Categorias
Resenha dos Jogos

Análise da Arbitragem R12 – Palmeiras 1×0 Santo André

POR DANILO CERSOSIMO 


O Palmeiras venceu o Santo André por 1 a 0, numa partida onde o árbitro Marcelo de Lima Henrique fez questão de travar o jogo a toda hora, especialmente apitando faltas para o time do ABC.


Foi impressionante a má vontade do árbitro para com alguns jogadores do Palmeiras, especialmente Armero e Diegou Souza; este teve que tomar um chute por trás de Marcelinho Carioca para que o árbitro apitasse falta – que resultou no gol.


Aliás, nesse lance, alguns torcedores reclamam que Marcelinho deveria ter sido expulso. Discordo. Punição maior foi tê-lo punido com o amarelo para que ele ficasse em campo tomando uma chuva de vaias até o final do jogo.  


***


Eu não teria marcado o pênaltI reclamado em lance no Obina – lá do estádio senti que o nosso atacante tentou cavar quando viu que não alcançaria a bola.


***


Os árbitros têm permissão para errar – é muito difícil acertar todas na velocidade com a qual o futebol é jogado hoje em dia, além do que os recursos tecnológicos da televisão quase sempre deixarão os árbitros em desvantagem.  


Porém, quando os erros começam a acontecer sistematicamente é bom ficar de olho. Foi assim com o SPFC nos dois últimos anos e parece estar sendo assim com o time do Ronaldo.


Não acredito que haja uma teoria da conspiração para o rival ser o campeão brasileiro, mas parece haver uma teoria da conveniência… Afinal, seria interessante para todo mundo, não?


O pênaltI marcado a favor do Corínthians neste domingo foi um lance difícil, mas no rigor da imagem a bola sequer bateu na mão ou no braço do zagueiro Leonardo Silva, que foi expulso em seguida. Menos mal que Fábio tenha defendido a cobrança do Fenômeno.


Mas tudo bem, o juiz, apesar de estar de frente pro lance pode ter se equivocado dada a velocidade da jogada. Perdoado.


Já o lance do gol anulado do Cruzeiro ainda no primeiro tempo foi para deixar o sinal de alerta aceso – ainda mais após as últimas partidas onde o time preferido da Rede Globo tem contado com a sorte nos lances mais polêmicos. Na disputa de bola o cruzeirense não comete falta em Chicão, foi um lance normal, interrompido erroneamente pelo árbitro que evitou o gol de empate do Cruzeiro.


Ah! O pênalti sobre Kléber no final do jogo não existiu… Mas aí parece ser a velha tática de dissimular os equívocos para não parecer tendencioso.


Eu não sei como se previne uma arbitragem danosa, por isso não tenho cargo em clubes de futebol, mas é bom ficar atento porque domingo que vem tem Derby.


Saudações…

10 respostas em “Análise da Arbitragem R12 – Palmeiras 1×0 Santo André”

Danilo, pessoal, vamos tentar não assumir uma “paranóia preventiva” e lembrar de uma coisa: teremos o Muriçoca no banco, o que ofuscará também parte dos holofotes no gordo. Mas todo cuidado é pouco com esse papo de “tríplice coroa”. Isso me dá calafrios, pois a Globo adora estas histórias épicas. Aí só faltará a Libertadores do ano que vem… Deus nos livre!

Como sempre estão ajudando os nossos raivais e inimigos. Ano passado foi o bambi, esse ano já nao bastasse ajudar as moças o gambás estao sendo muito ajudados !! Abre o olho !!

Se espirrar na área perto do Ronaldo é pênalti! Domingo teremos que enfrentar mais essa adversidade contra eles.

E se não me engano o Ronaldo tá pendurado, alguém confirma? Vocês acham que o árbitro vai tirá-lo de um jogo onde ele vai até ser homenageado? Não tá me cheirando nada bem este jogo de domingo, se liga diretoria!

Alvaro, o que você disse é interessante. Eu acho que o que acontece é: “na dúvida, pro Ronaldo”, e consequentemente pro gambás, simplesmente pela história que o gordo tem, pelo que ele representa. A juizada tem medo de apitar contra o Ronaldo, eles não tem peito pra isso.

Concordo que não existe conspiração.

Em 2007 e 2008 o que houve foi um time extremamente habilidoso em usar a tática da pressão para intimidar os árbitros que acabavam por decidir todos os lances duvidosos a seu favor. Tal pressão era aplicada de várias formas: declarações na imprensa antes de jogos importante, solicitacoes de afastamentos e vetos de arbitros, pressao e agrados nos vestiarios, etc.

Em 2009 o nome do jogo na minha opinião é TV Globo. Aparentemente o time do Ducho está trazendo audiências espetaculares à emissora, o que faz com que ela tenha todo o interesse do mundo em manter esse time competitivo até o final e se possível, vê-lo campeão. Confesso que ainda não sei como exatamente esse interesse se converte em arbitragens favoráveis pois tenho dificuldade em acreditar que isso ocorra de forma aberta.

Agora o foco mudou.

O time vizinho está rumo a 2ª divisão, então que fiquemos de olho no da marginal.

O Ronaldo está sendo ajudado desde o dia que chegou a São Paulo. Os penaltis marcados para o SCCP este ano é uma vergonha.

Olho neles!

q penalltie ridiculo… na hora do lance pela imagem da TV ao vivo ( q nao e o melhor angulo) deu pra perceber nitidamente q a bola ate poderia ter batido no braco do jogador… mas o jogador estava com o braço COLADO ao corpo…

ridiculo…
e a anulacao do gol entao… ta virando palhacada denovo esse campeonato…

e a nossa diretoria tem q acordar… nao e pra reclamar so da arbitragem qndo se perde ou empata…

qndo ganha tem q reclamar tbm, pq estamos ganhando por o time e muito bom…

pq o q andam errando contra agente e um absurdo…

TEMOS QUE FICAR DE OLHO SIM. NOS ÚLTIMOS TRÊS CAMPEONATOS OS BAMBIS FORAM AJUDADOS E O RESULTADO: CAMPEÕES. OLHO NELES.

Ah, antes que eu me esqueça, já pensou se fosse o Edmundo que desse um pontapé daqueles igual ao do marcelinho tapioca? Algemavam ele dentro do campo!

Para a CBF e sua patrocinadora, o que seria melhor do que o Ronaldo ganhando a tão falada tríplice coroa? Sem contar a babação de ovo da rede bobo, que fez até propaganda exaltando o título da copa do Brasil, e o fato da emissora ter priorizado as transmissões dos gambás ao invés da Libertadores. É bom ficar de olhos bem abertos.

Os comentários estão desativados.