Categorias
Resenha dos Jogos

Pós Jogo Palmeiras 2×1 Atlético PR: vitória cheia de símbolos

POR VICENTE CRISCIO

Meus amigos, o Palmeiras ganhou do Atlético PR por 2×1 e abriu 6 pontos de vantagem sobre o SPFC (vice líder) e 7 pontos do Internacional (3o colocado), os dois únicos que a princípio são os potenciais candidatos ao título (junto com o Verdão). Saberemos no final deste domingo se essa vantagem persistirá ou se será menor.

Mas escrevendo sobre o jogo bem depois do seu final, gostaria de explorar muito mais o que está por trás da vitória alviverde neste sábado do que propriamente o jogo em si.

Vamos tentar confrontar alguns mitos que estamos criando.

SOBRE O ADVERSÁRIO: ERA MOLEZA? 

Está em situação difícil na tabela, é verdade. Com apenas 31 pontos ganhos e 9 vitórias o Atlético luta para não cair. Mas a vinda de Antonio Lopes fez o time ganhar 19 pontos nas 10 rodadas anteriores ao jogo deste sábado.

Mais ainda: o time ganhou em casa de times como Internacional, São Paulo, Corinthians, e como visitante venceu Botafogo e Cruzeiro.

O Palmeiras empatou lá – roubado – e venceu aqui. No sufoco? Sim, no sufoco. Mas venceu sua 14a partida no Brasileiro. Só o Inter pode igualar essa marca na R26.


SOBRE O FUTEBOL JOGADO

O Palmeiras entrou desfalcado de sua principal peça de criação, Cleiton Xavier. Não tinha ainda Wendel, mas Figueroa entrou e mostrou que é melhor. Não tinha Armero e jogamos capenga do lado esquerdo. Se Marcão é lento para zagueiro, imagine para jogar de ala.

Pierre não joga mais no Brasileiro e é a maior ausência que este time pode sentir. Não há reserva a altura de Pierre no Palmeiras. Aliás, desculpem se pareço demais ufanista, não há titular no futebol brasileiro à altura de Pierre.

Tivemos ainda a perda de M. Ramos logo no início da partida por contusão.

Portanto entramos em campo hoje com apenas um jogador com a responsabilidade de criação, Diego, que estava visivelmente cansado e prendendo demasiadamente a bola, às vezes exagerando em firulas. E Lopes colocou um sujeito sobre Diego – reparei no jogo todo, o cara colado no nosso camisa 7. Provavelmente quando nosso “chapa quente” chegou em casa e foi abrir a geladeira encontrou um sujeito com a camisa do Atlético PR dentro dela. Portanto, nossa armação foi pro brejo…

Entramos com Obina ao lado de Love, pois parece que Muricy queria que este jogasse como referência na área, ao contrário de Robert, que parece ser melhor para dar velocidade. Obina é e foi esforçado. E só.

Love ainda está se adaptando ao Palmeiras e ao futebol brasileiro. E com apenas um jogador de criação e sem as subidas pela esquerda de Armero e com Diego jogando muito marcado, cansado e num dia ruim, o Palmeiras finalizou muito pouco. Apenas 11 vezes. Bem menos que o Atlético (18 vezes).

MAS E OS SÍMBOLOS?

O que mais marcou para mim não foi exatamente o jogo em si mas alguns eventos em torno da partida. Vamos a eles:

1.Danilo entrou em campo mediante o pagamento de uma multa contratual; o Palmeiras não está nadando em dinheiro – como 100% dos clubes brasileiros – mas a Diretoria deu mostras de que o time quer ser campeão; Danilo fez um gol, salvou outro e segurou a onda com Maurício após a saída de M. Ramos;
2. Marcos mostrou que parece vinho; quanto mais o tempo passa, fica melhor. Duas defesas espetaculares;
3. Figueroa finalmente estreou e fez um gol, participou do segundo e se destacou; parece que a providência divina está tomando conta do Palmeiras;
4. O treinador Muricy Ramalho saiu de campo comemorando com a torcida e batendo no peito e no braço enquanto caminhava; apesar de alguns ainda torcerem o nariz para ele (não é verdade Giba?) há uma identificação grande sendo estabelecida entre Palmeiras-torcida-Muricy;
5. Mais uma vez o Palmeiras teve sorte. Ou aquela bola que o Danilo tirou – depois de um erro da arbitragem em deixar seguir o lance – não faz o mais cético acreditar que “bruxas” e “anjos” existem?

