Categorias
Opinião

Why do they hate us? e a Arrancada Heróica


POR VICENTE CRISCIO

No início de 2002 visitei Nova York. Eram poucos meses após os atentados de 11 de setembro e as marcas ainda eram profundas.

Se havia uma frase que resumisse o sentimento de alguns americanos era a frase “why do they hate us?”, ou seja, em tradução livre “por que eles nos odeiam?”.

Guardadas as devidas proporções – e claro que são muitas – percebo essa mesma dúvida com a maioria dos torcedores do SPFC quando eu conto sobre qual a percepção do palmeirense a respeito do time do outro lado do muro. Há sempre uma mescla de surpresa e dúvida se eu estou falando sério. Para eles o “inimigo” é o Corinthians. Aí a casa cai quando eu comento que o Corinthians é nosso rival. Já o inimigo…

POR QUÊ?

Alguns falam a bobagem de que a sequência de títulos gerou esse sentimento. É nada!

É uma combinação de coisas.

i. as práticas lastimáveis no extra-campo – muito bem definidas pela entrevista do Pres. Belluzzo ao Jornal Agora – onde os dirigentes insistem em envolver tribunais e árbitros muitas vezes em situações que não têm qualquer relação com eles (vejam a declaração recente do Vereador de que o Palmeiras estava sendo ajudado pela arbitragem);
ii. arrogância, não só com o Palmeiras mas com torcedores e outros times (pergunte a um corintiano o que acha do time do Jardim Leonor);
iii. história, onde começa lá atrás num dia como hoje – 20 de setembro – mais precisamente de 1942, quando o Palestra Itália passava a ser Palmeiras e tinha que se defender para não ter seu patrimônio saqueado;
iv. sempre tentando levar vantagem em tudo, cujo exemplo mais chave é a “estória” de que o Morumbi foi construído com a “ajuda da venda de carnês”; me engana que eu gosto; e cujo exemplo recentíssimo diz respeito à reforma para a Copa de 2014 de um estádio velho, anacrônico, cheio de imperfeições, mas que querem vender como 80% adequado ao padrão FIFA e que espera do poder público uma ajudinha na “infra-estrutura” com um estacionamento num terreno público bem em frente ao estádio; estão nos chamando de idiotas.

E muito mais que nem caberia aqui neste espaço.

Mas lendo o Jornal da Tarde deste domingo (http://www.jt.com.br/editorias/2009/09/20/esp-1.94.3.20090920.14.1.xml) não pude deixar de notar outra das práticas pouco éticas do nosso vizinho de muro. Neste sábado, assistindo ao jogo do Palmeiras Sub-15 contra o Marília, Muricy Ramalho percebeu a presença de um olheiro do São Paulo na Academia de Futebol, que olhava o jogo e fazia anotações.

Parece óbvio: num mercado pouco regulado como esse de direitos federativos de atletas, vale mais a pena roubar jogadores do que desenvolvê-los. Vide caso Ilsinho. Vide Dagoberto. Vide tantos outros… ok, a palavra roubar não é legal? Retiro!

Que tal usar a expressão “uso de métodos heterodoxos”? Depois a imprensa amiga e que gosta de shows da Madona se encarrega de supervalorizar Cotia.

Mas, claro, como digo sempre, essa é só minha opinião. Mas você tem a chance de dizer a sua: por que será diabos que tantos torcedores – palmeirenses, corintianos, atleticanos, colorados, gremistas, … – odeiam o SPFC? Ou estou errado?

***

Em tempo: o Palmeiras perdeu para o Vitória por 3×2 numa tarde que tudo deu errado e Marcos entregou dois gols. E muitos – inclusive palmeirenses – bateram no time e no treinador Muricy Ramalho.

O “super candidato e favorito ao título” na opinião de alguns, Inter de Porto Alegre, foi a Salvador e tomou um ferro de 2×0. Vi o jogo! O Vitória venceu e mostrou que é candidato a chegar no G4.

Isso mostra que: 1. este campeonato é equilibrado sim, queiram os pessimistas ou não; 2. o Palmeiras vai brigar até o final pelo título.

***

Já ia esquecendo: parabéns àqueles que há 67 anos defenderam as cores e o patrimônio da instituição Palestra Itália/SE Palmeiras, na chamada Arrancada Heróica.

