Categorias
Argentino

O Campeonato Argentino

POR EMERSON PREBIANCHI
 
Hoje – como uma espécie de piloto e testando se o assunto agrada ao leitor do 3VV – vamos fazer uma mudança. Ao invés de falarmos da justiça desportiva e dos temas legais do campeonato brasileiro, vamos compartilhar com o amigo do 3VV um pouco das informações e acontecimentos do futebol argentino.
 
Os que me conhecem sabem que sou um aficionado pelo futebol dos “hermanos” e principalmente pela “hinchada” (torcida) de lá, e que sou torcedor do glorioso Club Atleico LANÚS, ou para os mais intimistas, do GRANATE, um clube tido como pequeno, mas que de uns anos pra cá tem investido pesado nas categorias de base.
 
O Granate tem incomodado os grandes, a ponto de em 9 de dezembro de 2007 ter me proporcionado um dupla satisfação já que dentro da mística “La Bombonera” tive o prazer de acompanhar ao vivo o único título nacional granate, conseguido num empate em 1×1 com o todo poderoso Boca Juniors. E ainda, durante a partida, receber a noticia por telefone de que naquele momento nossos eternos rivais haviam caído para a série B do Brasileiro.
 
Mas vamos ao Campeonato Argentino!
 
A temporada 2009/2010 tem início previsto para a próxima sexta-feira dia 07/08 com a largada para o Torneio Apertura que é equivalente mais ou menos ao nosso primeiro turno do Campeonato Brasileiro. E digo mais ou menos já que por lá tanto o Apertura, quanto o Torneio Clausura, que seria o equivalente ao nosso segundo turno, conferem ao ganhador a taça de campeão argentino de futebol, existindo portanto duas taças nacionais por ano, sendo que em conformidade com o calendário europeu, o ano futebolístico tem início no segundo semestre.

Entretanto, o campeonato deste ano pode não começar na data prevista, pois a AFA, Associação de Futebol Argentino (CBF de lá), diferentemente do órgão administrativo daqui, tem interferido em favor dos atletas e até mesmo dos cofres públicos, que por meio da “receita federal” de lá tenta impedir o início até que se regule ao menos um acordo para o pagamento das dívidas fiscais e salários atrasados.

Os salários dos atletas na grande maioria dos clubes, e daí se exclui o Lanús, está muito atrasado e alguns ainda tem vencimentos pendentes, referente ao início de Torneio Clausura que se encerrou em julho com a consagração do título para o Club Atlético Vélez Sarsfield.

Também circula a notícia de que os clubes da primeira divisão somam a dívida em impostos no valor aproximado de trezentos milhões de pesos, o que equivale aproximadamente a cento e cinquenta milhões de reais (assunto para Luis Fernando Tredinnick em sua coluna Futebol com Números).

Mas vejam que esse valor é referente a todos os clubes, enquanto por aqui só nossos co-irmãos da marginal sem numero tem dívida semelhante e ainda (dizem) partem em busca de Riquelme e Ronaldinho Gaúcho!

Julio Grondona, presidente da AFA tem intermediado a situação e negocia com o canal de televisão que por lá detém a exclusividade de transmissão para a antecipação de valores a fim de garantir o início do campeonato argentino, mas por agora a informação é de que “hoy por hoy no hay fútbol!”.

Então é isso. Se o assunto agradar ao leitor do 3VV vamos programar outros posts sobre o tema. Afinal de contas, quem faz o conteúdo aqui é você.

Saudações alviverdes dos pampas argentinos!

34 respostas em “O Campeonato Argentino”

Interessante. A torcida de lá é foda. Dá raiva qdo é contra a gnt hehe.

Ótimo Emerson!! Sou fã do futebol argentino e a coluna vai ser um sucesso!!

Simpatizo pelo Racing (La Academia) e pelo Estudiantes, pela vibração da sua torcida.

Sucesso!!!

