Categorias
Meninos Eu Vi

O uniforme do primeiro jogo

POR JOTA CHRISTIANINI


Muito se discute sobre qual teria sido a cor da camisa com que o Palestra Itália fez seu primeiro jogo. As poucas fotos deste jogo mostram, ainda que difusamente, que o Palestra usou camisa escura, sem nenhuma faixa, e que não usou como distintivo a Cruz de Savóia; esta foi usada pelo adversário o Savóia F.C. de Votorantim, então sub distrito de Sorocaba.

O PALESTRA usou o distintivo que aqui reproduzimos com a foto do time com o uniforme do primeiro jogo.



FONTE: palestrinos.sites.uol.com.br

Persistia a dúvida: a camisa seria verde com as  meias vermelhas, ou  acamisa azul com calções brancos?


Um álbum histórico escrito em 1951, cujo redator embora não identificado tem todo o estilo de Vincenzo Ragognetti, fundador do Palestra, jornalista  que descreve os lances da partida na linguagem e com detalhes de quem esteve presente.


No texto fica claro que o Savóia jogou de vermelho; e o PALESTRA é referido como “tricolore” evocando as cores da bandeira italiana.


Assim sendo torna-se nítido que o PALESTRA ITALIA jogou de camisa verde, calção branco e meias vermelhas, assim esclarecendo a dúvida histórica.
Lembro que nos primórdios o PALESTRA era conhecido com o “tricolor mais querido”, o que mostra que, apesar de terem tentado muito mais, só levaram os epítetos.


Imagens abaixo: acervo do autor
Se reproduzir, por favor, publique o link www.3vv.com.br e o
autor do texto.





8 respostas em “O uniforme do primeiro jogo”

André # 6
o distintivo e a letra P e I entrelaçados e em branco

Não consigo identificar o escudo da camisa. Existe alguma imagem mais aproximada? Eu gostaria de ver o Palmeiras de meias vermelhas, calção branco e camisa verde. Vou usar essa combinação no society de hoje a noite.

Sensacional Jota, sensacional. Nunca imaginei que o Palmeiras já foi ‘tricolor’, hehe.

Nossa que doido. Quer dizer que no começo eramos verde-branco-vermelho !! Que legal !! E tem uns que falam que esse vermelho da manga da camisa branca nao tem nada a ver com a SEP !! hehe

Já não tem mais o que falar, como temos história pra contar não é mesmo?

Os comentários estão desativados.