Categorias
Notícias

Campeonato Argentino: Notícias e Regras

POR EMERSON PREBIANCHI

Ao que parece escolhemos uma boa hora para começar a falar sobre o Campeonato Argentino, pois como dissemos na semana passada, o início, previamente estabelecido para o dia 07/08, foi adiado, e nem sequer a segunda data prevista, que era 14/08, parece estar assegurada, de modo que teremos algum tempo para explicar as regras do torneio antes dele efetivamente começar.

Apenas para que se registre, o impasse de valores de dívidas ainda permanece em plena discussão e agora o canal de televisão que detém os direitos de transmissão até 2014 está ameaçado de ter rescindido o contrato se não dobrar o valor das quotas de televisão que hoje são de 268 milhões de pesos, o que equivale aproximadamente a 130 milhões de reais.

A troca de acusações entre a AFA e a TYC (canal detentor dos direitos de transmissão) está a todo vapor e por agora parece ser difícil chegarem a um termo de modo a cumprir a data estipulada do dia 14/08 pois sem a ajuda da televisão é impossível que os clubes quitem suas dívidas com os atletas e com o fisco.

***

Como já falamos, o campeonato argentino é composto de duas etapas, ou turnos, denominados Torneio Apertura, que por adequação ao mercado europeu inicia-se em agosto, e Torneio Clausura que toma o primeiro semestre, sendo considerados campeões nacionais tanto o campeão do Apertura quanto o do Clausura.

Aos campeões está assegurada a participação na Copa Santander Libertadores, enquanto as demais vagas, três para a Libertadores e quatro para a Sul-Americana, se dividem entre os mais bem pontuados na somatória dos torneios.

Assim, as três equipes mais bem posicionadas na somatória dos pontos disputados nos Torneios Apertura e Clausura, excluindo-se os campeões, são qualificadas para disputar a Taça Santander Libertadores, sendo que estes mesmos três, juntamente com o quarto colocado no computo geral tem vaga assegurada para a Taça Sul-Americana.

Até agora ninguém de lá soube me explicar, mas por imposição da AFA, Boca e River tem vaga assegurada para o Sul-Americano independentemente de suas posições ao final e assim, tem garantida a participação em ao menos um torneio internacional por ano.

O ponto interessante da consagração do campeão argentino fica por conta da previsão de realização de partidas de desempate em caso de dois ou mais times terminarem com o mesmo numero de pontos ao final de cada torneio, não contando como critério de desempate o saldo de gols ou o confronto direto.

O descenso é um capitulo à parte e na semana que vem falamos sobre ele e sobre a “tabela de promedios”!

Saudações alviverdes para a terra do doce de leite!

19 respostas em “Campeonato Argentino: Notícias e Regras”

“Lucélia, não é isso que ele disse não. As vagas para a Libertadores são 5. A 1a é do Campeão do Apertura. A 2a é para o Campeão do Clausura. As outras 3 são para os outros times, que não os campeões, que tiverem somado mais pontos na somatória dos 2 campeonatos.”

Ah bom, obrigada pela explicaçao, rs.

Q doidera ter 2 campeoes por ano. Muito loko isso. Essa regra de ter outro jogo pra desempate é mto mais justa.

#16 –> Por enquanto, 100% assegurado apenas o Velez, campeão do Clausura desse ano.

Alguem sabe me informar se o Boca já esta na libertadores do ano que vem?

“Boca e River tem vaga assegurada para o Sul-Americano independentemente de suas posições”

assim e moleza…

Realmente a Argentina virada de ponta cabeça com essa briga da AFA com a Torneos y Competencias (TV), e isso ainda vai render muitos capítulos…

Quanto a Boca e River, a participação deles é garantida apenas na Copa Sulamericana, a título de convite, mas com intervenção da AFA, e não na Libertadores.

Só tenho uma dúvida: As outras vagas para a Libertadores (exceto os campeões) se dão com a soma dos pontos do Apertura e Clausura do mesmo ano ou do Clausura com o Apertura da temporada seguinte?? (isso pq o Clausura acaba só em julho… então não sei se já define vaga p/ ano seguinte) … compliquei hehehe

A argentina está em pé de guerra….

Sobre a vendas das cotas de televisão, o que aconteceu é que a detentora dos direitos até 2014, pagava cerca de 300 milhoes de pesos aos clubes por ano, porem, a associação de clubes cobrou 500 milhoes, a televisão disse NÃO e o campeonato, mais uma vez, ficou ameaçado mais, o governo, que tem tb um canal na TV ofereceu aos clubes 600 milhoes para ter o direito das tramissões, pq? pq o governo tem como principal oposição o canal de TV detentor dos direitos dos jogos e como forma de afronta, comprou as cotas e ainda aliviou uma parte das dividas que os proprios clubes tinham com o governo.