Competência na administração, superação de jogadores, simbiose entre time, técnico e elenco, goleiro salvando o time, jogador que entra dando conta, e sorte!

Se vamos ser campeões ao final da R38 eu não sei. Mas que esse time tá com uma baita cara de campeão, ah, isso tá!

Saudações Alviverdes líderes.
Faltam 12 rodadas e 8 vitórias para soltarmos o grito.

43 respostas em “Pós Jogo Palmeiras 2×1 Atlético PR: vitória cheia de símbolos”

Valeu a pena esperarmos o Figueroa jogar hein. Danilo entao, foram os 100 mil mais bem ‘gastos’ (investidos) da historia da SEP. Tivemos sorte e COMPETENCIA de campeao !!

Prefiro ver um jogo feio e ganhar no sufoco. Cansei de ver o Palmeiras jogar bonito e perder. O time está jogando com muiiiita raça. Se o Diego não está bem e o Cleiton não joga, não temos armação, é óbvio!

Me respondam: voces esperam que o Ortigoza e o William entrem tabelando na zaga adversária? É isso mesmo?

Três zagueiros, dois volantes, um craque no meio do campo, um meia regularmente bom e um matador: 1 x 0, 3 pontos. Já está bom!

Jogar de forma competitiva é diferente de jogar sendo amplamente dominado em casa pelo Atlético-PR e sem posse de bola. Pensem amigos, todos aqui querem o melhor possível do Verdão.

so pra nao esquecer… CHUPA A CBF… GLOBO IMPRENSINHA…
por nao mudar nosso jogo.. e por ficarem secando agente…

passamos pela turbulencia.. passamos por jogos em datas proximas… coisa q nao viamos a uns 10 anos..

E Muricy ganhou 4 brasileiros e pode ganhar mais um………..e o povo reclamando…………….se um time que tem obina,lenny,jumar,wendel,jeferson,marcão,mauricio ramos,ortigoza,robert,sandro silva,sacony,willians,mauricio,armero…….jogar bonito……………..qual foi o grande time que jogou bonito nesse país…cruzeiro de 2003,santos de 2002………sei lá……tambem já o critiquei muito o Marcão fez nas ultimas 3 partidas…boas atuações……………..o Palmeirense quer jogo bonito……………..esqueceram que 1 ano atrás teve na zaga jéci e gladstone…………………..
Assisto Inter e Barça na liga….a Inter com um monte de feras…jogou em casa fechadinho,covardemente contra o Barça…e tem no time Lucio,ETO,maicon,julio cesar……..cada coisa hein…………nossa campanha já está melhor que o primeiro turno…..

Nem sabia que esse cara já tinha sido diretor do mumu, mas, apesar de óbvia, uma opinião coerente não acha?

Quando qualquer um aqui faz uma critica, não é pra esperar a coisa dar errada e falar depois: tá vendo eu não te disse?

Falamos para que de alguma forma nossas preces sejam ouvidas, e os erros corrigidos. É claro que o time está se esforçando pra caramba, qualquer um vê isso, mas, só luta e entrega não bastam, estamos vendo que o time viveu disso nos últimos dois jogos e de um tanto de sorte também, é arriscado depender sempre destes fatores, como você bem lembrou, ainda faltam 12 jogos. Um abraço.

João, a opinião do Marcio Trevisan (que se não me engano foi Diretor da época de Mustafá Contursi) é um tanto óbvia. “Um dia não vai dar certo”! É claro que um dia não vai dar certo e o Palmeiras vai perder. Faltam 12 jogos e ainda não tem um campeão definido. Desculpa mas o comentário do Sr. Trevisan dizer que o time ganha por sorte é de um enorme desrespeito aos jogadores que estão suando a camisa e à comissão técnica que está trabalhando.

