Categorias
Notícias

Campeonato Argentino: Notícias e Rebaixamento

POR EMERSON PREBIANCHI

O conflito entre a AFA e a TYC que transmite (ou transmitia) o Campeonato Argentino de Futebol parece transcender o problema financeiro dos clubes e as dívidas com o fisco.
 

As últimas notícias dão conta de que o Presidente da AFA ao contrario do que todos imaginavam não esta somente buscando garantir a saúde financeira dos clubes mas sim bancando uma antiga briga entre a Família Kirchner e o Grupo Clarín (sócio do canal de televisão TYC) que durante o governo passado promoveu duras criticas ao então Presidente Néstor Kirchner.
 

Contudo, essa discussão parece proveitosa para os clubes pois o anunciado rompimento do contrato de transmissão da TV paga com a AFA só tende a gerar benefícios já que a TV Estatal que pretende assinar com a entidade diretiva, pagará mais do que o dobro do valor atual e ainda promoverá a transmissão em canal aberto para todo o país.
 

A única dúvida é sobre a qualidade da transmissão e a capacidade do canal estatal de cobrir todo o torneio já existindo um boato de que somente as partidas de River e Boca estariam asseguradas neste Torneio Apertura.
 

A data prevista para o inicio passou a ser 28 de agosto, mas nada garante que este será cumprida já que o canal de televisão promete ingressar em juízo para assegurar a manutenção do contrato que lhe garante o direito de transmitir as partidas.
 

***
 

O sistema de rebaixamento para a série B do futebol argentino foi criado exclusivamente para proteger as grandes equipes da possibilidade de cair, contudo o sistema acaba por proteger todos os times que mantém uma mínima regularidade já que não basta uma temporada ruim para configurar a queda
 

O sistema adotado por lá prevê uma tabela paralela de promédios, onde são contabilizados os pontos obtidos na temporada argentina que engloba os torneios apertura e clausura durante as últimas três temporadas.
 

Ou seja, além da tabela global que soma o apertura e o clausura da temporada utilizado para apurar os times classificados para os torneio sul-americanos, existe uma outra tabela que soma as participações das equipes nas últimas três temporadas para, por meio de uma média de pontos, determinar as equipes rebaixadas e as que disputarão uma espécie de repescagem.
 

Assim, as duas equipes que obtiverem a pior média nas três últimas temporadas darão lugar às duas equipes mais bem posicionadas na temporada da Série B.
 

Além desses, o 17º e o 18º colocados na tabela de promédios disputam uma repescagem com o 3º e o 4º colocados da Série B em jogos de ida e volta promovendo assim a possibilidade de até 4 novas equipes disputarem a primeira divisão argentina.
 

A curiosidade fica por conta da injustiça com aqueles recém promovidos, pois estes, que evidentemente não estão há três temporadas na primeira divisão, tem computado somente os pontos da primeira temporada no caso dos recém promovidos, ou a média das duas temporadas no caso dos que não são rebaixados nesta primeira temporada, passando a gozar do beneficio de não ir bem numa temporada somente após três anos se mantendo na elite do futebol argentino.
 

Durante o torneio vamos falando mais sobre o assunto e mostrando com números como isso tudo funciona, mas por hora já temos uma noção básica das regras argentinas para acompanhar a temporada que esperamos começa no próximo dia 21 ou  28.
 

Saudações Alviverdes com muitas empanadas!

14 respostas em “Campeonato Argentino: Notícias e Rebaixamento”

“Lucélia #10: Esse modelo de promédios é desfavorável pra quem está jogando seu primeiro ano na Série A em relação aos outros, pois quem está 3 anos seguidos na série A, pode até ficar na lanterna do campeonato, desde que tenha feito dois bons anos anteriores (caso do River – foi lanterna do apertura de 2008), já que o que vale é a média. Mas isso não quer dizer que uma equipe rebaixada fica 3 anos na série B.”

Ah sim, entendi. Mas pelo modo como você explicou, continua sendo desfavorável, principalmente pros times que sobem pra Série A.

