Categorias
Meninos Eu Vi

ASSIM NASCEU O CAMPEÃO DO SÉCULO

Por Jota Christianini
Foto: palestrinos.sites.uol.com.br

No
início do século XX,  há 95 anos, jovens italianos decidiram fundar
um clube cujo objetivo principal seria a formação de um time de futebol
que representasse toda a enorme colônia italiana diante das grandes
equipes da elite paulistana. A presença no Brasil, do Torino e do
Pro-Vercelli, impulsionaram a vontade destes jovens.

Havia pouco mais de três décadas que a Itália havia sido
reunificada, fato não muito claro para a imensa maioria dos que já
estavam por aqui.

Luigi Emanuelle Marzo e Luigi Cervo, funcionários das Indústrias Matarazzo encabeçavam esses jovens, a imensa maioria italianos ou descendentes.

Existiam diversos clubes de italianos, mas cada um representava uma
província ou então destinavam-se a atividades outras que não o futebol,
esporte que já contava com apreciadores em grande número. Procuraram o Fafulla,
jornal em língua italiana, e pediram a publicação de uma carta,
redigida pelo jovem Vincenzo Ragognetti, 16 anos, que tornou-se,
imediatamente, entusiasta da idéia da fundação de um time de futebol.

“Pela formação de um quadro Italiano de Futebol em São Paulo.
São Paulo, 14 de agosto de 1914.

Egrégio Sr. diretor do “Fanfulla”:

Uma palavra apenas e para esta um cantinho no vosso jornal. Eis do
que se trata: alguns conhecidos futebolistas italianos, mas associados
à clubes brasileiros, encarregaram-me de escrever-vos acerca de um
projeto pôr eles idealizado, entre dois goles de café, fazendo-me então
compreender que tal projeto o vosso jornal deverá se tornar o
propugnador e o propagandista.

Nós temos em São Paulo – afirmam os referidos esportistas – o clube
de futebol dos alemães, dos ingleses, dos portugueses, dos
internacionais e mesmo dos católicos e dos protestantes, mas, um clube
que seja exclusivamente de “sportmen” italianos, e sendo nossa colônia
a maior do Estado, nada se tentou ainda realizar!

Futebolistas italianos que jogam bem encontram-se em São Paulo,
porque, de comum acordo, não reunimos os referidos senhores, e assim
como temos associações de remo, filodramáticas, mundanas, patrióticas,
etc., etc., de estrutura italiana, poderemos também ter um clube de
futebol exclusivamente de italianos”.

Aí fica a proposta dos futebolistas italianos; com vossa senhoria, diretor, o comentário.

Vincenzo Ragognetti”

Reuniões
preparatórias foram  realizadas; como  a imensa maioria, quase
a totalidade dos participantes eram italianos ou descendentes. Por
proposta do Sr. Luigi Cervo  foi decidido denominar-se a nova sociedade
“Palestra Italia”:

Foi convidado para presidente da reunião, o Sr. Ezequiel de Simone,
servindo de secretário, o Sr. Luigi Cervo, oriundo do S.C.
Internacional, como o mais indicado para organizar a sociedade
futebolística italiana.

A primeira assembléia geral foi realizada em 26 de agosto,
noite em que oficialmente proclamou-se a fundação da sociedade.
Presentes trinta e sete interessados, todos admitidos como sócio
fundadores, lista acrescida de mais 5 nomes, também considerados
fundadores.

Discute-se por sugestão de Armando Rebucci a constituição de biblioteca e outros detalhes quando, como obviamente se esperava, surge a primeira discussão.

Veemente,
Ezequiel Simone, pede para anular o capítulo do estatuto que prevê os
sócios-perpétuos, pois como se alega, isso é coisa de associações de
mútuo socorro e não para as de prática esportiva.

Depois de ampla e, imagina-se, acaloradas discussões os sócio-perpétuos são aprovados.

