Categorias
Opinião

Jogar bonito ou com competência?

POR VICENTE CRISCIO

Em 2006 a Nike fez uma campanha para a Copa do Mundo chamada Joga Bonito. Os protagonistas da campanha eram os jogadores da Seleção Brasileira.

Vejam um dos vídeos da Nike sobre a campanha:


O resultado da Seleção Brasileira? Fiasco! Jogadores badalados, que acreditavam que a fama e a junção de várias estrelas milionárias poderiam trazer a Copa do Mundo. Ganhou a seleção italiana num futebol extremamente competente, em uma final onde o craque Zinedine Zidane se despediu com uma cabeçada sobre o zagueiro Materazzi. A Nike vendeu bem, obrigado.

Dez anos antes, em 1996, o Palmeiras também se notabilizou pelo time dos 100 gols. Jogava para golear.

Ganhou um Campeonato Paulista. Perdeu uma Copa do Brasil num Palestra Itália lotado (eu estava lá). No Brasileiro eu nem me lembro a classificação…

Quer mais? Vamos lá, 1979, Telê Santana e Palmeiras. Jogava bonito e ganhou nada. O mesmo Telê Santana, eliminado em 1982 na Espanha com a Seleção Brasileira. Ou seja, os exemplos são inúmeros…

O contra-ponto: Luis Felipe Scolari e o Palmeiras campeão da Copa do Brasil de 1998 e da Libertadores de 1999. Ou o mesmo Felipão em 2002 com a Seleção Brasileira. Ou Parreira em 1994 com a seleção nos Estados Unidos.

Não quero dizer que para ser campeão tem que jogar feio. Mas trago este tema para a seguinte reflexão: vejo muitos palmeirenses criticando o futebol competitivo (mas feio) que o Palmeiras vem fazendo.

Aparentemente a filosofia do treinador Muricy Ramalho (digo aparentemente porque ele nunca me disse isso) é fazer um time extremamente forte na defesa. Não tomar gol é o primeiro passo para da cartilha de Muricy. E exceto pelo jogo Palmeiras x Vitória (quando tomamos 3 gols de erros individuais grosseiros) o Palmeiras vem se mostrando extremamente eficiente em sua defesa (é a menos vazada do campeonato).

Fica a questão: vamos jogar bonito ou vamos jogar eficiente?

Minha opinião: quero ser campeão. Se jogar eficiente aumenta as chances do Verdão, minha opção está feita.

Claro, mas essa é minha opinião. E a sua?

Saudações Alviverdes!


A OPINIÃO DO CRISCIO é a nova coluna dominical do 3VV.
Substitui a antiga série Planejo Logo Existo e tem o objetivo de trazer
sempre um tema que provoque a reflexão do amigo do 3VV principalmente
sobre futebol; mas não ficará só nisso.

Sempre assinada por V. Criscio: ex-consultor, ex-marketeiro, ex-reestruturador,
e atualmente … deixa prá lá. mas SEMPRE palmeirense e editor do 3VV.

31 respostas em “Jogar bonito ou com competência?”

começamos a liberta jogando bonito e pra frente….tomamos pau da Ldu e Colo Colo,quando jogou fechado se classificou e por pouco chegou a semi…….

Marco,

O Palmeiras terminou a fase de classificação em 3o e cruzou nas quartas de final com o Grêmio, que foi sexto. Perdemos de 3×1 no Olímpico e ganhamos de 1×0 no Palestra, caindo fora. Pelo menos, fomos eliminados pelo campeão, se isso é consolo. Mas ter perdido lá de 3×1 é a prova de que aquele super time, mesmo jogando o fino, quando entrou num jogo PAULEIRA como é jogar no Olímpico, afinou e não se mostrou competitivo.

Olha eu não quero falar nada pq os caras falaram que estava muito cansados, mas eu estava no palestra e sofri demais. O Marcão não comprometeu, mas o Edmilson…, Não da pra ele jogar na zaga não o cara quase entregou um gol. Se não fosse o Danilo e o Marcos a vaca ia pro Brejo. Vamos arrumar este time pq vamos pegar o Santos e os lambaris bem ou mal é um classico e vai ser muito dificil jogar lá com certeza.

No Brasileiro [de 1996] eu nem me lembro a classificação…
**************
Eu não sei – tinha 4 anos. alguem me fala o que houve ?!?!?
Quero meu time campeão. Só isso. Jogar eficiente e com raça, com determinação, com intelignecia e concentração nos levara ao titulo. Assim tá bom !!

#22 No que diz respeito ás substituições é exatamente o que escrevi: chega de marcão na lateral esquerda; melhor colocar o Gabriel sub-20 se achar que o jefferson nao serve.

Na verdade, a discussão nem é se o time têm de jogar bonito ou eficiente; pois o palmeiras está jogando é muito MAL. Desde a saída do pierre o meio campo está perdido, com buracos no meio e com péssima saída de bola, pois entregamos a bola ao adversário e levamos contra-ataques perigosos.

