Categorias
Argentino

Campeonato Argentino: R9 e o Clássico de Rosário

POR EMERSON PREBIANCHI
[ excepcionalmente essa semana o post
do campeonato argentino entrou atrasado;
pedimos desculpas pelo inconveniente ]

Classificada a Seleção Argentina para a Copa de 2010, agora as atenções passam a se voltar apenas para o torneio nacional que vai chegando à sua metade com mudanças na liderança.

 

Depois de estrear com vitória no Apertura, o Estudiantes de La Plata que somente não esteve na ponta na terceira e quarta rodadas, voltou a perder a liderança depois de quatro rodadas no topo ao perder em Rosário para o Newell’s por 2×1 diante de mais de 35.000 pessoas e permitir que o San Lorenzo que bateu a outra equipe de Rosário, o Central, por 1×0 assumisse a liderança isolada.

 

Essa nona rodada que teve placares apertados e novamente muitos empates mostra o equilíbrio existente entre as equipes (na minha opinião dado o baixo nível técnico de todos) e deixa claro que a distância de apenas dois pontos entre o primeiro e o oitavo impossibilita maiores prognósticos.

 

O destaque contudo não fica para o San Lorenzo que sabidamente tem uma equipe de ponta, mas sim para Colón de Santa Fé e Argentinos Jrs. que venceram e estão nesse bolo, sendo que o Colón, fora de casa, bateu o Gimnasia por 2×1 e assumiu a vice-liderança e o Argentinos bateu o Racing em casa por 2×0 e manteve-se a dois pontos do líder.

 

Destaque também para o Boca que emplacou a terceira vitória seguida e já aparece na décima posição, cinco pontos do líder, ao vencer em casa o Tigre por 2×1, enquanto o River, mantém-se com apenas uma vitória na segunda rodada, seguindo em décimo sexto com apenas seis pontos, à frente contudo do Racing que segue com quatro pontos, agora dividindo a lanterna com Chacarita e Tigre.

 

Seguem os resultados da nona rodada:

 

 

E a tabela de classificação que agora tem novo líder:

 

 Clubes

 Pts 

 J 

 G 

 E 

 P 

 GF 

 GC 

 Prom 

 1 

  San Lorenzo

 19 

 9 

 5 

 4 

 0 

 14 

 7 

 1.718 

 2 

  Colón

 18 

 9 

 5 

 3 

 1 

 16 

 6 

 1.412 

 3 

  Argentinos Jrs.

 18 

 9 

 5 

 3 

 1 

 13 

 7 

 1.376 

 4 

  Vélez

 18 

 9 

 5 

 3 

 1 

 13 

 7 

 1.682 

 5 

  Estudiantes LP

 17 

 9 

 5 

 2 

 2 

 17 

 9 

 1.682 

 6 

  Independiente

 17 

 9 

 5 

 2 

 2 

 17 

 11 

 1.353 

 7 

  Newell’s

 17 

 9 

 5 

 2 

 2 

 12 

 6 

 1.471 

 8 

  Banfield

 17 

 9 

 4 

 5 

 0 

 10 

 5 

 1.376 

 9 

  Boca Jrs.

 14 

 9 

 4 

 2 

 3 

 15 

 15 

 1.706 

 10 

  Rosario Central

 14 

 9 

 4 

 2 

 3 

 7 

 6 

 1.118 

 11 

  Arsenal

 11 

 9 

 3 

 2 

5 respostas em “Campeonato Argentino: R9 e o Clássico de Rosário”

Muito interessante a história dos 2 clubes… muito legal mesmo.
Mas como o Central foi campeao apos perder de 4?? Qto ficou o jogo de volta ??

Grande Marcelo, sempre salvando o post (mesmo quando eu me atrapalho e posto fora de prazo) com grande informações.
Pra voce que gosta tanto quanto eu e acompanha, e para aqueles que podem gastar um tempo na net é legal entrar no http://www.estaestuhinchada.com.ar.
Lá eles acompanham as torcidas e não os clubes e tem as letras das musicas e alguns bons videos tambem.
Ta fora de lugar, mas este eu recomendo!
Abraço, mas discordo de ti quando diz que o superclassoco é o BocaRiver…. pra mim é LanusBanfield! rsrsrsrs

Mas esse domingo é dia de Superclássico também: River x Boca, no Monumental. Esse sim é o grande jogo do futebol argentino, pois quem acompanha sabe: os caras comentam e repercutem absolutamente tudo na semana que antecede a partida.

A torcida é outro espetáculo a parte e, prova disso, é acompanharmos que a torcida do River, mesmo com um time horrível e a dois pontos do lanterna, esgotou os ingressos p/ jogo em um só dia de vendas.

Eu acho esse jogo sensacional, e particularmente creio que, em termos de espetáculo nas arquibancadas ainda temos o que aprender com eles.

Não sei se posso postar links, mas enfim, assistam a esses 2 vídeos de River x Boca em 2006 e 2007, e aí vocês com certeza vão entender o que eu quero dizer.

2007:
http://www.youtube.com/watch?v=6N-Y_PQJ4b0

2006:
http://www.youtube.com/watch?v=rTvwGYQw0J8

Saudações Alviverdes!!!!

Este Apertura tá muito disputado, já que na metade do torneio, a diferença entre o 1° e o 8° colocado é de apenas 2 pontos. Mas isso tbem, assim como o Emerson afirmou, é reflexo do baixo nível técnico da competição… mas vamos ver se recupera o brilho na parte final.
O clássico rosarino é também um capítulo a parte, principalmente por toda a rivalidade que o envolve, fazendo com que muitos o considerem (eu discordo dessa opinião) como o clássico de maior rivalidade do futebol argentino, superando River x Boca.
O Central já faz tempo que não ganha um título argentino, desde 89. Atualmente pelo que vejo, tem tentado se reerguer apostando em uma equipe de muitos jogadores jovens, já que no 1° semestre lutou contra o rebaixamento e precisou jogar ‘la promoción’, para conseguir se manter na primeira divisão. Talvez por isso o Killy Gonzalez tenha saído de lá para o San Lorenzo. Além dele, o Ezequiel Gonzalez que tá na reserva do Fluminense, salvo engano, é o mesmo que estava no Rosário.
O Newell’s tem sido pouco melhor organizado nos ultimos anos, conseguindo títulos argentinos nas ultimas 2 décadas. O ultimo foi em 2004, onde jogando contra o Independiente em Avellaneda, o Newell’s colocou 40 mil torcedores e, este até hoje é um feito muito comemorado por eles, pois Rosário é tipo interior da Argentina, e eles festejaram o título com 40 mil torcedores no campo do adversário.

Engraçado que ano passado, um pessoal da empresa onde trabalho, veio de Rosário para o Brasil. A galera com quem eu jogo futebol as sextas-feiras é em maioria esmagadora palmeirense. Aí a gente levou os 3 gringos, torcedores do Newell’s pra jogar, e eles foram todos com a camisa do Newell’s. Depois, e durante uns dias até os caras irem embora, a gente ficou falando só sobre o Palmeiras e uns caras levaram eles pra visitar o clube tbem. Além disso, fizemos a ‘caveira’ do timinho da Marginal s/n°, que estava justamente na segunda divisão… Ou seja, os caras voltaram pra Rosário, Palmeirenses e imaginem o qual a idéia que eles têm do timinho do outro parque…

Os comentários estão desativados.