todo!!! jogou 2 jogos não fez gol manda embora em poe outro…..isso é amadorismo!!

Fiquei meio desorientada desde a quarta maldita, mas já readquiri meu equilíbrio (eu acho hehehe).

Apoiamos, vibramos, somos todos apaixonados pelo Palmeiras, mas isso não significa que devemos ser cegos.

ÓBVIO que não deixarei jamais de amar o Palmeiras. Esse sentimento não depende de resultados, de conquistas. É algo intrínseco, único, especial. Nós sabemos como isso funciona. Palmeiras, amor eterno! Paixão avassaladora! Cada um de nós tem um casamento próprio com o clube e isso ninguém perderá.

Porém, não é pq alguém critica, esbraveja por estar ferido, por ter sido atingido no âmago de seu amor, que goste menos do time. As pessoas possuem maneiras distintas de se expressarem nesse sentido. Algumas conseguem expor melhor que outras, algumas preferem fazer declarações de amor, tudo isso é válido. Quando amamos, queremos o melhor. Por isso mesmo, surge a indignação diante de tantos erros, tantas falhas…

Não vou dizer Fora Luxa, Fora sei lá quem, apesar de, no íntimo, querer muitos LONGE do Palmeiras. Não adianta fazer isso. Há anos sofremos por conta desse desmanche. Precisamos de planejamento de curto, médio e longo prazos. Precisamos de metas claras, objetivas, não de projetos sempre para o ano seguinte (esse tem sido o discurso usado…). Mas agora vem uma outra questão: como traçar metas e fazer um planejamento decente se há eleições a cada 2 anos? Se há sempre um clima “estranho” lá dentro? Se há gambás verdes infiltrados? Como resolver essa questão?

Já melhoramos muitos com a nova diretoria. Muito mesmo. Estamos trazendo parceiros, fortalecendo a marca Palmeiras, promovendo campanhas de marketing, valorizando nosso passado! E tantas outras coisas que não vemos, mas que são importantíssimas para o conjunto. Mas tem algo que é muito complicado de modificar: a mentalidade das pessoas. Ainda tem muita gente que só pensa em si, que só faz as coisas que lhes interessam. Todos deveriam vibrar na mesma sintonia verde! Mas infelizmente não é isso que ocorre.

Engraçado…nós sempre acreditamos no Palmeiras. Por mais que tenhamos jogadores medianos, nossa esperança permanece viva. Mas eu queria que o Palmeiras também acreditasse em si próprio, que os jogadores entendessem o espírito palestrino, que se espelhassem no nosso Santo. Ninguém precisa beijar o escudo. Até prefiro que não façam isso. O único que tem esse direito legítimo e genuíno é o Marcos. Já perdi o meu romantismo futebolístico. Aliás, só me sinto romântica quando vejo vídeos do passado. Que saudade! Epa, nostalgia do que não vivi? SIM!!! Eu sinto!!!

Enfim, ontem fiquei muito feliz por participar de um tópico de madrugada, na comunidade do Palmeiras 15532 , onde pude debater de forma saudável, relembrando momentos de glória da década de 90 e também do desespero da fila. Mas a grande lição, foi a mensagem que deixaram para os torcedores mais jovens, sobre o desrespeito àqueles que ajudaram o Palmeiras, principalmente após a fila. Citaram o Edmundo e o Luxa. E o que eu disse expressa o que a maioria pensava no tópico: seremos sempre gratos ao Luxa por tudo o que ele fez, por ter sido um baita técnico naquela época e por ter nos tirado da maldita fila. Mas isso não significa que goste de seu trabalho atual ou concorde com tudo que ele faz ou diz. De maneira alguma. Mas entendo que precisamos manter a coerência na proposta de trabalho ou não colheremos resultados. Entretanto, também espero que sejam coerentes ao contratar jogadores e comissão técnica. Não se pode ganhar tudo, mas queremos ser competitivos de verdade, novamente.