É eleita a Diretoria:

Presidente, Ezequiel Simone – 28 votos
Vice-presidente, Luigi E. Marzo – unanimidade;
Secretário, Luigi Cervo – unanimidade;
Diretor esportivo, Vincenzo Ragognetti – 32 votos.

O
Sr. Presidente e depois o Sr. Luigi Cervo, agradecem aos presentes a
confiança neles depositada, prometendo fazer o possível, mesmo com
sacrifícios, para que o Palestra Itália ocupasse o primeiro lugar entre
sociedades congêneres, como digna do nome que leva e que invoca a
pátria distante. Em vista do adiantado da hora, e nada havendo de
importante a tratar, o presidente dá a seção por encerrada, às 24 horas
e 55 minutos.

Assim, oficialmente, na noite de 26 de agosto de 1914, foi proclamada a fundação do “Palestra Italia”.

Vinte e cinco anos depois, nas festividades do Jubileu de Prata, Luigi Cervo discursou.

“Hoje,
vendo a grandeza do Palmeiras, tantos títulos, tantas conquistas, esse
patrimônio invejável, emociono-me ao lembrar. Foram tempos difíceis, às
vezes as dificuldades indicavam que era melhor não continuar, mas isso
jamais passou pelas nossas cabeças. Éramos poucos, mas éramos fortes e
sabíamos que unidos seríamos invencíveis.”

Sábias palavras Sr. Luigi Cervo, sábias palavras! Unidos seremos, sempre, imbatíveis.

Hoje, passado 95 anos, nós todos palestrinos-palmeirenses saudamos aqueles que com fé esperança e entusiasmo abriram caminho da
nossa maior paixão. Eles sabiam onde iríamos chegar. Basta  lembrar a
felicidade premonitória de Luigi Cervo ao escolher o nome Palestra, que
em grego significa Academia.  
Ele já sabia!


30 respostas em “ASSIM NASCEU O CAMPEÃO DO SÉCULO”

Olha hoje consigo ver como o Verdão cresceu depois que saiu das mãos do Mumu, temos muita coisa pra melhorar é claro, mas já demos passos grandes de onde estavamos e onde estamos hoje tenho certeza que do ano passado pra ca entramos pra ganhar campeonatos, que outrora eramos um mero coajunvante, tomare que eu esteja correto nesta analise, mas o clube tem que crescer já que tem 95 anos de historia, e não podemos viver só de passado não e que as glorias venha agora e que a gente seje coroado com este titulo de expressão que é o Brasileirão. Pois faz 15 anos que a gente não conquista então vamos conquistar pra que esta era fique marcada na nossa historia.

19 – Raul Ricardi 26/08/2009

Pois é meu caro Raul. Fosse este um país sério, este clube nefasto já não existiria a mto tempo.

26- Seria muito bom ter estes caras conosco sem duvida. Mas a Lusa esta louca, pirou de vez, querem os 3 mais 1 milhão só por emprestimo do Edno estes caras são loucos mesmo, e do Love só vou acreditar depois de fechado por enquanto estamos só na especulação, faltam 5 dias e até agora nada, mas acredito que coisa boa deve vir por ai, mas não acredito em Love e Edno mas mas tomare que eu esteje errado, só um resalva se for pro Love vir e ganhar 400 mil sou da opinião que não venha isto racha elenco, se o Clube Russo pagar a metade até ai tudo bem, mas se for 100% do verdão. Não da né.

22 – Rogerio Rocha e amigos:

Demais o que tá pedindo a Lusa né? Deola, Sacconi, Jorginho e ainda mais 1 mi pilas ?

Pra quem tá no poço, tão viajando…E pra fechar com chave de ouro, fizam o cara em 4 mi pilas!!!

Embora muitos gostem do Sacconi, eu só faria negócio por troca, dele e do Deola, sem envolver grana.

Onde vc viu esa notícia do Love? Também não refresca muito, né?

Abs

Parabéns, Palmeiras. O orgulho que sentimos em fazer parte de suas fileiras é indescritível. Para sempre com história. Para sempre campeão.