Vicente

Quem achou que ganharíamos fácil ontem, ou não conhece o elenco do Verdão ou ficou pelo menos uma semana sem saber o que aconteceu no campeonato!
Pô, o time jogou com menos 1 quase todo o 2o. tempo na quarta à noite debaixo de um puta toró e ainda perdeu o cérebro do meio-campo para um jogo 60 horas depois. A torcida queria o quê? O próprio Marcinho Porpeta, entrevistado ao fim do jogo, mencionou que o time dele já esperava ganhar no físico no 2o. tempo. Situações como o 2o. tempo contra o Cruzeiro e o jogo de ontem contra o Atlético têm que ser encarados como contingência, não como regra!
E sei que é assunto pra coluna do Danilo, mas já pensou se tomássemos o 2o. gol naquele lance que o Wesley fez um bloqueio de vôlei pra tomar a bola do Edmilson e depois passou para o Paulo “Bunda-Mole” Baier?

Parte do texto de Márcio Trevisan da PV sobre o jogo de ontem, só pra reforçar minha opinião:

“…Deu certo no meio de semana, deu certo no fim de semana, mas a verdade é que nem sempre dará certo. Uma hora o nosso gol não irá acontecer, noutra o nosso goleiro não conseguirá evitar que o adversário marque. Claro que o importante é ganhar e somar mais três pontos, mas que não se deixe enganar aquele torcedor que pensa que um campeonato pode se ganhar aos trancos e barrancos. Sorte de campeão, caro internauta, não dura para sempre”.

Olha, este jogo foi muito esquisito e o dominio do Patético só se deve a um fato: o visível cansaço dos jogadores após o jogo de quarta. E só por isso irei perdoar a escalação covarde do muriçoca: o time estava cansado e precisava de um reforço na marcação; mas de agora em diante, muricy:
1- reserva de lateral é lateral, põe o jefferson; mesmo ruim, ele é melhor que Marcão!
2-Sandro Silva já no lugar do pierre;
3-Figueroa jah (força wendell; mas volte pro banco, please) e
4-williams (ou ortigol) ao lado do Love; pois obina esqueceu de como se joga depois do Derby e este robert é muito ruim!

No segundo tempo fomos dominados em casa pelo time deles, acho que o pouco tempo que tivemos pra recuperar o time pra este jogo contribuiu com certeza para nosso desempenho.

Bom, somos líderes e fim de papo, certo?

Talvez, acho que mesmo com todas as limitações que temos, dava pra conseguir mostrar um futebol melhor que esse, se continuar ganhando tudo ótimo, mas, até quando a sorte estará do nosso lado? Espero que até o final da R38, o que não dá, é ficar contando só com ela.

Abraço a todos e bom domingo líderes. Vamos secar os outros.

Notas:

Marcos: Muito bem, prejudicado no gol deles pelo desvio do Danilo. Nota 8;

Figueroa: é superior ao Wendel, principalmente no apoio, na defesa não é uma brastemp, mas, segura a onda. Fez um belo gol e cobrou o escanteio pro Danilo fazer o gol da vitória. Nota 9;

Maurício Ramos: se machucou cedo. Sem nota;

Maurício “da base”: não comprometeu. Nota 6;

O MELHOR – Danilo: valeu cada centavo gasto pra ele ter jogado ontem. Poderia entrar pressionado com o custo que ele gerou pros cofres do clube, mas, justamente nesta partida foi decisivo. Deu o passe pro gol do Figueroa, é verdade que desviou a bola no gol deles enganando o Marcos, mas, se redimiu em seguida indo a frente fazer o gol da vitória e ainda salvou gol certo no chute do Paulo Baier. Nota 10;

Marcão: não o suporto no time, mas, não tenho o que falar dele neste jogo. Nota 7;

Jumar: um bote errado e alguns passes também, não o suporto no time, mas, assim como Marcão não tenho o que falar dele neste jogo. Nota 7;

Souza: mais uma boa partida do ferrugem. Nota 7;

