Categorias
Futebol com Números

Os clubes que realmente faturam com o futebol – 5

Por Luís Fernando Tredinnick

Divulgação autorizada mediante explícita citação do autor e do blog Terceira Via Verdão

 

AlviVerdes, na semana passada começamos a explorar a importância das cotas de TV para os clubes. Hoje vamos explorar um pouco mais o assunto.

 

O QUE REPRESENTAM AS COTAS DE TV PARA OS DIFERENTES PAÍSES?

 

Já discutimos que as cotas de TV representam em média uma receita de 80 milhões de euros para os clubes europeus, mas isso varia muito de país para país.

 

Observem no gráfico abaixo o quanto representa a TV para os clubes dos diversos países:

 

 

Enquanto para os clubes alemães a TV representa em média pouco menos do que 30% da receita total, para os clubes italianos ela representa mais de 60%. 

 

E OS CLUBES ITALIANOS E A TV?

 

Isso significa que os clubes da Itália são EXTREMAMENTE DEPENDENTES das receitas da TV. Os clubes italianos não representam as melhores práticas de administração do planeta e, mais do que isso, vivem uma situação extremamente artificial, já que não souberam desenvolver outras fontes de receita.

 

E olha que até hoje os clubes italianos negociavam individualmente os contratos com a TV e este ano se juntaram para realizar a negociação em bloco.  Obviamente eles esperam que aumentem os valores que eles recebem hoje, simplesmente AUMENTANDO a sua dependência. 

 

Toda a vez que vocês escutarem alguém, de algum clube italiano de futebol, falar sobre práticas administrativas “modernas”, pode desconfiar….

 

ENQUANTO ISSO, NO BRASIL…

 

Enquanto isso no Brasil, somos obrigados a escutar um monte de bobagens sobre os clubes brasileiros serem “reféns” da venda de jogadores… sem que ninguém mencione, por exemplo, os clubes italianos como “reféns” das cotas de TV.

 

É sempre muito bonito escutar todo mundo falando sobre a beleza dos estádios, de como a torcida comparece, etc, etc, mas o dinheiro que é bom vem da TV!  Apenas os clubes da Alemanha não tem a TV como sua principal fonte de renda!

 

Também fica claro que não conseguiremos competir com os europeus, já que a principal fonte de renda desses clubes, a TV, terá sempre um valor muito superior do que a dos clubes brasileiros.

 

Haja criatividade para competir com esses 80 milhões de Euros da TV.  Alguém aí tem algum idéia de onde arranjar 80 milhões de Euros?  Aceitamos sugestões!

 

Saudações AlviVerdes

 

*Luís Fernando Tredinnick escreve todas as sextas-feiras no 3VV, explicando a quem conhece e também a quem não conhece os números no futebol.

5 respostas em “Os clubes que realmente faturam com o futebol – 5”

Agelini, muito obrigado pelo elogio.

No fim, todos aqui do 3VV (colunistas e leitores) tentam auxiliar o Palmeiras! Seja com idéias, informações, críticas e sugestões. Nós, Palestrinos, somos assim mesmo.

Cunio, quem disse que as TVs de lá não barganham? Lá a coisa é muito mais complexa no mundo do Poder&Política, já que o Primeiro Ministro da Itália é o dono da TV….

Saudações AlviVerdes

Angelini, isso é coisa de torcedor mesmo, não fique injuriado. Quero ver seus pitacos na minha coluna, hein? Vai lá quebrar o pau!

Luís, esta dependência aguda dos italianos com a TV realmente me surpreende. O que não entendo é como mesmo assim as TVs não barganham como as daqui. A Globo faz o que quer e paga mal. Coloca jogo às 22h, transmite o que quer (em geral Marginais S/N e Flamengo) e manipula até as entrevistas com jogadores (aí no caso, mais com a Seleção Brasileira). O Brasil e suas coisas…

Cara.. é por isso que sou leitor e postador assíduo do 3VV, as vezes fico meio injuriado com o pessoal brigando e cada um se achando mais palestrino que outro…

Essas colunas compensam e muito.. Futebol com Numeros. Futebol Legal e todas as outras,..

Parabéns pelas matérias Luis !

caramba, na Italia se a tv quiser,coloca jogo a meia noite.

Os comentários estão desativados.