Categorias
Arenas

Série Arenas Esportivas – sistemas de telecomunicações

Da Série Arenas Esportivas
Recomendações e Exigências Técnicas FIFA

POR CLAUDIO BAPTISTA JR

Pessoal,

Nada como umas férias para recarregar as
baterias e voltar dando mais umas bicudas.

Neste retorno me deparei com a notícia de um
projeto DO METRÔ para instalação de linhas de transporte de superfície em várias
regiões da cidade. Como algum tempo atrás assisti a uma palestra do responsável
pelo atual projeto de reforma do estádio do SPFC onde foi apresentada uma linha
de transporte que chegava até a porta do referido estádio, fui conferir o
trajeto proposto pelo METRÔ.

Era isso mesmo. A Empresa pretende levar uma
linha de transporte aéreo até a linha 4 do metrô passando na porta do Morumbi e
vejam só, no meio do pleiteado estacionamento em área pública na frente do
estádio.

Sensacional. Para quem não tinha nenhum
argumento plausível para a instalação daquele estacionamento, agora passa a ter
algo. Gastando o meu francês, mais um belo “cadeau”, o melhor, presentinho,
agrado, dos poderes públicos ao SPFC.

Sei que
muitos interlocutores e representantes formais e informais do SPFC alegarão que
esta é mais uma obra que beneficiará a população da cidade. Sim, inegável que
qualquer instalação de transporte pode trazer benefícios a população, só que
esta tem um diferencial, a população são paulina e o clube serão os maiores
beneficiados.

Gostaria de saber do palmeirense José Luiz
Portella Pereira, secretário da SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS, os
benefícios para a população COMO UM TODO, dessa linha passar na porta do estádio
.
Resposta só tem uma: para a torcida do SPFC e seu clube.

Que bacana. Transporte aéreo na porta do
estádio = mais justificativa para construção de estacionamento em terreno
público na porta do estádio = cumprimento de um requisito essencial da FIFA e solução
para um gargalo do projeto do Morumbi = maior atrativo a investidores na
reforma daquele estádio. Perceberam? Investimentos públicos claros e diretos em
benefício do SPFC.

O Sr. Portella, ao escrever no jornal o Lance
criticando a venda do Valdívia, parece-me aquela pessoa que se preocupa com as
formigas e deixa o elefante destruir a plantação.

E por favor, avisem a FIFA que dificilmente
esta funcionalidade estará disponível para a Copa de 2014. O Metrô diz que esta
linha entrará em operação no ano da Copa, deixando claro que hoje o cronograma
já é apertado e ignorando problemas inerentes deste tipo de projeto (questões
ambientais, desapropriações complicadas, etc…)  

Continuando com a parte final do documento da
FIFA, seguem os Sistemas de telecomunicações, aplicações e utilizações, mais as
Salas de telecomunicações e Concepção do projeto.

Abaixo em negrito o posicionamento dos temas
desta publicação perante o conteúdo total:

1  Decisões preliminares.
2  Segurança.
3  Orientação e estacionamentos.
4  Áreas de jogo.
5  Autoridades e jogadores.
6  Espectadores.
7  Hospitalidade.
8  Mídias.
9  Iluminação e alimentação elétrica.

10
Telecomunicações e espaços complementares.

10.1
– Condições necessárias em termos de telecomunicações.
10.2 – Concepção do programa.
10.3
– Sistemas de telecomunicações, aplicações e utilizações.
10.4
– Salas de telecomunicações.
10.5
– Concepção do projeto.

10.6
– Telefones.
10.7
– Espaços suplementares.
10.8
– Mastros.


10.3 – Sistemas de telecomunicações,
aplicações e utilizações

No momento da concepção do programa de
tecnologia e de arquitetura do estádio, é conveniente levar em consideração e
coordenar os sistemas de telecomunicações para as aplicações e utilizações
abaixo:

  • informática de gestão;
  • teledifusão;
  • sistemas de gestão de construção;
  • distribuidores automáticos de bilhetes;
  • sistemas de horários;
  • sistemas de alarme de incêncio;
  • pontos de serviço;
  • sistema de iluminação;
  • serviços de telefonia móvel;
  • rádios de polícia e bombeiros;
  • cabines telefônicas;
  • lojas;
  • controles da cobertura (se existir);
  • painéis eletrônicos;
  • sistemas de telefonia com segurança;
  • segurança eletrônica – controle de acesso;
  • segurança eletrônica – detecção de invasões;
  • vídeo vigilância;
  • sinalização;
  • sonorização;
  • serviço de telecomunicação;
  • sistema de telefonia;
  • bilheteria;
  • telões;
  • Internet e transmissões de dados sem fio.

 

10.4 – Salas de telecomunicações.