Edmilson: sua calma e necessidade de mostrar categoria em lances perto da área fazem meu coração sair pela boca. Tudo bem que no lance que o Danilo salvou o gol no final, o jogador deles levou a bola com a mão antes, mas, pra que arricar, joga pra lateral CAZZO! Nota 4;

Diego Souza: sentiu demais o cansaço, pelo menos vamos pensar assim, espero que não seja o efeito selenike. Nota 5;

Obina: só esforçado. O Robert ou o Ortigoza é que deveriam ter jogado. Nota: 5;

Love: se a bola não chegar fica difícil. Nota 5;

Ortigoza: jogou pouco tempo, conseguiu segurar um a bola na frente. Nota 5;

Willians: pouco tempo, sem nota.

Muricy: ai, ai, ai Mr. Muriçoca. Por enquanto não tem o que falar somos líderes. Muricy e bom futebol são antônimos. Por outro lado, se for campeão no final que se fo***a! Nota 7;

Depois de 15 anos, enfim a fila está chegando ao final.
Palmeiras minha vida é você.

Repito: Criscio, pedi via torpedo durante o jogo para uma menção honrosa ao MONSTRO do jogo: JUMAR. Apesar de que o Danilo e o Marcos foram os homens decisivos. Pensem bem: o Jumar errou UMA bola apenas durante o jogo. Mas desarmou, correu, cobriu espaços e quase fez um golaço. Não é o Pierre? Nunca será. Mas é PRIMEIRO VOLANTE. Deixem o Souza de segundo volante para ele jogar a bolaça que está jogando. E o Jumar lá, no cantinho dele. Dando butinadas e segurando o rojão. FORZA, JUMAR!!!!!!!!!!!!!

Vicente,
O que irrita alguns (eu incluído) no Muricy é só essa insistência em jogar com jogadores fortes e bola na área o tempo todo.

É eficiente, eu sei.
Mas tem que buscar opções para quando isso não funciona.

Hoje com o Diego pregado e numa tarde ruim e sem armação, pra que insistir nele e num jogador forte e pesado como o Obina no ataque?

Com o time na frente e sem armação a opção seria explorar a velocidade com Willians e Ortigoza no lugar de DS e Obina.
Com certeza teríamos mais movimentação e seríamos muito mais incisivos nos contra ataques, além de passar a ter uma opção de saída pelo lado esquerdo, segurando o Marcão.

E ambos jogadores são participativos e ajudam bastante na marcação.

Mas ele preferiu insistir em DS e Obina por serem fortes e presença para o jogo aéreo. É a mesma coisa que ele fazia com Washington no SPFW em detrimento de Borges e Dagoberto, mesmo estes estando em melhor fase.

Esse samba de uma nota só do Muricy é que preocupa.

Ser fiel a um esquema de jogo eficiente e competitivo eu entendo. Mas tem que ter flexibilidade para variar quando um pouco quando a situação pede.

Num campeonato de pontos corridos normalmente o esquema eficiente acaba prevalecendo no longo prazo.
Mas num mata mata uma falha estratégica por falta de coragem em mudar pode ser fatal (como já para o SPFW nas últimas Libertadores).

Parabens a todos: Diretoria, Comissão Técnica e Jogadores…Atingiram o objetivo desta semana apesar de todo desgaste físico e desfalques. Inteligência, Raça, Determinação, Coração…. isso é receita de Campeão…

A pergunta que eu gostaria de fazer…

Por que todo ataque contra a gente, nos passamos todo esse sufoco..??? Perae, tem coisa errada…

Os 3 pontos q cairam do ceu ontem…

Edmilson de beque ta compliado hein…

Wendell de cabeca de aerea, sem o Jumar e sem Mauricio ramos o Muricy vai ter q pensar direitinho nesse time pra domingo na Vila…

Ta valendo a raca do Danilo, Souza, Marcao, Diego, ate o Love voltava pra marcar…

Da pra ganhar na Vila com a volta do Xavier, Armero e arrumando a nossa zaga..
Pois o safado la so inventa, tiro ate o Madson do time, que era o melhorzinho deles…