Belíssimo texto!
PARABENS!

Não tenho como descrever a emoção de ser palmeirense…todos aqui sabem que é um dia especial, e não há palavras que caibam.

Parabéns Sociedade Esportiva PAlmeiras.

Vamos aguardar até amanhã. Só acredito depois que assinar:

Love perto do Verdão
Agosto 26, 2009 por Paulinho
Vagner Love realmente está próximo de acertar com o Palmeiras.

Belluzzo disse a amigos que desta vez acredita no negócio.

O jogador quer voltar.

E o clube russo parece não querer fazer muita força em segurá-lo.

A definição, pelo que ouvi, acontecerá até quinta-feira.

Vamos aguardar para ver.

Vejam esta noticia:

Edno oferecido ao Palmeiras…

Já foi descoberto como os gângsteres entraram no vestiário da Portuguesa.

Mas o que o blog apurou é a primeira conseqüência.

E que pode agradar muito Muricy Ramalho.

Diante da negativa de Edno em jogar no clube, os dirigentes fizeram uma proposta à diretoria palmeirense.

Querem por empréstimo o goleiro Deola e o meia Daivid Saccony.

Em troca oferecem Edno por um ano.

Os dirigentes da Portuguesa, além dos jogadores, querem R$ 1 milhão pelo empréstimo da sua principal estrela.

E fixam o passe do jogador em 4 milhões de euros.

Decidiram negociar com o Palmeiras porque não há tempo trabalhar o nome de Edno no Exterior.

Ainda mais depois de um período de recuperação, operou o joelho esquerdo para a retirada de um bursite.

A decisão de procurar o Palmeiras foi tomada logo pela manhã.

Ainda estão reunidos em relação a René Simões.

A tendência é mesmo que saia.

Os dirigentes ficaram insatisfeitos com os gastos de R$ 40 mil.

Esse dinheiro foi para levar a equipe para um período de preparo no Interior paulista.

Há duas possibilidades se René Simões sair mesmo depois de três partidas.

A primeira, a contratação de Benazzi.

A segunda, pedir o ‘empréstimo’ de Jorginho até o final do ano, auxiliar de Muricy Ramalho, no Palmeiras.

Ah, os gângsteres.

Eles entraram no vestiário sem problemas porque foram conduzidos por dois conselheiros.

Antônio José Vaz Pinto e Vitor Manuel Macedo Diniz.

Não foram barrados até porque esses conselheiros ajudam financeiramente o clube.

E se acham no direito de andar com seguranças armados para intimidar os jogadores…

20 – Eleyson de Oliveira Junior

Esta é só mais uma prova que a ‘imprensa” odeia o Palmeiras, no dia de aniversário do Verdão, eles me vêm com essa…

Ainda bem que no meu trabalho não tenho TV e passo batido neste e em outros programas…

Vamos em frente!!

Abraço!!

17 – Raul Ricardi:
Pois é…eu só citei pq sinceramente me enoja assistir na TV certas declarações…Mas essa caiu no ridículo, tanto que depois cortaram pra Renata Fan e ela estava com uma cara e dizendo: Valdívia???…É ridículo querer plantar isso, ainda mais no dia de hoje…
Mas tudo bem…deixa eles!

Vamos continuar torcendo por reforços!
Abs

Caio, FORZA VERDE,

Que vergonha, estes caras já foram ajudados na construção do panetone e agora de novo e ninguém fala nada, ABSURDO!!

Vão reformar a pista de atletismo e construir esta academia com a nossa grana… CHAMA A POLÍCIA!!

Nobre Vicente, peço-lhe desculpas, assim como as peço aos frequentadores deste ilustre blog tbm, mas apesar de ser um post sobre o MAIOR e MELHOR clube do mundo, deixo aqui um link sobre mais uma “peripécia” daquele outro clube que tbm é o maior do mundo. O maior BANDIDO do mundo.

Melhor do que descorrer sobre o óbvio, que todos já sabemos, é divulgar mais esta falcatrua desta escória bambi.