O ponto é, o governo pode direcionar 600 milhoes ao futebol?
E o que deixa os hermanos meio disconfortaveis é o nivel das tramissões, visto que o canal do governo é como se fosse um SBT, sem nenhuma tradição no futebol……

Treta lá, treta cá………e o o mundo consumista vai se consumindo……

Abraços

Sobre o 3# – As duas torcidas juntas representam mais de 60% do total na Argentina (percentual maior do que o de qualquer “time do povão” no Brasil). Talvez isso explique o privilégio – http://pt.wikipedia.org/wiki/Boca_Juniors_vs._River_Plate – e também mostre que times que lideram o ranking com 15% do total não podem requerer tantos privilégios…

Estou vendo que os clubes tem que se adaptar ao calendario Europeu não tem jeito pois nosso clubes tem que fazer uma pre-temporada mais decente e ganhar dinheiro. Pra que nossos jogadores não saia no meio do ano.

2 campeões por ano tb é ridículo hein, fora essa história de Boca e Rivar…por isso odeio esses 2 times, aliás, para argentino nao vale a pena nem falar Bom Dia.

OFF-TOPIC – Ronalducho falou que o discurso da diretoria do PALMEIRAS é contraditorio, ja que o Keirrison acabou de sair.

Não é nada bobo né? Comparou a saida de 6 jogadores do Curintcha com a saída de UM jogador do PALMEIRAS. E falou q o discurso, feito 1 mes DEPOIS da venda do Keirrison, é contraditorio.

E se bobear, ele consegue mesmo desviar o foco. Afinal, ta todo mundo lambendo o sa… dele

Lucélia, não é isso que ele disse não. As vagas para a Libertadores são 5. A 1a é do Campeão do Apertura. A 2a é para o Campeão do Clausura. As outras 3 são para os outros times, que não os campeões, que tiverem somado mais pontos na somatória dos 2 campeonatos.

———-

Esse esquema de River e Boca, provavelmente, serve para valorizar a Sulamericana, colocar mais argentinos na frente da TV.(oh q boa idea, tvs bomba… mas, deixa pra la…rs)

# 3 – concordo com o Cunio, ia postar opinião parecida, vou endossar a dele.

acho q nosso calendario deve se adequar com urgencia ao calendario europeu……..ficaria tudo mais facil!!!!!!!!!

Opa, mais uma vez parabéns pela coluna!

Mas então, pelo que entendi, os 4 primeiros do Torneio Apertura e Clausura, vão disputar a taça Libertadores. No final, seriam 8 equipes pra disputar a Taça Libertadores? E se alguma equipe que no Apertura ficou em 2º, ficar em 4º no Clausura, por exemplo, o 5º lugar ganha uma vaga na Libertadores?

Juntando à essa discussão do Campeonato Argentino, essa renovação que a CBF está querendo fazer no calendário Brasileiro, para se adequar ao europeu, visando a manutenção dos times durante o campeonato, abre uma boa discussão. Em vez do Brasil se adequar ao calendário Europeu, que não daria certo devido às condições geográficas (hemisfério norte x sul), o Brasil se adequaria melhor se trabalhasse no mesmo sentido que o Campeoanto Argentino. O primeiro turno sendo no segundo semestre, e o segundo turno sendo no primeiro semestre do ano seguinte. Mas tudo isso tem que levar em consideração os torneios internacionais e as condições trabalhistas dos jogadores, como férias e talz. Mas vocês poderiam expor a opinião em torno disso, né?

Com certeza mas tem nego ruim tambem lá e tem que saber contratar e tem que ser bom de bola nosso time tem que contratar jogador bom e experiente pra ganhar a Libertadores do ano que vem. Mas primeiro vamos pensar por etapa vamos atras deste Brasileirão.

Esta história de que Boca e River devam obrigatoriamente participar de uma competição internacional por ano é patética. Isto quebra a isonomia entre os clubes e sinceramente não sei como os demais aceitam. Veja este ano, por exemplo. River e Boca tiveram equipes pífias e mesmo assim estão aí disputando, disputando… Enquanto no Argentino só da Velez, Lanús, Huracán… Ou seja, estão começando a dar uma de BAMBI: torneio que presta, só internacional. Vai mal a coisa…

COMO NÃO TEMOS UM LATERAL ESQUERDO, BEQUE E MEIA PARA RESERVAS SERIA BOM NOSSA DIRETORIA DAR UMA OLHADA NOS HERMANOS. LÁ TEM NEGO “BÃO” DE BOLA.

O dos hermanos ta guardado pro mês que vem a nossa seleção vai atropelar eles lá. E deixa-los em uma situação de perigo pra não ir a copa do mundo sera maravilhoso!

Os comentários estão desativados.