Categorias
Opinião

OPINIÃO DO CRISCIO: irados. Mas com razão?

POR VICENTE CRISCIO

Essa talvez gere polêmica. Tomara!
 
Qual a receita para fazer um delinquente (não sei, nunca fiz um, mas vou fazer um exercício)?

Bata nele desde criança; destrua sua auto-estima; e principalmente, quando ele errar, demonstre que os erros são mais importantes que os acertos.

Outra pergunta: qual a receita para fazer uma péssima gestão?

Dê apenas os feed backs negativos. Nunca estimule. Ao menor sinal de indecisão, explore isso como uma eterna fraqueza do indivíduo. Seja intelectualmente desonesto.

Por que essas perguntas idiotas? fiquei pensando nisso entre a dor de estômago que me abateu às 20:30 deste sábado até o café da manhã deste domingo. Lembrei quando eu via jogos – e apoiava – meus filhos no tênis. A cada erro e aquele olhar reprimido para a arquibancada eles ouviam “força, esquece o que passou e busca melhorar”.

É uma questão de estilo de vida. E de gestão!

Mas, não, não, antes de você ficar irado aí na frente da telinha, não pense que estou falando da torcida do Palmeiras. Até porque se fosse estaria generalizando para 15 milhões de torcedores neste Brasil.

Estou falando de alguns indivíduos. No profissional, no esporte, no amor, em qualquer lugar.

Ontem, enquanto a esmagadora maioria dos cerca de 25 mil pagantes no Palestra Itália roía as unhas e esperava o gol que nos daria tranquilidade na liderança – sim, o Palmeiras ainda está na liderança – alguns gritavam: “Diego Souza, aqui é Palmeiras”, numa voz frenética e rouca que me fez parar um instante, olhar para trás e perguntar o que diabos significava aquilo.

Até acho que um jogador como o Diego – que convenhamos, teve atuação horrorosa neste sábado à tade/noite – tem que ter musculatura emocional para aguentar as críticas. Afinal ele não é jogador de golfe, é jogador de futebol.

Mas ainda assim, e lendo os comentários furiosos e os emails/mensagens que mais parecem uma catarse, sem propostas, apenas com ofensas ou lamentações, eu pergunto: que cazzo a torcida espera após um empate ruim em casa e a confirmação que o Palmeiras está na briga tanto quanto os outros adversários pelo título Brasileiro.

Contrata rápido o Vagner Love? Vai prá Turquia e busca o Alex? Verifica se o Ibrahimovic quer vir para o Brasil? Vamos pedir a cabeça de Muricy? Coloca de novo o Jorginho – até a primeira derrota e aí seremos tachados de time que pensa pequeno? Vamos vender o Diego e gritar no Palestra “Diego, aqui é Palmeiras, já vai tarde”?

Não sei como funciona nas outras torcidas. Nunca fui a um jogo que não fosse do Palmeiras (minto, já fui a jogos do Juventus na simpática Javari, mas aí não vale). Então não sei como os corintianos reagem quando seu time está na liderança da tabela, em 19 jogos perdeu 2, ou em 17 perdeu 1. E empatam no Pacaembu contra um time medíocre como o do Botafogo.

Também não sei como reagem os flamenguistas. Não sei como reagem os gremistas ou os colorados.

Mas sei que a reação estridente – principalmente dentro de campo, quando o momento é para apoiar – não leva a lugar algum.

Mas essa é a minha opinião. E qual a sua?

***

Em tempo, ainda sobre o mesmo assunto: os adversários, em sua maioria, não são estúpidos. Aprenderam como o Palmeiras joga. Para um técnico retranqueiro mas inteligente como Estevam Soares, é fácil desarmar o time do Palmeiras. Coloca Cleiton e Diego sob forte marcação. Trava as jogadas no meio-de campo; faça faltas nos armadores do time (Souza, Sandro e Cleiton receberam 9 das 17 faltas cometidas pelos cariocas).

E conte com um árbitro complacente e um bandeira idiota. E pronto.

O Palmeiras, está tão na briga pelo título quanto antes. Mas estar na briga, é muito diferentes do que ser considerado favorito.

***

Em tempo, número 2: não estou reclamando de receber mensagens iradas. Faz parte. Mas gostaria de compartilhar com todos os amigos palestrinos que ontem eu também estava p*** da vida. E as mensagens só aumentavam um pouco mais minha dor de estômago.