Emerson continue com a coluna, poderia ir apresentando os clubes, dois por vez por exemplo……..
Muitos nós ja conhecemos, mas só “de vista”…..
Acredito também que com essa coluna vc va aumentar consideravelmente a torcida do Lanus aqui no Brasil..
Abs

Nota 10 para essa coluna, vai bombar! Futebol Argentino, mesmo tendo uma estrutura de orgnização diferente, é muito legal!

Correção: onde sse le Libertadores 2009, leia-se Libertadores 2010.

O Vicente, não deixe o Emerson ficar sem a coluna Argentina!! O negócio tá pegando fogo!! Digamos que temos a obrigação de conhecer nosssos hermanos, pois são os nossos rivais em todas as competições que tivermos. Agora só tem uma coisa: Quero ver esse povo com o coração na mão, caso o Verdão e o Granate decidam vaga ou final na Libertadores 2009. Mas apoiada a ideia de se explicar o Campeonato Argentino. Nós temos campeões regionais e nacional (2 / ano). Por que eles não podem ter 2 / ano também? Explica melhor, Emerson!!!

Bem vindo a casa Marcelo # 26 – vamos aproveitar do espaço pra trocar informações sobre os hermanos e trocar algumas figurinhas…. O granate tem um trabalho sensacional de categorias de base e logo aparece alguem pra substiruir o Pepe, que ha dois anos eu venho falando pro Criscio indicar pro verdão e nada, eles estavam pedidndo U$ 2mi e ninguem acreditou em mim….. Nessa temporada ninguem acreditava no lanus com a saida do lautaro e outros e ainda assim o time andou bem, vamos ver como as coisas andam….

Rogerio # 27 – Sinceramente eu vejo muitas semelhanças entre a torcida do Racing e do Verdão, por lá não são os maiores, mas certamente são tidos em toda a Argentina como os mais fanaticos e leais torcedores. Todos por lá o comparam ao Palmeiras e eu ja tive a oportunidade de assistir uma partida lá, é muito bacana.

Lucélia # 23 – eles vão segurar o inicio mesmo e em principio esta previsto pro dia 14, mas só se houver algum acordo para o pagamento. Particularmente eu acho sensacional a interferencia da confederação local em favor dos atletas pra que as coisas não descambem de novo… E é justamente na TV que eles estão buscando a soluçao, pois lá não é usual antecipar os pagamentos como por aqui.

Fiquei bem feliz em saber que o assunto agradou e se o chefe deixar eu continuo!

Em 1° lugar quero dizer que é um prazer passar a comentar aqui no 3vv. Sou novo cadastrado, mas acesso diariamente há uns 6 meses o blog que mais informa o torcedor palmeirense. Só tava faltando deixar a preguiça de lado e me cadastrar.

Emerson e Cunio, nesse meu 1° comment, quero dizer que acho sensacional esse espaço pra falar do futebol argentino!
Eu comecei a acompanhar o campeonato argentino desde o apertura 2006, quando el Pincha ganho do Boca no jogo extra. Desde então passei a me interessar bastante, de modo que hoje não perco um jogo, dos que passam na TyC.
É difícil no Brasil encontrar alguém pra falar sobre o futebol portenho, mas já vi que aqui tenho com quem conversar, isso mostra mais uma vez o alto nível do 3vv.
Fora isso, baita coincidênceia é que eu gosto muito do Lanús, não posso me dizer torcedor do Granate, mas desde o apertura 2007, me identifiquei qual el equipo de la fortaleza. Tbem me identifico com o River, mas com o Aguilar na presidência, o clube tá uma porcaria… parece o Mustafá daki… O Racing tbem é bacana, mas ta numa baita drga faz anos…
No clausura desse ano, torci muito pro Lanús ser campeão, mas pena que acabou vice e o Velez ganhou roubado. O time tava redondinho, pq a mulecada q ta lá é muito boa do meio pra frente: Sálvio, Lagos, Biglieri e principalmente o Blanco. Sem falar del “Pepe” Sand. Pena que ele tá indo pros Emirados por U$10mi. Mas acho que se segurarem os demais (Já q o Valeri tbem saiu p/ o Porto) e conseguir repor a perda do Sand, dá pra brigar pelo título de novo.
Bom, vou parar por aqui, pq já escrevi demais, mas não deixem esse espaço do futebol argentino acabar. Pra mim já tá testado e aprovado!
Agora tenho com quem conversar sobre futebol argentino, hehehe
Abraços a todos os amigos!!