Estejam onde estiverem – a maioria já se foi – defenderem uma instituição com uma história digna e repleta de fatos positivos, contra outros que não têm motivo algum para se orgulharem de sua história.

Saudações Alviverdes!


A OPINIÃO DO CRISCIO é a nova coluna dominical do 3VV.
Substitui a antiga série Planejo Logo Existo e tem o objetivo de trazer
sempre um tema que provoque a reflexão do amigo do 3VV principalmente
sobre futebol; mas não ficará só nisso.

Sempre assinada por V. Criscio: ex-consultor, ex-marketeiro, ex-reestruturador,
e atualmente … deixa prá lá. mas SEMPRE palmeirense e editor do 3VV.

25 respostas em “Why do they hate us? e a Arrancada Heróica”

Eu acho que passou da hora do Palmeiras em mais um ato de pioneirismo no futebol, cortar relações com o SP.. E digo mais, o Palmeiras poderia buscar parceiros no CLUBE DOS 13 afim de expulsa-los do seleto grupo dos grandes clubes do Brasil… Aposto que Atletico PR, Flamengo, Corinthians e muitos outros que no passado o SP lesou com o aliciamento de jovens talentos, apoiariam essa iniciativa… Vamos limpar o futebol brasileiro deste mal cor de rosa…

Demais. 67 anos de PALMEIRAS !! Isso é Historia !!

Eu odeio os bambis, só que não podemos ser ridiculos o Palmeiras tem um time bom e não sabe jogar no 3-5-2, isto já foi provado e parece que o Muricy percebeu isto e esta treinando o time no 4-4-2. Love e Ortigoza neles por favor.

Será que depois de tudo, desde a fundação desta m… de clube, ainda precisa JUSTIFICAR porque odiá-lo?

Muito bom texto!
A hipocrisia da direção bambi é detestável. E, graças à imprensa, vai fazendo cada vez mais com que seus torcedores acreditem que sua diretoria não faz nada de errado. Guardadas as devidas proporções, parece propaganda nazista passada ao povo alemão. Só que, ao contrário dos germânicos, acho que os torcedores alegres nunca vão perceber que estão apoiando algo que não faz bem a ninguém.

Vicente, perfeita a sua análise (embora eu ache que as conquistas em série delas tenham potencializado um pouco mais todo esse sentimento exposto em sua coluna).

Acho fundamental que a Mídia Palestrina aborde 1942 e todas as mazelas dos Bambis – assim como fico muito feliz ao ver matérias com esse enfoque na grande mídia, como no Agora SP.

Parabéns a todos!

Um dia a máscara dos bambis vai cair completamente!

SE FOSSE AQUI NO INTERIOR ESSE “OLHEIRO” LEVARIA UM PÉ NA B….. TIME DE HIPÓCRITAS ESSES BAMBIS.

sua opinão e de quem tem o mínimo de discernimento…essa bambizada é uma cambada de pederastas filhos da puta, ladrões e mafiosos…e com filho da puta, temos que ser filhos da puta e meio !!! p. na b. da bambizada ! com areia e sem cuspe !!! o único perigo é elas gamarem….grande abrax !

Alcides, foi na última rodada do Paulistão de 94 ( que foi por pontos corridos). Já eramos campeões e os orlandinhos esburacaram o próprio gramado( !!!!) para que esse jogo ocorresse lá.Não dá para respeitar um clube que depreda as próprias instalações…

Vicente…

realmente o morumbi foi construido com “ajuda da venda de carnês”;… eles eram vendidos pelos alunos das escolas estaduais… mas era falado q era pra ajudar TODOS os clubes de futebol… mas no fim foi tudo devidamete desviado e virou cimento pra akela porcaria…

pq ninguem faz nada contra essas praticas de aliciamento de jogadores…

a FIFA julgou e puniu um time q aliciou outro…
mas aki no brasil nem pra mudar essa lei q beneficia os empresarios e os ”roubadores de jogadores”

todos odeiam os bambis pq eles pisam em todos… se acham sempre os melhores… e acham q sempre vao tratar todos mal e seram sempre lambidos…

so q a Diretoria gamba e a nossa se juntaram e as moças ficaram doidas com essa parceria dos verdadeiros RIVAIS do estado….
as moças sempre tenta aliciar o Sanches para os gambas jogar la… e o Sanches nem ouve…

OBRIGADO A TODOS QUE DEFENDERAM NOSSO PATRIMONIO…

abracos

Vicente, eu acho que isso foi notícia plantada pra dar ibope, criar mais intrigas. Se fosse assim mesmo, seria feita uma reportagem, não uma nota na coluna social do futebol…

Deve ser difícil se defender sempre das acusações….. acho que mesmo quando o Palestra for um canteiro de obras, haverá pessoas querendo duvidar da Arena.