Mas nada que um bom vinho não resolvesse…

***

Em tempo, número 3: ao amigo Felipe Leite. A história do bife vai ficar para a próxima coluna.

Amigo leitor, não perca!

Saudações Alviverdes!

A OPINIÃO DO CRISCIO é a nova coluna dominical do 3VV.
Substitui a antiga série Planejo Logo Existo e tem o objetivo de trazer
sempre um tema que provoque a reflexão do amigo do 3VV principalmente
sobre futebol; mas não ficará só nisso.

Sempre assinada por V. Criscio: ex-consultor, ex-marketeiro, ex-reestruturador,
e atualmente trabalhando no comércio eletrônico. Está nesse momento
adjunto do Planejamento da SE Palmeiras; mas isso passa.
Mas SEMPRE palmeirense e editor do 3VV.

Siga o 3VV no twitter: www.twitter.com/3vv
Siga V. Criscio no twitter (que anda parado, mas promete retomar): www.twitter.com/Criscio

58 respostas em “OPINIÃO DO CRISCIO: irados. Mas com razão?”

O time precisa recuperar a alegria de jogar, pareceu fisicamente cansado e apático no sábado! Com o talento dos atletas os gols saem naturalmente! Após vencermos o coxa e o inter iremos pra cima dos bambis! Avante Palestra!

Vicente, concordo. Para quem pensava que ia ser um mar de rosas até o dia de receber a taça, tá aí. Para mim, o Muricy veio justamente para trabalhar nesses momentos. Os mais difíceis. Boto fé. O Palmeiras vai ser campeão. Esse é o momento da provação do campeão. Quando passarmos por ele, começa a arrancada.

Boa cara. Falou tudo. O que eu mais me pergunto é o que adianta esses corneteiros ‘cornetarem’ tanto assim, o pior, no decorrer do jogo ainda ?!? Aff esses caras devem passar por problemas em casa… hehe

Vicente, você falou em 2 (ou 3) reforços. Acredito que virão, e serão reforços para serem titulares, visto por exemplo que o Robert foi inscrito com a camisa 20, a diretoria deixou a tão importante “9” reservada. Com o time que temos, mais esses 2 ou 3 reforços, vamos para o título!

Este ultimo jogo tivemos um problema de lateral, o Armero foi um inutil assim como o Wendel, mas vamos nos recuperar ainda somos lideres mas não podemos mais vacilar temos que buscar os 3 pontos a todos custo contra o Coritiba indem contra o Inter dentro de casa, chega de empates no Palestra.

Vicente,

E assim sera !!!

Independente de qualquer resultado, temos que elogiar a postura da atual direcao. Todos os esforcos estao sendo feitos para que sejamos campeoes.
Se estivermos sempre disputando com chances reais de sermos campeoes, uma hora beliscamos.

Abs,

Marcio, um pouco não, você, eu, seus sobrinhos, meus filhos, os filhos de muitos palmeirenses, todos nós ficamos muito p da vida com o resultado. Foi horroroso.

Agora, empatou, empatou. Vamos em frente. O que eu defendo é o seguinte: o campeonato está aberto. Poderíamos ter seis pontos mais? sim! mas não temos.

O elenco é esse que está aí. Vamos esperar mais 2 (ou 3) reforços que venham não somente para compor elenco. E a partir daí o desempenho no 2o turno tem que ser melhor que no primeiro.

Se for assim, vamos disputar o título com boas a
chances.

Então tem que ser assim.

Abraços,

Vicente,

Gostei da sua seguranca com relacao ao jogo contra elas. Voce esta certo temos que vencer, chega deste complexo de inferioridade.

Confesso que fiquei um pouco decepcionado com os resultados contra Gremio e principalmente Botafogo.

Por incrivel que pareca aqui de longe a gente sofre muito mais. Voce nao tem com quem falar, discutir, brigar e explodir de emocao, seja na vitoria ou na derrota. Ontem meu pai me ligou dizendo sobre a decepcao dos meus sobrinhos de 11 anos apos o jogo de Sabado, na saida do Palestra. E claro que isto acabou de vez com o meu Domingo.