Com certeza se a moda pega por aqui os gambas e Santos estariam ferrados kkkkkkkkkkkkk

Opa! Muito boa a coluna. É diferente e interessante.
Não acompanho muito o campeonato argentino, mas vi a final do Clausura esse ano, que foi um ‘show’, rs.

E sobre esse assunto dos salários atrasados, eu vi algums manchetes mas não vi nada a fundo. Quer dizer, se a receita dos clubes não for colocada em dia, o torneio não se inicia? Mas isso não seria ruim tanto pra AFA quanto pros clubes, que além de perderem dinheiro com as transmissões, não arrecadariam com bilheteria, etc?
E o que a FIFA diz disso?

do futebol argentino eu só admiro o fervor da torcida, sempre apoiando independente do que acontece em campo.

Mas esse negócio de 2 campeões por ano é estranho hein, entretanto eles tem a janela coincidindo com a Europa…ponto positivo!

Já que falaram sobre futebol argentino, como sugestão poderíamos analisar também o calendário de outros países sulamericanos, ver os prós e contras de seus respectivos campeonatos…ainda mais agora que o Ricardo Teixeira sinalizou que fará mudanças em nosso calendário a partir de 2010…isso é, se a Globo quiser né?

Abraços,

Muito bom, continue com a coluna sobre os hermanos. Eu gostei.

Racing ^^ então gostaria que o 3VV escreve-se materia sobre as revelações do futebol argentino e jogadores que caíriam muito bem no nosso Alvi Verde.

abs t+

Excelente coluna Émerson!

Eu confesso minha total ignorância sobre o futebol argentino!

Então, se eu entendi, existem dois campeões por ano, certo? Quando começou essa história?

Aproveita e explica nessa coluna os critérios de classificação para a Libertadores, os critérios para cair para a segunda divisão (esse eu sei que é complicado), e a história desses clubes, porque assim como eu, muita gente não deve saber!

Em relação aos números: lembrem-se que o volume da dívida deve ser comparado ao tamanho da receita e do lucro. Eu não sei os números, mas Acredito que as receitas dos clubes Argentinos é muito inferior a dos clubes Brasileiros.

Abs e antes que eu me esqueça: “Ei, ALF, vai tomar no LANÚS!!!!”

Parece entao, q por la, o povo é mais sério. A crise é pq TODOS JUNTOS devem METADE DO QUE DEVE O FLAMENGO SOZINHO… .

Obrigado Lucas e Emerson pela informação.

Não tenho simpatia por nenhum time hermano e também não acompanho futebol de lá. Mas, como todo amante de futebol, se o 3VV tivesse um espaço dedicado a este tema eu aprovaria com certeza.

Uma curiosidade é que não existe uma Copa da Argentina. Tenho 4 amigos argentinos e eles ficam muito curiosos pra ver como seria times de divisões diferentes se enfrentando.

Outro ponto interessante a ser comentado foi que toda vez que a Globo mostrava a torcida Granate no Morumbi eramos focalizados e muitos de nossos amigos nos ligaram pra comentar nossos 90 minutos de fama!

É Emerson….aquele dia foi incrivel. Ver a gambazada desesperada foi impagável. Vou te enviar a foto daquele dia e vou copiar o Vicente caso haja interesse em publicá-la aqui no 3VV.

O mais engraçado deste jogo Gambá x Lanús no Morumbi foi o seguinte: eu trabalhava ao lado do Hotel que ficou hospedada a maioria dos torcedores do Lanús. Quando eles chegaram, fui lá e me apresentei:

“Buenos días, yo soy el representante oficial de la hinchada brasileña de Lanús, pero yo aún no tengo ticket para ir a la cancha. Pueden ayudarmi?”.

Os caras ficaram achando que eu estava tirando onda da cara deles. Mandei chamar o “líder” e repeti o pedido. Ele MUY gentilmente me disse que não tinha ingressos disponíveis. Eu falei que tudo bem, não havia problemas e que nos víamos à noite no jogo, se eu conseguisse entrar.