Falcatrua aliás que toda a impren$inha finge não ver. Mas a verdade é incontestável.

Aí está:

http://bloguedotimao.wordpress.com/2009/08/26/sao-paulo-fc-explique-se/

16 – Eleyson de Oliveira Junior

Negociar eles podem… se vai dar certo?? Duvido muito!!

Abraço!!

Notas segundo a TV Bandeirantes/Corinthians:

Edno (portuguesa) pode chegar. Seria o meia esquera que o Muricy quer.

E pra finalizar e confirmar a banalização que é esse programa de esportes da BAND, o tal Dr. disse que os gambás estão negociando com o Valdívia…que piada!

Não há como negar que o Palmeiras faz parte da nossa vida… é como um membro da família, alguém que pensamos o dia todo, que vivemos como nenhum outro seus fracassos e suas conquistas… Por mais que nossa vida esteja ótima, se o Palmeiras vai mal, nos falta algo pra sorrir.. E quando td parece ir mal , vem o Palmeiras e nos enche de alegria e coragem para o dia a dia…
Obrigado Palmeiras por fazer minha vida melhor, por tantas vezes me proporcionar alegrias indescritiveis e saiba que mesmo qdo vc for derrotado a família palmeirense estará disposta a tudo para reergue-lo… Vc é a maior alegria de muitos de nós…
PARABÉNS PALESTRA ITALIA !!!

Emocionante como sempre são as histórias contadas sobre o Palestra Itália / S.E. Palmeiras…..

PARABÉNS!!!!

PALESTRA UMA HISTORIA TÃO LINDA QUE SÓ TU PODE TER. PARABÉNS PALMEIRAS

Não há história mais linda que a nossa. Feita de trabalho e luta, suor, lágrimas e alegria…

Seja o Palmeiras eterno!

Saudações alviverdes!

Mais uma vez PARABÉNS JOTA!!SENSACIONAL!!

Parabéns Palmeiras a sua história é motivo de orgulho para todos nós que tanto veneramos o seu passado e presente.

“O Palmeiras significa o Sol que nasce a cada dia, nos renovando a esperança no futuro e a certeza que a cada dia que passa o amor que sinto por nosso VERDÃO só aumenta”

ABRAÇOS A TODOS!!

Não tem clube no Brasil e, talvez no mundo, com uma história tão bonita.

Mais uma vez parabéns Jota!

Parabéns Palestra-Palmeiras!

ola galera do terceira via verdao, favor sair pelas ruas da capital, e tirr algumas fotos do tsunami verde, sou de minas, egostaria de ver! aqui na minha cidade ja achei varias hj, valeu , viva o PALESTRA

Parabens Palmeiras
“Éramos poucos, mas éramos fortes, e sabiamos que unidos seriamos invenciveis..”
o que muda é que hoje somos muitos
centenas, milhares, milhões..
abraços a todos

É POR ISSO QUE SOMOS VERDÃO. É POR ISSO QUE OS OUTROS TIMES NOS INVEJAM. QUE BELA TRAJETÓRIA. PARABÉNS A TODOS NÓS. QUE VENHA O GAYSON DOMINGO. HULK NELES.

Com certeza, é o time com mais tradição, com a melhor historia. Nossa historia é limpa, e com fatos unicos como o jogo do Mineirão que vestimos a camisa da seleção.

Parabens Palmeiras, Hoje é seu dia, Nosso dia!

Como é gloriosa a história do Palmeiras!

Lindo demais! Tenho orgulho por torcer por este time de vencedores.

Rivais, aproveitem enquanto é tempo. Pois neste século seremos mais uma vez os grandes campeões!

Só o Palmeiras pra ter uma história tão bonita de conquistas e glórias desde seu nascimento. Por isso sou tão apaixonado por este time.

Parabéns Palmeiras!!!! 95 anos de Glórias
Sempre seremos Campeões!!!!

Os comentários estão desativados.