Além disso, o Love está muito marcado e desentrosado. Por isso o time perdeu o padrão de jogo e o esquema tático teve de ser reformulado.

Com Pierre em campo, duvido que passaríamos o sufoco que levamos contra Vitoria, Barueri, Cruzeiro e Atletico; sem falar que perderemos o DS7 devido a convocação!

Aê Muriçoca: a bola está contigo; arruma um jeito de jogar sem o guerreiro e entrosa logo este ataque.

Sinceramente acho que tem que jogar um futebol eficiente, mas não perdemos no sabado por competencia do Danilo e do nosso Craque São Marcos, a sorte nos acompanhou, pq se não fosse por ela hoje a gente estaria se lamentando, vide a falha bizonha de Edmilson, o cara esta muito lento e já provou que na zaga ele não tem condições, jogar no 3-5-2 pra este time não da, mas estamos dando sorte, e que esta sorte nos acompanhe até o titulo é o que desejo.

Pergunta:

O que é jogar bonito?????
É ser eficiente?????
É ser competitivo?????
É ganhar o campeonato??????

Depois que estas resposta forem dadas poderei dar minha opinião, já que o futebol arte acabou em 1982 na Copa do Mundo, depois disso o que se viu no futebol mundial foi a busca do futebol competitivo.

Hoje na Europa os melhores times jogam no campo do adversário,com mais posse de bola, mas não podemos comparar com nossos times, já que nosso orçamento é muito menor.

Aqui no Brasil, quem joga bonito com posse de bola e futebol envolvente é o Inter, mas nas últimas rodadas tem caído na tabela, portanto o que manda é o futebol competivo, que o nosso Palmeiras vêm jogando, com menos posse de bola, mas bastante contundente no ataque.

Na minha opinião hoje o que ganha campeonato é o futebol competitivo, foi assim com as bambis nestes últimos 03 anos, todo mundo falava que elas não jogavam bonito mas comemoraram 03 títulos consecutivos.

Temos que manter a pegada, para em dezembro comemorarmos mais um campeonato!

Quero é ser campeão!!!! Mas tendo a achar que jogando bonito ou melhor, jogando bem temos mais chances…

Se como estamos jogando vamos ser campeões, pois que continue assim, é assim que eu quero, é ser campeão sempre.
Abraço.

Criscio, faço das suas as minhas palavras. Quem quer ver futebol bonito hoje em dia precisa assistir Canal 100 (aquele do cinema) quando se amarrava cachorro com linguiça. Naquele tempo, os jogadores não ganhavam os tufos de dinheiro de hoje e muito menos existia essa guerra comercial de empresários, patrocinadores e dirigentes gananciosos. Infelizmente o futebol hoje é uma só palavra: RESULTADO. Não deu resultado, demite técnico, troca 15 jogadores, manda embora até massagista.

Jogar bonito é possível num futebol competitivo como o de hoje? É, mas depende muito mais de talentos individuais que de conjunto. Barcelona joga bonito? Contra aqueles lixos de times espanhóis, até o Marcão joga bonito com a azul e grená. Lembro muito mais de times jogando feio e levantando títulos que futebol bonito e vitórias.

Quando a Copa de 2006 estava a dois meses de seu início, olhei bem as seleções e falei para meus amigos: Itália será finalista e Brasil cai nas quartas. Gargalharam na minha cara. Como bem lembraram, perdemos nas quartas da França e a Itália foi campeã tomando dois gols na Copa toda: um contra e um de pênalti do Zidane na final, que a bola nem encostou na rede. Resultado: CANECO. Ou seja, deixemos de Romantismo e vamos ser competitivos ao extremo. Por isso não gosto de improvisações. Saiu Armero? Coloca o Jefferson. Saiu Pierre? Coloca Jumar. Não tem conversa. E vamos para o Penta.

Eu acho que, pro time que precisa ser campeão de qualquer forma, nosso caso, o ‘futebol resultado’ basta.

Mas não é isso que vem acontecendo.
Pelo menos não nesse último jogo. O Palmeiras foi mais atacado do que o normal.

O time foi eficiente, mas jogou mal.
Não é isso que o Muricy costumava fazer. O São Paulo praticamente não corria perigo.

Mas esse ano é nosso, não tem jeito!

# 1 – É isso aí Rinaldo, temos que enaltecer este aspecto.

Não estou criticando por criticar, estou muito feliz com a liderança e com a vontade e raça demonstrada pelo grupo, porém, mais uma vez, quero repetir que quando alguém aqui faz uma crítica, não é pra esperar a coisa dar errada e depois falar: “tá vendo eu não te disse?”. Queremos ver os erros corrigidos e o time jogando de uma forma mais consistente sem depender exclusivamente da sorte e da raça dos jogadores, é só isso.

Abraço a todos.

Sou a favor do futebol eficiente pra ser campeão, mas, estou batendo na tecla em cima da nossa posse de bola nos últimos dois jogos. Tudo bem que no mineirão tivemos um jogador expulso no começo do 2º tempo e na casa do adversário, porém, contra o Atlético-PR foi idêntico no 2º tempo, não tinhamos posse de bola é isso que preocupa o torcedor palmeirense.