Chegando ao Morumbi eu dou de cara com o “líder” dentro do estádio. Ele me olha com a camisa do Lanús, arregala o olho incrédulo e vem me dar uma abraço. Ele não acreditou que poderia existir alguém torcendo para o Lanús aqui no Brasil… Aí eu disse: você não conhece o doido do Emerson… Olha ele aqui!

A Faltou dizer que quando o Lanús enfrentou ( e tirou) o povo da marginal na Copa Sulamericana, eu o Cunio e o Valter Paccini (que anda meio sumido) fomos ao Morumbi (devidamente trajados com a camisa granate) para acompanhar um horrivel 0X0 que rendeu a desclassificação dos co-irmãos.

É Presi, faltou comentar que foi voce quem providenciou por telefone a informação da queda “deles”, falha imperdoável!

Izquierdo #8 – como disse o Lucas o verde e branco de lá é o Banfield, por onde ja passou o nosso novo lateral chileno, e é o grande rival do Lanús. Por lá existem um série de classicos locais e o classico da região sul de Buenos Aires é Lanús x Banfield, e não é a toa que o Lanús é tido por lá como El Capo del Sur!

Quanto ao comentário do Lucas #10 – é impressionante como o futebol lá é tratado de forma diferente. Praticamente todo dia tem futebol na televisão e todos acompanham todas as divisões, com discussões ferrenhas sobre as partidas da terceira divisão!

Marcelo # 4 – A idéia de apresentar os times pra todo mundo conhecer um pouco mais da história deles é bem legal.

Emerson, seria legal ter uma coluna fixa que acompanhasse o campeonato argentino assim como existe a que acompanha o italiano. Ao contrário do que insistem em dizer os comentaristas de futebol aqui do Brasil, os campeonatos de lá não se resumem apenas à Boca e River, são torneios interessantes e que não temos oportunidade de acompanhar. Sabemos tudo sobre os campeonatos espanhol, italiano, inglês, etc., mas nada sobre o argentino que é muito interessante.

Qual é o nome do time que possui este escudo verde e branco? Alguém saberia me dizer?

eh chupa gambas… o presidente do boca disse q o unico q nunca sai de la e o riquelme…

uahuaha

Cara, eu gosto de futebol. Se te agradas falar com Campeonato Argentino, manda brasa!

PENSOU SE A MODA PEGA AQUI NO BRASIL??? COITADOS DOS GAMBÁS!!!

Boa Emerson!
Uma coluna diferente será muito interessante.
Quem sabe apresentando um ou dois clubes argentinos por post… acho importante podermos conhecer nossos hermanos…
Abraços!!!!

que viagem doida…………Emerson pode continuar a falar do futebol argentino………agora por causa dos 2 vou ter que torcer pelo lanús tambem……..porque gosto muito do river plate e já fui ao palestra com a camisa.
Nessa liberta quando ví os argentinos sendo desclassificados e ficando vários brasileiros e só o estudiantes,não tive duvida que eles venceriam..
Só a nossa imprensa que começa com aquele papo furado de times do país é brasil…pode escrever que é vice.
tem jornalista babaca aqui que critica o river dizendo que é time que amarela,já ganhou 2 libertadores e vários campeonatos argentinos……..está num momento de má administração,como nosso palestra passou.

Só de raiva vi o Lanús ser campeão com minha mulher num bar temático e ouvindo pelo celular a queda do gambá. Sensacional!!!! O astral era tão alto que minha filha foi feita naquela noite! É nóis!!!! Já nasceu GRANATE e ALVIVERDE!!!!!!!!

Este Assecla das Leir Fraudulentas só não contou uma coisa para vocês: que eu me despenquei até Buenos Aires também e ele NÃO ARRUMOU um ingresso para eu ver o Lanús campeão. Mesmo assim, SOY GRANATE HASTA LA MUERTE! É a torcida que mais ama o Palmeiras na Argentina…

Os comentários estão desativados.