Categorias
Meninos Eu Vi

Invadimos a praia


POR JOTA CHRISTIANINI


Logo depois da fundação, ainda em 1915, o Palestra Itália jogou como visitante contra o  Santos. perdeu fragorosamente; era o jogo de um time iniciante contra um esquadrão já consolidado, muito forte. Na revanche, ano seguinte, também a vitória, fácil, sorriu aos peixeiros.


Curiosamente e surpreendentemente  –  eles não imaginavam o que viria pela frente nos próximos 95 anos – ainda em 1916, mas já pelo campeonato paulista, no primeiro jogo oficial entre  entre as duas equipes, o noviço Palestra sapecou uma solene goleada no time das praias, 4×2. 


No segundo turno eles venceram pelo contagem mínima.


Vida que segue.


Campeonato Paulista de 1917, primeiro turno,  para espanto de toda torcida e obviamente da parte da imprensa já engajada em não cogitar a vitória dos palestrinos, o Palestra enfiou 5×1 com dois gols do Ministro.


Veio o segundo turno, até então  o Palestra jamais havia ganho em Santos, a rivalidade que se formava  mostrava uma faceta curiosa; quase todas as vitórias das duas equipes tinham acontecido por goleadas. Como o jogo seria em Santos, prognosticavam a vitória dos praianos.


Não pensava assim a, já imensa, torcida palestrina.  Confiantes, organizaram a primeira caravana que se tem notícia de uma torcida para outra cidade. 


Hoje pode parecer brincadeira, mas em1917 ir a Santos era mais que tudo uma aventura. Viajar de trem até Piassaguera era viagem normal, mas aí a coisa pegava.


Nesta cidade  iniciava-se a descida da serra que era feita no sistema funicular, pelo que se sabe cada vagão que descia  correspondia a outro que subia um fazendo contra peso ao outro. 


Organizada a excursão lá se foram os palestrinos com garbo e elegância, poderíamos dizer que até uniformizados, afinal todo torcedor usava chapéu.  


Tal qual o  Júlio César, de Roma, fomos, vimos e vencemos.


Palestra meteu 2×0 no Santos em plena Vila Belmiro, gols do Imparato e Heitor.


Na  volta, a viagem demorava 4 horas, faltou vinho no vagão restaurante 



23/09/1917 – SANTOS-SP 0 x 2 PALESTRA ITÁLIA-SP – CAMPEONATO PAULISTA
Estádio Urbano Caldeira – Vila Belmiro – Santos / SP – Brasil
Árbitro: Nestor Pedroso de Carvalho
Santos: Costa, Silva, Arthur, Urbano, Américo, Pereira, Ascânio, Dantas, Marba, Ary, Haroldo, Arnaldo.
Palestra Itália : Flosi, Bianco, Grimaldi, Bertolini, Picagli, Fabbi, Caetano, Ministro, Heitor, Severino, Martinelli Gols: Caetano (Palestra Itália), 20 min primeiro tempo, Picagli (Palestra Itália), 30 min segundo tempo.
nr/ curiosamente os nomes do trio final santista formam o nome de um futuro Presidente da República do Brasil, Arthur da Costa e Silva.


As fotos são do acervo de Custódio Dias
Torcida do Palestra Itália – hoje Palmeiras – posa na estação ferroviária de Piassaguera, com a Serra do Mar ao fundo, antes de seguir viagem até Santos, onde o time enfrentaria o Santos F. C. pelo Campeonato Paulista daquele ano (1917). O jogo terminou em 2 a 0 para o Palestra – A Cigarra, foto publicada na edição de 11 de outubro de 1917.

16 respostas em “Invadimos a praia”

Jota… Além de suas histórias serem sempre muito boas, as belas fotos vem de presente. Obrigada 🙂

vamos esclarecer uma coisa
“os outros times participam da historia, o Palmeiras faz a história”……………JOTA

# 5. Concordo com vc Juari…Nosso time tem História.
Viva o Palestra!

5 – joari aires da silva
time q tem historia é outra coisa! pergunta pros bambis, alguma historia dessa?
****
kkkkkkkkkk boa boa !!

nossa torcida sempre fantastica…

causo fantastico como sempre…

e a peixada desde sempre fregues…

Somos pioneiros até nisso: a primeira caravana que se tem notícia !!!

Nesta foto dos torcedores reconheço o terceiro da esquerda para a direita, era o bisavo do Mariano Barrela, sócio, conselheiro e torcedor alvi verde rsrsrsrsrsrsrs!!!!

Mais uma vez PARABÉNS JOTA, SENSACIONAL!!

Parabéns, por isso que sinto orgulho em ser Palmeirense!!!!!!!!!

time q tem historia é outra coisa! pergunta pros bambis, alguma historia dessa?

SENSACIONAL !!
Legal a gente perceber que desde o começo do Palestra a torcida já caminhava com o time e mais legal ainda ver mais um pioneirismo do Palestra, sendo o primeiro time a ter uma torcida que levou uma caravana até uma outra cidade (em pleno 1917). Interessante ressaltar que logo depois de criado o Palestra já tinha muitos torcedores, e essa foto mostra que muita gente foi pra Santos (todos de terno né…hehe).
Agora o que não pode ser esquecido: como o Santos adora perder pra nós em plena Vila hein. Eles sao fregueses nossos até lá.

Muito bom o texto. Que orgulho que me dá ser torcedor deste time. Obrigado por compartilhar conosco este acervo. Parabéns ao site, muito bom mesmo!!!

Magnífico! Mesmo sabendo da possibilidade que acerca o histórico da época – de tomar uma goleada – nossa torcida foi lá e apoiou e certamente deve ter feito muita diferença para os jogadores em campo!

Bela história! Desde o começo, nossa torcida apaixonada, indo atrás do Palmeiras aonde for. Belíssimo!!

Os comentários estão desativados.