Emerson, aproveitando que o time que mais falado por aqui é o Granate (porque será, hein… hehehehe), queria saber o que vc acha sobre:
1) A nova camisa do Lanús, que agora é Olympikus. (Achei bacana, embora não tenha mudado muito)
2) A contratação do Salcedo para o lugar do Sand (tomara que jogue no mesmo nível que sua 1ª temporada no Newell’s, pq foi péssimo no River e tbem não agradou esse ano, no retorno ao mesmo Newell’s)
3) A vitória do Lanús sobre o River no Monumental na estréia da sulamericana. (Na real, não precisou muito esforço pq o River vem mal faz tempo e sofre do mesmo câncer em versão portenha, a réplica do Mustafá, seu presidente J.M.Aguillar, que está destruindo o River completamente)
4) Será que o vão vender o ‘Totó’ Sálvio também?? A Fiorentina teria oferecido 10 milhões de euro pelo passe e 600 mil anuais de salário p/ jogador.(Esse jogaria fácil no verdão, porém já se tornou muito caro… mas se o Palmeiras quisesse trazer o Blanco, por exemplo, seria muito bem vindo, não?? rsrsrs)
Abraço!

Andre #1, o Palácio foi pra Itália, e já tinha 27 anos. Na Argentina tem alguns bons atacantes, mas tem muito mais meias e volantes que são ótimos jogadores. Só duvido que a diretoria do Palmeiras esteja realmente de olho, como disse o Emerson…

Lucélia #10: Esse modelo de promédios é desfavorável pra quem está jogando seu primeiro ano na Série A em relação aos outros, pois quem está 3 anos seguidos na série A, pode até ficar na lanterna do campeonato, desde que tenha feito dois bons anos anteriores (caso do River – foi lanterna do apertura de 2008), já que o que vale é a média. Mas isso não quer dizer que uma equipe rebaixada fica 3 anos na série B.

Que novela a AFA criou hein? Na midia disseram que vai começar agora dia 21, espero ver…

Achei uma grande injustiça esse método para o rebaixamento. Quer dizer que uma equipe que é rebaixada, fica 3 anos na série B? Tudo bem que não é necessário uma temporada ruim, e sim três, mas mesmo assim…rs.

regulamento trambiqueiro dos argentinos, mas futebol de alto nível. Vi excelentes jogos na temporada passada com futebol muito técnico e sem frescura. , incluindo a insana final Velez e Hurrican.

Raphel #7, é ridiculo mesmo, mas a justificativa da televisão é de que os dois juntos representam mais de 60% de toda a torcida do país.
Tenho duvidas desses numeros mas é isso que se fala por lá.
Rogério tambem acho que poderiamos explorar mais os hermanos pela diferença de cambio, mas o fato é que só podemos ter 3 jogadores de fora e já temos 2…..

que campeonatinho esse argentino hein….pq nao fazem logo uma final Boca x River e o resto disputa série B?

Os dois já tem vaga garantida ou na libertadores ou na sulamericana, nao podem ser rebaixados e de quebra são os que mais recebem dinheiro da TV (afinal, só passam jogos deles).

Tem muito jogador argentino bom o verdão deveria ir atras destes jogadores, mas nossa diretoria ta devagar hein!

# 1 – André, tem muita gente boa por lá e o Palmeiras esta de olho! Quem sabe não aparece alguma novidade pornteña…..
O nosso corneteiro mor mais uma vez tenta me desestabilizar atacando o “delantero granate” Pepe Sand que eu sempre tive vontade de ver jogando com a nossa 9. Só pra esclarecer ele foi o artilheiro argentino da temporada e foi negociado.
Vamos falar sobre todos os times por aqui e informar os bons nomes que possivelmente fariam sucesso por aqui.

Se a justiça de lá for tão “boa” quanto a daqui, a TYC tá ferrada. Lembro do que aconteceu com a TVA: ficou 2 anos passando jogo do Brasileiro com atraso de 1 hora, enquanto o Sportv passava ao vivo. Quando chegou o momento em que o contrato celebrava que ela poderia passar os jogos ao vivo, o Clube dos 13 rasgou o contrato e fez um novo dando exclusividade ao Sportv (Globo). A TVA ingressou na justiça e conseguiu o quê? Transmitir os jogos dos times que não eram do clube dos 13 (Portuguesa, Vitória, Juventude, etc.).Que sacanagem fazem com os pequenos lá, hein?O Rodrigo Palacio não foi para o Nápoli?

Acho que esse sistema de rebaixamento argentino ferra com os clubes menores.
Se fosse igual no Brasil, ia ter muito clube grande caindo mesmo com esse sistema. Atletico MG e Fluminense por exemplo.

Emerson, não tem um atacante bom para indicar para nossa equipe de tartarugas que cuidam do nosso futebol…………gosto muito do Palácios mas não sei sua idade……………

Os comentários estão desativados.