Vou entrar nesta onda de otimismo. Com um atacante e um meia de qualidade que boto fe que irao chegar, vamos sim levantar este caneco.

Avanti Palestra!

Marcio meu caro, sua conta é correta mas a vontade de olhar o SPFC é que me incomoda.

De fato com 76 a 78 pontos um time praticamente se garante como campeão. O Palmeiras tem 36, logo precisaria de mais 40 para garantir o título (acho que esse ano o campeão não vai chegar a 76, mas isso é achômetro e não vale).

Nesse momento o Palmeiras tem 4 pontos de vantagem sobre eles. O que vc acha mais fácil? eles fazerem 44 pontos em 57 ou nós fazermos 40? Provavelmente pelo seu comentário vc acha que é mais fácil eles fazerem por conta da sequência deles.

Por favor … quem conhece futebol – e você conhece – sabe muito bem que essas previsões são jogadas no lixo na primeira derrota. O Palmeiras ainda vai perder pontos em casa e vai ganhar pontos inesperados fora de casa. O SPFC também. O Inter é mais perigoso que o pessoal do Jardim Leonor, e muitos palmeirenses ficam olhando o vizinho de muro ao invés de se preocuparem com os colorados.

Nós teremos um jogo contra o Inter em casa e temos que ganhar. Antes disso temos que ganhar do Coritiba. E depois, contra eles, no Morumbi, temos que passar o carro.

Tem que fazer 8 jogos no Palestra e ganhar todos. Mas duvido que consiga isso. Ninguém consegue. Da mesma forma que duvido que o SPFC vá ganhar 100% dos seus jogos no Morumbi. Até porque vamos ganhar lá dentro.

Vamos olhar prá frente, não pros lados nem prá fantasmas…

abs

Olha quem vai no estadio e critica o jogador na hora o jogo atrapalha é muito isto não é legal, sou critico sim admito, mas só faço isto depois que o jogo acaba, e todo Palmeirense tem criticas dentro de si, acho que é levantar a cabeça e aprender com os erros, e vamos ganhar os 3 jogos que é excelente pra trazer nosso caneco que não vem ha 15 anos

Eu só queria entender quem são estes tres volantes que todo mundo fala que o Palmeiras joga no Palestra?

Eu realmente não sei quem são estes 3 volantes com conotação de retranca que todo mundo fala.

Gostaria de entender.

Sds.

Vicente,

Ok vamos nos focar no Palmeiras.

No palestra tem que vencer de qualquer forma. Teremos mais 8 jogos em “casa”, e portanto 24 pontos, sendo um contra o Inter concorrente ao titulo. Podemos confiar?

Os jogos fora serao 9 e portanto 27 pontos, com 50% de aproveitamento, faremos 13. E possivel?

Se vencermos o Derby faremos 40 pontos e seremos campeoes, sem precisar olhar para o SPFW e Inter.

Infelizmente nao da pra confiar que vamos vencer os 8 jogos no Palestra e portanto torna-se necessario olhar para os nossos concorrentes. Nao vencemos nenhum dos ultimos 2 jogos em casa. Porque?

Deixamos os concorrentes e elas chegarem agora ficou mais dificil.

A corneta toca, porque empatar com o mediocre Botafogo em casa e inaceitavel para um time que ser campeao.

Torco muito para sermos campeoes, principalmente quando vejo a reacao de jovens torcedores perante seguidas decepcoes. E dificil manter os garotos com o fervor de um torcedor palestrino sem titulos importantes.

Abs,

bem oque vejo é adendos e mais adendos
minhas conclusões:
hj nw existe crise no palmeiras !!! e isso é verdade
pois dos ultimos tres jogos apenas o do botafogo foi realmente ruim e para qualquer seleção e time tem o seu direito de nw ir bem algum dia
no palmeiras nw existe um culpado por estes tres insucessos ,existem fatores isto sim
elenco escolhido pelo profexo ( mas como sempre foi dito o muricy faz a limonada com os limoes que tem
a era jorginho foi muito boa (excelente) entao a expectativa de melhorar era ,mais que enorme
a sede do torcedor em ver o alvi verde supremo é enorme
uma diretoria que nw da um jeito nesta senhora melda de arbitragem (isto nw quer dizer que nw esteja fazendo nada mas que nw esta surgindo efeito isto é mais que real)
o obina se machucar logo agora
mas qualquer torcedor sabe que se a entoada continuar desta forma sabe que a vaca vai para o brejo
va vi o palmeiras jogar melhor en varios jogos e sair com resultado ruim enquanto outros times fazem um jogo pessimo e ficam com a vitoria
mas espero que isto seja apenas uma fase e voltemos as vitorias pelas proximas 3 rodadas
soh isso e no mais concordo em grande parte do que voce disse vicente t+