Saudações Alviverdes vitoriosas ….
Olha vicente, nós temos tudo pra ser campeões…
Ontem vimos que o Jumar, se nao é um Pierre na vida pode ajudar e muito…
O Figueroa, merece o lugar do wendell, que deveria voltar a sua posição de origem e ficar de curinga se acaso precisar, imaginem que ontem, sem o Armero, poderia ser improvisado na lateral esquerda, com um rendimento superior ao Marcão…
No mais o time mostrou acima de tudo garra e determinação de campeão…
E que venha os peixinhos pra gente fritar eles kkkkk
Ganhar do Luxburro, na vila não tem preço..

o Palmeiras não tem o elenco do Barcelona…………………………afff quanta corneta………….ganhamos 6 pontos na raça,superação…..essa semana…………o Felipão que tinha Euler,Evair,Kleber no banco ganhava assim……..que continue assim e ganhe…………..joga bonito é propaganda da nike…..

Ótimo pós jogo, Vicente.

Eu já imaginei que seria assim, no sufoco.
Ninguem sai de uma partida como foi na quarta, onde o time jogou o segundo tempo inteiro com um homem a menos e tendo que se defender… e vai pra uma partida no sábado dando espetáculo, sendo o dono do jogo.

Quarta o jogo foi muito intenso. Teve muita luta.

Nesse jogo de sábado, teríamos de ser eficientes… teríamos de aproveitar as poucas oportunidades. E foi isso oq aconteceu.

Se fosse há algum tempo atrás, duvido que o Palmeiras pagaria a multa pro Danilo jogar. Parabéns para a diretoria!

O Kleber Gladiador é palmeirense mesmo, tirou o Wendel do time na marra pro Figueroa estrear hahahahaha. Brincadeiras à parte, esse chileno sabe das coisas. Não vou me empolgar muito pra não secar, mas o cara parece que é bom de bola mesmo.

Uma coisa os corneteiros não podem negar: o time já está com a cara do Muricy. E pra mim, se for pra ganhar os jogos assim até o fim do ano está ótimo! Melhor jogar feio e ser competente do que jogar bonitinho e ser campeão moral no fim do ano!

Bom domingo para todos os LÍDERES !!!!!

Galera, esse ano eh nosso!

O fato da diretoria ter pago 100 mil e o Danilo acabar com o jogo mostra que estamos iluminados!

Nao vai ser facil, mas esse ano vamos pras cabecas!

Como o Milton Neves dizia em 93, antes de sairmos da fila: Eh sintomatico!

Com o Muricy agora só vou palpitar 2 a 1. Se for em casa de camisa azul então…

Motivos pessoais me levaram a perder meu primeiro jogo no Palestra em 2009, fato que me deixou extremamente triste e puto, é claro.

Quando vi a comemoração do Danilo no gol eu quase comecei a chorar feita uma menininha. Puta merda, que coisa linda de comemoração !!! O cara vibrou absurdamente depois de um gol de pura inteligência de antecipação, vontade e raça !!! Valeu os 100mil e muito mais !!! Obrigado, diretoria !

Não sei opinar sobre o jogo… só vi os principais lances. Deu pra ver que o Edmílson quis entregar o ouro de novo. Não bastou a bicicleta que ele quis dar na pequena área do Barradão, agora ele quis chapelar um cara de costas na defesa. Sensacional, hein ?

De resto vou simplesmente assumir que o time fez por merecer os 2×1… o que já é o suficiente para termos um delicioso domingo na secadeira…

A imagem da comemoração do Danilo será meu resumo do jogo !