Só para ficar claro: não acho que o Muricy seja retranqueiro. Apenas não desejo que isso venha a ocorrer.

Nas duas últimas partidas, dadas as circunstâncias (jogador expulso, time cansado, etc.), fizemos o que tinha que ser feito para ganhar. Mas não podemos passar todos os jogos fazendo uma vantagem de um gol e dependendo do nosso Santo. Ser competitivo não quer dizer abdicar do ataque.

Odeio o que vejo o PALMEIRAS jogar com o Muricy.
Odeio estar a 15anos sem ganhar o Campeonato Brasileiro.
Bom, odeio 2 coisas, mas odeio mais a 2a. Quero o título, quero a vitória suada, sofrida, feia, JUSTA. Depois que tivermos ganhado tudo, aí sim podemos brincar de encantar a torcida. Agora, só quero tirar da garganta o grito de CAMPEÃO.

A questão não é jogar bonito ou feio… zagueiros e volantes pegam, mordem e batem… meias e atacantes jogam, encantam a torcida e fazem gols.
Ser campeão é tudo, mas se for para não ser, que perca jogando bonito para dar alegrias aos torcedores (como a seleção de 82).

E concordo com o Alan Basso: futebol competitivo nao é sinonimo de futebol feio!

E QUEM JOGA BONITO HJ NO MUNDO???

so o Barcelona…

de resto é jogo de eficiencia… muitos por ai ate mecanicos…

nosso time pra atualidade joga MUITO bem.. e com lances ate bonitos…

so nao ve quem nao quer…. ou quem acha q teremos novos Pele´s… Ademir da guia… garrincha..

Vicente, só acho que este futebol ortodoxo poderia ser aperfeiçoado, jogar no palestra com 4 zagueiros e 3 volantes é pedir para sofrer! Quando Armeiro nao jogar, coloca o jefferson (é menos pior que Marcão!) e sem pierre, devemos msm ir no 3-5-2; mas com 3 zagueiros e 1 volante (prefiro o SSilva ao jumar e ao Souza; pois marca e têm bom passe) além disso; acho que ele deveria experimentar o williams na frente com o love, pois o mesmo jah voltou de contusão e no primeiro semestre fez excelente dupla com o mercenario k9.

Vicente, estou contigo e nao abro! Quero ser campeao!

O que acho curioso eh que um debate desses so ocorreria na torcida do Palmeiras, mesmo. As outras torcidas nem pestanejariam pra dar a resposta!

Concordo plenamente. Jogo bonito soh sai qndo c tem um batalhão de craques. Não da pra jogar bonito com os elencos no Brasil. Alias, no mundo, atualmente soh o Barcelona e as vzs o Real Madrid jogam bonito. O resto faz o arroz com feijão e as vzs poe um bife pra incrementar

O importante é ser competente, com ou sem dificuldades.
O Palmeiras está sendo competente, apesar dos recentes sufocos que tem tido nos dois últimos jogos.

Mas o importante está acontecendo, ou seja, as vitórias, sendo uma delas de virada e fora de casa.

É isso… competencia, sorte e 3 pontos

Ser palmeirense é a melhor coisa da vida mesmo……na década até o Paulista,Santo André ganharam campeonato mais importante que nós…….claro sempre respeitando as opiniões e o pessoal querendo jogo bonito………

“Quer ver espetáculo, é melhor ir ao teatro municipal meu filho”

Eu quero ser campeão!

Parabens Vicente………….nota 10…………….com Veloso,Cafú,Antonio Carlos,Kleber e Roberto Carlos…..ve se ganhamos a Libertadores……….tomamos 5×0 do Gremio..e 1 ano antes lembra quando perdemos pros bambis, o primeiro jogo 0x0 perdemos uns 20 gols….matamos os bambis….quem se classificou…………futebol é eficiência e os melhorzinhos vão se destacar nesse nosso time Danilo,Souza,Xavier,Diego e Love o restante são jogadores aplicados………….

Vicente, você também com esse papinho.

Jogar eficiente não quer dizer que tem que ser feio.
Assim como você enumerou vários times campeões jogando feio e vários que perderam jogando bonito, também tem dezenas que ganharam jogando bonito (Palmeiras 93/94, Flamengo 80/82/83, Inter 75/76, Palmeiras 72/73, Brasil 70 e por aí vai).

Te garanto que tem muito mais chance que time joga feio perderdo que ganhar.

Jogar bem é sempre o melhor jeito de ganhar, só precisa tomar o máximo de precauções defensivas para não ser pego de surpresa.

Mas estar seguro na defesa não precisa ser sinônimo de jogar feio.

Alegria no coração é isso, Cunio….Rumo ao quinto título do campeonato Brasileiro e ao nono título Nacional!!

Parabens a todos: Diretoria, Comissão Técnica e Jogadores…Atingiram o objetivo desta semana apesar de todo desgaste físico e desfalques. Inteligência, Raça, Determinação, Coração…. isso é receita de Campeão…

Os comentários estão desativados.