BOM DIA
muita corneta tocando, e olha que somos lideres, imagina se estivessemos em 5……
abraços

Bom dia a todos, sempre tenho a mesma reclamação, é um pessoal que não dá mesmo pra entender, só critica. Fui ensinado pela minha avó a não torcer contra o Palmeiras. Por enquanto, os insucessos são totalmente justificáveis. Vamos avante.

Olha não quero questionar o trabalho do Muricy não, até pq não foi ele que errou o gol cara, cara que o Diego Souza que errou, mas talves eu esteje errado na minha analise mas no jogo contra o Botafogo o Muricy centralizou demais o time colocando o Robert e o Lovinho pra jogar, acho que o Willian tinha que entrar pra abrir mais os espaços e não se tira Ortigaza pra colocar Lovinho, é visivel que caimos de produção e os bambis estão chegando já diminuiu muito a diferença de 10 pra 4 pontos e o Inter esta chegando tambem, assim é complicado, no meu modo de ver o nosso maior rival pra este titulo não é bambis e nem o Internacional, pra mim é o proprio Palmeiras, pq perdemos a chance de ganhar do Gremio, Atletico e Botafogo já foram 6 pontos em 3 jogos, isto é 3 empates é igual a duas derrotas e uma vitoria, vamos acordar semana passada todos estavam criticando o Cunio que pra mim estava coberto de razão, o Verdão cochilou e olha o que aconteceu os caras chegaram, o que era pra gente disparar não aconteceu, não podemos ser taxados como porco paraguaio, o Palmeiras tem que fazer valer a sua força e buscar este titulo.

Vicente,

Também estou cansada de ver o time pipocando no Palestra, frustrando a torcida. Como a maioria dos torcedores tenho muito mais perguntas que respostas, porém como torcedora traumatizada, que quase não consegue assistir o jogo inteiro (graças a era mustafá contursi), procuro separar os bons profissionais dos maus, e também dar o peso ao cargo que cada um ocupa na estrutura do time.

1) Os jogadores em minha opinião podem até querer ficar, podem ter se fechado, mas há empresários, ofertas que mexem com a cabeça de qualquer um.

2) A estrutura do Depto. de Futebol deve ser tão paternalista quanto quase todas as outras. É preciso estabelecer metas e faze-los cumprir sob pena de perder dinheiro. A meu ver é aqui no Depto. de Futebol que está a nossa fraqueza. É preciso atuar muito mais nos bastidores, sim! Precisa pressionar árbitros, ajeitar calendário, correr atrás de jogadores talentosos. Ficar sentadinho esperando a TRAFIIC é fácil, né?

Enfim, a sua pergunta:” O Muricy está estragando o Time?” poderia ser traduzida por: A quem cabe ganhar o jogo?

Minha resposta:Cabe aos jogadores talentosos, que ganham mais dinheiro e tem mercado lá fora!
Eles tem que querer a vitória de todo jeito, mesmo aos 47 do segundo tempo.

Ao técnico cabe montar o esquema defensivo que para mim é bem mais difícil do que colocar uma bola dentro do gol. Força Muricy, agora voce vai conhecer o gosto amargo da combinação da cornetagem desenfreada e depto. de futebol inoperante.

Palestrinos, eu refleti um pouco antes de escrever este comentário, e acho que a hora é da torcida colocar a mão na consciência e rever seu papel. Tropeços acontecem, todo time vai oscilar em algum momento, no nosso caso bom que seja agora. Temos que apoiar, passar confiança pro Muricy fazer o seu trabalho, arrumar o time pra chegar forte no segundo turno, que é quando o campeonato é decidido. A diretoria fez sua parte, trouxe o Muricy, está mantendo o elenco e tentando reforçá-lo. O grupo está fechado, todo mundo com o pensamento de ser campeão.
A hora é de apoio incondicional.

Os comentários estão desativados.