E as Marias, hein ??? Hhuauhauhaauhuhaauhuhauhauhaauh, que piada !!! Vai ter post sobre a putaria delas hoje ? Gol irregular… pênalti não marcado pro Barueri… quem te viu, quem te vê, hein Cruzeiro ? Vamos ver se vão barrar esse juiz agora…

Já defendi o Murciy por aqui mas concordo com as críticas. Tento me explicar : esse é o estilo de jogo dele, o comando do clube bancou tudo isso ao contratá-lo, sabia o que estava trazendo ao Palmeiras, portanto nossos protestos e chiliques pouco adiantarão.
Só mais duas coisas:
1) Figueroa tomou o lugar do Wendell na lateral para sempre! Não inventa, Muricy!!
2) ronaldo, arrebenta as bichinhas amanhã e que seu companheiro de baladas arrebente os chapolins do Sul.
Saudações alviverdes.

Vou deixar as analises pra amanhã, hoje vou comemorar, parabéns a todo time e comissão técnica pela vitória!

Meu comentário no pré-jogo:
“5 – João Gomes Yzquierdo Neto 26/09/2009
Placar muriciano mais uma vez: 1×0 ou 2×1”.

Com muricy tá ficando fácil acertar o palpite!

PALMEIRAS!!! PALMEIRAS!!! PALMEIRAS!!!

Não sou tão crítico do Marcão, assim. Acho que ele tem valor. É raçudo, parte pra cima, é experiente e não brinca em serviço. Mas hoje, com três zagueiros, era jogo para um lateral lateral, que pudesse apoiar e segurar o lado direito deles que brincou em campo. A única jogada que eles tinham era a saída pelo lado direito e o nosso treinador não enxergou, nem o auxiliar técnico. Tri campeão só se for no apito, na sorte e na garganta, porque o futebolzinho é mixuruca.

Parabéns ao Santo e ao figueroa…jogão dos dois…agora é figueroa na lateral e wendell e souza no meio…Jumar banco!

Agora é pressão nos outros e vamos seguir tranquilos…se bobear contra os sardinhas poderemos abrir 9 pontos e aí um abraço..

Força Palmeiras!!

Concordo que não devemos chiar tanto com o Muricy… mas tem uma crítica ai que é válida sim.

É o fato dele confiar demais na capacidade defensiva de Edmilson, Marcão e jumar… com mauricio ramos e danilo, e sem marcão em campo ainda vai… mas com esses três ai de cima que citei, e sem a zaga titular (que pelo visto teremos o desfalque do mauricio ramos por muito tempo) nós não temos a segurança defensiva para jogar da forma como jogamos contra o cruzeiro e hoje…

O muricy tem seu estilo de jogo e é vencedor. Mas temos tido muito sufoco, e a lentidão do edmilson e do marcão é evidente.

Terceiro jogo com a camisa azzurra no Palestra e terceira vitoria por 2 a 1 !!
inter – barueri – cap

Palmeirense reclamar de jogo em que vencemos é brincadeira.. Quantas vezes já jogamos melhor e não ganhamos?!

E falar SORTE é brincadeira.. Isso é competência!

Vamos parar de reclamar, que se for assim até o final do ano a gente vai ser campeão. Jogando ou não ‘bonito’. Prá mim, bonito é ganhar. Claro que se ganhar e jogando bonito, ainda melhor.

Afff..Marcão e Jumar juntos (ou separados) são uma calamidade! E o sr. muriçoca por favor onde estava nosso meio de campo? faz alguns jogos que não vejo! Sr. Diego a convocação fez com que só passeasse em campo hoje! Muita pressão ou o Muricy desiste de 3 zagueiros ou não sei até quando teremos sorte…..de campeão!

Pelamordedeus!!!!!!!!
Esse treinador é uma MEEEEEERRRRRRDDDDDDAAAAAAA!
Passamos sufoco 45 minutos e os caras só tinham uma jogada. Repiram ela do começo ao fim do jogo. Goleiro sai pela direita em cima do nosso lado esquerdo. Será que não dava pra marcar essa saída de bola deles com aquele carequinha?

Uma PERGUNTA que não quer calar:

QUANTOS GOLS WENDEL JÁ FEZ COM A CAMISA DO PALMEIRAS??!!

EM QUANTOS JOGOS??!!

Figueroa já fez o dele!

Em 1 jogo e um tempo…

ESSE NÃO SAI MAIS DO TIME!!!!

VAMO VERDÃO!!!!!!

Os comentários estão desativados.