Acho que todo mundo ficou chateado pois não ganhamos nada faz um ano e já é muito pro verdão mas pra quem ficou 17 anos e 8 anos sem ganhar nada já esta acostumado né. Mas não é assim que eu penso o Palmeiras tem que ganhar tudo que disputar por isto o tecnico tem que ficar pois o planejamento foi feito pro ano todo então tem que terminar aquilo que foi planejado, trocar de tecnico agora é mais um passo pra tras então que continue o trabalho.

Isso demostra que tem mais gente descontente e não é pra menos, quem investe quer retorno, e sem títulos o retorno fica dificil.
Não me preocupa em nada o que o Presidente da Traffic disse, se vender o Keirrison que tragam o Kleber é só substituir.
Até acho que ele deu a deixa para troca de treinador, foi o q entendi.
Disse tambem que a parceria com o Palmeiras só vai acabar se o professor Belluzzo quizer, então, não tem do que se preocupar.

Acho que o trabalho tem que continuar pq a primeira pergunta que faço tira o Luxa e coloca quem? Se for pra colocar o Felipão concordo plenamente, mas se for pra colocar Abel Braga, Candinho, Joel Santana, Cuca. Sou mais que o Luxa fique o cara já provou que é bom e pode dar a volta por cima que continue o trabalho

Análise perfeita.

Penso que não é hora para caça às bruxas. Mesmo o Palmeiras ter sido eliminado pelo fraco Nacional da Libertadores, acho que não é o momento para loucuras.

Agora, algumas questões tem que ser repensadas, como a diretoria de futebol, comissão técnica.
Temos que definir muito bem que tipo de jogadores contratamos, que tipo queremos, não simplesmente acatar a vontade da parceria ou do nosso treinador.

Sobre o treinador, a coisa ta feia, mas não concordo em demiti-lo agora, pra contratarmos um Geninho, Renato Gaucho ou Leao da vida. Se for pra contratar, tem que ser um técnico copeiro. o Muricy deve estar logo logo no mercado, e seria uma bela “aquisição”.

Acho que todo planejamento tem 50% de dar certo ou errado. O nosso deu errado, por isso temos que repensar as coisas, mas PARA A PRÓXIMA TEMPORADA!

Nada de fazer loucuras agora, pra depois chorarmos uma não classificação para a Libertadores de 2010.

Só uma coisa: o presidente da Traffic parece que quis apagar incendio com querosene com essa entrevista que ele deu ao Cosme Rimoli. Ele esta querendo jogar o Luxa aos leoes ou o que? MUITO ESTRANHO!

Tudo aquilo pode ser verdade, mas me surpreende ele dizer assim, com todas as letras, exatamente nesse momento.

Coisa surreal!

Tá vendo como não existe projeto de longo prazo,é tudo balela.
Vê se a Trafficc tá contente com o Madureira…se tudo isso que o Presidente da Trafficc falou for verdade ….quero ver quem vai defender diretoria,luxa e jogadores…
O cara disse que títulos é para agora,que seus jogadores renderam menos que o esperado,e que só o Carlinhos Paraiba não foi possível….
Então tá provado que o Luxa entrou pelo cano,Jumar grande jogador,jefferson o novo Roberto Carlos……………..e nós temos que ter paciência….e disse que até agora não pediu ninguem deve estar com vergonha…………..se chegar proposta o K9 sai…cadê Vandeco a garantia que voce disse que tinha……………….gostaria que algum blog ou site da mídia palestrina ouvisse esse cara pra ver se tudo isso é verdade.se o cara tivesse o poder ele mesmo mandava o Madureira embora…

Que isso cara.. acho que eh a primeira coluna que eu leio sua…. MUUITO boa mesmo !!!! seu nome ja ta marcado aqui.. vou ler todas agora !!!.. parabens. belo trabalho !!!

Que tal uma sugestão? No próximo jogo do Verdão, após gritar o nome de cada um dos titulares, a torcida devia gritar: “Olê, olê, olê, olê… Kléber, Kléber”. Seria uma retribuição bacana pelo que ele falou após o jogo contra as bibas.

Os comentários estão desativados.