 


As salas de telecomunicações devem comportar:
salas de delimitação de serviços de telecomunicações; uma sala de conexão
principal de telecomunicações, salas de equipamento informático (centro de
tratamento de informações ou sala de servidores) e salas intermediárias (salas
de distribuições de informações).

A localização da sala de conexão principal é
determinada para garantir o respeito ao comprimento limite dos cabos
horizontais. As salas de telecomunicações devem ser situadas de maneira a
garantir que o comprimento total do cabo, não importando em qual tomada, não
exceda os 90 metros. É necessário o respeito a essa regra. Os seguimentos com
comprimentos superiores não funcionarão corretamente e possivelmente não
suportarão tecnologias futuras.

As salas de telecomunicação devem ser
específicas e distintas das salas elétricas. Devem ser alinhadas verticalmente
de um andar (piso) ao outro facilitando a instalação dos cabos verticais e da
instalação como um todo. É recomendado compartilhar as salas de telecomunicação
com outras de sistemas de baixa tensão. O tamanho de cada sala de
telecomunicação dependerá de seu tipo, dos equipamentos que serão instalados e
da densidade de distribuição.

A infra-estrutura dos cabos de telecomunicação
deve ser planejada para suportar as aplicações (sistemas) de dados e vozes via
uma rede de cabeamento multimídia incluindo fibras óticas e cabos em cobre de
pares trançados.

 

10.5 – Concepção do Projeto.

A equipe de conceptores do projeto deverá
avaliar e programar os sistemas tecnológicos em conjunto com os critérios de
desenvolvimento dos espaços. Discussões detalhadas devem ser conduzidas com
toda a equipe de projetos para que se possa definir o escopo dos trabalhos que
cobrem as especificações, a implementação, fornecimentos e responsabilidades
relacionadas.

Até a próxima semana.

Abraço,

Claudio Baptista Jr

 

Claudio Baptista escreve todas as 5as feiras; o post acima e as imagens foram baseados  em documento
da FIFA que fala sobre recomendações e exigências  técnicas para arenas esportivas e adaptado para a
realidade do nosso  mercado; reprodução permitida mediante  explícita divulgação do autor  do post, do
site da FIFA e do blog www.3vv.com.br

7 respostas em “Série Arenas Esportivas – sistemas de telecomunicações”

Fiquei em dúvida a linha 4 é akela que tem estação ao lado da ponte Transamérica? Ou seria a que chegará pela Av. Francisco Morato? Bom, de qq jeito é uma insanidade.

Qt ao sr. Serra, é um grande fanfarrão, deve estar aplaudindo.

O Claudio tem razão… Só queria saber como vão passar essa linha no meio de Paraisopolis!!! Imagina os turistas estrangeiros terem que passar no meio da favela para ir conseguir ir até o Morumbi para assistir um jogo da Copa!

Nesse assunto envolvendo o Metrô, o Portella é um coitado. Figura decorativa que, provavelmente, não quer perder o cargo que tem. Quem deveria ser mais macho e brecar essa palhaçada é o Serra, que tem um cargo maior do que a bambina Kassab.

Cunio, esse documento é para todo e qualquer estádio.

E sobre o estacionamento, essa semana eu passei de carro por boa parte do trajeto desse trem de superfície. Chega a ser uma insanidade e desrespeito total com o dinheiro público levar essa estrutura passando pela porta do Morumbi até a linha 4 do metro. Aquele trecho tem dedo do SP, não tenho dúvida nenhuma. No documento do próprio Metro, na descrição da estação para o estádio eles têm a cara de pau de dizer que a estão fazendo em função de um projeto do SPFC prever alí um estacionamento.
Vamos trazer esse cenário para o Palmeiras. Imagine se o Metro fizesse um aero trem ligando a estação do Pacaembu até o terminal da Barra Funda, passando pelo terreno da CPTM do outro lado da Matarazzo, em frente ao Palestra Itália, que seria doado para uma PPP visando a construção de um estacionamento que serviria nossa Arena. Imagine o que já não estariam detonando o Palmeiras, a Prefeitura e o Governo do Estado?

Abraço.

Claudião, uma pergunta: esta estrutura toda que você está apresentando em tópicos é para TODO E QUALQUER estádio que abrigar uma partida da Copa ? Pergunto isso porque parece uma insanidade, comparado com o que existe hoje.

Quanto ao AEROTREM do Levy Fidélix que vai ligar o Metrô ao Panetone, sem comentários. Só podem estar de piada.

E pra variar, mais dinheiro público dado para o time do Jd Leonor. O ‘engraçado’ (mais revoltante que engraçado) é que ninguem da ‘imprenssa’, NINGUEM fala nada desses absurdos que os dirigentes do Jd Leonor querem. Mas isso aqui no Brasil, onde o Senado é uma ‘casa de horrores’, é normal.

Os comentários estão desativados.