Jogar bonito ou com competência?

POR VICENTE CRISCIO

Em 2006 a Nike fez uma campanha para a Copa do Mundo chamada Joga Bonito. Os protagonistas da campanha eram os jogadores da Seleção Brasileira.

Vejam um dos vídeos da Nike sobre a campanha:


O resultado da Seleção Brasileira? Fiasco! Jogadores badalados, que acreditavam que a fama e a junção de várias estrelas milionárias poderiam trazer a Copa do Mundo. Ganhou a seleção italiana num futebol extremamente competente, em uma final onde o craque Zinedine Zidane se despediu com uma cabeçada sobre o zagueiro Materazzi. A Nike vendeu bem, obrigado.

Dez anos antes, em 1996, o Palmeiras também se notabilizou pelo time dos 100 gols. Jogava para golear.

Ganhou um Campeonato Paulista. Perdeu uma Copa do Brasil num Palestra Itália lotado (eu estava lá). No Brasileiro eu nem me lembro a classificação…

Quer mais? Vamos lá, 1979, Telê Santana e Palmeiras. Jogava bonito e ganhou nada. O mesmo Telê Santana, eliminado em 1982 na Espanha com a Seleção Brasileira. Ou seja, os exemplos são inúmeros…

O contra-ponto: Luis Felipe Scolari e o Palmeiras campeão da Copa do Brasil de 1998 e da Libertadores de 1999. Ou o mesmo Felipão em 2002 com a Seleção Brasileira. Ou Parreira em 1994 com a seleção nos Estados Unidos.

Não quero dizer que para ser campeão tem que jogar feio. Mas trago este tema para a seguinte reflexão: vejo muitos palmeirenses criticando o futebol competitivo (mas feio) que o Palmeiras vem fazendo.

Aparentemente a filosofia do treinador Muricy Ramalho (digo aparentemente porque ele nunca me disse isso) é fazer um time extremamente forte na defesa. Não tomar gol é o primeiro passo para da cartilha de Muricy. E exceto pelo jogo Palmeiras x Vitória (quando tomamos 3 gols de erros individuais grosseiros) o Palmeiras vem se mostrando extremamente eficiente em sua defesa (é a menos vazada do campeonato).

Fica a questão: vamos jogar bonito ou vamos jogar eficiente?

Minha opinião: quero ser campeão. Se jogar eficiente aumenta as chances do Verdão, minha opção está feita.

Claro, mas essa é minha opinião. E a sua?

Saudações Alviverdes!


A OPINIÃO DO CRISCIO é a nova coluna dominical do 3VV.
Substitui a antiga série Planejo Logo Existo e tem o objetivo de trazer
sempre um tema que provoque a reflexão do amigo do 3VV principalmente
sobre futebol; mas não ficará só nisso.

Sempre assinada por V. Criscio: ex-consultor, ex-marketeiro, ex-reestruturador,
e atualmente … deixa prá lá. mas SEMPRE palmeirense e editor do 3VV.

Posts antigos, Por Onde Anda, e Links Patrocinados