Abraços

Final do Brasileiro de 1994 (se não me engano), Palmeiras x Corinthians fariam o último jogo da final. O Palmeiras com um grande time, titulo praticamente certo. O que fizeram: a diretoria bambi da época, manda esburacar o próprio gramado as vesperas do jogo, assim o Verdão não comemoraria mais um titulo no panetone, simplesmente por despeito delas.
Este é apenas mais um exemplo de postura deste clube ao longo de sua “história”.
Ou seja, não importa quem seja o “juvenal” da vez , está no DNA delas serem assim.

Vicente esse olheiro foi espulso né????

Senao estamos dando atestados de trouxas!!!

Abs…

Complementi, Vicenzo!
E muito boa a lembrança àqueles que defenderam nossa existência, nossas cores e nosso patrimônio.
Avanti Palestra!

Um motivo a mais pra odiar essa espécie, além da arrogância da “torcida” (simpatizantes) muito bem citada no item ii, é o fato de que elas não estão nem aí pra história do time, ignoram ou fingem que não sabem desse passado e presente sujos. Só importam as vitórias, não importa como sejam conseguidas.

Vicente, e a nota na seção de humor do caderno de esportes da folha, o Painel FC, dizendo que a “casa caiu”, sobre uma poss[ivel desistência da WTorre em fazer a arena?

Tem um filme meio antigo,chamado “O SOBREVIVENTE”.Tem o Arnold Schwarzenegger como ator principal.

Neste filme tem uma cena, que pra mim, retrata o que é verdadeiramente o SPFC.

O chefão da empresa do filme, chega no trabalho e tropeça em um balde d´água colocado por um faxineiro idoso.Na frente do faxineiro,ele fala :

– ” Tá tudo bem,você está fazendo um ótimo trabalho”.

Quando ele entra no elevador e se fecham as portas,ele vira para a assessora que o acompanhava e diz mais ou menos isso :

” Se amanhã este idiota ainda estiver trabalhando aqui,você vai fazer o trabalho dele “.

Essa é a imagem do SP pra mim.

Sds.

Espero que o Muricy tenha mandado expulsar esse bambi do CT.

Quanto a odiar o SPFW,tudo isso é mais do que suficiente para que sejam detestados.
Eles não sabem perder e o pior também não sabem ganhar.Não sabem se portar como verdadeiros vencedores.

Por exemplo,a um tempo atrás,vi o Rogério Ceni dizendo que não se via jogando a Copa do Brasil.Desrespeitando um destes vários times que existem no interior do Brasil.

Vicente,embora o Painel da Folha seja uma coluna meio suspeita,hoje temos informações preocupantes falando da Arena.

Você chegou a ler?Falam em troca da Construtora.

Espero que sejam notícias falsas.

Sds.

Parabéns pela coluna Vicente!

Em tempo, estou de acordo com suas razões expostas para odiarmos o time do Jd. Leonor. Não há relação nenhuma com a sequência de títulos ganhos, e sim com a forma de que sempre tratou seus rivais, e até a forma com que ganhou essa sequência.
É como muitos palmeirenses – inclusive eu – dizem: clássico, é só contra o Corinthians. Contra o São Paulo, é guerra.

Só acrescentando ao item “iv”, lançaram o anão de jardim para vereador (o pior é que foi eleito) de 2009 a 2012. É nesse período que tudo vai se resolver em relação à Copa 2014, pois até liberar o dinheiro… fazer projeto… construir…. demora um bocado e a Fifa não vai aceitar que se faça tudo de última hora. Tenho convicção que ele foi lançado pelos bambis pro toma-lá-dá-cá (prefeito, eu te ajudo nos projetos do seu interesse e você nos ajuda no panetone….). Afinal, como você falou – e concordo 100% – eles querem levar vantagem em tudo (e às vezes levam mesmo).

Os comentários estão desativados.